Connect with us

Internacional

Entenda por que petroleiras temem intervenção com decreto sobre gás; indústria apoia medida

Published

on




Governo diz que não vai ‘destruir valor’ dos projetos de petróleo e gás. Especialistas veem risco de judicialização. Tubulação de gás natural em estação da Petrobrás em Alagoas
Assessoria
O governo publicou na segunda-feira (26) um decreto que promete baratear o gás natural por meio de um “choque” de oferta. A intenção é aumentar a produção do insumo, dando mais poder à agência reguladora.
A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vai poder determinar o aumento da produção em campos de petróleo e gás natural que já estejam em desenvolvimento e estabelecer níveis máximos de reinjeção (veja mais aqui)
Essas medidas têm sido encaradas pelas petroleiras como uma intervenção do governo no setor privado.
Em nota na sexta-feira (30), o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) disse ver a norma com “preocupação”. Segundo a entidade, que representa as grandes petroleiras, o decreto “tem o potencial de gerar insegurança jurídica e elevar a percepção de risco”.
Do lado da indústria de transformação, no entanto, o decreto foi bem recebido. O gás é usado nas atividades industriais como matéria-prima ou fonte de calor na fabricação de produtos, e um aumento de oferta ajudaria a baratear o insumo.
Entenda a controvérsia (clique na pergunta para ser direcionado à resposta):
O que prevê o decreto?
Por que o risco de intervenção?
O que diz o governo?
O que diz a indústria?
O que prevê o decreto?
O texto dá mais poderes para a ANP, que vai passar a determinar índices máximos de reinjeção de gás natural para os campos e determinar o aumento de produção do insumo.
O decreto prevê, entre outros pontos, que a agência poderá:
determinar, mediante consulta prévia às empresas, a redução da reinjeção de gás natural ao mínimo necessário;
determinar, após ouvir as empresas, o aumento da produção de gás natural para campos em produção, inclusive os campos maduros (que produzem há mais tempo);
limitar a exportação de gás, quando observar que a produção não é suficiente para atender à demanda interna;
estabelecer remuneração “justa e adequada” para os donos de infraestruturas de gás (como gasodutos e “refinarias”) para permitir o acesso de terceiros.
No Brasil, a maior parte da produção de petróleo e gás natural é associada. Ou seja, para produzir petróleo, é preciso produzir gás.
Dessa forma, as petroleiras só têm duas escolhas: comercializar o gás ou injetá-lo novamente nos poços –processo chamado de “reinjeção”.
No pré-sal, os índices de reinjeção vêm batendo recordes, acima dos 50%. O governo considera que esse volume não se dá por motivos exclusivamente técnicos, e vê espaço para redução dos níveis e consequente aumento da produção.
Por que o risco de intervenção?
O advogado Rodrigo Mariani, do escritório BMA Advogados, destaca que o “caráter intervencionista” do decreto reside na determinação para que a ANP estabeleça níveis de reinjeção e aumente a produção dos campos.
“São duas coisas que [caracterizam] um poder de intervenção inédito, acho eu, no plano de negócios, e acaba afetando efetivamente os planos de investimentos e desenvolvimento dos campos”, declarou.
Ao decidir produzir petróleo e gás em um campo, a petroleira avalia critérios como volume de produção esperada, projeção de preço e investimento em infraestrutura.
“Ele [o empresário] vai fazer uma série de contas de investimento versus retorno. E nessas contas entra naturalmente a produção de petróleo, que é o hidrocarboneto mais valioso, mais ‘desejado’ pelo mercado, e claro que nessa conta é considerada também a taxa de reinjeção de gás”, explica.
O advogado afirma que a edição do decreto pode configurar algo chamado de “desapropriação indireta”.
Ou seja, a empresa continua como titular do campo, mas “o governo intervém de forma tão relevante que pode afetar o valor econômico daquela concessão, daquele projeto”.
Para o advogado Giovani Loss, do escritório Mattos Filho, o decreto desconsidera os aspectos econômicos dos projetos de petróleo.
“O decreto traz essa insegurança de o quanto o governo será sensível aos economics [aspectos econômicos] do projeto e o planejamento que a empresa já tem para aquele projeto. As empresas hoje não têm como saber o que o governo vai efetivamente, da forma como está feito o texto, forçá-las a fazer no contexto do projeto”, declarou.
Loss vê ilegalidade na edição do decreto. “Você ter o governo interferindo nesse planejamento, da forma como foi colocado, para mim, isso é ilegal”, disse.
Os dois especialistas citam o risco de judicialização da medida. Loss, inclusive, disse já ter sido procurado por empresas interessadas em questionar o decreto na Justiça.
O que diz o governo?
Primeira usina de gás natural da região Norte é inaugurada no Pará
Na segunda-feira (26), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que o decreto é “completamente convergente” com a Lei do Gás, publicada em 2021.
“A manutenção da possibilidade de o órgão regulador e de o formulador de política pública, através de estudos técnicos, poderem reavaliar a reinjeção do gás por parte das petroleiras que exploram petróleo no Brasil é uma política pública efetiva”, declarou o ministro.
Para Silveira, o conteúdo do decreto está “implícito” na Lei do Gás. “[Se] Interpretar da forma adequada à Lei do Gás, vai se chegar boa parte no decreto que foi estabelecido agora”, disse.
O secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Mendes, afirmou na segunda-feira (26) que o governo não quer “destruir valor” dos projetos.
“A gente não vai, obviamente, destruir valor, a própria arrecadação da União, propondo ou projetos que diminuem o VPL [valor presente líquido] e por consequência diminuem a arrecadação”, declarou.
O que diz a indústria?
Para a indústria de transformação, grande consumidora de gás natural, a medida do governo foi positiva.
O presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e vice coordenador do Fórum do Gás, André Passos, afirma que o texto “é um dos melhores instrumentos de regulação de mercado de óleo e gás natural das últimas duas décadas”.
O gás é um insumo importante para a indústria química. Em alguns segmentos, o preço ideal do insumo gira em torno de US$ 5 por milhão de BTU (unidade de medida do gás), enquanto ele é vendido pelo dobro do preço, segundo Passos.
“Esse decreto é um instrumento que vem aperfeiçoar a regulação de um mercado que tem diversas assimetrias de informação, porque tem vários pontos que não são totalmente transparentes, e o impacto dessas assimetrias sobre os preços”, declarou.
A Associação dos Grandes Consumidores de Energia (Abrace) disse que o texto é uma oportunidade para definir o papel da União no aumento da oferta nacional.
“Estamos confiantes de que os desdobramentos das medidas traduzidas neste decreto trarão equilíbrio às discussões, e preservarão direitos do setor e o interesse dos agentes em novos investimentos”, declarou.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia17 minutos ago

Oposição quer afastar ministro; governistas pedem desbloqueio

Entretenimento51 minutos ago

O Assunto #1405: O projeto de lei contra apologia ao crime em shows

Noticias52 minutos ago

Troca de tiros entre suspeitos de furtar casa e PM termina com uma pessoa morta nos Jardins, Zona Oeste de SP | São Paulo

Noticias53 minutos ago

Receita Federal apreende mais de 800 kg de cocaína em carga de café no Porto de Santos, SP | Porto Mar

Internacional58 minutos ago

Instituição da emissora BBC recebeu financiamento da Usaid

Economia1 hora ago

Haddad diz que tarifas de Trump sobre aço não são contra o Brasil

Noticias2 horas ago

Em semana de calor, Inmet faz alerta para chuvas intensas e ventos de até 60 km/h no Vale e região; veja a previsão

Noticias2 horas ago

Vitória derrota Ferroviário por 2 a 1 na Copa do Nordeste

Internacional2 horas ago

Noboa denuncia “irregularidades” e coação de gangues na eleição

Economia2 horas ago

Associações criticam taxação de Trump sobre aço e alumínio brasileiros

Esporte3 horas ago

Jogadores de Coritiba e Operário deixam Couto Pereira de ambulância

Noticias3 horas ago

‘O Brasil inteiro cuidou e hoje é dia do Brasil inteiro comemorar’, diz Gilberto Gil após Preta receber alta de hospital | São Paulo

Noticias3 horas ago

Guardas municipais querem mais acesso a recursos da União

Internacional3 horas ago

Trump assina ordem para acelerar redução do Estado

Economia3 horas ago

ANP oferta 332 blocos de petróleo e gás natural em novo ciclo

Esporte3 horas ago

Coritiba x Operário: resultado, gols e ficha

Esporte4 horas ago

Fragmentos e histórias da vida, do Athletico e de Manchester

Noticias4 horas ago

Medidas unilaterais são ruins para economia global, diz Haddad

Noticias4 horas ago

Mega-Sena acumula novamente e prêmio está estimado em R$ 53 milhões

Política4 horas ago

Prefeitos e prefeitas trazem demandas para encontro em Brasília

Internacional4 horas ago

Trump aposta em “terras raras” da Ucrânia para desafiar China

Economia4 horas ago

Vendas financiadas de veículos têm leve alta em janeiro

Esporte4 horas ago

Petraglia faz aniversário como vilão e alvo da torcida do Athletico

Entretenimento4 horas ago

The Town anuncia Kamasi Washington, Jacob Collier e Alaíde Costa em palco dedicado a jazz

Esporte5 horas ago

Cianorte x Paraná Clube: confira as escalações

Internacional5 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Internacional6 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Internacional6 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Internacional6 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Internacional6 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Entretenimento6 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional8 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Internacional8 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Internacional8 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

Política3 meses ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Internacional5 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Internacional5 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Entretenimento5 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Internacional5 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Entretenimento5 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Internacional5 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Entretenimento5 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Internacional5 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Internacional5 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

Internacional5 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Internacional5 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Internacional5 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Esporte3 meses ago

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha

Economia2 meses ago

Infraero pede ampliação de voos no Santos Dumont e prefeito do Rio reage

Política4 semanas ago

Aspectos da resposta da Meta causam “grave preocupação”, diz AGU