Connect with us

Internacional

Energia, alimentos e transporte: como a maior seca da história afeta a economia e o seu bolso

Published

on




O solo seco e os baixos níveis dos rios prejudicam não só a irrigação e safras no campo, mas também a geração de energia e o deslocamento de cargas pelo país. Tudo tem reflexo na cadeia de produção e, por consequência, na inflação do país. Casas flutuantes ficaram encalhadas no leito do Igarapé do Xidamirim, cujo nível da água baixou drasticamente devido à seca em Tefé, no Amazonas. Foto de 20 de agosto de 2024
Bruno Kelly/Reuters
O Brasil enfrenta a pior seca de sua história recente, segundo o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden). E a previsão dos meteorologistas é de que as ondas de calor e a estiagem permaneçam em quase todo o país pelo menos até novembro.
O cenário preocupa e pode levar a uma série de reflexos negativos na economia brasileira. O solo seco e os baixos níveis dos rios prejudicam não só as safras agrícolas como também a geração de energia elétrica, o custo de combustíveis e o transporte de cargas pelo país.
Essa junção de fatores tem reflexo direto no bolso dos brasileiros, em especial, os mais pobres. São impactos na cadeia produtiva de alimentos e nos custos de empresas por todo o país, que geram um aumento de custos básicos do dia a dia.
Em 2021, o último momento de crise enérgetica mais grave, a seca provocou um aumento de 21,21% na energia elétrica residencial, que foi o segundo subitem de maior contribuição para a inflação oficial do país. Só perdeu para a gasolina, que avançou 47,49%.
Naquele ano, o IPCA chegou a 10,06%, maior nível desde 2015. De olho na seca de três anos atrás e no cenário atual, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, tentou tranquilizar agentes do mercado e produtores nesta terça-feira (3).
“Nós não atravessaremos em 2025 o que aconteceu em 2021”, disse.
Até é possível que os patamares não sejam os mesmos, mas a inflação já é uma preocupação latente e que ganha novo reforço.
Em julho, o acumulado do IPCA para a janela de 12 meses chegou a 4,50%, no teto do intervalo permitido pela meta perseguida pelo Banco Central do Brasil (BC). Caso ela permaneça elevada, o BC pode ser obrigado a manter os juros básicos do país em níveis mais altos para controlar os preços.
Além disso, o forte resultado do PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre, uma alta de 1,4% no período, mostra que o consumo segue forte e amplia os receios de que a inflação esteja prestes a sair da meta do BC. O mercado financeiro, inclusive, já aposta em uma alta nos juros em setembro.
Nesta reportagem você vai entender, em um contexto já complexo, quais os possíveis efeitos econômicos da maior seca da história:
💡 Os impactos na geração de energia
🌾 As safras — e os alimentos que ficam mais caros
🚢 As cadeias logísticas impactadas
📈 A pressão sobre inflação e juros
Os impactos na geração de energia
Alexandre Maluf, economista da XP Investimentos, afirma que a principal consequência inicial da seca é o encarecimento da conta de luz.
Conforme mostrou o g1, a bandeira tarifária foi alterada de “verde”, em que não há cobrança extra pelo consumo de energia, para a “vermelha patamar 2”, a mais cara e que adiciona R$ 7,88 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos pelas famílias.
A última vez que o governo acionou a bandeira vermelha foi justamente em agosto de 2021 — época de crise hídrica. A situação era tão grave que, um mês depois, a Aneel chegou a criar a bandeira “escassez hídrica”, ainda mais cara, para atender ao sistema elétrico nacional em situação severa de seca.
Um aumento como esse acontece diante da importância das hidrelétricas para o Brasil. Elas são a principal fonte de energia do país, com 51,6% do total da carga produzida, segundo dados atualizados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Entenda no vídeo abaixo como funciona o sistema brasileiro de transmissão de energia:
Apagão nacional: sistema de transmissão de energia e diferenças em relação à crise de 2001
Para essa modalidade de geração de energia, a principal matéria-prima é, justamente, a água. “O clima desempenha um papel crucial nos preços da energia”, destaca Gustavo Sozzi, engenheiro e presidente do Grupo Lux Energia.
Com a falta de chuvas, a quantidade de água nos reservatórios cai e a capacidade de gerar energia diminui. Para compensar essa perda, o país recorre a fontes alternativas, como as termelétricas — que são mais caras e menos eficientes.
O uso das termelétricas eleva os custos de produção, aumentando as bandeiras tarifárias e, consequentemente, a conta de luz, explica o engenheiro. Quanto menor a capacidade hidrelétrica, portanto, maior será a bandeira e o preço cobrado pela energia.
O especialista também reforça que as perspectivas para os próximos meses não são boas. Mesmo que as chuvas voltem em outubro, a estiagem prevista para setembro irá reduzir ainda mais os níveis dos reservatórios e deixar o solo (das regiões já secas) ainda mais duro, o que prejudica a recuperação durante as chuvas.
“Esperamos que, a partir do início de outubro, as chuvas retornem ao país com mais intensidade. Mas isso, inicialmente, não significará redução no custo da energia. Precisaremos de uma sequência de alguns meses com boas chuvas para normalizar a situação”, pontua Sozzi.
As safras — e os alimentos que ficam mais caros
Outro grande problema da estiagem é o desabastecimento de produtos agrícolas, resultado das quebras de safras e perda de alimentos. Os prejuízos na produção causam os chamados “choques de oferta”, que acontecem quando um produto passa a ter uma disponibilidade menor no mercado — e, por isso, seus preços sobem.
Os recentes incêndios no interior de São Paulo também podem exercer uma pressão sobre o preço da cana-de-açúcar, matéria-prima utilizada para produção de açúcar e etanol. Caso o fogo seja controlado, no entanto, o impacto será pontual e não deverá pesar sobre a inflação, pondera o economista.
Alexandre Pires, do Ibmec, destaca que a extensão da seca — presente em quase todo o país — tende a prejudicar, principalmente, produções como soja, gado e itens de hortifruti.
“Neste ano, vamos ter uma quebra de safra por conta da seca, que já vem se intensificando ao longo dos últimos meses. Há uma generalização da estiagem”, comenta o professor.
Como mostrou reportagem do g1, a estiagem prejudica, sobretudo, os pequenos produtores, que não possuem um sistema de irrigação para lidar com a seca.
Cerca de 13% da área da agricultura nacional tem essa estrutura, mas é dominada pelos grandes produtores focados em exportação. É a agricultura familiar, no entanto, a responsável por alimentar a maioria dos brasileiros.
Alexandre Maluf, da XP, comenta que as plantações de soja e milho podem ter uma melhora nas condições já a partir de outubro, caso as chuvas se normalizem. Um prolongamento da seca, por outro lado, poderá encarecer ainda mais essas culturas.
As cadeias logísticas impactadas
Em termos de logística, a seca prejudica principalmente o escoamento da produção industrial na Zona Franca de Manaus, onde os rios estão em níveis alarmantes.
“Isso acaba atrapalhando a oferta de insumos para a indústria no Centro-Sul, principalmente no Sudeste”, diz Alexandre Maluf, da XP.
O economista comenta que, por isso, alguns produtos devem sofrer “estresse na cadeia logística” — ou seja, uma menor oferta de alguns itens, porque o transporte vem sendo prejudicado pela seca.
Entre os produtos que devem sentir mais esses impactos, Maluf destaca:
Equipamentos eletrônicos;
Insumos para a indústria;
Motopeças;
Autopeças.
Para o economista, no entanto, mesmo que a situação gere um impacto inflacionário, deve ser algo de “curto prazo”.
Mas o professor Alexandre Pires, do Ibmec, destaca que o modal de transporte hidroviário é muito importante para a região Norte, e que o baixo volume dos rios afeta diretamente a economia local. A seca na região tem afetado, por exemplo, o transporte de itens de saúde pública.
Conforme mostrou o g1 em agosto, a estiagem severa atrasou a entrega de oxigênio e medicamentos no município de Envira, no interior do Amazonas. Além disso, os rios mais secos causaram desabastecimento na cidade e fez os preços de alguns alimentos saltarem de mais de 100%.
Nesse sentido, Pires comenta que a seca pode exigir atenção do governo federal para as comunidades da região, que dependem do rio para sobreviver economicamente. Isso, segundo o professor, pode gerar uma pressão por auxílios para a subsistência dessa população durante a estiagem, impactando mais as contas públicas.
A pressão sobre inflação e juros
Alexandre Pires, do Ibmec, afirma que há uma tendência cada vez maior de que a inflação fique acima da meta do Banco Central devido aos “choques adversos” que o Brasil tem enfrentado.
O centro da meta do BC para 2024 é de uma inflação de 3%. No entanto, ela será considerada cumprida se terminar o ano em um intervalo entre 1,5% e 4,5%.
Os dados mais recentes, de julho, mostram que a inflação acumulada em 12 meses foi de exatos 4,5%. Veja no gráfico abaixo.

A principal ferramenta do Banco Central para controlar a inflação é a taxa Selic — que está, atualmente, em 10,50% ao ano. Esse é o referencial usado por bancos e instituições financeiras para, por exemplo, balizar a oferta de crédito.
Por isso, quanto mais elevada a taxa, mais caro fica para pessoas e empresas tomarem crédito — o que diminui investimentos e o consumo das famílias. Em geral, esse ciclo se reflete na economia do país, com uma atividade econômica mais fraca.
O economista Alexandre Maluf, da XP, avalia que, caso a seca severa permaneça, a soma de fatores poderá, sim, significar um aumento de pressão sobre o BC para manter a Selic em níveis elevados.
“Mas ainda é cedo para apontarmos se o cenário vai mudar ou não a cabeça do Banco Central”, afirma.
Pires, do Ibmec, lembra que a instituição leva em conta uma série de dados para sua decisão sobre os juros, o que inclui fatores nacionais e internacionais.
“Como há uma tendência de os juros norte-americanos caírem, não deve haver um aumento da taxa por aqui. A tendência é que os juros continuem como estão, apesar das pressões inflacionárias”, diz o economista.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Internacional1 minuto ago

Governo Lula quer ampliar parcerias na Ásia e mira equilíbrio na guerra comercial entre China e EUA | Política

Noticias9 minutos ago

'STF teve que esperar um filme fazer sucesso para desengavetar ações sobre a lei da Anistia', diz Marcelo Rubens Paiva em evento na USP pela Democracia

Noticias33 minutos ago

Ausência em eleições pode fazer 38,9 mil terem título cancelado na região de Piracicaba; saiba como regularizar

Política59 minutos ago

Congresso aprova regras para emendas, mas mantém brecha que oculta padrinho de verbas | Política

Internacional1 hora ago

Incêndio em boate deixa mortos na Macedônia do Norte | Mundo

Noticias1 hora ago

Abdias Nascimento: ativista foi precursor da criminalização do racismo e do feriado da Consciência Negra

Noticias2 horas ago

93,5 mil eleitores da região de Campinas podem ter título cancelado por ausência; veja consequências e como regularizar | Campinas e Região

Política2 horas ago

PT detecta apoio de Centrão a projeto de lei da Anistia e alerta Palácio do Planalto para agir | Blog da Julia Duailibi

Internacional2 horas ago

Por telefone, Rússia pede para que EUA suspendam ataques aos Houthis

Noticias2 horas ago

Motociclista de 27 anos morre em acidente na rodovia das Estâncias em Itatiba

Noticias3 horas ago

Agentes fiscalizam quase 50 fazendas de citricultura ameaçadas por pragas no interior de SP

Política3 horas ago

Novas regras para emendas parlamentares: veja como votaram os deputados e senadores

Internacional3 horas ago

Casa Branca divulga fotos de Trump acompanhando bombardeio contra os Houthis

Noticias3 horas ago

Casal é preso suspeito de matar recepcionista que desapareceu em 2019 no interior de SP

Noticias4 horas ago

Mais de 260 kg de peixes pescados em área proibida são doados para entidades filantrópicas da região de Icém | São José do Rio Preto e Araçatuba

Política4 horas ago

Novas regras para emendas parlamentares: veja como votaram os senadores

Internacional4 horas ago

Ameaça ao tráfego de navios e pressão no Irã: o que Trump justifica para atacar os Houthis | Mundo

Noticias4 horas ago

Homem é preso suspeito de furtar 312 garrafas de cerveja de caminhão na Dutra, em Caçapava

Noticias5 horas ago

São Paulo quebra hegemonia do Corinthians e fatura Supercopa Feminina

Entretenimento5 horas ago

Demissão de músicos durante show e prêmios guardados na casinha do cachorro: biógrafo revela bastidores sobre Elis Regina | Rio Grande do Sul

Política5 horas ago

Senado aprova projeto para equiparar à tortura crimes praticados de forma reiterada contra mulheres

Internacional5 horas ago

‘Todo mundo está com medo de sair de casa’: deportados detalham a tensão nos EUA | Minas Gerais

Noticias5 horas ago

Prodígio de 11 anos inspira crianças com palestras sobre preservação de abelhas no interior de SP | Ribeirão Preto e Franca

Noticias6 horas ago

VÍDEO: incêndio atinge fábrica de papéis em Limeira e mobiliza Corpo de Bombeiros

Política6 horas ago

STF decide aplicar regras sobre 'sobras eleitorais' à eleição de 2022, e 7 deputados podem perder mandato; saiba quais

Internacional6 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Entretenimento7 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional7 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Internacional7 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Internacional7 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Internacional7 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Internacional8 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Internacional8 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Internacional8 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

Política4 meses ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Internacional6 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Internacional6 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Internacional6 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Internacional6 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Entretenimento6 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Entretenimento6 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Entretenimento6 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Internacional6 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

Internacional6 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Internacional6 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Internacional6 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Internacional6 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Esporte4 meses ago

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha

Economia3 meses ago

Infraero pede ampliação de voos no Santos Dumont e prefeito do Rio reage

Política2 meses ago

Aspectos da resposta da Meta causam “grave preocupação”, diz AGU