Connect with us

Internacional

Em evento do manto sagrado, tupinambás pedem a Lula demarcações

Published

on


No evento final de recepção do manto sagrado tupinambá, indígenas cobraram ações para demarcação de terras e retirada de intrusos de territórios dos povos originários. O evento foi realizado nesta quinta-feira (12) no Museu Nacional, onde o manto está abrigado, e contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e outros representantes dos governos federal, estadual e municipal.

A anciã Yakuy Tupinambá criticou os trâmites de devolução do manto e defendeu que seja alocado oficialmente no território tupinambá, na Bahia, e não no museu. Ela também criticou a tese do marco temporal e cobrou mais medidas de demarcação de terras indígenas.

“Reiteramos nossa insatisfação com a postura colonizadora personificada pelo Estado brasileiro, através das autarquias representativas que mais uma vez dilaceram nossos direitos originários e, muito mais que isso, fere profundamente o que mais prezamos: a nossa crença e a nossa fé”, disse Yakuy Tupinambá.

“Nossas reivindicações são: retorno do manto para aldeia mãe Olivença [município no litoral baiano], construindo um museu de arte tupinambá; exigimos o respeito e a garantia dos nossos direitos; autonomia do Ministério dos Povos Indígenas, reestruturação da Funai; anistia e reparação aos povos indígenas e africanos; não ao marco temporal, demarcação já!”, complementou.

Rio de Janeiro (RJ) 12/09/2024 - Indínegas do povo tupinambá de Olivença, na Bahia, participam da celebração do retorno do Manto Tupinambá ao Brasil, na Quinta da Boa Vista, onde fica o Museu Nacional. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Rio de Janeiro (RJ) 12/09/2024 - Indínegas do povo tupinambá de Olivença, na Bahia, participam da celebração do retorno do Manto Tupinambá ao Brasil, na Quinta da Boa Vista, onde fica o Museu Nacional. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Rio de Janeiro (RJ) 12/09/2024 – Povo tupinambá de Olivença, na Bahia, participa da celebração do retorno do Manto Tupinambá ao Brasil, no Museu Nacional. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente Lula destacou que as pessoas podem reclamar na frente do presidente da República, do governo federal, o que não ocorria em governos anteriores, quando os indígenas sequer eram recebidos pelo presidente. Segundo ele, existe uma luta política difícil para avançar nos direitos dos povos originários e criticou a tese do marco temporal.

“Eu também sou contra a tese do marco temporal. Fiz questão de vetar esse atentado aos povos indígenas. Mas o Congresso Nacional, usando uma prerrogativa respaldada por lei, derrubou o meu veto”, disse Lula. “A maioria dos congressistas não tem compromisso com os povos indígenas. O compromisso deles é com grandes fazendas e grande proprietários”.

O presidente também afirmou que o governo tem colocado as questões indígenas como prioritárias e citou a criação do Ministério dos Povos Indígenas.

“Fizemos e continuamos a fazer a desintrusão de territórios ocupados por não indígenas. Homologamos novas terras e temos certeza que faremos muito mais. Sempre enfrentando desafios, que são muitos e precisam ser tratados de forma negociada, com diálogo e transparência”, afirmou.

Sobre o manto tupinambá, Lula defendeu que o Museu Nacional seja considerado como um abrigo temporário, e que sejam criadas condições para a transferência do objeto sagrado ao território indígena na Bahia.

“O manto está no Museu Nacional, mas espero que todos compreendam que o lugar dele não é aqui. Espero que todos compreendam, e eu tenho certeza que vamos ter a compreensão do nosso governador da Bahia, que disse que é tupinambá também. Ele tem a obrigação e o compromisso histórico de construir na Bahia um lugar que possa receber esse manto e preservá-lo”, disse o presidente.

Manto tupinambá

O manto tupinambá tem 1,80 metros de altura e milhares de penas vermelhas de pássaros guará. Estava guardado ao lado de outros quatro mantos no Museu Nacional da Dinamarca. Chegou a Copenhague em 1689, mas foi provavelmente produzido quase um século antes.

Artefatos tupis foram levados à Europa desde a primeira viagem portuguesa ao Brasil e o processo continuou ao longo das décadas seguintes, como evidências da “descoberta” do novo território e como itens valiosos para coleções europeias.

Outros dez mantos semelhantes, também confeccionados com penas de guará, continuam expatriados em museus europeus, segundo levantamento feito pela pesquisadora norte-americana Amy Buono, da Universidade de Chapman.

Apenas no Museu Nacional da Dinamarca, existem outros quatro além do que foi devolvido ao Brasil. No Museu de História Natural da Universidade de Florença (na Itália), existem outros dois. Há também mantos tupinambás guardados no Museu das Culturas, em Basileia (na Suíça); no Museu Real de Arte e História, em Bruxelas (na Bélgica); Museu du Quai Branly, em Paris (na França); e na Biblioteca Ambrosiana de Milão (na Itália).

A doação do manto foi anunciada em junho de 2023, depois de cerca de um ano de negociações entre as instituições do Brasil e da Dinamarca. A peça chegou ao Brasil no dia 11 de julho deste ano.

Um cronograma de celebrações foi organizado para o retorno do manto. Lideranças espirituais tupinambás e pajés fizeram atividades de acolhimento, proteção e bênçãos ao manto sagrado. Durante três dias, os indígenas ficaram em vigília nos arredores do Museu Nacional.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias9 minutos ago

Receita começa a receber nesta segunda declarações do Imposto de Renda

Entretenimento30 minutos ago

Atriz belga Emilie Dequenne morre aos 43 anos vítima de um tipo raro de câncer | Pop & Arte

Noticias33 minutos ago

Trio é detido após roubar veículo de família e fazer mulher refém em Campinas | Campinas e Região

Entretenimento59 minutos ago

No dia dos 80 anos de Elis Regina, eis 80 gravações que atestam a grandeza da cantora, eterna saudade do Brasil | Blog do Mauro Ferreira

Internacional1 hora ago

Por que Trump deportou centenas de venezuelanos apesar de Justiça ter proibido

Noticias1 hora ago

Caixa libera abono salarial para nascidos em fevereiro

Entretenimento1 hora ago

Garota do momento hoje (17): veja o resumo desta segunda

Noticias2 horas ago

Imposto de Renda 2025: Receita espera mais de 400 mil declarações no Alto Tietê; veja dicas

Entretenimento2 horas ago

Mania de Você hoje (17): veja o resumo desta segunda

Noticias2 horas ago

Suspeito de envolvimento no desaparecimento de empresário é preso no litoral de SP | Santos e Região

Entretenimento2 horas ago

Volta por cima hoje (17): veja o resumo desta segunda

Noticias3 horas ago

Jovem finge ser gringo para vender balas e se diverte com reações dos clientes no litoral de SP; ASSISTA | Santos e Região

Política3 horas ago

Câmara entra em semana decisiva para definição das comissões temáticas; veja quais são as mais cobiçadas por partidos

Noticias3 horas ago

Prefeito de Ribeirão Pires nomeia pai, mãe e irmão como secretários e presidente de fundo; STF vai decidir se nepotismo abrange cargos políticos | São Paulo

Noticias4 horas ago

Como será maior unidade de biogás do país a partir de resíduos da produção de suco de laranja | Estação Agro

Entretenimento4 horas ago

‘Vale Tudo’: compare elenco da versão de 1988 com o atual | TV e Séries

Política4 horas ago

Governo deve apresentar ao Congresso nesta terça-feira projeto para isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil | Política

Noticias4 horas ago

Birigui realiza mutirão de vacinação gratuita contra raiva; veja como funciona o serviço

Entretenimento4 horas ago

Vivemos o auge das músicas de amor de mulheres para mulheres? Para cantora atração do Lolla, sim…

Noticias5 horas ago

Cidade mais rural do estado de SP tem 450km de estradas de terra e fica até 1 mês sem registrar mortes; entenda | Campinas e Região

Política5 horas ago

Lula diz a Alcolumbre e Motta que quer ter boa relação e, por isso, colocou 'mulher bonita' na articulação política

Internacional5 horas ago

Trump afirma que vai conversar com Putin na terça: ‘queremos ver se podemos acabar com essa guerra’ | Mundo

Noticias5 horas ago

Mulher é encontrada morta com sangramento no nariz no litoral de SP

Noticias6 horas ago

Homem é encontrado morto em cachoeira de Franca, SP

Política6 horas ago

Bolsonaro, irritado com movimento para rifá-lo, marca território e manda recado ao sugerir reeleição de Tarcísio

Internacional6 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Internacional7 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Internacional7 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Entretenimento7 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional7 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Internacional7 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Internacional8 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Internacional8 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Internacional8 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

Política4 meses ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Internacional6 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Internacional6 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Internacional6 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Internacional6 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Entretenimento6 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Entretenimento6 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Entretenimento6 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Internacional6 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

Internacional6 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Internacional6 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Internacional6 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Internacional6 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Esporte4 meses ago

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha

Economia3 meses ago

Infraero pede ampliação de voos no Santos Dumont e prefeito do Rio reage

Política2 meses ago

Aspectos da resposta da Meta causam “grave preocupação”, diz AGU