Connect with us

Internacional

Eleições 2024: veja o que é obrigatório levar para a votação, como consultar o local da sessão e horários

Published

on



Antes de votar, é importante acessar o e-Título, para verificar o local de votação. No app, o cidadão também pode ter acesso a serviços, como a justificativa de ausência. O primeiro turno das eleições nos 5.569 municípios do país acontece neste domingo (6), entre 8h e 17h, pelo horário de Brasília. Mais de 155,9 milhões de brasileiros estão aptos a votar para os cargos de prefeito e vereador. Não participam desta votação os moradores de Brasília, Fernando de Noronha e quem mora e tem título registrado para voto no exterior.
Veja o que é importante saber antes de sair de casa para a votação.
Neste texto, você vai ler que:
▶️ a Justiça Eleitoral tem uma ferramenta que ajuda o eleitor a se familiarizar com o uso da urna – o Simulador de Votação;
▶️antes de votar, é importante acessar o e-Título, para verificar o local de votação. No app, o cidadão também pode ter acesso a serviços, como a justificativa de ausência.
▶️antes de sair de casa para a seção eleitoral é preciso lembrar de levar o documento oficial com foto. Abaixo, você vai saber o que pode usar para se identificar na hora de votar.
▶️ você pode levar a “colinha”, uma anotação em papel do nome e número de seus candidatos;
▶️a votação na urna começa com o cargo de vereador e, na sequência, o eleitor escolhe o prefeito.
▶️ não há voto em trânsito nas eleições municipais. Quem está fora do local onde vota precisa justificar. Eleitores com título registrado no exterior não votam.
Cármen Lúcia acredita que partidos devem ser responsabilizados por episódios de violência nas eleições
Quais são os cargos em disputa?
Os brasileiros vão eleger os novos prefeitos e vereadores. Há 5.569 vagas de prefeito em disputa e 58,4 mil cargos de vereador.
Quem tem que votar?
O voto é facultativo para os analfabetos, quem tem entre 16 e 18 anos e mais de 70 anos. Para quem tem entre 18 e 70 anos, o voto é obrigatório.
Para quem tem o voto facultativo, não há necessidade de justificar a ausência e não haverá punição não comparecer no dia da votação.
Horário da votação
As seções eleitorais funcionam das 8h às 17h, sempre pelo horário de Brasília.
Local de votação
Desde o dia 3 de setembro, já é possível consultar a seção de votação, no e-Título ou na internet, tendo como base as informações mais atualizadas. A ferramenta é importante para quem pediu a transferência temporária do local de votação (saiba aqui quem teve o direito) e para quem fez mudanças no cadastro eleitoral até o dia 8 de maio.
Simulador de votação
Uma ferramenta da Justiça Eleitoral permite que o eleitor já treine, pela internet, o registro de votos na urna.
O procedimento é feito pela internet no Simulador de Votação, uma página do Tribunal Superior Eleitoral.
O recurso tem como objetivo fazer com que o eleitor fique mais familiarizado com as urnas eletrônicas. Criado para as eleições de 2014, o Simulador de Votação conta com um passo a passo, de forma didática, dos procedimentos no momento da escolha dos novos governantes.
Exigências para votar
Quem comparecer para votar deve estar com o cadastro regular, sem pendências com a Justiça Eleitoral.
Em regra, pode votar o eleitor que estiver com o nome cadastrado na seção eleitoral. O nome deve constar no Caderno de Votação. Mas, se isso não ocorrer, ainda é possível votar, desde que os dados dele estejam no cadastro da urna.
Documentos
Ao chegar na seção eleitoral, o cidadão precisa comprovar a identidade com um documento oficial com foto.
A Justiça Eleitoral aceita os seguintes documentos (em papel ou no celular):
▶️ E-Título (com foto);
▶️ carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
▶️ certificado de reservista;
▶️ carteira de trabalho, e
▶️ carteira nacional de habilitação;
Esses documentos podem ser aceitos mesmo que fora da validade, desde que seja possível comprovar a identidade do eleitor. Não são aceitas a certidão de nascimento e a certidão de casamento como prova de identidade no momento da votação.
Quem perdeu o título pode votar – o documento não é obrigatório. A pessoa pode consultar o local de votação na página do Tribunal Superior Eleitoral, no aplicativo e-Título ou no cartório eleitoral. O importante é levar, no dia da votação, um documento de identificação com foto.
E-título
O aplicativo E-Título pode ser baixados nas lojas virtuais dos smartphones.
O app funciona como a via digital do título de eleitor. Se estiver com foto, pode ser usado como documento de identificação na hora de votar.
Além disso, o aplicativo conta com ferramentas inclusivas para pessoas com deficiência visual, baixa visibilidade ou daltônicas.
O E-título pode ser acessado com o CPF e também oferece os seguintes serviços:
▶️ apresentação de justificativa eleitoral no dia das Eleições e após o pleito;
▶️ consulta ao histórico de justificativas eleitorais;
▶️ consulta ao local de votação;
▶️ emissão de certidão de quitação eleitoral;
▶️ geração do título eleitoral em formato PDF para impressão;
▶️ emissão de declaração de trabalhos eleitorais;
▶️ consulta a débitos com a Justiça Eleitoral;
▶️ pagamento de eventuais débitos eleitorais por Pix ou por meio da emissão de boleto.
Mas, atenção: quem não baixou o app e emitiu o E-Título até o sábado (5) não terá como fazer isso no dia da votação.
‘Colinha’
A Justiça Eleitoral aceita, reconhece e estimula a chamada “colinha” – uma anotação, pessoal e individual, dos números dos candidatos em que o eleitor pretende votar.
A “colinha” ajuda o eleitor a não esquecer o candidato da sua preferência. Também agiliza a votação, contribuindo para o fluxo da fila nas seções eleitorais.
No entanto, a “colinha” não pode ser digital, já que celulares não podem ser levados para a cabine de votação, mesmo que desligados.
Celulares e armas
O eleitor não vai poder entrar na cabine de votação com o celular. O aparelho deverá ficar em um local específico, indicado pela equipe de votação, desligado. Outros aparelhos eletrônicos também não são permitidos.
O cidadão também não poderá portar armas nos locais de votação. E o transporte de material bélico é proibido no dia da eleição, nas 24 horas anteriores e posteriores ao pleito.
Manifestação e propaganda
A legislação eleitoral permite manifestação, desde que individual e silenciosa, da preferência do eleitor por determinado candidato, partido, coligação ou federação, desde que seja feita por meio do uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.
Não são permitidas aglomerações de pessoas uniformizadas com roupas e materiais de propaganda de partidos e candidatos. Da mesma forma, é proibida a manifestação ruidosa ou coletiva, a abordagem, aliciamento e utilização de métodos de persuasão ou convencimento do eleitorado, além da distribuição de camisetas.
A equipe que atua nas seções eleitorais está proibida de usar ou portar qualquer objeto que tenha propaganda de candidato, partido, coligação ou federação.
Ordem de votação
Na cabine, o eleitor digita primeiro o voto para vereador, com cinco dígitos. Na escolha para a Câmara Municipal, é possível o voto de legenda, ou seja, o voto no partido. Na sequência, é registrado o voto para prefeito, com dois dígitos.
Eleitor no exterior
O eleitor que mora fora do país e está registrado para votar no exterior não participa das eleições deste ano. Para quem está nesta situação, a votação é exigida apenas nas eleições para a presidência da República. Não será necessário justificar a ausência.
Quem mora no exterior, mas está vinculado a uma zona eleitoral no Brasil precisa informar à Justiça Eleitoral porque não compareceu.
Voto em trânsito
Não há voto em trânsito nas eleições municipais. Ou seja, quem vota em uma cidade brasileira, mas não pode comparecer no dia terá de justificar a ausência. A exceção é para quem tem título do Distrito Federal, que não elege prefeitos. O arquipélago de Fernando de Noronha também não elege gestores municipais.
Justificativa
O eleitor que não puder votar em outubro pode apresentar sua justificativa para a Justiça Eleitoral em até 60 dias após a eleição.
Neste caso, cada turno é considerado isoladamente. Ou seja, haverá prazos separados para justificar as ausências do primeiro e segundo turnos. Quem não puder comparecer às urnas nos dois turnos terá de justificar duas vezes.
Para quem faltar ao primeiro turno, a justificativa pode ser feita até o dia 5 de dezembro deste ano. Para os faltosos no segundo turno, o prazo termina em 7 de janeiro de 2025.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias39 minutos ago

Homem morre em Rio Claro durante confronto com a Polícia Militar

Economia40 minutos ago

Pedidos de recuperação judicial aumentam com alta dos juros

Noticias57 minutos ago

Divulgação do gabarito oficial do Enem será antecipada

Política58 minutos ago

Após morte de criança no litoral, entidades voltam a pedir que STF obrigue PM de SP a usar câmeras | Política

Internacional1 hora ago

prisões após protestos por apagões e crise energética

Educação1 hora ago

MEC estuda volta do Enem como certificado do ensino médio em 2025

Noticias2 horas ago

Copa do Brasil: Polícia registra confusões e brigas entre torcedores

Noticias2 horas ago

Bárbara e Carol conquistam etapa Elite 16 do Circuito Mundial

Educação2 horas ago

Enem: 2º dia de provas ocorreu sem ocorrências graves, diz ministro

Esporte2 horas ago

Qual será o salário do atacante Gabigol no Cruzeiro?

Noticias3 horas ago

Bombeiros resgatam jacaré-de-papo-amarelo em estacionamento de empresa em SP; VÍDEO

Esporte3 horas ago

Mercado da bola: negociações do futebol neste domingo (10)

Noticias3 horas ago

FOTOS: ao lado de réplicas de dinossauros, Papai Noel chega a shopping de Pindamonhangaba

Internacional3 horas ago

Israel divulga vídeos de supostos abusos do Hamas a palestinos

Noticias4 horas ago

Flamengo vence Atlético-MG e fica com título da Copa do Brasil

Esporte4 horas ago

Wanderlei Silva vai pagar 200 chopes em aposta relacionada ao Athletico: “Para celebrarmos o rebaixamento”

Noticias4 horas ago

Motorista morre e outras três pessoas ficam feridas em capotamento no interior de SP | Sorocaba e Jundiaí

Internacional4 horas ago

Giorgia Meloni e Javier Milei se encontrarão na Argentina após G20 no Brasil

Educação4 horas ago

Candidatos consideram difícil prova do segundo dia do Enem

Noticias5 horas ago

Proposta sobre fim da jornada 6×1 movimenta redes sociais

Esporte5 horas ago

Com bombas e confusão, Flamengo bate o Atlético-MG e conquista a Copa do Brasil

Noticias5 horas ago

PF entra na investigação de homicídio no Aeroporto de Guarulhos

Internacional5 horas ago

Supervisora de Agência de Emergência é demitida por discriminar resgate a apoiadores de Trump

Educação5 horas ago

Gabarito oficial do Enem será divulgado até 20 de novembro

Noticias6 horas ago

Pensamento positivo, oração e até pet: pais torcem para filhos no Enem

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Entretenimento3 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional2 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Internacional3 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Internacional3 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Internacional3 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Internacional3 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Internacional7 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Internacional7 anos ago

Phillies’ Aaron Altherr makes mind-boggling barehanded play

Internacional7 anos ago

Steph Curry finally got the contract he deserves from the Warriors

Internacional7 anos ago

The final 6 ‘Game of Thrones’ episodes might feel like a full season

Entretenimento2 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Internacional2 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Internacional7 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

Internacional2 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Internacional2 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

Entretenimento2 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Internacional2 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Internacional2 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Internacional2 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Internacional2 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Entretenimento2 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Internacional2 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Internacional2 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Internacional7 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Internacional2 meses ago

São Paulo e Botafogo jogam por vaga na semifinal da Libertadores