Connect with us

Entretenimento

Edson Cordeiro vai do recital ao cabaré no show ‘Cantor’, pautado pela voz farta

Published

on

No palco onde debutou como ‘bichinha assustada’, artista canta The Cure como Billie Holiday e revela bela melodia de Zé Renato feita para álbum que o intérprete apronta com músicas de Zeca Baleiro. Edson Cordeiro no palco do Teatro Rival Petrobrás na estreia do show ‘Cantor’ na noite de ontem, 12 de setembro
Marcelo Castello Branco / Divulgação Teatro Rival Petrobrás
♫ OPINIÃO SOBRE SHOW
Título: Cantor
Artista: Edson Cordeiro
Data e local: 12 de setembro de 2024 no Teatro Rival Petrobrás (Rio de Janeiro, RJ)
Cotação: ★ ★ ★ ★
♪ Dono de opulento registro de contratenor que o possibilita transitar com naturalidade dos timbres agudos aos graves, Edson Cordeiro sempre personificou a apoteose da voz. Projetado a partir de 1990 na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o cantor paulista ainda se escora nessa voz. Tanto que Cantor é o título do show que trouxe Cordeiro de volta aos palcos cariocas na noite de ontem, 12 de setembro.
Aos 57 anos, Cordeiro já deixou de lado as acrobacias vocais dos dois primeiros grandes espetáculos da carreira, encenados em 1990 e 1992, sob direção de Jorge Fernando (1955 – 2019), com exuberante teatralidade. Mas a voz ainda está lá, abundante e expressiva, como ficou claro para o público que foi vê-lo ontem Teatro Rival Petrobrás, casa já nonagenária onde o cantor se apresentou em concorridas temporadas no início da carreira, nos anos 1990, quando ainda era “uma bichinha assustada”, como o próprio Cordeiro se caracterizou ontem no mesmo palco.
Ao contrário de outros contratenores, dotados de canto mais mecânico, Cordeiro entende o sentido e o sentimento de cada canção. Por vezes até recorre ao exibicionismo vocal e carrega nos tons, como no Fado tropical (Chico Buarque e Ruy Guerra, 1973) feito no bis, mas quase sempre acerta.
Edson Cordeiro divide o palco do Teatro Rival Petrobrás com o pianista Paulo Braga que faz dois solos no show ‘Cantor’
Marcelo Castello Branco / Divulgação Teatro Rival Petrobrás
No show Cantor, Cordeiro vai do recital ao cabaré na companhia do grande pianista Paulo Braga, cujo toque econômico se revelou sempre preciso, sem nota jogada fora. A parte inicial do show foi feita em clima camerístico com refinamento.
“Mesmo antes de eu chegar, a minha voz me anuncia”, ressaltou Cordeiro ao dar voz ainda na coxia aos versos iniciais de Cantor (Renato Teixeira, 1980), primeira música de roteiro que também enalteceu o canto em Voz de mulher (Sueli Costa e Abel Silva, 1988).
“Ai, que saudade!”, gritou uma espectadora, traduzindo no berro o sentimento da plateia. Por estar vivendo há 17 anos na Alemanha, o cantor virou presença ocasional nos palcos do Brasil, onde está de passagem para gravar o 14º álbum, Cordeiro canta Baleiro, dedicado ao cancioneiro autoral do compositor Zeca Baleiro e já quase pronto.
Além de cantar o Tango do Cordeiro (Zeca Baleiro, 2023), já lançado em single em novembro do ano passado, o intérprete deu spoiler de bela e ainda inédita canção do álbum, O canto em nós, formatada com (inspirada) melodia de Zé Renato e letra de Baleiro. A canção parece ter vocação para se tornar um standard entre os intérpretes.
Antes, Cordeiro reviveu Por um fio (José Miguel Wisnik e Paulo Neves, 1996) – música que lançou há 28 anos no álbum Terceiro sinal (1996) – e quebrou a angústia melancólica de Um favor (Lupicínio Rodrigues, 1972) ao conclamar a plateia a gritar o nome do marido alemão, Oliver Bieber, após o verso “Quem puder gritar que grite”, em interação fora do tom desesperado da música.
O grande intérprete voltou a reinar absoluto em cena na precisão do canto triste de Assum preto (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, 1950) em número antecedido por récita de poema de João Cabral de Melo Neto (1920 – 1999), A Antonio Mairena, cantador de flamenco.
Edson Cordeiro com o segundo dos três figurinos do show ‘Cantor’
Marcelo Castello Branco / Divulgação Teatro Rival Petrobrás
Intérprete apto a se transformar em outros ao longo de um show, Cordeiro adotou apropriado tom angelical no canto de I have a dream (Benny Andersson e Björn Ulvaeus, 1979) – música pacifista do grupo ABBA abordada pelo artista em single editado em janeiro – e cantou sucesso da banda britânica The Cure, Lovesong (Robert Smith, 1989), como se fosse Billie Holiday (1915 – 1999). Assim como, mais para o fim do show, o cantor caiu no samba Pop popular (1992) – feita para Cordeiro por Eduardo Dussek – como se fosse Carmen Miranda (1909 – 1955), com direito aos trejeitos da Pequena notável.
Antes, Cordeiro cantara Mon dieu (Charles Dummont e Michel Vaucaire, 1960), sucesso da cantora francesa Edith Piaf (1915 – 1963), tendo em mente a interpretação de Bibi Ferreira (1922 – 2019) no musical de teatro Piaf – A vida de uma estrela da canção (1983). E deu voz grave e circunspecta a uma canção alemã, Ich weiss es wird (Alfred Jarry e Bruno Balz, 1942) que, numa virada de jogo, se tornou hino de resistência gay mesmo tendo sido escrita forçosamente para exaltar o nazismo pelo letrista Bruno Balz (1902 – 1988), então feito prisioneiro e refém da Gestapo por ser homossexual.
Mais para o fim, o show vai ganhando contornos de espetáculo de cabaré, com Cordeiro circulando pela plateia enquanto cantava Saudade da minha terra (Belmonte e Goiá, 1969) e soando por vezes histriônico em bloco nordestino que alinhou o baião-soul Coroné Antonio Bento (João do Vale e Luiz Wanderley, 1970), o coco A mulher que virou homem (Jackson do Pandeiro e Elias Soares, 1961) – tema jocoso, mas visionário, sobre mudança de gênero, como ressaltou o cantor – e Baioque (Chico Buarque, 1972).
Com a voz ainda apoteótica, Edson Cordeiro é contratenor talhado para quem gosta de intérpretes imponentes como Dalva de Oliveira (1917 – 1972) – de cujo repertório o cantor iluminou Estrela do mar (Marino Pinto e Paulo Soledade, 1952) com a particularidade evocar uma estrela do mar com o movimento das mãos ao fim do canto da marcha-rancho – e Edith Piaf.
Nesse sentido, o título do show, Cantor, já diz tudo. E, sim, mesmo sem os malabarismos e a potência dos anos 1990, Edson Cordeiro é um senhor cantor.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticias41 minutos ago

Prefeitura de SP derruba prédio de teatro e escola de capoeira no Parque do Povo, e classe artística se revolta

Noticias44 minutos ago

Rio alerta para calor extremo e chance de recorde nesta semana

Internacional53 minutos ago

Rubio diz que Hamas “deve ser erradicado”

Esporte1 hora ago

presidente admite que “não tinha tempo” para acompanhar clube

Entretenimento1 hora ago

‘Emilia Pérez’ vence e ‘Ainda Estou Aqui’ fica sem o BAFTA; longas concorriam como Melhor Filme em Língua Não Inglesa | Cinema

Noticias2 horas ago

Carnaval 2025: desfiles, shows e festas estão na programação em Rio Claro, São Carlos e região

Noticias2 horas ago

Morre vítima de incêndio em fábrica de fantasias no Rio

Esporte2 horas ago

zagueiro nega reclamação em expulsão confusa

Entretenimento2 horas ago

Tapete vermelho: veja FOTOS dos indicados e as celebridades chegando ao BAFTA

Internacional2 horas ago

Israel recebe carregamento de bombas dos Estados Unidos

Noticias3 horas ago

Onda de calor deve permanecer no Alto Tietê; veja mitos e verdades sobre os dias mais quentes | Mogi das Cruzes e Suzano

Noticias3 horas ago

Filme conta história de contorcionista abusada sexualmente na infância

Entretenimento3 horas ago

Fernanda Torres chega ao BAFTA e posa com Pamela Anderson

Economia3 horas ago

Navio-plataforma de alta capacidade começa a operar no pré-sal

Noticias4 horas ago

Conheça a história do ator que faz carreira nos EUA por falta de oportunidades no Brasil | Santos e Região

Noticias4 horas ago

Baixa escolaridade é fator de risco para declínio cognitivo no Brasil

Internacional4 horas ago

Brasil e China reafirmam compromisso com a paz na Ucrânia

Economia4 horas ago

Classe média tem novas aspirações e desafios

Noticias5 horas ago

Mega Sena acumula novamente e prêmio sobe para R$90 milhões

Entretenimento5 horas ago

Concorrentes no Oscar, Fernanda Torres e Demi Moore posam juntas em festa pré-BAFTA | Pop & Arte

Noticias5 horas ago

Família indígena é aprovada para Funai em concurso público único

Internacional5 horas ago

Milei anuncia investigação sobre caso de criptomoeda

Educação5 horas ago

Proibição de celular na escola é bem-vinda, mas não é suficiente

Entretenimento6 horas ago

Vida e obra de Naná Vasconcelos são iluminadas em alentada fotobiografia que refaz o percurso do percussionista | Blog do Mauro Ferreira

Noticias6 horas ago

Polícia Militar Rodoviária apreende veículo roubado na Rodovia Arlindo Béttio, em Teodoro Sampaio

Internacional6 meses ago

Tecnologia para o campo é a aposta de mais de 50% dos agricultores brasileiros. | VIVO

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Entretenimento6 meses ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional6 meses ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Internacional6 meses ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Internacional6 meses ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Internacional6 meses ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Internacional8 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Internacional8 anos ago

Model Jocelyn Chew’s Instagram is the best vacation you’ve ever had

Internacional8 anos ago

Your comprehensive guide to this fall’s biggest trends

Política3 meses ago

CGU sobre orçamento secreto: 1 a cada 3 das obras nem sequer começou e metade das ONGs não tem capacidade para contratos

Internacional5 meses ago

Indústria de transformação continua em patamar superior ao de 2023

Internacional5 meses ago

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

Entretenimento6 meses ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Internacional5 meses ago

Dono da Oracle vê fortuna disparar R$ 95 bilhões em um dia e passa Zuckerberg como 3° mais rico do mundo

Entretenimento5 meses ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Internacional5 meses ago

EXCLUSIVO: 61 candidatos disputam eleição com mandados de prisão em aberto

Entretenimento5 meses ago

Rock in Rio vai movimentar R$ 3 bilhões na economia da cidade, dizem organizadores

Internacional6 meses ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Internacional5 meses ago

Putin alerta sobre OTAN autorizar ataques de longo alcance

Internacional5 meses ago

São Paulo prorroga até sábado alerta de risco elevado para incêndios

Internacional5 meses ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Internacional5 meses ago

Ong denuncia que há mais de 1800 presos políticos na Venezuela

Esporte3 meses ago

Brasil 1 x 1 Uruguai: resultado, gols e ficha

Economia2 meses ago

Infraero pede ampliação de voos no Santos Dumont e prefeito do Rio reage

Política1 mês ago

Aspectos da resposta da Meta causam “grave preocupação”, diz AGU