Connect with us

Educação

Cotas de 30% para negros em concursos geram efeitos negativos

Published

on

Cotas de 30% para negros em concursos geram efeitos negativos



Cotas de 30% para negros em concursos geram efeitos negativos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou na última terça-feira (3) a lei que amplia em 30% as cotas para negros, indígenas e quilombolas em concursos federais. “A gente tem que trabalhar para permitir que esse país um dia possa ter uma sociedade com a cara da própria sociedade nas repartições públicas brasileiras”, disse o presidente.

A assinatura foi comemorada pelo governo e pelo autor do projeto de lei, senador Paulo Paim (PT-RS). “O Brasil é um país extremamente desigual e as cotas criam condições mais equitativas para que todos os membros da sociedade tenham acesso igualitário a oportunidades e recursos, promovendo assim a inclusão social”, afirmou.

No entanto, diversos especialistas discordam do parlamentar e dos representantes do governo que apoiam a medida. Segundo eles, as cotas não garantem igualdade de oportunidades e ainda geram efeitos colaterais graves, como incentivo ao preconceito e a desestabilização do país.

“Em muitos locais onde tais políticas foram adotadas, incluindo os Estados Unidos, elas criaram castas burocráticas e elites racializadas [marcadas por critérios raciais ou de etnia], perpetuando desigualdades reais sob o pretexto de igualdade formal”, aponta o professor Isaías Lobão, doutorando em História pela Universidade de Valência, na Espanha, e professor no Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Segundo ele, embora essa política afirmativa seja promovida sob o pretexto de “reparação histórica” e “inclusão”, sua estrutura e implicações traem os princípios fundamentais da liberdade individual, da responsabilidade pessoal e da igualdade perante a lei.

“Ao premiar ou punir indivíduos com base em características raciais, e não em suas capacidades e ações, o Estado está, na verdade, substituindo a justiça por um sistema de favorecimento político disfarçado de compaixão”, diz, ao pontuar que “a nova lei institucionaliza o preconceito ao impor discriminações legais baseadas em critérios raciais”.

Além disso, o historiador aponta que as cotas geram nova violação de direitos, já que pessoas que não participaram da escravidão ou em atos de exclusão social são punidas por um passado que não viveram.

“Essas medidas falham em cumprir o objetivo de promover os grupos que pretendem beneficiar e geram efeitos colaterais negativos, como desincentivo ao esforço individual, ressentimento entre diferentes grupos e uma perigosa dependência institucionalizada”, explica, ao citar argumentos do escritor norte-americano e doutor em Economia Thomas Sowell.

Negro nascido em 1930 nos Estados Unidos, Sowell se tornou conhecido mundialmente como um filósofo político negro contrário às cotas raciais. “Para ele, a educação de qualidade, liberdade econômica e responsabilidade familiar são fatores muito mais determinantes do que cotas impostas pelo Estado”, explana Lobão, citando ainda o fato de a população negra ter avançado nos EUA antes da existência de cotas, e sem depender delas.

“Tribunais” de cotas lembram Alemanha nazista, alerta educador

O que as cotas trouxeram, na verdade, segundo o doutor em Educação Pedro Caldeira, foi um retrocesso histórico, pois os candidatos deixaram de ser avaliados por sua capacidade intelectual para valorizar apenas indicadores físicos como cabelo, cor da pele e formato do nariz.

“Estilo dos tribunais da Alemanha nazista que atestavam a pureza racial dos alemães”, aponta o professor, ao afirmar que quem aceita participar nesses processos “está necessitado de uma aprendizagem acelerada sobre os tribunais raciais nazistas”.

Além disso, ele aponta que o sistema de cotas também contribui para a precariedade da educação básica do Brasil, pois o governo facilita a entrada da população nas universidades e concursos em vez de melhorar o ensino oferecido no caminho. “A tentativa de compensação através de cotas de uma péssima educação básica pública irá apenas perpetuar essa péssima educação pública”, analisa.

Outra questão relevante, segundo Adilson Abreu Dallari, professor titular de Direito Administrativo na PUC-SP, é a importância de escolher os candidatos mais qualificados para a prestação de serviços públicos. Isso se dá, afirma, em um concurso baseado no mérito e com tratamento isonômico entre os candidatos.

Aos 83 anos, ele conta que atuou por décadas na administração da capital paulista, e afirma que as cotas instituídas a partir de 2012 ignoram principalmente o inciso 1º do artigo 5º da Constituição, que apresenta homens e mulheres como iguais em direitos e obrigações. “A Constituição só faz alguma distinção em relação aos portadores de deficiência, então esses têm proteção constitucional expressa para cotas”, afirma, ao citar o artigo 37, inciso 8º.

Cotas não são inconstitucionais, mas podem gerar processos na Justiça

No entanto, Marcelo Figueiredo, doutor e professor de Direito na PUC-SP, explica que não há ilegalidade em oferecer cotas em concursos públicos porque, além de estabelecer que todos são iguais perante a Lei, a Constituição também possibilitaria um resgate histórico para compensar injustiças sofridas no passado por determinados grupos de pessoas.

“O artigo 3º, inciso IV, da Constituição Federal diz que o objetivo fundamental da República é a promoção do bem de todos, sem qualquer forma de discriminação, então há conexão com o tema das cotas”, aponta, citando ainda que o Supremo Tribunal  Federal (STF) entendeu — durante julgamento da ADPF 186 sobre cotas étnico-raciais, em abril de 2012 —, que essa política é constitucional.

Portanto, segundo Figueiredo, o que deve ocorrer é a verificação do percentual das cotas para que não seja “exagerado”, violando o princípio da razoabilidade. E “a pessoa ou associação que se sentir incomodada ou prejudicada deve mover um processo a respeito”, orienta.

Cotas, sozinhas, não garantem igualdade de oportunidades

Embora considerada constitucional, a política de cotas não cumpriria o papel de garantir igualdade de oportunidades, pois, segundo a professora e advogada constitucionalista Vera Chemim, isso depende de ações de médio e longo prazo.

Em sua análise, Vera, que é mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), afirma que, para corrigir o problema, são necessárias políticas que visem o preparo real das pessoas em vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. “E os gestores públicos não têm realizado projetos nessa direção”, destaca.

Ainda de acordo com ela, saúde e educação são os fatores essenciais para que as pessoas estejam aptas a trabalhar e contribuir para o crescimento econômico do país, pois “políticas afirmativas (apenas!) não são eficazes!”, garante a especialista.

Estudos de Sowell em países com cotas mostram resultados alarmantes

Inclusive, a história mostra resultados negativos do incentivo às cotas e da falta de políticas de médio e longo prazo, como demonstrado por Thomas Sowell no livro Ações Afirmativas ao Redor do Mundo, publicado em 2016.

Na obra, o autor afirma que cotas raciais em universidades e empregos dos Estados Unidos geraram ressentimentos e beneficiaram a elite dos grupos minoritários. Situação semelhante, segundo ele, foi percebida em países como a Índia, onde cotas para castas inferiores resultaram em tensões sociais, também beneficiaram elites das castas e ainda causaram dependência política.

Sowell também apresentou o caso da Malásia, com cotas que favoreceram uma elite política, desincentivaram o esforço pessoal e geraram fuga de talentos do país. Já no país asiático Sri Lanka, ele informa que as cotas nas universidades aumentaram as tensões étnicas, contribuindo para décadas de guerra civil.

“Seus estudos mostram que, apesar das boas intenções declaradas, essas políticas frequentemente geram efeitos colaterais negativos, distorcem o mérito e ampliam divisões sociais”, finaliza o historiador Isaías Lobão.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ibovespa dispara 12% em janeiro e tem 3ª maior alta mensal em 16 anos
Economia7 minutos ago

Ibovespa dispara 12% em janeiro e tem 3ª maior alta mensal em 16 anos

Raposa-voadora: conheça o morcego ‘gigante’ ligado ao vírus Nipah
Noticias59 minutos ago

Raposa-voadora: conheça o morcego ‘gigante’ ligado ao vírus Nipah

Prazo para aderir ao Simples Nacional termina neste sábado
Economia1 hora ago

Prazo para aderir ao Simples Nacional termina neste sábado

As previsões sobre IA de 70 anos atrás que são relidade hoje
Noticias2 horas ago

As previsões sobre IA de 70 anos atrás que são relidade hoje

Polícia atua para esclarecer morte de mulher transformada pelas drogas
Noticias2 horas ago

Polícia atua para esclarecer morte de mulher transformada pelas drogas

Motorista foi preso por agressão horas antes de atropelar família
Noticias3 horas ago

Motorista foi preso por agressão horas antes de atropelar família

Ibovespa em disparada: o bonde já passou ou ainda é hora de investir na bolsa?
Economia3 horas ago

Ibovespa em disparada: o bonde já passou ou ainda é hora de investir na bolsa?

Entre a folia e a luta: como o carnaval de SP virou território de existência LGBTQIA+
Noticias4 horas ago

Entre a folia e a luta: como o carnaval de SP virou território de existência LGBTQIA+

Como proposta de taxação gerou 'revolta' de bilionários na Califórnia
Economia4 horas ago

Como proposta de taxação gerou 'revolta' de bilionários na Califórnia

Quem é o CEO de banco digital denunciado por suspeita de golpe
Noticias5 horas ago

Quem é o CEO de banco digital denunciado por suspeita de golpe

Gasto milionário, roteiro chapa-branca, salas quase vazias: a estreia do filme de Melania Trump em SP
Entretenimento5 horas ago

Gasto milionário, roteiro chapa-branca, salas quase vazias: a estreia do filme de Melania Trump em SP

Encontro de Toffoli e Mendonça pode definir acesso de CPMI a dados sigilosos do caso Master
Economia5 horas ago

Encontro de Toffoli e Mendonça pode definir acesso de CPMI a dados sigilosos do caso Master

Jovem é encontrada morta em piscina em Lins e amiga é presa
Noticias6 horas ago

Jovem é encontrada morta em piscina em Lins e amiga é presa

Mega-Sena pode pagar R$ 115 milhões neste sábado
Economia6 horas ago

Mega-Sena pode pagar R$ 115 milhões neste sábado

Homem é preso por stalking contra atriz Daniele Suzuki
Noticias7 horas ago

Homem é preso por stalking contra atriz Daniele Suzuki

Caso Master expõe limites do sistema regulatório brasileiro
Economia7 horas ago

Caso Master expõe limites do sistema regulatório brasileiro

Powerbank explode em voo e levanta alerta: veja regras e riscos
Noticias8 horas ago

Powerbank explode em voo e levanta alerta: veja regras e riscos

Prefeitura de Bauru anuncia mudanças em secretarias; Lúcia Rosim deixa Assistência Social
Noticias8 horas ago

Prefeitura de Bauru anuncia mudanças em secretarias; Lúcia Rosim deixa Assistência Social

‘Febre do ouro’ é sintoma de uma economia doente, afirma economista; valor bateu recorde em janeiro
Economia8 horas ago

‘Febre do ouro’ é sintoma de uma economia doente, afirma economista; valor bateu recorde em janeiro

Táxi-robô da Waymo, do Google, atropela criança perto de escola e vira alvo de investigação nos EUA
Noticias9 horas ago

Táxi-robô da Waymo, do Google, atropela criança perto de escola e vira alvo de investigação nos EUA

Do negócio de sucesso a prisões: a cronologia do brechó de luxo investigado por calote milionário
Noticias9 horas ago

Do negócio de sucesso a prisões: a cronologia do brechó de luxo investigado por calote milionário

Beneficiários do Pé-de-Meia podem fazer aplicação no Tesouro Direto
Economia9 horas ago

Beneficiários do Pé-de-Meia podem fazer aplicação no Tesouro Direto

Tubarão-cabeça-chata é provável espécie que atacou garoto em Olinda
Noticias10 horas ago

Tubarão-cabeça-chata é provável espécie que atacou garoto em Olinda

Ocupação hoteleira para o carnaval no Rio está em 83,70%
Economia10 horas ago

Ocupação hoteleira para o carnaval no Rio está em 83,70%

Conciliação sobre greve de ônibus em São Luís termina em impasse
Noticias11 horas ago

Conciliação sobre greve de ônibus em São Luís termina em impasse

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional7 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia7 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias7 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política7 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia7 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia7 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política6 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação7 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias7 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional4 meses ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia6 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias7 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política7 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional7 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias7 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia7 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política7 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional7 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política7 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento7 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional7 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento7 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia7 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias7 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias7 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri