Connect with us

Política

Congresso aprova projeto que enfraquece licenciamento ambiental e permite obras com alto risco de impacto

Published

on

Congresso aprova projeto que enfraquece licenciamento ambiental e permite obras com alto risco de impacto




PL ‘modifica para pior’ processos de licenciamento ambiental no Brasil, diz porta-voz do IPCC
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (17), por 267 a 116 votos, o texto principal do projeto que fragiliza as regras para o licenciamento ambiental.
Deputados ainda precisam analisar sugestões de mudança da proposta. Depois de concluída esta estapa, o projeto seguirá para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pode vetar trechos do texto. O projeto tramita há 21 anos no parlamento.
Ambientalistas argumentam que o texto pode reduzir o controle sobre atividades que causam degradação e trazer riscos para comunidades tradicionais.
Defensores do texto, como deputados da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), afirmam que as novas regras vão desburocratizar processos para obtenção de licenças ambientais.
Em linhas gerais, a proposta:
▶️cria um novo tipo de licença especial, que autoriza obras e empreendimentos de forma mais rápida, independente do impacto ambiental, desde que a construção seja considerada estratégica pelo governo federal;
▶️dispensa a necessidade de licenciamento ambiental para ampliação de estradas e atividades de agricultura e pecuária; A licença fica dispensada também para sistemas e estações de tratamento de água e esgoto até que o Brasil atinja as metas de universalização do saneamento básico previstas em lei. Assim como para barragens pequenas de irrigação que têm por objetivo levar o abastecimento de água para os municípios e também para a pecuária- na criação de animais, como o gado;
▶️libera a renovação automática da licença ambiental, por igual período, a partir de declaração do empreendedor, feita pela internet, desde que o porte da atividade nem a regra ambiental tenham sido alterados
▶️nacionaliza a autodeclaração, uma autorização quase que automática emitida após o envio da documentação, no caso de licença ambiental para projetos de médio porte com potencial poluidor. Os estados já utilizam este tipo de modalidade;
Parlamentares excluíram do projeto a obrigatoriedade de aplicação das regras do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para licenciamento de atividades de mineração de grande porte ou de alto risco. Esse trecho retira poder do órgão, o transferindo para os estados. Portanto, a mineração fica submetida às novas regras do projeto;
A proposta exclui a necessidade de aprovação por um órgão federal, no caso o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do corte de vegetação da Mata Atlântica, deixando a autorização somente nas mãos de estados e municípios. O projeto anula dois trechos da Lei da Mata Atlântica, que restringem a derrubada de matas primárias e secundárias do bioma;
O texto desconsidera as terras de comunidades tradicionais, ainda pendentes de título, no pedido de autorização do licenciamento. Valeriam para a análise do órgão competente apenas áreas protegidas de terras indígenas homologadas e territórios quilombolas oficializados.
Comunidades Tradicionais
Pela proposta, áreas tradicionalmente ocupadas por comunidades tradicionais estarão sujeitas a sofrer modificações sem passar pelo processo de licenciamento.
“Com a histórica omissão do Estado brasileiro em relação à conclusão dos processos de demarcação, todas as terras tradicionais pendentes de homologação ou titulação seriam desconsideradas para fins de licenciamento ambiental”, alerta estudo divulgado pelo Observatório do Clima.
Nota técnica do Instituto Socioambiental (ISA) mostra que, considerando obras previstas no PAC 2023, cerca de 18 milhões de hectares de Terras Indígenas (TIs), Territórios Quilombolas (TQs) e Unidades de Conservação (UCs) poderão ser excluídos de licenciamento ambiental.
De acordo com o documento, o projeto “apagaria” da legislação, para efeitos de licenciamento, 259 Terras Indígenas — ou quase um terço de todas as TIs existentes — e mais de 1,5 mil territórios quilombolas (cerca de 80% dessas áreas).
Licença Especial
O projeto cria uma nova modalidade de licenciamento, a chamada Licença Ambiental Especial (LAE), para construções “estratégicas” ainda que essas causem “significativa degradação do meio ambiente”.
Para obter este tipo de licença, será necessário a realização um estudo do impacto que o projeto causará no meio ambiente. O prazo máximo para que a autorização saia é de um ano – mais rápido do que o de um licenciamento normal.
O projeto permite que o governo licencie os empreendimentos que considerar estratégicos por decreto, após consulta ao Conselho do Governo – órgão da Presidência da República que assessora o presidente na adoção de políticas e diretrizes do governo federal.
Uma vez emitida, essa permissão vai valer de cinco a dez anos. O Instituto Socioambiental (ISA) declarou que essa brecha pode ser utilizada para acelerar o processo de exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas, conhecida como Margem Equatorial.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), trabalhou para que essa novidade fosse adicionada no projeto original.
Davi Alcolumbre, presidente do Senado, em 3 de junho de 2025
Reuters/Adriano Machado
Alcolumbre defende abertamente a exploração de petróleo para aumentar a arrecadação na região. O estado do senador será financeiramente beneficiado pela medida – a Margem Equatorial vai do Amapá até o Rio Grande do Norte.
O presidente Lula também é defensor da possibilidade de exploração de petróleo na Foz do Amazonas. O Ministério Público Federal (MPF) expediu uma recomendação nesta terça-feira (15) para que o Ibama não emita qualquer licença para exploração na margem equatorial enquanto os estudos de impactos socioambientais “continuarem com falhas e inconsistências”.
Neste mês de julho, vários parlamentares federais se uniram em uma frente parlamentar específica para defender a medida. Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a estimativa é que o volume de petróleo na região seja de mais de 30 bilhões de barris.
Parecer técnico encomendado pelo Observatório do Clima avalia que a licença especial vai fazer com que o licenciamento ambiental de grandes projetos tenham um “tratamento político” em detrimento da análise técnica devido à simplificação do processo da licença.
“Significa que as análises ficam à mercê das vontades políticas e prejudicam aqueles que estão na fila para terem seus processos analisados”, afirmou em nota o observatório, que reúne organizações ambientalistas, institutos de pesquisa e movimentos sociais.
Em abril, Alcolumbre também criou um grupo de trabalho com o objetivo de elaborar projeto de lei com regras para mineração em terras indígenas. A maioria dos senadores que compõem o grupo, 7 de 11 parlamentares, faz parte da bancada ruralista da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA).
Autodeclaração
O projeto também nacionaliza uma prática já realizada nos estados, conhecida como Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC).
Atualmente, se um novo empreendimento é planejado, sem desmatar vegetação nativa, o responsável encaminha pela internet a documentação necessária. Uma autorização é gerada, praticamente de forma automática.
Esse procedimento vale para atividades de baixo impacto e fica dispensada a análise prévia do órgão ambiental, com o compromisso do empresário de cumprir as normas ambientais.
Conforme a proposta, para este tipo de liberação, precisam ser informadas as características da área, as condições de operação da nova atividade, o impacto ambiental e as medidas de controle ambiental.
O estudo do Observatório do Clima, realizado pelos professores Luís Sánchez, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), e Alberto Fonseca, da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), aponta que pode ocorrer uma “proliferação” da autodeclaração nos estados.
“[A consequência será] um quadro potencialmente conflituoso de atividades e empreendimentos, que causam significativa degradação ambiental, operando sem licença ou com licenças por adesão e compromisso sem o devido controle do órgão licenciador que historicamente demonstra baixa capacidade fiscalizatória”, diz o estudo.
Plenário da Câmara dos Deputados
Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

'Médico fez a cabeça dela', diz filho de gerente de banco de MT que morreu após procedimento com Dr. Bumbum
Noticias1 minuto ago

'Médico fez a cabeça dela', diz filho de gerente de banco de MT que morreu após procedimento com Dr. Bumbum

PCB define apoio a Guilherme Boulos, do PSOL
Noticias2 minutos ago

PCB define apoio a Guilherme Boulos, do PSOL

Maior Baile do Mundo, com Anitta e MCs, espera 35 mil pessoas em SP para 10 horas de shows
Noticias8 minutos ago

Maior Baile do Mundo, com Anitta e MCs, espera 35 mil pessoas em SP para 10 horas de shows

Neymar, Romário, Helena: futebol e novela influenciam nomes no Brasil 
Noticias10 minutos ago

Neymar, Romário, Helena: futebol e novela influenciam nomes no Brasil 

Veja os nomes que subiram ou caíram no ranking dos mais populares do Brasil, segundo o Censo de 2022
Economia11 minutos ago

Veja os nomes que subiram ou caíram no ranking dos mais populares do Brasil, segundo o Censo de 2022

BHP é alvo de ação coletiva na Austrália por desastre de Mariana
Noticias19 minutos ago

BHP é alvo de ação coletiva na Austrália por desastre de Mariana

Stefani e Babos vencem russas e se aproximam da semi do WTA Finals
Esporte41 minutos ago

Stefani e Babos vencem russas e se aproximam da semi do WTA Finals

Foco tem que ser nos cabeças do crime organizado, diz Lula
Política60 minutos ago

Foco tem que ser nos cabeças do crime organizado, diz Lula

Polícia prende em Jataí caseiro suspeito de matar e roubar professor de educação física do DF
Noticias1 hora ago

Polícia prende em Jataí caseiro suspeito de matar e roubar professor de educação física do DF

cenógrafo que marcou teatro, música e cinema no Brasil morre aos 76 anos no Rio
Noticias1 hora ago

cenógrafo que marcou teatro, música e cinema no Brasil morre aos 76 anos no Rio

Jundiaí recebe 3ª edição da Festa Junina Canina neste sábado
Noticias1 hora ago

Jundiaí recebe 3ª edição da Festa Junina Canina neste sábado

Ato lembra os 56 anos da morte de Carlos Marighella
Noticias1 hora ago

Ato lembra os 56 anos da morte de Carlos Marighella

Shein veta venda de bonecas sexuais após críticas a aparência infantil
Economia1 hora ago

Shein veta venda de bonecas sexuais após críticas a aparência infantil

Acidente deixa mortos e feridos na BR-262 próximo a Nova Serrana; policiais estão entre as vítimas
Noticias1 hora ago

Acidente deixa mortos e feridos na BR-262 próximo a Nova Serrana; policiais estão entre as vítimas

Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente  
Política2 horas ago

Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente  

Evento 'Meu Eixão' leva oficinas, música e gastronomia à Asa Sul neste domingo
Noticias2 horas ago

Evento 'Meu Eixão' leva oficinas, música e gastronomia à Asa Sul neste domingo

Maioria do armamento apreendido em MS seria levado para o RJ, diz PRF
Noticias2 horas ago

Maioria do armamento apreendido em MS seria levado para o RJ, diz PRF

PRF apreende em MS maconha que era levada para SP em carreta
Noticias2 horas ago

PRF apreende em MS maconha que era levada para SP em carreta

Câmara aprova reajuste para servidores do Judiciário
Noticias2 horas ago

Câmara aprova reajuste para servidores do Judiciário

Kaká, Messi, Ronaldinho, Zidane: veja nomes que surgiram no Brasil após craques do futebol vencerem a Bola de Ouro
Economia2 horas ago

Kaká, Messi, Ronaldinho, Zidane: veja nomes que surgiram no Brasil após craques do futebol vencerem a Bola de Ouro

Travesti é julgada por matar rival asfixiada com alça da bolsa e marteladas em BH
Noticias2 horas ago

Travesti é julgada por matar rival asfixiada com alça da bolsa e marteladas em BH

Cúpula das Américas é adiada em meio a tensão na região
Internacional3 horas ago

Cúpula das Américas é adiada em meio a tensão na região

Cúpula de líderes da COP30 terá restrição de voos, caças e anti-drones
Política3 horas ago

Cúpula de líderes da COP30 terá restrição de voos, caças e anti-drones

Conheça a banda Belga, finalista do Brasília Independente 2018
Noticias3 horas ago

Conheça a banda Belga, finalista do Brasília Independente 2018

Adriane Galisteu estreia como vilã em 'O Tempo Não Para' e diz estar preparada para críticas: 'Não vou agradar a todos'
Noticias3 horas ago

Adriane Galisteu estreia como vilã em 'O Tempo Não Para' e diz estar preparada para críticas: 'Não vou agradar a todos'

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional4 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias4 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia4 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política4 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia4 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política3 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia4 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias4 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional4 semanas ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia3 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação4 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional4 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias4 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia4 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política4 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política4 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias4 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional4 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política4 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento4 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional4 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento4 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia4 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias4 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias4 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri