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Educação

Como usar o FGTS para pagar parcelas atrasadas de imóveis?

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Em abril de 2022, o Conselho Curador elaborou uma mudança do limite de uso do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para que fosse realizar o pagamento de parcelas possíveis referentes à casa própria e que também estivesse em atraso, aumentando o período de três meses para um ano.

De acordo com autorizado do conselho que veio a público em dezembro, será possível negociar o pagamento de até seis parcelas atrasadas em 2023, diferente das 12 que estavam em vigor no ano passado. Apesar da queda em relação a 2022, o mutuário ainda está em uma situação melhor, já que o número de meses deve cair para três.

Conforme o informado, aproximadamente 80 mil cidadãos com financiamentos habitacionais em aberto são mais do que três parcelas atrasadas, o que é considerado uma inadimplência grave. Entre esses 80 mil, metade tem contas vinculadas ao FGTS.

Como usar o FGTS para pagar as parcelas?

Para conseguir realizar o quitamento da dívida proveniente das parcelas, o indivíduo deve ir até o banco onde fez o financiamento habitacional e assinar uma Autorização de Movimentação da Conta Vinculada do FGTS. Dessa forma, se torna possível liquidar até 80% de cada prestação, porém permanecendo limitado a seis mensalidades em atraso.

É importante destacar que essa alternativa só está disponível para imóveis que estejam bem em até R$ 1,5 milhão. Os requisitos para o uso dessa medida são os que seguem estas normas:

  • O trabalhador precisa de, pelo menos, três anos de contribuição para com o fundo;
  • Não pode ser proprietário de outro imóvel na cidade ou região metropolitana onde mora ou trabalha;
  • Não pode ter outro financiamento contratado ativo no Sistema Financeiro de Habitação.

Há algumas restrições: não poderão usar o fundo para pagamento de parcelas ainda em atraso. Ao menos não antes que esse intervalo se encerre. O prazo se estabelece com base no dia da última liquidação ou amortização.



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Educação

Aplicativo promete revolucionar a saúde bucal

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Foto: Miguel Carvalho

Dispositivo tem a capacidade de identificar precocemente a existência de cáries

Estudantes do curso de Ciência da Computação da UNINASSAU Rio de Janeiro estão alcançando progressos notáveis na área da saúde bucal por meio do desenvolvimento de um protótipo inovador de escova de dentes inteligente. Esse dispositivo tem a capacidade de identificar precocemente a existência de possíveis cáries dentárias, representando um avanço significativo no campo da Odontologia. O projeto, atualmente em fase de testes, promete transformar a forma como as pessoas cuidam de seu bem-estar bucal, oferecendo alertas instantâneos e a opção de marcar consultas com cirurgiões-dentistas quando necessário.

O grupo de pesquisa, especializado em Internet das Coisas, se dedicou à criação de uma escova dental equipada com uma tecnologia avançada. Esta inovação está na capacidade do objeto de identificar manchas nos dentes, indicando potenciais cáries incipientes, graças à incorporação de uma câmera no cabo do instrumento. “Iniciativas como essa são de muita importância para impulsionar a pesquisa interdisciplinar, pois conseguem estreitar a ligação entre ciência e saúde.

De acordo com Miguel Carvalho, coordenador do curso de Ciência da Computação na unidade, a operação do dispositivo é simples e eficaz. Quando a escova detecta manchas suspeitas nos dentes, ela envia um alerta para um aplicativo no smartphone do usuário. Ele oferece a possibilidade de agendar uma consulta com um dentista próximo, priorizando a atenção odontológica preventiva para evitar complicações futuras. Miguel destaca que essa abordagem reflete o propósito da educação tecnológica: formar profissionais capacitados para transformar vidas e a sociedade.

Cássio Luiz ressaltou a importância dessa ideia. “Estamos entusiasmados com os resultados iniciais do nosso protótipo e acreditamos que no potencial dele de revolucionar os cuidados bucais, melhorando a saúde dos pacientes. A integração com a Inteligência Artificial pode transformar a prevenção odontológica, o que é emocionante para uma melhora na qualidade de vida”. Matheus Parreira, também aluno, já participou de outras idealizações e enxerga a potencialidade dessa iniciativa. “Já tive experiência com um projeto para ajudar animais e estou bastante empolgado com esse novo avanço.

Michele Melo, coordenadora acadêmica da unidade, afirma que o plano da escova de dentes inteligente é um exemplo notável de como a UNINASSAU está comprometida em promover inovações que impactam positivamente a sociedade, unindo o conhecimento acadêmico com avanços tecnológicos. “A equipe de cientistas está firmemente empenhada em aperfeiçoar continuamente o projeto, trazer uma solução eficaz para o mercado e tornar a detecção precoce de cáries dentárias mais acessível e conveniente para todos”.

Via: Leticia Porat

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Acafe divulgou as obras literárias do Vestibular de Inverno 2024

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A Acafe, responsável pelos processos seletivos de Santa Catarina, liberou a lista de obras obrigatórias para o Vestibular de Inverno 2024.

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas no mês de abril, por meio do site da Instituição. As provas serão realizadas no mês de junho.

Acafe Obras Literárias Vestibular de Inverno 2024

-O exercício da incerteza: Memórias – Drauzio Varella: Uma viagem pelas reflexões de um dos maiores médicos do Brasil.

-Insubmissas Lágrimas de Mulheres – Conceição Evaristo: A força da literatura afro-brasileira em contos emocionantes.

-Fazenda Modelo – Chico Buarque: Uma crítica social envolta em uma trama envolvente.

-O vendedor de passados – Jose Agualusa: Uma história que tece passado e presente em uma narrativa única.

-Pauliciéia desvairada – Mario de Andrade: A vanguarda modernista brasileira em um poema inovador.

Calendário Vestibular de Inverno Acafe 2024

Confira abaixo as datas do Vestibular de Inverno Acafe 2024:

  • Inscrições: 1º a 29/04/2024;
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 30/04/2024;
  • Locais de prova: a partir de 22/05/2024;
  • Provas: 09/06/2024;
  • Resultado: até 26/06/2024.





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Educação de jovens e adultos está à mercê das variações econômicas, diz especialista – Notícias

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O censo escolar de 2023 divulgou, nesta quinta-feira (22), um aumento de 5% no número de alunos matriculados na rede de ensino particular. Enquanto isso, mais de 500 mil deixaram a rede pública. A queda também foi registrada no Ensino de Jovens e Adultos, que perdeu 7% dos cadastrados no programa. Segundo Rafael Parente, PhD em educação e diretor-executivo do Instituto Salto, a situação econômica do país determina o acesso dessa fatia da população à educação, pois a evasão pode ocorrer tanto em momentos de prosperidade do mercado de trabalho quanto nos períodos de crise econômica.



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Educação

‘Jovens estão questionando a relevância da educação. Isso é muito sério’, diz especialista – Notícias

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Em entrevista realizada nesta quinta-feira (22), com Rafael Parente, PhD em educação, foi abordada a questão da evasão escolar. Segundo o censo escolar de 2023, as escolas públicas perdem cerca de 500 mil estudantes por ano, e, cada vez mais, os alunos vêm se mostrando desinteressados. De acordo com Rafael, o motivo do abandono seria o avanço tecnológico. “Por conta das novas tecnologias, da complexidade do mundo hoje, cada vez mais os jovens e adultos têm se questionado sobre a relevância da escola. Se o jovem ou adulto chega à conclusão de que é melhor ele estar fora da escola, aprendendo em outros lugares, ele vai deixar de frequentar.”, concluiu. 



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Educação

Jovem aprendiz: formato de inclusão que une educação profissional e experiência prática cresce cada vez mais – Notícias

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Mais de meio milhão de jovens aprendizes viveram a experiência do primeiro emprego no ano passado. Foi a maior adesão dos últimos 20 anos. O programa, que faz uma ponte entre a escola e o mercado de trabalho, tem crescido cada vez mais no Brasil.



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Educação

Escola pública perde 500 mil alunos em 2023; rede privada ganha 423 mil – Notícias

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De acordo com o Censo Escolar 2023, a rede pública de ensino perdeu mais de meio milhão de estudantes em um ano, enquanto as escolas privadas ganharam 400 mil alunos. O Censo apontou ainda que 68 milhões de pessoas com 18 anos ou mais não concluíram a educação básica nem frequentam a escola atualmente.



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LOCALIZAÇÃO DE PESSOAS – TEL.11 9.8721-7939

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