Connect with us

Internacional

Como é o ritual complexo dos budistas tibetanos para encontrar sucessor do Dalai Lama?

Published

on

Como é o ritual complexo dos budistas tibetanos para encontrar sucessor do Dalai Lama?


O líder espiritual do Tibete é considerado a reencarnação do líder anterior. Seu reconhecimento na infância não é um processo fácil e ainda é agravado pelas tensões políticas da região. Entenda como funciona a sucessão do Dalai Lama
“A instituição do Dalai Lama será mantida.”
Com esta declaração feita no exílio, o 14º Dalai Lama, Tenzin Gyatso, confirmou que seu sucessor será eleito de acordo com a tradição do budismo tibetano. O líder espiritual completa 90 anos no domingo (06). Ele afirma que goza de boa saúde.
Sua declaração pôs fim aos rumores que indicavam o fim da instituição após a sua morte. Mas eleger seu sucessor não será uma tarefa fácil.
O 15º Dalai Lama deverá ser a reencarnação do líder espiritual tibetano exilado desde 1959, na cidade de Dharamsala, no norte da Índia.
Diferentemente de outras religiões, a liderança espiritual tibetana não é herdada, nem eleita por votação.
O Dalai Lama é considerado a reencarnação do Bodhisattva da Compaixão, uma figura divina que costuma regressar ao mundo periodicamente, para aliviar o sofrimento dos seres vivos. O processo de sucessão envolve a busca de um menino que, depois de uma série de sinais místicos e provas, seja reconhecido como sua continuação espiritual.
E a próxima sucessão será marcada por uma tensão geopolítica sem precedentes.
O ritual
O processo inclui a identificação do líder espiritual reencarnado e sua formação desde criança.
Getty Images via BBC
Segundo sua biografia oficial, o atual Dalai Lama foi descoberto quando tinha apenas dois anos de idade. Ele reconheceu objetos pessoais do seu predecessor, afirmando “é meu, é meu”.
Este reconhecimento espontâneo foi um dos principais indícios que levaram os monges que o visitaram a concluir que Lhamo Thondup – como se chamava, na época, aquele menino nascido em uma aldeia remota no nordeste do Tibete – era a 14ª reencarnação do Dalai Lama.
Até chegar àquele ponto, o caminho foi orientado por sinais místicos, visões e rituais, que fazem parte do complexo processo de sucessão.
Tudo começa após a morte do Dalai Lama, quando os altos lamas (autoridades espirituais do budismo) entram em um período de luto e contemplação. Nesse período, eles observam sinais que possam servir de indícios sobre o local onde teria renascido o seu líder espiritual.
Uma das práticas mais conhecidas é a consulta ao lago sagrado Lhamo Latso, no sul do Tibete. Ali, o regente em exercício ou um monge de alto escalão observa a superfície da água, em busca de visões reveladoras.
No caso de Lhamo Thondup, o então regente observou três letras tibetanas e uma imagem que mostrava um monastério com teto azul-turquesa, uma colina e uma casa com canaletas incomuns. Tudo isso conduziu os monges ao monastério de Kumbum e, posteriormente, à aldeia de Taktser, onde morava o menino.
Quando a região provável é localizada, os monges percorrem cidades e aldeias, em busca de meninos nascidos pouco depois da morte do Dalai Lama anterior. Durante essa busca, os monges ficam atentos a fatos extraordinários, sonhos proféticos, comportamentos incomuns e coincidências de nascimento.
Os possíveis candidatos são submetidos a provas. Eles devem, por exemplo, reconhecer pertences do Dalai Lama anterior entre um grupo de objetos similares. O menino só é considerado a reencarnação do antigo líder se passar pelas provas e se os sinais místicos coincidirem.
Uma vez reconhecido, o menino é levado para um monastério. Ali, começa sua formação espiritual e filosófica que irá durar vários anos, culminando com a cerimônia de entronização como o novo Dalai Lama.
Esta cerimônia ocorre tradicionalmente no histórico templo de Potala, na cidade sagrada de Lhasa, no Tibete. Ela marca o reconhecimento oficial do menino como o novo líder espiritual tibetano.
Durante este ritual, o menor, já vestido com as túnicas monásticas, é levado ao trono e recebe um novo nome religioso. O ato inclui orações, cânticos e oferendas, com a participação de altos lamas, monges e autoridades religiosas.
Posteriormente, o menino é levado para o templo Jokhang. Lá, ele é ordenado monge noviço, em uma cerimônia conhecida como taphue, que inclui o corte de cabelo, como símbolo da renúncia à vida mundana.
O budismo tibetano e a China
Tenzin Gyatso nasceu em 1935 e recebeu o nome de Lhamo Thondup. Ele foi reconhecido quando criança como a reencarnação do Dalai Lama.
Getty Images via BBC
A República Popular da China ocupou o Tibete em 1950.
Em 1959, após o fracasso de uma revolta contra o domínio chinês, o Dalai Lama cruzou a cordilheira do Himalaia, disfarçado de soldado, com a escolta de um pequeno grupo de fiéis.
O líder espiritual, então com 23 anos de idade, se exilou na Índia.
As autoridades indianas o acolheram e ele se instalou na localidade de Dharamsala. Ali, o Dalai Lama estabeleceu a sede do governo tibetano no exílio e reconstruiu sua comunidade política e religiosa.
Desde então, a China considera o Dalai Lama “separatista”. Pequim proibiu a exibição da sua imagem no Tibete e combateu todas as demonstrações públicas de culto ao líder tibetano.
Já o Dalai Lama rejeita insistentemente o controle chinês sobre o Tibete e sua religião. Por isso, o tema da sucessão é uma importante fonte de conflito entre as autoridades comunistas chinesas e a hierarquia budista tibetana.
No livro “A Voz de Uma Nação” (Ed. HarperCollins Brasil, 2025), publicado em março, o Dalai Lama prevê que sua reencarnação não irá nascer em território controlado pela China, mas sim “no mundo livre”.
A tarefa de identificar e localizar o menino que supostamente será sua reencarnação ficaria nas mãos da Fundação Gaden Phodrang, criada pelo próprio Dalai Lama em 2011, para coordenar seu trabalho espiritual e humanitário.
Mas a China defende que o governo central deve aprovar a seleção do futuro Dalai Lama, retirando o nome de um dos candidatos de uma urna dourada. Este método foi introduzido pelos imperadores chineses da dinastia Qing, no século 18.
Pequim alega que este procedimento possui precedentes históricos e que a continuidade do budismo tibetano deve ser ajustada à soberania nacional. De qualquer forma, a maioria dos budistas tibetanos observa com ceticismo a interferência chinesa, especialmente considerando o precedente do Panchen Lama.
Em 1995, o Dalai Lama reconheceu publicamente um menino de seis anos como a reencarnação do Panchen Lama, a segunda figura mais importante do budismo tibetano. Dias depois, o menino e sua família foram detidos pelas autoridades chinesas e nunca mais se soube deles.
Em seu lugar, Pequim impôs seu próprio Panchen Lama, considerado ilegítimo por grande parte da comunidade budista tibetana.
Por isso, após a morte do atual líder espiritual, poderão surgir dois Dalai Lamas, um reconhecido pela Fundação Gaden Phodrang e outro indicado pelas autoridades chinesas no Tibete. E o próprio Dalai Lama já considerou este cenário.
“No futuro, se for observado o surgimento de dois Dalai Lamas, um daqui, em um país livre, e outro escolhido pela China, ninguém respeitará o segundo”, declarou ele em entrevista, em 2019.
Seus comentários antecipam o dilema em torno da sua sucessão, que poderia marcar uma intensa disputa, que colocaria em jogo a religião, a identidade e a política.
E a China e os tibetanos no exílio não seriam as únicas partes implicadas.
Índia e Estados Unidos
Dalai Lama diz que sucessor será escolhido por fundação criada por ele
Atualmente, a Índia acolhe, além do Dalai Lama, mais de 100 mil tibetanos no exílio. O país atribui alto valor estratégico à presença do líder espiritual em Dharamsala.
O Dalai Lama manteve fortes relações com todos os primeiros-ministros indianos, desde a independência do país. Sua figura serve de recurso diplomático ante o avanço da China na região.
Especialistas acreditam que a Índia se oporia à imposição de um Dalai Lama que servisse aos interesses chineses e fosse utilizado como ferramenta de propaganda ou controle territorial no Himalaia, que é o cenário de atritos frequentes entre as duas potências asiáticas.
Os Estados Unidos também demonstraram certo interesse pelo futuro da instituição.
Em 2020, o Congresso americano aprovou a Lei de Política e Apoio ao Tibete. Ela apoia explicitamente o direito do Dalai Lama a determinar o processo de reconhecimento da sua própria reencarnação e define sanções a funcionários chineses que interferirem no processo.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

César Menotti & Fabiano se escoram na memória da sofrência dos sucessos do cancioneiro sertanejo mais antigo
Entretenimento17 minutos ago

César Menotti & Fabiano se escoram na memória da sofrência dos sucessos do cancioneiro sertanejo mais antigo

Escavador diz ter removido dados sigilosos de crianças e reforçado sistemas de proteção após reportagens do g1
Noticias30 minutos ago

Escavador diz ter removido dados sigilosos de crianças e reforçado sistemas de proteção após reportagens do g1

PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares
Noticias31 minutos ago

PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8
Economia47 minutos ago

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8

Von der Leyen confia que maioria na UE apoiará acordo com Mercosul
Internacional51 minutos ago

Von der Leyen confia que maioria na UE apoiará acordo com Mercosul

Lançamento de foguete em Alcântara poderá ser visto ao vivo; acompanhe
Noticias2 horas ago

Lançamento de foguete em Alcântara poderá ser visto ao vivo; acompanhe

Cerca de 95,3 milhões de pessoas recebem 2ª parcela do décimo terceiro
Economia2 horas ago

Cerca de 95,3 milhões de pessoas recebem 2ª parcela do décimo terceiro

Assista ao jornal Bom Dia Vanguarda ao vivo no g1
Noticias3 horas ago

Assista ao jornal Bom Dia Vanguarda ao vivo no g1

Obama lista 'O Agente Secreto' como um de seus filmes preferidos de 2025
Entretenimento3 horas ago

Obama lista 'O Agente Secreto' como um de seus filmes preferidos de 2025

Tesouro aprova empréstimo para Correios de R$ 12 bilhões com garantias da União
Economia3 horas ago

Tesouro aprova empréstimo para Correios de R$ 12 bilhões com garantias da União

Noticias4 horas ago

Justiça mantém multa de R$ 277 mil da Cetesb contra empresa por morte de peixes no Rio Mogi Guaçu

Mega-Sena, concurso 2.953: prêmio acumula e vai a R$ 62 milhões
Economia4 horas ago

Mega-Sena, concurso 2.953: prêmio acumula e vai a R$ 62 milhões

Motoboy preso por tráfico comenta libertação após quase cinco meses e diz que prisão foi 'revoltante'
Noticias5 horas ago

Motoboy preso por tráfico comenta libertação após quase cinco meses e diz que prisão foi 'revoltante'

13º salário, PLR, recesso e férias coletivas: veja quais são os direitos e benefícios no fim de ano
Economia5 horas ago

13º salário, PLR, recesso e férias coletivas: veja quais são os direitos e benefícios no fim de ano

Taubaté amplia locais com semáforos no modo 'amarelo intermitente' durante a madrugada; confira
Noticias6 horas ago

Taubaté amplia locais com semáforos no modo 'amarelo intermitente' durante a madrugada; confira

Segunda parcela do 13º: o que fazer se o pagamento não cair na conta
Economia6 horas ago

Segunda parcela do 13º: o que fazer se o pagamento não cair na conta

'P do Pecado', 'Abracadabra', 'Foguinho'… As 10 músicas que marcaram 2025
Entretenimento6 horas ago

'P do Pecado', 'Abracadabra', 'Foguinho'… As 10 músicas que marcaram 2025

Japonesa se casa com personagem do ChatGPT; VÍDEO
Noticias7 horas ago

Japonesa se casa com personagem do ChatGPT; VÍDEO

Apostadores em Ribeirão Preto, SP, chegam a gastar até R$ 3 mil em bolões da Mega Sena da Virada
Noticias7 horas ago

Apostadores em Ribeirão Preto, SP, chegam a gastar até R$ 3 mil em bolões da Mega Sena da Virada

Flor do Natal não é realmente flor e é venenosa
Economia7 horas ago

Flor do Natal não é realmente flor e é venenosa

Inmet mantém alerta para chuva e ventos de até 60 km/h no Vale e região; veja a previsão
Noticias8 horas ago

Inmet mantém alerta para chuva e ventos de até 60 km/h no Vale e região; veja a previsão

Macron diz esperar que adiamento de acordo entre Mercosul e UE seja suficiente para atender condições da França
Economia8 horas ago

Macron diz esperar que adiamento de acordo entre Mercosul e UE seja suficiente para atender condições da França

Três Graças: Elenco tuiteiro transforma o X em extensão da novela
Entretenimento8 horas ago

Três Graças: Elenco tuiteiro transforma o X em extensão da novela

Proibido ver tudo: por que a MSC barrou o uso de óculos inteligentes em algumas áreas de seus navios
Noticias9 horas ago

Proibido ver tudo: por que a MSC barrou o uso de óculos inteligentes em algumas áreas de seus navios

Ministério da Saúde intensifica vigilância do vírus da Influenza
Noticias9 horas ago

Ministério da Saúde intensifica vigilância do vírus da Influenza

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional5 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias5 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia5 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política5 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia5 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política5 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia5 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias5 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação6 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional2 meses ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia4 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias6 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional5 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia5 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política5 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política6 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias6 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional5 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política6 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento5 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional5 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento5 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia5 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias5 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias5 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri