Conecte-se Conosco
 

Cidades

Cidade de SP registrou 205 mil furtos e roubos de celulares em 2023, mais da metade das ocorrências de todo o estado

Publicado

em

Apenas dez dos 99 bairros da capital paulista concentraram em 2023 um total de 33.213 ocorrências de furtos de celulares, o equivalente a 33% de todos os furtos de telefones celulares na cidade de São Paulo. Cuidado com o furto de celular nos bloquinhos de carnaval
Com o carnaval começando nesta sexta-feira (9) em São Paulo, todo mundo está atento ao furto de celulares. Levantamento do Instituto Sou da Paz mostra que o número de roubos e furtos de celulares na capital paulista em 2023 representa mais da metade do total roubado no estado de São Paulo.
Com base em dados da Secretaria da Segurança Pública, foram 205.975 roubos e furtos de celulares no ano passado na cidade de São Paulo. Em todo o estado, foram 359.524 ocorrências desse tipo em 2023. Os números devem ser maiores, já que muitas pessoas não registram boletim de ocorrência após serem furtadas ou roubadas.
Dez dos 99 bairros da cidade concentram mais de um terço dos furtos de celulares, mais da metade na região central.
Os furtos de celulares estão fortemente concentrados em alguns bairros da cidade de São Paulo, especialmente nas regiões do centro e zona oeste. Apenas dez dos 99 bairros da capital paulista concentraram em 2023 um total de 33.213 ocorrências de furtos de celulares, o equivalente a 33% de todos os furtos de telefones celulares na cidade de São Paulo. Os três bairros que lideram o ranking, República, Bela Vista e Consolação, todos na região do centro, concentraram 13,1% do total de ocorrências de furtos de telefones celulares na capital paulista em 2023.
A cidade de São Paulo registrou em 2023 um aumento de 7% nos furtos em geral em comparação com o ano de 2022. O grande número de crimes patrimoniais na cidade, sobretudo os envolvendo telefones celulares, foi reconhecido pelo governador Tarcísio de Freitas em entrevista ao Bom Dia SP como um dos principais elementos da sensação de insegurança da população.
FURTOS DE CELULARES POR BAIRRO:
República: 4.887
Bela Vista: 4.226
Consolação: 4.063
Pinheiros: 3.482
Brás: 3.343
Sé: 3.263
Barra Funda: 2.841
Liberdade: 2.838
Jardim Paulista: 2.202
Santana: 2.068
A região da República também lidera o ranking de roubos, só que a maior parte dessas ocorrências se deu em cinco bairros da Zona Sul da cidade
ROUBOS DE CELULARES POR BAIRRO:
República: 3.625
Capão Redondo: 2.891
Pinheiros: 2.088
Campo Limpo: 1.989
Itaim Bibi: 1.889
Consolação: 1.725
Sé: 1.685
Grajaú: 1.670
Santo Amaro: 1.653
Jardim Ângela: 1.606
Durante o carnaval, esse tipo de crime começa a crescer. Só na semana passada, durante o pré-carnaval, 23 suspeitos de roubos e furtos de celulares foram detidos pela polícia e mais de 80 aparelhos foram apreendidos com eles.
O Instituto Sou da Paz afirma que esse tipo de crime se sofisticou e que o foco no policiamento ostensivo não é suficiente para combatê-lo.
“Para além de tirar, de apreender essas pessoas que estão cometendo esses crimes, que são pessoas que muitas vezes vão ficar presas por pouco tempo, ou vão sair na audiência de custódia, porque são crimes de baixo potencial ofensivo. O mais importante é desarticular essas quadrilhas. Porque inclusive não são quadrilhas que operam sozinhas. São quadrilhas que muitas vezes têm articulações com o crime organizado mais amplo”, diz Rafael Rocha, coordenador de projetos do Instituto Sou da Paz.

Continue Lendo

Cidades

Saud (Progressistas) nomeia Mário Peloggia para cargo de secretário da Fazenda em Taubaté

Publicado

em

Por

Peloggia vai assumir o lugar do secretário Marco Antônio Campos, que foi transferido para ser Diretor de Receita. Mário Celso Peloggia
Redes Sociais
O prefeito de Taubaté, José Saud (Progressistas), publicou nesta sexta-feira (23) a nomeação de Mário Celso Peloggia para o posto de secretário na Secretaria da Fazenda.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Peloggia vai assumir o lugar do secretário Marco Antônio Campos, que foi transferido para ser Diretor de Receita.
Até o fim de dezembro, Peloggia ocupou o cargo de secretário de saúde e foi substituído pelo médico Alexandre Vargas.
Em nota, a prefeitura destacou que Peloggia já atuou como pró-reitor de finanças na Universidade de Taubaté (UNITAU).
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Continue Lendo

Cidades

VÍDEOS: EPTV 2 Campinas desta sexta-feira, 23 de fevereiro

Publicado

em

Por

Assista às reportagens das regiões de Campinas e Piracicaba. Assista às reportagens das regiões de Campinas e Piracicaba.

Continue Lendo

Cidades

VÍDEOS: EPTV 2 Piracicaba desta sexta-feira, 23 de fevereiro

Publicado

em

Por

Veja as reportagens das regiões de Campinas e Piracicaba. Veja as reportagens das regiões de Campinas e Piracicaba.

Continue Lendo

Cidades

VÍDEOS: SP1 de sexta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Publicado

em

Por

Assista aos vídeos do telejornal com as notícias de São Paulo. Assista aos vídeos do telejornal com as notícias de São Paulo.

Continue Lendo

Cidades

VÍDEOS: EPTV 2 Piracicaba desta sexta-feira, 23 de fevereiro

Publicado

em

Por




Veja as reportagens das regiões de Campinas e Piracicaba. Veja as reportagens das regiões de Campinas e Piracicaba.

Continue Lendo

Cidades

Escola de Música de Votorantim abre inscrições para cursos gratuitos; veja como participar

Publicado

em

Por

Os candidatos podem se inscrever até o dia 23 de fevereiro, por meio do site da instituição; há vagas para música erudita, educação musical e coral infantojuvenil. Vagas são destinadas a alunos com e sem proficiência musical
Pixabay
A Prefeitura de Votorantim (SP) abriu as inscrições para cursos gratuitos da Escola de Música Maestro Nilson Lombardi (EMV). São 75 vagas para 14 disciplinas.
Podem participar dos cursos alunos com e sem conhecimento musical. O candidato que já possui proficiência na área, deverá apresentar uma peça, à escolha, do repertório erudito. Demais alunos farão teste e entrevista.
As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de fevereiro, no site. Quem não possui acesso à internet ou necessita de auxílio para se cadastrar, pode procurar a secretaria da EMV, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.
Cursos disponíveis:
Coral infantojuvenil;
Canto lírico;
Contrabaixo acústico;
Flauta transversal;
Musicalização infantil
Percussão sinfônica;
Piano clássico;
Trombone;
Trompa;
Trompete;
Viola sinfônica;
Violão clássico;
Violino;
Violoncelo.
A escola de música de Votorantim está localizada na avenida São João, nº 649, no bairro Jardim Icatu.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: Assista às reportagens da TV TEM

Continue Lendo

LOCALIZAÇÃO DE PESSOAS – TEL.11 9.8721-7939

Mais Acessados