Connect with us

Últimas Noticias

Campanha de conscientização sobre retinoblastoma começa hoje

Published

on

Spread the love


A terceira edição da campanha De Olho nos Olhinhos começa hoje (21) com a missão de conscientizar a população sobre os sinais e sintomas do retinoblastoma, tipo de câncer ocular mais comuns em crianças de 0 a 5 anos. Com alcance nacional, a mobilização será realizada em 44 shoppings de 30 cidades brasileiras e contará com a presença de médicos aptos a esclarecer dúvidas sobre a doença e a orientar o público sobre o que deve ser feito em caso de suspeita.

Um dos destaques da edição é a chegada do mascote Flash, um gato que simula um dos sintomas visíveis da doença, o olho de gato. Flash está nas cartilhas e materiais distribuídos ao público e à comunidade médica.

O Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma foi celebrado na última quarta-feira (18). A data foi criada para alertar a sociedade sobre a importância da detecção precoce do retinoblastoma. As ações da campanha chegam este ano a todos os estados do país, em mais de 600 municípios e contam com a parceria de 3.100 farmácias na distribuição de materiais de apoio.Informações sobre a doença também serão divulgadas por meios de comunicação, em estádios de futebol, em transportes coletivos e em embalagens de fraldas.

A ideia da campanha surgiu quando Lua, filha do casal de jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin, foi diagnosticada aos 11 meses com o retinoblastoma. Ao nascer, ela  foi submetida, ainda na maternidade, ao Teste do Reflexo Vermelho (TRV), também conhecido como Teste do Olhinho, que não detectou nenhuma anormalidade. O casal não consultou mais o oftalmologista. Daiana contou que meses depois, Tiago notou algo errado nos olhos da filha. Ela não acreditou e a pediatra descartou qualquer problema. Passado algum tempo, eles perceberam que Lua tinha movimentos irregulares nos olhos. O diagnóstico de tumor avançado nos dois olhos ocorreu após consulta ao oftalmologista.

A falta de informação, segundo Daiana, impediu a detecção precoce da doença. “Nós perdemos uma janela de oportunidade de ter sido diagnosticado antes por falta de informação. Nós  não sabíamos que deveríamos ter exigido ao pediatra  a realização desse exame”, lembra Garbin.

Ela destaca a necessidade de os médicos fazerem o teste do olhinho na criança de três em três meses, nas consultas de rotina, e de as crianças serem submetidas a um exame de fundo de olho com avaliação ao completarem o  primeiro ano de vida. “Por isso entendemos que a informação de saúde precisa ser replicada sempre, porque na correria do dia a dia as pessoas acabam esquecendo. Ainda mais quando falamos de doenças raras e pouco conhecidas”, explica Daiana.

No Hospital do GRAACC em São Paulo, referência no tratamento da doença, cerca de 12% a 15% dos novos casos de retinoblastoma são extraoculares, ou seja, escaparam de dentro do olho, causando metástases e colocando a vida da criança em risco. Segundo a pediatra oncologista do GRAACC, Carla Macedo, o Brasil tem de 250 a 300 novos casos da doença por ano. No mundo esse número fica em torno de 8 mil.

 

Sintomas

Os sintomas mais comuns da doença são a leucocoria, ou olho de gato, em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo visível em fotos tiradas com flash. Tremor nos olhos e alteração na posição dos olhos, como o desvio ocular, conhecido como estrabismo, também são sinais que costumam aparecer. Em todos esses casos, a recomendação dos médicos é que a criança seja levada ao oftalmologista para a realização de exames completos.

A pediatra esclarece que o retinoblastoma pode atingir os dois olhos ou apenas um. Quando acomete os dois olhos, significa que a doença é hereditária, causada por um comprometimento do gene RB, associado à enfermidade. Quando está em um olho só, os médicos costumam classificá-la como uma doença esporádica. Carla Macedo também reforça a necessidade do exame de reflexo vermelho ser feito logo depois do nascimento e durante as consultas regulares ao oftalmologista. “Quando diagnosticado precocemente e tratado em centros de referência, a chance de cura é de 90%.  A grande preocupação é quando demoramos muito para detectar e esse tumor sai do olho, surgindo as metástases, que colocam em risco a vida da criança. Quanto mais cedo a doença for identificada, maior é a chance de cura”, alerta a médica.

Por isso Tiago e Daiana decidiram falar publicamente sobre o caso de Lua, para conscientizar e ajudar outras famílias a chegarem mais cedo ao tratamento. A campanha, que começou em 2022, deu origem à organização não governamental De Olho nos Olhinhos.  Além de  promover a conscientização sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, a instituição ajuda famílias do Brasil inteiro a encontrar médicos, a realizar exames e  a chegar aos centros de referência em caso de diagnóstico confirmado.

Tratamento

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.A pediatra oncologista do GRAACC, Carla Macedo explica que o tratamento do retinoblastoma deve ser feito por uma equipe multidisciplinar, com oncologista, radioterapeuta, oftalmologista, enfermeiro especialista,  e radio intervencionista, responsáveis pelo planejamento baseado na idade e no tamanho do tumor.

De acordo com ela, pode-se usar quimioterapia intravenosa, intra arterial, intra vítria (direto no olho), laser ou crioterapia. “Existem várias ferramentas para várias modalidades que podem ser utilizadas juntas para salvar o olho da criança. Muitas vezes, são vários tratamentos juntos em cada olho. Com essas modalidades de tratamento, a gente tem maior chance de salvar o olho e ainda proporcionar uma visão útil”, afirma a oncologista.

No caso de tumores muito avançados é possível que a criança fique com baixa visão ou precise ter o olho removido (enucleação). Foi o que aconteceu com o jornalista, escritor e criador de conteúdo digital, Fernando Campos, de 31 anos. Ele foi diagnosticado em Natal, no Rio Grande do Norte, quando tinha um ano e meio de idade, depois de algumas pessoas perceberem uma mancha branca no olho dele.

“Foi um choque para a família, porque ninguém espera receber o diagnóstico de câncer, mas meus pais procuraram um tratamento de referência e o encontraram na Filadélfia (EUA).  Lá eu passei por quimioterapia e radioterapia, mas chegou um momento em que o tumor não estava respondendo ao tratamento e já havia um risco de se espalhar para outros órgãos.  Então foi preciso fazer a enucleação e eu passei a usar próteses. Foi assim que perdi a visão, mas venci o câncer”, contou Fernando.

Depois de vencer a batalha contra o câncer de Fernando, a família, inspirada na instituição que os recebeu nos EUA durante o tratamento, fundou a Casa de Durval, em Natal, para oferecer acolhimento às famílias em situação de vulnerabilidade com filhos que tenham câncer infanto-juvenil. “Nossa principal bandeira é o diagnóstico precoce que aumenta muito a chance de cura do câncer infanto-juvenil, principal causa de morte por doença em crianças no nosso país” , ressaltou o jornalista.

Fernando afirmou ainda que viver sem a visão sempre foi muito natural, porque a  família sempre o estimulou a enfrentar desafios. “Eu costumo dizer que seria muito mais difícil perder a visão mais velho ou voltar a enxergar agora porque eu teria que reaprender muita coisa. Minha família sempre me criou muito no mundo. Claro que tive coisas que eu não pude fazer por ser cego, mas é assim com outras pessoas que não puderam fazer outras coisas por outros motivos”, finalizou.

Tiago Leifert e Daiana Garbin conversarão hoje (21)  sobre o tema com o público nos shoppings Eldorado e Taboão, em São Paulo. Em caso de suspeitas de retinoblastoma procure um oftalmologista.É possível entrar em contato com a ONG para obter ajuda pelo e-mail: ajuda@deolhonosolhinhos.org

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política13 minutos ago

STF forma maioria para rejeitar recursos que pedem a volta da ‘revisão da vida toda’ do INSS | Política

Esporte24 minutos ago

Petrobras homenageia 11 paratletas que competiram em Paris

Economia38 minutos ago

Caixa Econômica vai leiloar mais de 500 imóveis

Últimas Noticias39 minutos ago

Glauber Braga e três estudantes são liberados da Cidade da Polícia

Esporte53 minutos ago

TV Brasil transmite jogos da Série B do Brasileirão no fim de semana

Entretenimento1 hora ago

Ivete Sangalo sacode a poeira e dá volta por cima com show no Rock in Rio

Política1 hora ago

Os municípios onde um único voto pode eleger prefeito em 2024 | Eleições 2024

Educação1 hora ago

MEC prorroga inscrições do Enem para o Rio Grande do Sul

Últimas Noticias2 horas ago

UFF se torna 1ª universidade federal do Rio a criar cotas para trans

Política2 horas ago

Quaest: 43% dizem ser de direita em Maceió; 13%, de esquerda

Educação2 horas ago

Senado aprova mudanças no novo ensino médio

Últimas Noticias3 horas ago

Campanha de conscientização sobre retinoblastoma começa hoje

Entretenimento3 horas ago

Quem é a DJ Eli Iwasa, única mulher da música eletrônica no Dia Brasil do Rock in Rio

Política3 horas ago

Saiba o que pode e o que não pode durante propagandas eleitorais

Educação3 horas ago

Institutos federais de educação fazem acordo e encerram greve

Economia4 horas ago

Golpe do amor, do IOF, das redes sociais e do WhatsApp: veja fraudes detectadas pela Receita nas encomendas internacionais

Últimas Noticias4 horas ago

Ana Castela comemora estreia no Rock in Rio e confessa nervosismo para subir ao Palco Mundo: ‘Dor de barriga’ | Rodeio de Jaguariúna

Esporte4 horas ago

Fluminense e Botafogo fazem clássico de opostos no Brasileiro

Política4 horas ago

STF nega recurso de condenada dos atos antidemocráticos que rompeu tornozeleira e fugiu do país

Educação4 horas ago

Santa Catarina recebe audiência pública sobre homeschooling

Últimas Noticias5 horas ago

Luan Santana encanta Rodeio de Jaguariúna com hits românticos de 17 anos de carreira e ‘ar’ de popstar | Rodeio de Jaguariúna

Política5 horas ago

Datafolha: no Rio, 66% consideram mudanças climáticas um risco imediato | Eleições 2024 no Rio de Janeiro

Educação5 horas ago

Após atraso na elaboração, governo Lula envia novo PNE ao Congresso

Últimas Noticias6 horas ago

Dia da árvore: Conheça o jequitibá-rosa de mais de 500 anos que sobreviveu a um incêndio e é árvore símbolo de São José dos Campos, SP

Entretenimento6 horas ago

Pastel da Zara Larson, picanha do Ed Sheeran e banho de mar do Shawn Mendes: os rolês aleatórios do Rock in Rio

Morre Silvio Santos, Apresentador e "Dono do Baú"
Brasil1 mês ago

Morre aos 93 anos Silvio Santos, ícone da televisão brasileira

Internacional7 anos ago

These ’90s fashion trends are making a comeback in 2017

Brasil1 mês ago

Pequenos agricultores recebem ajuda para produzir mais milho

Brasil1 mês ago

Mulheres são treinadas para o trabalho em usinas de cana-de-açúcar | Nosso Campo

Brasil1 mês ago

Educação Financeira #304: o que é e vale a pena a renda fixa isenta de imposto de renda?

Brasil1 mês ago

Bolsa Família 2024: pagamentos de agosto começam nesta segunda-feira; veja calendário | Economia

Entertainment7 anos ago

The final 6 ‘Game of Thrones’ episodes might feel like a full season

Entretenimento2 semanas ago

Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

Economia2 semanas ago

Haddad admite que, no ritmo atual, gastos livres dos ministérios tendem a sumir: 'Vamos ter de fazer um debate sobre isso'

Internacional7 anos ago

According to Dior Couture, this taboo fashion accessory is back

Esporte2 semanas ago

Presidente do IPC quer fomento à participação paralímpica feminina

Entretenimento3 semanas ago

Prêmio da Música Brasileira enfim entende que rock difere de pop e que reggae não pode concorrer com rap

Esporte4 semanas ago

Inter e Ferroviária ficam no 1 a 1 nas quartas do Brasileiro Feminino

Últimas Noticias2 semanas ago

Consulta a locais de votação já está disponível, saiba como acessar

Internacional3 semanas ago

Israel eliminou comandante do Hamas que planejou massacre

Entretenimento3 semanas ago

James Darren, ator de ‘Túnel do Tempo’ e ‘Jornada Nas Estrelas’, morre aos 88 anos

Entretenimento2 semanas ago

Ver o espaço do Canecão em chamas gera a sensação de que boa parte da história da MPB é consumida pelo fogo

Esporte3 semanas ago

Rio de Janeiro recebe Abertura do Mundial Universitário de Praia

Esporte2 semanas ago

Paralimpíada de Paris: Brasil se garante em cinco finais da natação

Economia4 semanas ago

Expointer, uma das feiras mais importantes do agronegócio brasileiro, está de volta no RS | Jornal Nacional

Política4 semanas ago

Lula recebe atletas olímpicos no Palácio do Planalto

Últimas Noticias2 semanas ago

Confira a programação completa da 42ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia | Flores e Morangos

Política2 semanas ago

Vice-presidente da Câmara diz que Lula deu aval para Hugo Motta disputar presidência da Casa

Esporte3 semanas ago

Quatro praias são eleitas para se tornarem santuário do surfe nacional

Política4 semanas ago

Mais de 200 candidatos usam os nomes de Lula ou Bolsonaro nas eleições de 2024