Published
2 meses agoon
By
Órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), a Câmara de Comércio Exterior (Camex) confirmou nesta sexta-feira (29) que recebeu um pedido do Itamaraty para que seja aberto processo para aplicação de medidas de reciprocidade contra os Estados Unidos, em resposta ao tarifaço anunciado pela gestão de Donald Trump contra produtos brasileiros. A medida foi tomada por decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
De acordo com a secretaria-executiva da Camex, o pleito foi compartilhado, nesta sexta-feira, com todos os membros do Comitê-Executivo de Gestão da Camex (Gecex), órgão responsável pela decisão sobre o enquadramento nas hipóteses previstas na Lei de Reciprocidade Econômica, aprovada em abril pelo Congresso Nacional.
Essa legislação facilita a aplicação de tarifas sobre exportações realizadas por outros países para o Brasil e a suspensão de concessões comerciais. O texto foi sancionado por Lula na mesma época, mas alguns pontos ficaram pendentes de regulamentação. Por conta disso, recentemente, o Palácio do Planalto assinou um decreto no qual conclui a regulamentação da lei.
Ainda segundo a Camex, caso seja admitido o pleito de início do processo, o Gecex poderá instituir um grupo de trabalho para a elaboração de proposta com as possíveis ações de reciprocidade. Essa proposta deverá ser submetida, posteriormente, à consulta pública e enviada para deliberação final do Conselho Estratégico da Camex (CEC).
Na prática, a adoção da reciprocidade por parte do Brasil será similiar ao processo de investigação que o Representante de Comércio dos EUA (USTR, na sigla em inglês) iniciou, há alguns meses, contra o Brasil, com base na seção 301 da Lei de Comércio dos EUA. Um exemplo dessa similaridade é que o Brasil também convidará as autoridades americanas a se pronunciarem sobre a investigação em si, como forma de permitir amplo acesso à defesa por parte do governo americano.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2019/L/D/omoozUTXOOoXUAvOEW5Q/container-3118783-1920.jpg)