Published
3 semanas agoon
By
As principais bolsas da Europa encerraram esta quinta-feira (16) em alta, refletindo o arrefecimento nas tensões políticas na França, após o primeiro-ministro, Sébastien Lecornu, passar pelo primeiro de dois votos de desconfiança no Parlamento francês. O movimento foi mais contido no Reino Unido, após dados de atividade econômica virem moderados. Os investidores aguardam o discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, após o fechamento dos mercados à vista.
O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou em alta de 0,63%, aos 571,35 pontos, o FTSE 100, de Londres, ganhou 0,12%, aos 9.436,09 pontos, o DAX, de Frankfurt, avançou 0,38%, aos 24.272,19 pontos, e o CAC 40, de Paris, subiu 1,38%, aos 8.188,59 pontos.
O setor de alimentos e bebidas encerrou em alta de 2,95%, impulsionado pelo avanço nas ações da Nestlé, de 9,02%, após a empresa reportar vendas trimestrais mais fortes do que o esperado. Já as ações da empresa alemã de ciências biológicas Sartorius ganharam 9,98%, refletindo o aumento na receita e na lucratividade.
A sobrevivência de Lecornu ao primeiro voto de desconfiança aconteceu após o primeiro-ministro oferecer a suspensão da reforma previdenciária do presidente Emmanuel Macron para ganhar apoio da esquerda. Analistas apontam que a probabilidade de um acordo orçamentário na França aumentou.
A economia do Reino Unido cresceu 0,1% no mês, informou o Escritório Nacional de Estatísticas nesta quinta-feira, após o Produto Interno Bruto (PIB) ter caído 0,1% em julho. Embora a alta seja modesta, o número veio em linha com o consenso do mercado. Os britânicos ainda aguardam a apresentação do orçamento no final de novembro, com analistas prevendo que o governo aumentará alguns impostos para aderir às regras fiscais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2023/o/y/OzicQeQ0A6zTJAI9PdjA/405462079-1-.jpg)