Published
2 meses agoon
By
As bolsas da Ásia apresentaram queda na segunda-feira, com a realização de lucros afetando alguns grupos de tecnologia japoneses de alto desempenho, embora a China tenha permanecido bem apoiada pelo otimismo em relação aos seus empreendimentos nacionais de inteligência artificial (IA). Um feriado nos Estados Unidos contribuiu para o baixo volume de negociações.
O índice Nikkei 225, do Japão, fechou em queda de 1,24%, a 42.188,79 pontos, e o índice Kospi, da Coreia do Sul, caiu 1,35%, a 3.142,937 pontos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng avançou 2,15%, a 25.617,42 pontos, e, na China continental, o índice Xangai Composto teve alta de 0,46%, a 3.875,53 pontos.
O Nikkei caiu liderado por uma perda de 9% no grupo de chips Advantest, que recuou após subir 49% nos últimos três meses. O índice mais amplo da MSCI de ações da Ásia-Pacífico fora do Japão caiu 0,1%, tendo atingido uma alta de quatro anos na semana passada, devido a uma alta nas ações chinesas. As “blue chips” chinesas subiram 0,2%, tendo subido 10% em agosto, à medida que a liquidez abundante buscava retornos de capital em um ambiente de baixo rendimento.
O PMI industrial da China, compilado pela S&P Global, subiu para 50,5 em agosto, ante 49,5 em julho e superando a pesquisa oficial do governo. As ações de Hong Kong do Alibaba subiram quase 19% na maior alta em um dia desde o início de 2022, devido ao otimismo em relação aos seus negócios em nuvem. Também houve relatos de que a DeepSeek havia optado por chips da Huawei para treinar alguns de seus modelos de IA.
A política tarifária dos Estados Unidos continuou sendo uma preocupação depois que um Tribunal de Apelações decidiu que muitas das taxas abrangentes do presidente Donald Trump eram ilegais, mas as deixou em vigor até meados de outubro, aguardando um recurso à Suprema Corte. A Casa Branca dispõe de outros meios para aplicar impostos setoriais, mas isso coloca em dúvida os acordos comerciais já firmados ou em negociação. As negociações com o Japão encontraram um obstáculo em relação ao arroz, enquanto as negociações com a Coreia do Sul estagnaram.
“Se a Suprema Corte mantiver a decisão, o Tesouro ainda precisará devolver a maior parte dos quase 100 bilhões em impostos alfandegários adicionais arrecadados nos últimos cinco meses, e existe o risco de outros países recuarem em quaisquer acordos preliminares”, observou Paul Ashworth, economista-chefe para a América do Norte da Capital Economics.
Os investidores também estarão cautelosos com os ataques de Trump à independência do Fed esta semana, com a diretora do Fed, Lisa Cook, pronta para apresentar novos argumentos contra sua demissão na terça-feira. Uma audiência de confirmação de Stephen Miran, a escolha de Trump para outro cargo no Fed, está marcada para quinta-feira.
Por fim, a semana será movimentada para os dados dos Estados Unidos, incluindo pesquisas de indústria e serviços, e uma série de números de trabalho culminando no relatório de emprego de agosto na sexta-feira. “Embora os dados de inflação e crescimento não apontem para um corte nos juros, neste momento provavelmente seria necessária uma surpresa positiva significativa no mercado de trabalho para impedir o Federal Reserve (Fed) de avançar, dada a preocupação com a recente e acentuada desaceleração do crescimento do emprego”, disse Michael Feroli, economista-chefe do J.P. Morgan para os Estados Unidos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/u/K/qrAYv5SjqFG5svA7mxtQ/ap25146085091655.jpg)