Published
4 minutos agoon
By

Black Friday: madrugada é hora mais arriscada para golpes, diz Serasa
Apesar do pico de compras na Black Friday ser durante o dia, a maioria das tentativas de golpe ocorre durante a madrugada, segundo a Serasa, citando dados coletados em 2024.
O que você achou do novo formato de vídeo que abre esta reportagem?
Na Black Friday do ano passado, as compras se concentraram entre 10h e 23h, com pico entre 13h e 14h, quando o fluxo ultrapassou 300 mil pedidos por hora.
Na madrugada de quinta para sexta (28 para 29 de novembro de 2024), a Serasa identificou um número menor de compras por hora (65 mil), mas uma taxa de ataques de 2% às 3h da manhã – ou o dobro do encontrado durante o dia.
Tentativas de golpes também foram registradas nas outras madrugadas do período (28 de novembro a 1 de dezembro de 2024).
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Quer fugir de golpes na Black Friday 2025? Comece a comparar preços agora; veja mais dicas
A companhia informa que esse comportamento mostra que os fraudadores agem com “método e precisão, antecipando-se ao pico das promoções para explorar brechas e distrações do consumidor”.
Entre os principais golpes, de acordo com a Serasa, estão:
Phishing (criação de páginas falsas de lojas e ofertas)
Anúncios falsos na internet e redes sociais que levam a sites clonados.
Mensagens fraudulentas de confirmação de compra ou entrega enviadas por SMS, e-mail ou WhatsApp
Troca de QR Code ou chave Pix no checkout, desviando o pagamento para contas de terceiros;
Criação de perfis falsos em marketplaces para coletar informações de clientes.
A Serasa diz ainda que monitorou 5,2 milhões de transações entre 28 de novembro e 1 de dezembro, que movimentaram R$ 3,5 bilhões em vendas.
Fones que ‘traduzem’ vários idiomas: g1 testa AirPods Pro 3 e Galaxy Buds3 Pro
Mais finos que um lápis: g1 testa o iPhone Air e o Galaxy S25 Edge