Conecte-se Conosco
 

Cidades

Associação de blocos lança app com guia para o carnaval de São Luiz do Paraitinga; confira

Publicado

em

Aplicativo para celular conta com regras, orientações, programação e letra das marchinhas. Imagem de arquivo – Bloco da Maricota agita domingo de carnaval em São Luiz do Paraitinga, SP
Leonardo Medeiros
A Associação dos Blocos Carnavalescos (Abloc) de São Luiz do Paraitinga (SP) lançou um aplicativo com um guia para a folia na cidade. A programação começa na noite desta sexta-feira (9).
🎉 Quer receber notícias do carnaval no seu celular? Clique aqui para se inscrever em nosso canal de WhatsApp
Um dos mais tradicionais da região, o carnaval luizense atrai milhares de turistas e conta com blocos famosos como Juca Teles, Maricota e Barbosa – confira a programação completa aqui.
Associação de blocos lança app com guia para o carnaval de São Luiz do Paraitinga
Reprodução/Abloc
O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente em aparelhos celulares, é uma das novidades da folia neste ano – a primeira desde 2020, já que as edições de 2021, 2022 e 2023 foram canceladas.
O serviço conta com:
Manual do folião: uma série de orientações do que não pode ser feito no carnaval luizense
Programação completa: todas as atrações, com datas e horários
Blocos: as letras e músicas das marchinhas
Shows: detalhes das bandas e musicais que tocarão na folia
Exposição: informações da exposição sobre os 40 anos da Marchinha de São Luiz
Associação de blocos lança app com guia para o carnaval de São Luiz do Paraitinga
Reprodução/Abloc
De acordo com a coordenadora da Abloc, Luciana Machado, o objetivo do app é reunir as principais informações do carnaval de São Luiz em um só local e facilitar o acesso dos foliões aos blocos.
“Um dos principais ganhos é diminuir o impacto de impressões. Antes era tudo impresso. Para cada bloco e marchinha tinha uma impressão com a letra. Com o aplicativo está tudo em um só lugar, com música a música para as pessoas poderem escutar. Usamos a tecnologia para preservar a tradição do carnaval de São Luiz”, afirma.
Tradicional Bloco do Barbosa, em São Luiz do Paraitinga
Alice Aires/G1
Veja mais sobre o Vale do Paraíba e região bragantina

Continue Lendo

Cidades

Polícia procura trio acusado de matar PM e a filha dele, de 19 anos, na Vila Medeiros, Zona Norte de SP

Publicado

em

Por

Justiça decretou a prisão temporária dos três e diligências são realizadas para prendê-los. Anderson de Oliveira e a filha – Alycia Peroni Valentim – foram sepultados no domingo (25) na Zona Leste. Trio que matou o PM Anderson e a filha dele na Vila Medeiros, Zona Norte de SP, no sábado (24).
Montagem/g1/Reprodução
A Polícia Civil identificou os três criminosos que mataram um policial militar e a filha dele, 19 anos, na Vila Medeiros, Zona Norte da capital paulista. A Justiça decretou a prisão a prisão temporária do trio. Eles são procurados e ainda não foram presos.
Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
O crime aconteceu na madrugada de sábado (24), quando o cabo Anderson de Oliveira e a filha, Alycia Peroni Valentim, aguardavam a mãe na frente de uma farmácia.
Na tarde deste sábado (24), os investigadores já tinham anunciado a localização do carro usado pelos três suspeitos na fuga do local do crime.
Polícia localiza carro usado por criminosos que mataram PM e a filha dele na Zona Norte de SP
Segundo os policiais, o veículo estava na comunidade São Rafael, em Guarulhos. O local fica cerca de 3 km do local do duplo assassinato.
No carro, os policiais recolheram material biológico e também impressões digitais que ajudaram na identificação dos acusados.
Anderson de Oliveira e a filha foram sepultados na manhã deste domingo (25) no Cemitério São Pedro, na Vila Alpina, Zona Leste de São Paulo.
PM de folga e filha são baleados e morrem na Zona Norte de SP
O que se sabe sobre a morte do PM e da filha dele durante uma troca de tiros na Zona Norte de SP
A Polícia Civil fez um levantamento por câmeras de segurança de comércios vizinhos à drogaria para ajudar nas investigações.
A esposa do policial e o funcionário da farmácia – que testemunharam o crime – foram ouvidos pelos investigadores do DHPP no sábado (24).
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SS), exames periciais foram solicitados e o caso registrado como roubo a estabelecimento comercial e violência resulta morte (latrocínio) no 73º Distrito Policial, do Jaçanã.
Troca de tiros em frente a farmácia na Zona Norte de SP termina com PM e filha de 19 anos mortos
Reprodução/Arquivo pessoal
Quem são as vítimas
Anderson de Oliveira Valentim era cabo da 39º Companhia do 7° Batalhão de Polícia Militar. A filha dele, Alycia Perroni Valentim era estudante de Direito.
Anderson tinha com a esposa um terreiro de Umbanda na Zona Norte da capital. O PM compartilhava a rotina no terreiro pela internet e era engajado em causas sociais. A administração do terreiro lamentou a morte do PM.
“Comunico com profunda tristeza o falecimento de Alycia Perroni Valentim e Anderson Valentim. Este é um momento extremamente delicado, e peço a compreensão e o respeito de todos. Neste momento de luto, buscamos preservar nosso espaço e privacidade. Assim que tivermos mais informações sobre o velório, compartilharemos através das redes sociais”, afirmou o terreiro.
A Polícia Militar também lamentou a morte de Anderson.
Anderson Valentim e a filha Alycia Perroni Valentim foram mortos na madrugada deste sábado (24).
Reprodução
“A família policial-militar lamenta, com profundo pesar, a perda de nosso companheiro, após tentativa de assalto. O Policial fazia parte do efetivo da 39 Cia do 7° BPM/M e sempre atuou com dedicação e amor à causa pública, não medindo esforços para preservar vidas fazendo cumprir o juramento de proteger a sociedade”.
O crime
Anderson de Oliveira Valentim estava de folga. O caso aconteceu na Vila Medeiros, por volta de 5h15. Uma câmera de segurança registrou o crime.
PM de folga e filha são baleados e morrem na Zona Norte de SP
O cabo estava sentado no banco do motorista e a filha dele no banco traseiro. Eles aguardavam a esposa de Anderson sair da farmácia quando três suspeitos se aproximam do veículo.
Ao ver os três homens, que vestiam moletom e máscara cirúrgica, o policial apontou a arma de dentro do carro, no que aparentava ser um sinal de alerta.
Em seguida, um dos homens fez um “joinha” com a mão e passou pela frente do carro na companhia de outros dois companheiros, que tinham os braços levantados.
O criminoso que vestia moletom preto indicou que iria entrar na farmácia, que estava com a porta trancada. No entanto, ele acabou virando para seguir os outros dois, que caminhavam para longe do estabelecimento.
O PM saiu do carro com a arma apontada e foi em direção à parte de trás do veículo. Ao perceber o movimento, o homem de preto sacou uma arma e os dois dispararam. Um dos tiros acertou o cabo e outro a filha que estava no carro.
O socorro chegou a ser acionado, mas eles não resistiram.
LEIA TAMBÉM:
Homem de 46 anos foi baleado ao reagir a assalto no Itaim Bibi; Vídeo
Família com crianças é agredida por ladrões durante roubo de carro na Zona Leste de SP
Roubo a mansão em SP deixa 2 criminosos mortos após confronto com a PM
Fuga e investigação
Os criminosos deixaram o local em um carro cinza. Não há informações se algum deles foi ferido.
Em nota, a RD-RaiaDrogasil disse que “lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com os familiares das vítimas”. Afirmou ainda que está colaborando com as investigações policiais.
Procurada, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) lamentou a morte do PM e afirmou que a ocorrência será registrada no 39º Distrito Policial – Vila Gustavo.

Continue Lendo

Cidades

Suspeito de matar cantor sertanejo de Votuporanga é agente penitenciário, diz polícia | São José do Rio Preto e Araçatuba

Publicado

em

Por


Segundo a Polícia Civil, Rodrigo Marques, de 42 anos, foi preso no interior de MG após matar o sertanejo Gustavo Caporalini, de 39 anos, e fugir de Votuporanga (SP). Suspeito confessou o crime quando foi preso. A motivação do ataque não foi informada.

Continue Lendo

Cidades

Empresária transforma provador de roupas em ‘Truck Gourmet’, expande negócios e atende até em casa de famosos: ‘Movida a desafios’

Publicado

em

Por

Há dois anos no ramo, empresária expandiu os negócios e já atende a diversas cidades da região de Sorocaba (SP). Empresária cria ‘Truck Gourmet’ com provador de roupas, expande negócios e atende até em casa de famosos
Arquivo pessoal
Camila Menchini sempre foi movida por desafios. O maior e, talvez, o mais difícil para ela, foi encontrar sua verdadeira vocação. Ao longo de sua trajetória, trabalhou em empresas de diversas áreas e chegou a ser dona de uma loja de roupas. No entanto, foi no ramo de festas e em um período onde diversos empresários fecharam seus negócios que ela viu a sua vida deslanchar e trabalhar com nomes renomados da indústria musical, como a dupla Rick e Renner e Gian e Giovani.
A paixão da jovem empresária, moradora de Itu (SP), foi “descoberta” em plena pandemia da Covid-19. Ela estava grávida quando precisou fechar sua loja de roupas. Foi aí que se deparou com uma dúvida que, àquela época, parecia ser geral: o que fazer agora?
“Ali já começou o medo, a angústia, frustração. A maternidade traz consigo medo e dúvidas. Com a pandemia, só aumentou”, relembra.
Quando a filha completou quatro meses de vida, Camila decidiu agir. Passou por uma mentoria que a ajudou a entender que possuía o dom para o ramo de festas. Para ela, foi a deixa para iniciar algo que sempre a deu sinais, mas que ela nunca havia percebido.
“Sempre fui eu quem organizava as festas familiares, homenagens e surpresas. Decorava mesas, fazia doces, mas nunca me vi trabalhando nisso […] Isso tudo em meio a uma pandemia que parou o mundo. Empresas fechando portas e eu pensando em abrir”, conta.
Empresária cria ‘Truck Gourmet’ com provador de roupas, expande negócios e atende até em casa de famosos
Arquivo pessoal
Quando Camila precisou fechar a loja de roupas, lembrou que havia levado todos os móveis feitos pelo pai, marceneiro, para sua casa. Pegou o antigo provador do local e, com a ajuda do pai, o transformou em um carrinho gourmet de guloseimas que, em apenas dois anos, apresentaria uma nova vida para ela e a filha.
“[Naquela época], como as festas eram mais íntimas, logo quis fazer algo para iniciar naquele momento. Se ia dar certo, não sabia. Mas eu me encorajei […] Eu fiquei focada desde então. Na época, celebravam apenas em casa com, no máximo, dez pessoas. Então, por que não levar algo diferente para fazer desse momento da pandemia um momento menos doloroso?” questiona.
Segundo a empresária, foi preciso enfrentar o medo de sair de casa para encontrar sua realização. Desde a primeira festa organizada, a jovem não parou mais. “A loja de roupas que eu tinha ficou aberta por dois anos. A ‘Vou de Truck’ nasceu na pandemia e, em dois anos, fez sucesso. Deus sabe o que é melhor para nós. Basta crermos”, diz.
Embora nunca tivesse trabalhado com comidas e iniciado uma nova vida profissional com um carrinho de guloseimas, Camila decidiu expandir os negócios. Atualmente, sua empresa conta com um menu com lanches, pizzas e até mesmo açaí. Os planos, no entanto, não pararam por ali.
“Aprendi tudo na marra. Como fazemos festa na casa das pessoas, tenho muita responsabilidade de prestar atenção em tudo, deixar a casa limpa do mesmo jeito que encontrei. Não me arrependo de nada”, afirma.
“Mudei a rota, aumentei a frota, coloquei mais desafios como um buffet infantil diferencial na cidade que estou abrindo agora, e também mentoria para mulheres e mães que querem se reencontrar”, completa.
Casa dos famosos
Camila já atendeu Mateus e Cristiano (à esquerda), e levou o truck para a festa da neta de Rick, da dupla Rick e Renner
Arquivo pessoal
O sucesso no mundo dos negócios fez com que Camila chegasse a organizar festas para familiares de grandes nomes do cenário musical, como a dupla Rick e Renner, Gian e Giovanni e Mateus e Cristiano. Ela chegou até eles com a ajuda de um empresário da região.
“O bacana é a junção […] Sou eternamente grata a tudo que ele vem impulsionando. Desde então não paramos mais. Já o Rick, sou amiga da filha dele e sempre que podemos estamos próximas. Mateus e Cristiano são de Alphaville e foi uma honra atendê-los. Cada um deles me fizeram emocionar demais. Deus é generoso sempre.”
Em um dos eventos, Camila chegou a organizar o aniversário da neta do cantor Rick. Em outras ocasiões, pôde levar seu foodtruck para casas de shows que receberam a dupla Edson e Hudson.
Desistir, para Camila, é uma palavra inexistente em seu vocabulário. Atualmente, a empresária atende diversas cidades da região e conta com mais de 50 tipos de comida.
“A mulher, quando quer, usa seus superpoderes ao seu favor e faz a diferença no mundo. Sou apaixonada por empreender e por inspirar pessoas a empreenderem também, para que possam ter o seu negócio e assim crescerem cada vez mais. Ainda temos muito a inovar. Nascemos para isso”, finaliza.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Continue Lendo

Cidades

Famesp abre mais de 30 processos seletivos com vagas em unidades hospitalares da região

Publicado

em

Por

Além de vagas para profissionais da saúde, como médico pediatra e nutricionista, há também processos seletivos para outras áreas, como para porteiro, motorista, encanador e engenheiro elétrico. Famesp abre seleção para vários cargos nas unidades hospitalares de Bauru; Hospital Estadual de Bauru (HEB)
Famesp/Divulgação
A Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) está com inscrições abertas para oportunidades de atuação em unidades estaduais de saúde no centro-oeste paulista, como o Hospital Estadual, Maternidade Santa Isabel e Hospital de Base, em Bauru (SP), e o Hospital das Clínicas (HC) de Botucatu (SP).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
As inscrições serão recebidas exclusivamente pelo site da Fundação até o dia 4 de março.
Além de vagas para profissionais da saúde, como médico pediatra e nutricionista, há também processos seletivos para outras áreas, como para os cargos de porteiro, motorista, encanador e engenheiro elétrico.
Somente uma das 30 vagas tem contratação emergencial: a de técnico de enfermagem para atuação em Bauru, com contrato por tempo determinado. Todos os editais já estão disponíveis para consulta na aba “processos seletivos” do site.
O edital contempla vagas de:
Bauru
Oficial administrativo (todas as unidades)
Farmacêutico (todas as unidades)
Fonoaudiólogo (todas as unidades)
Nutricionista (todas as unidades)
Tecnólogo em saúde (todas as unidades)
Técnico de informática júnior (todas as unidades)
Auxiliar de manutenção (todas as unidades)
Porteiro (todas as unidades)
Técnico de enfermagem (Maternidade Santa Isabel – edital 0037/2024)
Técnico de enfermagem (HEB/AME/HMA – edital 0043/2024)
Enfermeiro (Maternidade Santa Isabel – edital 0041/2024)
Enfermeiro (HEB/AME/HMA – edital 0038/2024)
Lactarista (todas as unidades)
Técnico de nutrição (todas as unidades)
Motorista (todas as unidades)
Encanador (todas as unidades)
Médico pediatra (todas as unidades)
Médico reumatologista (todas as unidades)
Médico neurologista adulto (todas as unidades)
Médico neurologista pediátrico (todas as unidades)
Médico auditor (todas as unidades)
Médico neuroftalmologia (todas as unidades)
Médico ortopedista coluna (escoliose) – todas as unidades
Médico ginecologista obstetra (todas as unidades)
Técnico de enfermagem (HEB/ HMA – edital 0701/2024 – emergencial/prazo determinado)
Botucatu
Médico psiquiatra (todas as unidades)
Médico hemoterapeuta (todas as unidades)
Engenheiro elétrico (todas as unidades)
Físico ou físico médico (todas as unidades)
Terapeuta Ocupacional (Rede Lucy Montoro Botucatu)
As taxas de inscrições variam entre R$ 20 e R$ 100. As remunerações são variáveis conforme cargo e jornada.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Continue Lendo

Cidades

Prefeitura de Itapetininga abre processo seletivo para professores; veja como participar

Publicado

em

Por

As vagas são para professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II e Educação Física. Prefeitura de Itapetininga (SP) abre processo seletivo de professores
Prefeitura de Itapetininga/Reprodução
A Prefeitura de Itapetininga (SP) abriu um processo seletivo para contratação de professores. São 63 vagas imediatas e outras 87 para cadastro reserva.
As vagas são para professores de educação infantil, ensino fundamental I e ensino fundamental II e educação física.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
As inscrições podem ser feitas presencialmente das 9h às 17h, na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), no prédio da Fundação Kerning Bazarian (FKB).
O contrato para os profissionais selecionados vai durar até o dia 18 de dezembro de 2024. O valor da hora aula será de R$22,11.
O processo seletivo terá apenas uma etapa, com análise curricular dos documentos entregues no momento da inscrição.
O que levar
Currículo completo;
RG;
CPF;
Certidão de nascimento ou casamento;
Comprovante de endereço atual;
Certidão de conclusão de magistério ou diploma de graduação em pedagogia;
Histórico escolar;
Declaração de tempo de serviço (se houver);
Declaração de antecedentes criminais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo; Cópia da carteira de reservista se do sexo masculino;
Cópia da carteira profissional de trabalho que comprove tempo de serviço como professor.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Continue Lendo

Cidades

Estudo feito em Rio Preto aponta epidemia de ansiedade entre mulheres acima de 40 anos: ‘Sensação de iminência’

Publicado

em

Por

De 8.384 casos de pacientes com sintomas de ansiedade analisados, 78% envolvem mulheres. Estudo foi publicado em revista internacional sobre psquiatria. Pandemia fez aumentar em mais de 25% número de casos de depressão e ansiedade no mundo. Mulheres foram as mais afetadas.
Pexels
O noroeste paulista vive uma epidemia de ansiedade, indicam pesquisadores da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). O estudo, publicado em uma revista internacional sobre psiquiatria, em janeiro deste ano, analisou dados de atendimentos do ambulatório de psiquiatria do Hospital de Base (HB) de Rio Preto.
De acordo com o estudo, mulheres de 45 anos são as principais pacientes atendidas com sintomas de ansiedade.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Estudo analisou dados de prontuários do HB de Rio Preto
Divulgação
A pesquisa foi coordenada pelo psicanalista Gláucio Camargo e supervisionado pelo psiquiatra Gerardo Araújo Filho, chefe do programa de residência médica em psiquiatria da Famerp.
Foram analisados 8.384 casos e, em 78% deles, as pacientes identificadas eram mulheres com média de idade de 45 anos. O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) foi identificado como o mais comum entre elas.
A pesquisa mostrou que os sintomas predominantes foram tristeza, ansiedade e irritabilidade, sendo os medicamentos mais prescritos os ansiolíticos – remédios que impedem a receptação de serotonina, neurotransmissor que, em níveis adequados, promove o bom-humor.
Apesar das mulheres serem maioria, ansiedade também atinge homens
Reprodução/TV Globo
Como é viver com ansiedade?
Preocupações, desespero e ameaça. Esses são alguns dos sintomas que Mariana Barbosa de Oliveira Grespan, de 30 anos, descreve sobre a ansiedade. A moradora de Rio Preto relatou ao g1 os desafios de lutar contra a doença diariamente.
“Me sinto muito preocupada. Coisas pequenas tomam uma proporção enorme, não consigo relaxar nem para dormir, não consigo controlar meus pensamentos, sensação de iminência, como se uma coisa muito ruim fosse acontecer a qualquer momento. Entro em pânico, desespero mesmo, medo do que os outros vão pensar de mim”, detalha Mariana.
Mariana Barbosa de Oliveira Grespan contou ao g1 sobre a luta contra a ansiedade
Mariana Barbosa de Oliveira Grespan/Arquivo pessoal
Cobrança social e psicológica
De acordo com psicanalista Gláucio Camargo, responsável pelo estudo, o número de mulheres que sofrem com ansiedade é reflexo de cobranças sociais e psicológicas. “Embora o transtorno também se desenvolva nos homens, sabe-se que a carga de cobrança social e psicológica sobre as mulheres é extenuante”, comenta.
Segundo o especialista, os dados reforçam a necessidade de um novo modelo de atenção em saúde mental no Brasil.
“Há escassez de estudos e serviços de referência na área de saúde mental na região noroeste do estado de São Paulo. São necessárias avaliações detalhadas sobre as regiões cobertas pelo serviço e o perfil do usuário atendido. A oferta de serviços específicos para realidades como essas ajuda na melhoria da qualidade de assistência em saúde mental, além de conseguir entender uma perspectiva clínica diferente”.
De acordo com psicólogo, Brasil necessita de novas políticas de saúde pública para combater ansiedade
Gláucio Camargo/Arquivo Pessoal
No entanto, continua Gláucio, um novo modelo necessita de um mapeamento de quais parcelas da população são as mais necessitadas. Além disso, as práticas precisam estabelecer mecanismos que abracem perfis de sintomas que essa determinada população compartilha entre si.
“É importante lembrar que os prejuízos em saúde mental são responsáveis por grande parte do comprometimento na qualidade de vida no Brasil e no mundo”, finaliza Gláucio.
Sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada:
Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar);
Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer;
Preocupações exageradas com a saúde, dinheiro, família ou trabalho;
Medo extremo de algum objeto ou situação em particular;
Medo de ser humilhado publicamente,
Falta de controle sobre os pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independente da vontade;
Pavor depois de uma situação muito difícil.
Além desses sintomas, também são comuns: boca seca, náuseas, taquicardia e tremedeira.
*Colaborou sob a supervisão de Matheus Arruda
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Continue Lendo

LOCALIZAÇÃO DE PESSOAS – TEL.11 9.8721-7939

Mais Acessados