Connect with us

Noticias

Acusada de matar nora: veja quais crimes recaem sobre idosa e entenda se idade pode amenizar pena em caso de condenação

Published

on

Acusada de matar nora: veja quais crimes recaem sobre idosa e entenda se idade pode amenizar pena em caso de condenação




De morte à denúncia do MP: veja cronologia do caso Larissa Rodrigues
Acusada de matar a nora, Larissa Rodrigues, e investigada por envolvimento na morte da filha, Nathália Garnica, Elizabete Arrabaça, de 68 anos, pode pegar até 40 anos de prisão por cada um dos crimes, caso seja condenada no primeiro e caso fique comprovada a participação dela no segundo.
No dia 3 de julho, a Justiça a tornou ré, juntamente com o filho, Luiz Antônio Garnica, pela morte de Larissa. Os dois respondem por feminicídio qualificado por motivo torpe, meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da professora.
O julgamento ainda não foi marcado, mas, de acordo com o advogado Daniel Pacheco, professor de direito penal na Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (SP), pode ter um desfecho mais rápido porque a acusada é uma pessoa idosa.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
“O artigo 71 da Lei nº 10.741/2003 [Estatuto do Idoso] garante a prioridade na tramitação dos processos judiciais em que figure pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. Assim, o processo dela deve ter um desfecho mais rápido”.
Por lei, o tempo máximo que uma pessoa pode ficar presa no Brasil é de 40 anos. A pena do feminicídio é de 20 a 40 anos, que pode ser aumentada de um terço a metade da pena por causa das qualificadoras.
No caso da morte de Larissa, são três: motivo torpe, meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima
“Assim, a pena pode variar aproximadamente entre 27 e 60 anos. Se ela for condenada a 60 anos, a maior pena possível neste caso concreto, cumprirá 40. Todavia, todos os benefícios são calculados com base na pena total”.
Enquanto as investigações sobre a morte de Larissa já se tornaram uma ação penal e os réus já foram, inclusive, citados, o inquérito policial sobre a morte de Nathália ainda não foi finalizado.
LEIA TAMBÉM
Dinheiro e raiva podem ter motivado crimes de mulher contra amiga, nora e filha no interior de SP, diz polícia
Polícia aponta que veterinária foi morta pela mãe por causa de dinheiro e investiga irmãos por envolvimento no crime
Ao g1, a Secretaria de Segurança Pública informou que o caso segue em andamento na 3ª Delegacia de Homicídios da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Ribeirão Preto (SP).
“O laudo toxicológico indicou a presença de carbofurano no organismo da vítima. Demais elementos reunidos pela autoridade policial estão em análise para o completo esclarecimento dos fatos e a responsabilização dos envolvidos”.
Elizabete Arrabaça é suspeita da morte da filha, Nathália Garnica, e acusada da morte da nora, Larissa Rodrigues
Reprodução/g1
Em nota enviada ao g1, os advogados de Elizabete, Bruno Corrêa Ribeiro e João Pedro Soares Damasceno, afirmam que a idosa é inocente nos dois casos.
“Elizabete Eugenio Arrabaça é inocente de qualquer crime, recaindo sobre ela o princípio constitucional da presunção de inocência, e buscamos chancelar essa inocência no devido processo legal, para que ela retome sua liberdade o quanto antes e, ao final, tudo se esclareça”.
O g1 também entrou em contato com o Ministério Público, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Idade como atenuante e prescrição de crime
Entre as circunstâncias que atenuam a pena, de acordo com o Código Penal Brasileiro, está ser a pessoa culpada maior de 70 anos na data da sentença.
Para Pacheco, esta pode ser uma atenuante válida para Elizabete caso o julgamento aconteça após 2027, quando ela completa 70 anos.
“Todavia, a redução da pena por atenuante é bem pequena, normalmente um sexto”.
Ainda de acordo com o Código Penal, são reduzidos de metade os prazos de prescrição quando o criminoso era, na data da sentença, maior de 70 anos.
O crime de feminicídio, normalmente, tem um prazo prescricional de 20 anos. Se a pessoa é maior de 70, passa a ser de 10 anos.
“Todavia, acredito ser pouco provável que tenhamos a prescrição neste caso concreto. Isso porque este prazo de dez anos, que já é longo, costuma ser interrompido muitas vezes ao longo do processo, voltando para o zero. Assim, o prazo prescricional começou a correr no dia em que a Larissa morreu”.
Segundo Pacheco, com o recebimento da denúncia do Ministério Público pelo juiz no começo do mês, o foi interrompido e voltou para o zero. E é isso que acontece a cada nova movimentação do processo.
“Dentro de alguns meses, se for decidido que eles devem ser julgados pelo Tribunal do Júri, o prazo é novamente interrompido e assim por diante. É bem difícil ocorrer a prescrição, mesmo com o prazo pela metade”.
Os crimes contra Larissa
Elizabete é acusada de feminicídio qualificado pela morte da nora, Larissa Rodrigues, por motivo torpe, meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da professora.
Ela está presa desde o dia 6 de maio, mas a defesa entende que a prisão é ilegal e informou que se prepara para apresentar a primeira defesa técnica para contra-argumentar a acusação pela morte de Larissa, especialmente a negativa de autoria.
“Entendemos que a prisão é ilegal, pois não preenche os fundamentos legais, dentre os quais, ‘garantia da ordem pública, conveniência da instrução criminal e assegurar a aplicação da lei penal’. Na hipótese, por Elizabete também contar com diversas comorbidades, seria mais bem aplicada as medidas cautelares diversas da prisão ou a substituição da prisão por domiciliar, ainda que com monitoração eletrônica”.
Os crimes contra Nathália
O principal motivo pelo qual Elizabete passou a ser investigada pela morte da filha, Nathália Garnica, foi o resultado da exumação do corpo da mulher, que apresentou a presença de chumbinho.
A cachorra dela, que morreu 15 dias antes da tutora e estava sob os cuidados de Elizabete, também foi exumada, mas o resultado ainda não ficou pronto. A suspeita da polícia é de que a idosa tenha testado a substância no animal antes de envenenar a filha.
Elizabete nega autoria neste caso também, mas passou a ser suspeita por, assim como aconteceu com Larissa, também foi a última pessoa a ver Nathália com vida. As duas morreram entre fevereiro e março deste ano.
“Inobstante Elizabete figurar como investigada na morte da própria filha, também existe negativa de autoria, pois ela sempre negou qualquer crime, sendo certo que não existem demais elementos que comprovem, ou amenos demonstrem, que Elizabete teve participação. Cabe, portanto, aos órgãos de persecução encontrarem indícios mínimos de autoria e materialidade que liguem a morte de Nathalia à sua mãe Elizabete Eugenio Arrabaça”, diz a defesa.
Surgimento de novos casos
Na sexta-feira (25), a Polícia Civil de Ribeirão Preto informou que passou a investigar mais uma morte por suspeita de envenenamento contra Elizabete. A vítima é uma amiga dela, que morreu há nove anos, e o corpo da mulher, que tinha 80 anos, deve ser exumado.
Segundo o delegado José Carvalho de Araújo, os indícios da morte de Élide Guide surgiram em depoimentos no curso das investigações das mortes de Larissa e Nathália e por meio de denúncias.
“Chegou um depoimento de que teria acontecido com ela o mesmo que aconteceu com a filha e a nora da Elizabete. Nós vamos, inicialmente, analisar os documentos do Serviço de Verificação de Óbito, ouvir as pessoas que tiveram, de alguma forma, envolvimento com essa pessoa e que tiveram algum conhecimento da relação de amizade das duas. Isso é importante para o inquérito”.
Para o delegado, é possível que Elizabete tenha cometido dezenas de crimes ao longo da vida, com sobreviventes ou não. Ele disse que vai investigar todos os casos que surgirem com relatos semelhantes envolvendo a idosa.
“Dinheiro e raiva podem ter sido a motivação [dos crimes]. Teve momentos de muita raiva da filha. A gente acredita que, realmente, ela não fez só esses casos. Pelo tempo de vida que ela tem e pela forma como reagiu a tudo até agora, mostra ser uma pessoa que tem traços seríssimos de transtorno”.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja quanto a Meta lucrou com anúncios de golpes, segundo a empresa
Noticias18 minutos ago

Veja quanto a Meta lucrou com anúncios de golpes, segundo a empresa

Após briga em grupo de mensagens, policial mata vizinho a tiros no DF | Distrito Federal
Noticias22 minutos ago

Após briga em grupo de mensagens, policial mata vizinho a tiros no DF | Distrito Federal

Gleici e a derrota do Brasil virtual | G1 – Rio de Janeiro
Noticias25 minutos ago

Gleici e a derrota do Brasil virtual | G1 – Rio de Janeiro

Trânsito ao redor da Avenida 31 de março é liberado em Votorantim
Noticias26 minutos ago

Trânsito ao redor da Avenida 31 de março é liberado em Votorantim

Em Belém, Lula abre Cúpula do Clima nesta quinta-feira
Noticias31 minutos ago

Em Belém, Lula abre Cúpula do Clima nesta quinta-feira

Isenção do IR é vitória dos trabalhadores, dizem centrais sindicais
Economia32 minutos ago

Isenção do IR é vitória dos trabalhadores, dizem centrais sindicais

Família tenta provar na Justiça que carioca foi preso por engano ao desembarcar no Aeroporto Galeão
Noticias41 minutos ago

Família tenta provar na Justiça que carioca foi preso por engano ao desembarcar no Aeroporto Galeão

Cachorro ‘motociclista’ chama a atenção em via do DF; vídeo | Distrito Federal
Noticias1 hora ago

Cachorro ‘motociclista’ chama a atenção em via do DF; vídeo | Distrito Federal

A fraude Vingadores – Guerra Infinita (com spoilers) | G1 – Rio de Janeiro
Noticias1 hora ago

A fraude Vingadores – Guerra Infinita (com spoilers) | G1 – Rio de Janeiro

Alfred Hitchcock é tema de mostra no MIS; fotos e manuscritos doados por filha de cineasta são destaques
Noticias1 hora ago

Alfred Hitchcock é tema de mostra no MIS; fotos e manuscritos doados por filha de cineasta são destaques

Polícia de SP faz operação contra comércio de bebidas adulteradas
Noticias2 horas ago

Polícia de SP faz operação contra comércio de bebidas adulteradas

Tarifaço dos EUA ajudou a diminuir os preços dos alimentos no Brasil?
Economia2 horas ago

Tarifaço dos EUA ajudou a diminuir os preços dos alimentos no Brasil?

Agências bancárias são atacadas por criminosos armados em Nova Ponte
Noticias2 horas ago

Agências bancárias são atacadas por criminosos armados em Nova Ponte

Eixão Sul é fechado após taxista sofrer parada cardiorrespiratória | Distrito Federal
Noticias2 horas ago

Eixão Sul é fechado após taxista sofrer parada cardiorrespiratória | Distrito Federal

Prefeitura do Rio antecipa prazo para blocos de rua se inscreverem para carnaval de 2019
Noticias2 horas ago

Prefeitura do Rio antecipa prazo para blocos de rua se inscreverem para carnaval de 2019

Jovem que sumiu de casa de recuperação para dependentes químicos é encontrado em Sorocaba
Noticias2 horas ago

Jovem que sumiu de casa de recuperação para dependentes químicos é encontrado em Sorocaba

Festival Cidades do Futuro reúne artistas e ativistas em Salvador
Noticias3 horas ago

Festival Cidades do Futuro reúne artistas e ativistas em Salvador

Censo 2022: pela 1ª vez, menos da metade das famílias são formadas por casais com filhos
Economia3 horas ago

Censo 2022: pela 1ª vez, menos da metade das famílias são formadas por casais com filhos

Candidatas ao Miss Universo abandonam apresentação após organizador dar bronca na Miss México
Entretenimento3 horas ago

Candidatas ao Miss Universo abandonam apresentação após organizador dar bronca na Miss México

Sine de Araguari suspende parte do atendimento à população nesta semana
Noticias3 horas ago

Sine de Araguari suspende parte do atendimento à população nesta semana

Campo progressista não pode romantizar segurança, diz Contarato
Política3 horas ago

Campo progressista não pode romantizar segurança, diz Contarato

PF faz buscas em casas de políticos e órgãos públicos em MT, DF e SP após delação de ex-governador | Mato Grosso
Noticias3 horas ago

PF faz buscas em casas de políticos e órgãos públicos em MT, DF e SP após delação de ex-governador | Mato Grosso

Nova fase da Lava Jato investiga propina de R$ 200 milhões para MDB, PT e ex-funcionários da Petrobras
Noticias3 horas ago

Nova fase da Lava Jato investiga propina de R$ 200 milhões para MDB, PT e ex-funcionários da Petrobras

Jovem e adolescente são detidos após serem flagrados em carro com placas adulteradas
Noticias3 horas ago

Jovem e adolescente são detidos após serem flagrados em carro com placas adulteradas

Entenda como é calculada a nota das provas objetivas do Enem 2025
Noticias4 horas ago

Entenda como é calculada a nota das provas objetivas do Enem 2025

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional4 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias4 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia4 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política4 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia4 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política4 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia4 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias4 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional1 mês ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia3 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação4 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional4 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias4 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia4 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política4 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política4 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias4 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional4 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política4 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento4 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional4 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento4 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia4 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias4 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias4 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri