Conecte-se Conosco
 

Cidades

Acadêmicos da Vila faz homenagem para Zé Mendonça no Carnaval 2024

Publicado

em

Empresário José Mendonça virou tema da escola de samba de Bragança Paulista, o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Acadêmicos da Vila Aparecida A escola de samba Acadêmicos da Vila, de Bragança Paulista, prestou uma homenagem ao empresário José Mendonça neste Carnaval 2024. O nome do enredo foi “Da Ilha da Madeira à Morada do Samba”, relembrando que Zé Mendonça, nascido em Portugal, se mudou para o Brasil e fez sua morada na cidade de Bragança.
Acadêmicos da Vila faz homenagem para José Mendonça
Divulgação
Proprietário da rede “Supermercados Mendonça”, o empresário português nasceu na cidade de Ilha da Madeira, morou na Venezuela e depois se mudou para o Brasil. Antes de se estabelecer em Bragança Paulista, chegou a morar em São Paulo.
Francislaine de Siqueira Calazans, presidente da escola de samba Acadêmicos da Vila, falou sobre a escolha do samba enredo. “Ele (José Mendonça) é um empreendedor que cresceu na nossa zona norte. Nós bragantinos somos muito gratos por todo seu apoio em educação, saúde, música, lazer, cultura, tudo. Tivemos a ideia, fomos até a família para pedir a autorização e deu tudo certo. Então foi uma homenagem muito importante. Dentro do Carnaval, a gente sempre aprende. E conhecemos uma história inspiradora”, contou.
Fran, presidente da escola, ao lado do homenageado José Mendonça
Divulgação
“O trabalho social desenvolvido pelo Mendonça, realizado muitas vezes no anonimato, beneficia a comunidade da zona norte e entidades assistenciais de toda cidade. Foi uma homenagem marcante, em vida, enfim, foi muito especial”, acrescentou.
Salve o Zé!
A letra da música destaca: “Salve o Zé, português do Brasil. Salve o Zé, mais bragantino do Brasil”. A escola fabricou mais de 500 fantasias, contando com 700 foliões em 13 alas específicas com os carros alegóricos. Confira abaixo a letra completa do samba-enredo “Da Ilha da Madeira à Morada do Samba” – sucesso no Carnaval 2024 de Bragança Paulista.
Acadêmicos da Vila faz homenagem para José Mendonça
Divulgação
Muito emocionado, José Mendonça agradeceu a homenagem:
“Todos sabem que sou simples, não gosto muito de entrevistas, de aparecer. Mas fiquei muito honrado com a homenagem. E principalmente com o carinho de todos da escola comigo e com a minha família. Agradeço a todos de coração, muito obrigado”, disse Mendonça.
O carnavalesco Domingos de Silva Leite, o Mingo da Vila, foi o responsável por entrevistar Mendonça no momento inicial para a construção do samba-enredo. “Primeiramente fizemos o convite. Depois de aceito, fiz a entrevista com ele para coletar informações necessárias para o enredo. E foi aí que descobri a vida simples que ele teve na infância e o quanto ele é simples até hoje. Infância difícil em Portugal, família com oito crianças e ela toda na agricultura. Uma trajetória muito inspiradora e especial”, comentou.
“Fiquei entusiasmado com o apoio de toda família Mendonça para o nosso Carnaval. Chegamos a um samba fácil de cantar e muito marcante”, detalhou Mingo.
O desfile das escolas de samba do Grupo Especial de Bragança Paulista, na Passarela do Samba, no Posto de Monta, foi agendado para os dias 11, 12 e 13 de fevereiro. A Acadêmicos da Vila com o desfile no dia 11, domingo, às 22h30.
Sobre a Acadêmicos da Vila
O Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Acadêmicos da Vila completou 49 anos de história em 2024. Foi fundada em 12 de outubro de 1975. Suas cores são o azul e o branco. Já conquistou o carnaval de sua cidade por 15 vezes. É considerada uma das mais tradicionais e famosas escolas de samba de toda região. A primeira estrela veio no ano de 1979, com o enredo “O reino dos Orixás”.
Acadêmicos da Vila em destaque
Divulgação
A escola tem como emblema um exuberante pavão, símbolo da alma, da paz, da beleza, da prosperidade, do amor e da compaixão. Na bateria, a Pulso Forte é quem encanta toda multidão.
Após dois anos sem as festividades de carnaval, devido à pandemia, a agremiação levou para a avenida em 2023 o enredo “Mojubá Portela”, do carnavalesco Jeff Stravinsky, onde contou a história da madrinha da agremiação, a poderosa Portela.
Depois, em 2024, foi a vez de homenagear José Mendonça.
Sobre José Mendonça
Em 1991, José Mendonça e sua esposa, Regina Mendonça, deram início ao Grupo S.M. Mendonça. A princípio era um pequeno mercado de 180 metros quadrados em Bragança. O “Mercadinho do Português” – como era conhecido informalmente. Em 1994, passou a ter 500 metros quadrados de área. E as melhorias não pararam por aí…
Foto de arquivo do “mercadinho do português”
Divulgação
Em 2004, houve nova ampliação e modernização. O supermercado passou a ter 750 metros quadrados. Inaugurou ainda o Mendogaz. Em 2008, passou a ter 1.100 metros quadrados de área construída, com um amplo estacionamento coberto, e criou o Mendocard, o Cartão Fidelidade. De 2014 a 2016, o Mendonça passou de 5.000m2 para 9.500m2 de área construída (desses, 1.900m2 de loja), com a mais impactante das reformas desde a sua fundação, tanto estrutural quanto tecnológica.
Foto histórica da família de José Mendonça em Portugal
Arquivo Pessoal/ Divulgação
Em 2023, a rede Supermercados Mendonça inaugurou a loja no Centro de Bragança Paulista, na Avenida Imigrantes, com mais de 5.000m2 de área construída, com a mesma variedade, qualidade e atendimento em todos os setores.
José Mendonça recebeu o título de Cidadão Bragantino em 27 de março de 2015 da Câmara dos Vereadores de Bragança Paulista. Em 1º de junho de 2023, a Câmara dos Vereadores concedeu a ele o Cartão de Prata pelo seu empreendedorismo (“em reconhecimento ao seu empreendedorismo e relevante trabalho no desenvolvimento do comércio bragantino”).
Homenagem na Câmara de Bragança Paulista
Divulgação
Clique aqui para saber mais sobre a história da empresa.
Homenagem Mendonça Carnaval 2024
Letra do samba-enredo
VEM NO VIRA DA VILA
SEGURA QUE EU QUERO VER
A HOMENAGEM É PRA VOCÊ
DA ILHA DA MADEIRA À MORADA DO SAMBA
ZÉ MENDONÇA É NOSSO BAMBA!
MEU PAVÃO VAI EMBARCAR NESTA MAGIA
BUSCAR NOS BRAÇOS DA TERRINHA
A HISTÓRIA DE UM GUERREIRO IDEALIZADOR
O MAR BANHOU OS SONHOS DE UM MENINO
NAS LENDAS NAVEGOU O SEU DESTINO
HERMES É SEU GRANDE PROTETOR
HOMEM DO CAMPO SEMEOU
A SABEDORIA REGEU SEU CAMINHAR
NA FESTA DAS FLORES SE ENCANTOU
UM BAILINHO DANÇOU
COM UM BOM VINHO PRA SABOREAR
CHEGA PRA CÁ, A CASA É PORTUGUESA
VOU TE MOSTRAR O FADO COM CERTEZA
É DEUS QUE ILUMINA E FAZ REINAR A VIDA INTEIRA
EM TERRAS BRASILEIRAS
EM SÃO PAULO, ENTÃO CHEGOU
SEU CAMINHO TRILHOU
A CADA OPORTUNIDADE
NASCE UM LEGADO DE AMOR
UMA LINDA PAIXÃO
ETERNIZADA NA ” SANTÍSSIMA TRINDADE”
COM “AS SENHORAS” DO SEU CORAÇÃO, TODA FÉ E DEVOÇÃO
JÁ EM BRAGANÇA, DEIXOU HERANÇA
SUA DINASTIA CONSTRUIU
APLAUSOS A ESTE GÊNIO INOVADOR
GENEROSO E EMPREENDEDOR
SALVE O ZÉ, PORTUGUÊS DO BRASIL
SALVE O ZÉ, MAIS BRAGANTINO DO BRASIL

Continue Lendo

Cidades

Mogi das Cruzes tem vacinação contra a dengue neste sábado

Publicado

em

Por

População vai encontrar doses em oito Unidades Básicas de Saúde( UBS). Imunização é para crianças de 10 anos e 11 anos. Vacina contra a dengue será aplicada em oito UBS’s de Mogi das Cruzes neste sábado
SES
Mogi das Cruzes abre oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) neste sábado (24), para a vacinação contra a dengue.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
De acordo com a Prefeitura, a vacinação acontece das 9h às 16h, para crianças de 10 anos a 11 anos.
Para receber a dose é preciso apresentar documento pessoal da criança e do responsável acompanhante; caderneta de vacinas de rotina; comprovante de endereço ou cartão SIS.
Confira as UBS’s abertas neste sábado
UBS Alto Ipiranga: avenida Capitão Joaquim de Melo Freire, 700
UBS Braz Cubas: rua Padre Álvaro Quinones Zuniga, 340
UBS Ponte Grande: avenida Lothar Waldemar Hohene, 70
UBS Vila Natal: rua Cardoso Siqueira, 2.650
UBS Vila Nova Aparecida: rua Aloisio Azevedo, 53
USF Nova Jundiapeba: rua Dolores de Aquino, 601
UBS Vila Suíssa: avenida Ricieri José Marcatto, 310
UBS Santa Tereza: rua Kazumo Sumizono, 1.181
Para receber a dose é preciso apresentar documento pessoal da criança e do responsável acompanhante; caderneta de vacinas de rotina; comprovante de endereço ou cartão SIS.
A vacina é contraindicada para pessoas com Imunossupressão doenças ou terapias imunossupressoras, transplantes, HIV/AIDS), gestantes e lactantes.
Não serão vacinadas pessoas residentes fora das áreas contempladas com a vacinação definidas pelo Ministério da Saúde.
A vacina é contraindicada para pessoas com Imunossupressão, doenças ou terapias imunossupressoras, transplantes, HIV/AIDS), gestantes e lactantes.
Veja os casos recomendados para adiamento ou precaução em relação a vacina da dengue
Pessoas com histórico de alergias graves a um dos componentes da vacina ou dose anterior;
Em casos de doenças agudas com febre;
Pessoas com doenças crônicas ou com problemas de coagulação;
Adolescentes com potencial de engravidar: evitar a gravidez por 3 meses;
Adolescentes que tiveram dengue recentemente, devem aguardar 6 meses para receber a 1ª dose;
Adolescentes que porventura tenham sido vacinados no serviço privado, não receberão a dose novamente.
Assista a mais notícias

Continue Lendo

Cidades

Censo 2022: Mais de 180 mil moradores do Alto Tietê não têm coleta de esgoto

Publicado

em

Por

Santa Isabel conta apenas com 70,7% da população contemplada com o serviço. Além disso, todas as cidades da região contam com mais de 90% da população com coleta de lixo. Censo aponta que cidades do Alto Tietê ainda não têm rede de esgoto suficiente para todos os moradores
Reprodução/ TV Diário
Dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que mais de 180 mil moradores do Alto Tietê não têm coleta de esgoto. Segundo a pesquisa, 1,6 milhões de pessoas vivem na região.
A cidade com o índice mais baixo é Santa Isabel, onde apenas 70,7% da população é contemplada com o serviço.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Nenhum município da região alcançou 100% de coleta de esgoto. Em termos de comparaçao, é como se toda a população de Biritiba-Mirim (29.683), Guararema (31.236), Salesópolis (15.202) e Santa Isabel (53.174), somada à metade dos habitantes de Arujá (43.339), não tivesse acesso à saneamento.
LEIA MAIS:
MAPA: Veja quantas pessoas têm água, esgoto, banheiro e coleta de lixo na sua cidade
IBGE atualiza número de habitantes de 4 cidades do Alto Tietê; população da região cresce 12,9% em 12 anos
Santa Isabel, com apenas 70,7%, é a cidade da região com o menor índice. Por outro lado, Poá é o município com a maior cobertura de coleta de esgoto na região, de acordo com a pesquisa.
O Censo 2022 também detalha a situação da coleta de lixo nas cidades da região. Todas as cidades da região contam com mais de 90% da população com a prestação do serviço, sendo que a menor taxa é observada em Salesópolis, com 90,1%, e a maior em Poá, com 99,6%.
Os dados do Censo 2022 sobre água, esgoto, banheiro e coleta de lixo no Alto Tietê podem ser conferidos aqui.
Dados nacionais
Novos dados divulgados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram como é o acesso ao saneamento básico e à coleta de lixo nos municípios do Brasil.
Os indicadores melhoraram desde 2010. O percentual de pessoas vivendo em lares:
com descarte adequado de esgoto subiu de 64,5% para 75,5;
com banheiro exclusivo (não compartilhado), de 64,5% para 97,8%;
com coleta de lixo, de 85,8% para 90,9%;
com ligação à rede geral de água (a forma mais comum), de 81,5% para 86,6% (incluídos os que não utilizam a rede como forma principal).
Ainda assim, 2022, o Brasil tinha:
49 milhões de pessoas em residências sem descarte adequado de esgoto (24% da população);
18 milhões sem coleta de lixo (9%);
6 milhões sem abastecimento de água adequado (3%);
1,2 milhão sem banheiro ou sequer um sanitário (0,6%).
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Continue Lendo

Cidades

PF prende passageira com 14,5 kg de ‘supermaconha’ na bagagem em Viracopos

Publicado

em

Por

Segundo a PF, a mulher de 20 anos desembarcou de um voo que partiu de Manaus (AM). A droga estava na bagagem despachada. Mulher foi presa com ‘supermaconha’ na mala no Aeroporto de Viracopos
A Polícia Federal de Campinas (SP) prendeu em flagrante uma passageira com 14,5 quilos de skunk, droga conhecida como “supermaconha”, no Aeroporto de Viracopos, na madrugada deste sábado (24).
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Segundo a PF, a mulher de 20 anos desembarcou de um voo que partiu de Manaus (AM). A droga estava na bagagem despachada.
Um vídeo feito pelos agentes mostra os tijolos de skunk dentro da mala, junto com dois travesseiros (assista acima).
Polícia Federal e Receita Federal prendem passageira com 14,5 kg de skunk em Viracopos
Divulgação/PF
A prisão ocorreu durante fiscalização no terminal de passageiros e bagagens, pela Polícia Federal e Receita Federal, em uma operação,
A mulher ficou presa e deve responder por tráfico de drogas.
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Continue Lendo

Cidades

VÍDEO: PM de folga e filha de 19 anos morrem após troca de tiros com criminosos em frente a farmácia na Zona Norte de SP | São Paulo

Publicado

em

Por


Ao ver os três suspeitos, que estavam de moletom e máscara cirúrgica, o policial apontou a arma de dentro do carro, no que aparentava ser um sinal de alerta. Nisso, um dos indivíduos fez um “joinha” com a mão, depois passou pela frente do veículo junto aos outros dois homens, com os braços levantados.

Continue Lendo

Cidades

Motociclista morre após colidir com carro e ser atropelado na Dutra em São José

Publicado

em

Por

Acidente aconteceu na noite desta sexta-feira (23), na altura do Km 151. Vítima era um homem de 39 anos. Um motociclista de 39 anos morreu após um acidente na Rodovia Presidente Dutra, em São José dos Campos (SP), na noite dessa sexta-feira (23).
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu na altura do Km 151, por volta das 21h.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A PRF informou que o motociclista colidiu com um carro e, em seguida, foi atropelado. Ele morreu no local.
O acidente causou congestionamento na rodovia, sendo que as faixas 2 e 3 da pista ficaram interditadas.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Continue Lendo

Cidades

De Tatuí para o mundo: Estilista brasileiro conquista os Emirados Árabes com roupas de luxo

Publicado

em

Por

👗Vincenzo Viscigliav, estilista e arquiteto, trabalha com clientela VIP de diferentes celebridades, entre elas atrizes, cantoras e famílias reais nos Emirados Árabes. Vincenzo Visciglia é do interior de São Paulo, nascido em Tatuí (SP)
Vincenzo Visciglia/Reprodução
Imagina “brilhar” a ponto de celebridades, magnatas e até membros da família real vestirem roupas desenhadas por você. “Queridinho” dos famosos, o estilista, arquiteto e empresário Vincenzo Visciglia, de 47 anos, conquistou as passarelas dos Emirados Árabes e dos Estados Unidos com coleções luxuosas.
Nascido na capital da música, Tatuí (SP), a história de Vincenzo com o mundo da moda começou nas passarelas e estúdios de fotografia, quando trabalhou como modelo. Alguns anos depois, ele se mudou para os Estados Unidos, onde pôde estudar design de interiores e arquitetura, em Miami.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
As peças de Vincenzo Visciglia priorizam o luxo, com acabamentos e cortes para acentuar o corpo da mulher
Vincenzo Visciglia/Reprodução
Ao g1, o estilista conta que depois de se estabilizar financeiramente, se mudou para Dubai, para embarcar na área de moda. Apesar da distância – e de todo glamour de uma das cidades mais ricas do mundo -, o estilista enfatiza a influência do interior paulista no trabalho desenvolvido por ele.
Ter sido criado no interior paulista proporciona força e inspiração no momento de criar suas peças. “O trabalho na moda era sempre em São Paulo, mesmo assim, morando em Tatuí, tive acesso a sonhos e possibilidades que me levaram onde eu estou hoje. O interior sempre me trouxe força e inspiração, sempre foi positivo”.
Apegado às suas raízes, Vincenzo entende que no mercado em que trabalha tradições precisam ser rompidas ou remodeladas. E neste processo, os profissionais também precisam acompanhar o fluxo de mudança.
“É um grande prazer poder fazer parte do início de um país com muita projeção de futuro [Emirados Árabes]. Tudo é diferente, é um mercado de nicho onde tem muito o que se entregar para o mundo, agora abrindo as portas para a mulher árabe, quebrando as tradições e se abrindo para o mundo através da moda e estou fazendo parte dessa transformação”, comenta.
Vincenzo Visciglia, de Tatuí (SP), lançou um coleção chamada “Rebirth”
Vincenzo Visciglia/Reprodução
🪡Coleção ‘Rebirth’
A mais recente coleção produzida por Vincenzo busca o empoderamento feminino, tornando a mulher mais sensual, com silhuetas audaciosas e transparência em bordados e caimentos. Apelidada de “Rebirth”, a linha comemora os 10 anos da marca.
Todas as peças da coleção foram confeccionadas em 10 dias, bordada à mão e adornadas com diversas pedrarias, por um time de 60 pessoas no ateliê da marca.
A “Rebirth” participou do evento “Fashion Factor” nos 9 e 10 de fevereiro, marcando o encerramento da maior competição de moda do Oriente Médio.
“Eu faço parte do pilar da moda, somos uma marca de luxo reconhecida pelo público e pelo mercado de luxo. Isso me dá a oportunidade de criar, trabalhar com o meu propósito como designer de moda e ser conceito no mercado árabe”, finaliza o estilista.
As peças foram bordas à mão por uma equipe de 60 pessoas do atelier de Vincenzo
Vincenzo Visciglia/Reprodução
*Colaborou sob a supervisão de Matheus Arruda
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Q

Continue Lendo

LOCALIZAÇÃO DE PESSOAS – TEL.11 9.8721-7939

Mais Acessados