Connect with us

Política

Abertura comercial aumentou nos últimos anos, mas economia brasileira ainda é relativamente fechada, diz estudo

Published

on

Abertura comercial aumentou nos últimos anos, mas economia brasileira ainda é relativamente fechada, diz estudo




Portos brasileiros são a principal rota do comércio externo
Divulgação
Estudo do Centro de Debate de Políticas Públicas (CDPP), grupo que realiza debates e elabora estudos propositivos sobre os principais desafios que afetam o país, mostra que o grau de abertura comercial da economia brasileira aumentou nos últimos anos.
Entretanto, também conclui que o Brasil ainda é uma nação com uma economia mais fechada que outros países em desenvolvimento com os quais poderia ser comparado.
🔎Coordenado pelo economista Daniel L. Gleizer, sócio do CDPP, o estudo “Integração Comercial Internacional do Brasil” foi realizado em conjunto com o Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (CINDES) e um grupo de especialistas.
Os números de abertura comercial são divulgados em um momento de debate sobre protecionismo causado especialmente pelo aumento de tarifas de importação promovido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Essa política tem sido criticada por outras nações e blocos comerciais.
Produtores temem efeitos na cadeia produtora de laranja com taxação de Trump
Na semana passada, Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. É a tarifa mais alta entre as novas taxas divulgadas pelo presidente dos Estados Unidos.
Além de fazer menções a temas internos do país – como o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe no Supremo Tribunal Federal –, Trump disse que poderia haver ajustes à medida se o país decidisse “abrir seus mercados comerciais, até agora fechados, para os Estados Unidos e eliminar suas tarifas, políticas não tarifárias e barreiras comerciais”.
Entidades da indústria e da agropecuária brasileira manifestaram preocupação com o anúncio e disseram que as taxas ameaçam empregos.
O vice-presidente Geraldo Alckmin vai comandar o grupo de trabalho do governo com empresários para elaborar a resposta brasileira aos ataques de Donald Trump. “Vou tentar brigar em todas as esferas para que não venha a taxação (…) Agora, se não tiver jeito, no papo, no tete a tete, nós vamos estabelecer a reciprocidade: taxou aqui, a gente taxa lá”, disse Alckmin.
Milei X Lula
Durante reunião do Mercosul na Argentina no começo deste mês, o presidente do país, Javier Milei, fez críticas abertas ao protecionismo do bloco comercial.
“Se o Mercosul foi criado com a intenção nobre de integrar as economias da região, em algum momento esse norte foi afundando e a ação comercial conjunta terminou por prejudicar a maioria dos nossos cidadãos em prol de privilegiar alguns setores”, disse Milei.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por sua vez, afirmou que estar no Mercosul “protege” os países que integram o bloco.
“Toda a América do Sul se tornou uma área de livre comércio baseada em regras claras e equilibradas. Estar no Mercosul nos protege. Nossa tarifa externa comum nos blinda de guerras comerciais alheias. Nossa robustez institucional nos credencia perante o mundo com parceiros confiáveis”, afirmou Lula, na ocasião.
Presidente Lula discursa na Cúpula do Mercosul na Argentina
➡️O aumento da abertura internacional era defendido pelo então ministro da Economia da gestão Bolsonaro, Paulo Guedes, como uma forma de aumentar a competitividade da indústria local e fomentar o crescimento do país.
➡️O governo de Donald Trump, nos EUA, por sua vez, não está adotando princípios liberais em termos e comércio exterior ao aumentar o protecionismo. Na realidade, está indo na direção oposta.
Abertura do Brasil ao comércio
Os autores do estudo usam indicadores para medir a inserção da economia brasileira no mercado global, como, por exemplo, o grau de abertura da economia — medido pela soma das exportações e importações de bens e serviços como proporção do PIB.
Entretanto, eles mesmos informam que não há um consenso em relação aos indicadores a serem usados para medir a inserção comercial de uma economia.
“O indicador usado com maior frequência para essa avaliação é o grau de abertura da economia, medido pela soma das exportações e importações de bens e serviços como proporção do PIB” , diz o estudo.
Como o tarifaço de Trump impacta nas exportações de carne bovina do Brasil?
Segundo o documento, esse percentual atingiu 34,3% no Brasil na média dos últimos cinco anos (2019-2023), o que representou uma elevação de cerca de 10 pontos percentuais em relação à média dos primeiros cinco anos da década passada (24,5% na média do período 2010-2014).
Apesar do crescimento da abertura do país de acordo com este indicador, diz o estudo, o Brasil continua com uma economia mais fechada que outros países em desenvolvimento com os quais poderia ser comparado – é o caso do México (80%), Índia (43,8%), Vietnã (174%) e Indonésia (39,5%).
Os autores observam, entretanto, que os EUA, apesar de serem o maior comprador mundial e segundo maior exportador, são uma economia ainda mais fechada por este indicador, com grau de abertura de apenas 25,4% no mesmo período.
“É verdade que, em geral, países maiores, em termos de tamanho do PIB, tendem a ser relativamente mais fechados. Há uma razão intuitiva para isso: economias maiores teriam menos necessidade de transacionar com o resto do mundo pois seu grande mercado interno garantiria a escala necessária para produzir parte significativa de seu consumo internamente”, diz o estudo.
Ainda assim, os autores argumentam que o reduzido grau de abertura comercial da economia brasileira não pode ser explicado por seu tamanho, pois
os Estados Unidos são a maior economia do mundo (usando o PIB a preços correntes como indicador) e o maior importador mundial, sendo o segundo maior exportador;
a China ocupa o segundo lugar no ranking das maiores economias e o segundo nas importações;
a Índia é a quinta maior economia e a sétima nas importações
o México é a décima-quarta economia e o décimo-segundo maior importador.
o Brasil é a décima-primeira economia do mundo, mas ocupa o 25º lugar no ranking dos maiores importadores e o 23º lugar no ranking dos maiores exportadores mundiais.
“Mais além, o país vem perdendo posições no ranking dos maiores importadores mundiais, tanto de bens quanto de serviços, único caso entre os países selecionados de trajetória negativa deste indicador. Não se pode esquecer que para exportar mais os países precisam importar mais, caso queiram permanecer integrados nas cadeias produtivas internacionais e se manter competitivos’, diz o estudo.
Dados de 2023, do Banco Mundial, também mostram que o Brasil é uma economia relativamente fechada ao comércio com o resto do mundo.
“O Brasil nunca foi muito aberto, e não é só o Brasil. Os quatro países do Mercosul têm tarifas relativamente altas frente aos outros emergentes”, disse Welber Barral, presidente do Instituto Brasileiro de Comércio Internacional e Investimentos (IBCI) e ex-secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, em fevereiro deste ano.
Como o protecionismo é aplicado?
No caso do Brasil, o protecionismo a determinados produtos, ou seja, aumento do imposto de importação, tem de ser combinado com os demais países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai) — bloco comercial criado em 1991.
➡️Desde 1994, vigora a chamada Tarifa Externa Comum (TEC), com alíquotas definidas pelos países do Mercosul, que vão de zero a até 20%.
➡️Os produtos com maior valor agregado (tecnologia) costumam ter tarifa mais alta.
➡️Há, ainda, uma lista de exceção à TEC, por meio da qual o governo de cada país pode reduzir ou aumentar o valor do imposto de importação para alguns produtos.
➡️Com isso, a alíquota de importação pode subir a até 35% (limite da OMC), ou ser reduzida a zero, se estiver enquadrada na lista de exceções à TEC.
➡️Considerando essas regras, o IBCI estimou que a alíquota média de importação no Brasil é de 12%, bem superior à dos Estados Unidos (3%).
➡️Dependendo do entendimento do governo brasileiro, em cada momento de sua história, as sobretaxas podem ser aumentadas ou reduzidas, por meio da lista de exceções ou acordos com os países membros do Mercosul.
Oportunidades para o Brasil
No estudo do CDPP, os autores admitem que a chegada de Donald Trump para mais um mandato à frente da Casa Branca aumenta em muito as incertezas sobre os rumos da globalização e do comércio internacional.
“Embora não se possa prever com segurança qual será a reação das principais economias mundiais, há forte risco de reações em cadeia que levem a um aumento generalizado da proteção com impactos disruptivos sobre o comércio internacional”, diz o estudo.
Por outro lado, o documento aponta que também que as mesmas tendências que tornam o cenário global mais propenso ao conflito e à competição estratégica abrem oportunidades para países como o Brasil, dotados de ativos relevantes para as agendas “de futuro”, como segurança alimentar e energética e transição verde, entre outras.
“Fomento ao aumento da produtividade da indústria, apoio aos vetores de descarbonização e digitalização, que podem orientar um novo processo de reindustrialização da economia brasileira, redução dos custos de produção de serviços em que o Brasil é ou pode ser competitivo e aumento do bem-estar social com a redução dos preços ao consumidor, particularmente para os decis mais pobres da população, são alguns dos benefícios esperados de uma abertura comercial no Brasil de hoje”, conclui o estudo.
Segundo o documento, porém, o Brasil deve perseverar na redução dos altos custos comerciais enfrentados pelas empresas localizadas no país.
“Embora a energia e a descarbonização possam ser impulsionadores essenciais da realocação das empresas industriais para o Brasil, está claro que os custos comerciais afetam as decisões das empresas. É imperativo, portanto, continuar buscando melhorias no ambiente de negócios e nas variáveis que afetam a produtividade das empresas”, conclui.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fundador do Esfarrapado, bloco de carnaval mais antigo de SP, faz 90 anos e é homenageado no Bixiga
Noticias22 minutos ago

Fundador do Esfarrapado, bloco de carnaval mais antigo de SP, faz 90 anos e é homenageado no Bixiga

Fraude no INSS: prazo para contestar descontos indevidos é prorrogado para 20 de março; veja como fazer
Economia37 minutos ago

Fraude no INSS: prazo para contestar descontos indevidos é prorrogado para 20 de março; veja como fazer

As clones das Guerreiras do K-Pop: as idols genéricas que ‘invadiram’ teatros pelo Brasil
Entretenimento1 hora ago

As clones das Guerreiras do K-Pop: as idols genéricas que ‘invadiram’ teatros pelo Brasil

Mudanças na prova da CNH em SP: o que dizem especialistas sobre fim de baliza e uso de carro automático
Noticias1 hora ago

Mudanças na prova da CNH em SP: o que dizem especialistas sobre fim de baliza e uso de carro automático

Na primeira reunião de 2026, Copom deve manter juro estável em 15% ao ano, maior nível em quase 20 anos
Economia2 horas ago

Na primeira reunião de 2026, Copom deve manter juro estável em 15% ao ano, maior nível em quase 20 anos

O que é o UpScrolled, rede social que teve um boom após venda do TikTok nos EUA
Noticias2 horas ago

O que é o UpScrolled, rede social que teve um boom após venda do TikTok nos EUA

‘Matador que dá frio na espinha’: como diretor de elenco indicado ao Oscar achou figuras intrigantes de O Agente Secreto
Entretenimento2 horas ago

‘Matador que dá frio na espinha’: como diretor de elenco indicado ao Oscar achou figuras intrigantes de O Agente Secreto

Arquiteta morta pelo ex-namorado enfrentou ameaças, agressões e facadas: 'Ciúme doentio’, diz mãe da vítima
Noticias2 horas ago

Arquiteta morta pelo ex-namorado enfrentou ameaças, agressões e facadas: 'Ciúme doentio’, diz mãe da vítima

Corrida do ouro: o sintoma de uma economia global em ebulição – O Assunto #1648
Economia3 horas ago

Corrida do ouro: o sintoma de uma economia global em ebulição – O Assunto #1648

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio principal vai a R$ 102 milhões
Noticias3 horas ago

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio principal vai a R$ 102 milhões

Matheus é eliminado do ‘BBB 26’ com 79,48% da média dos votos
Entretenimento4 horas ago

Matheus é eliminado do ‘BBB 26’ com 79,48% da média dos votos

UE e Índia fecham acordo que cria uma das maiores áreas de livre comércio do mundo
Economia4 horas ago

UE e Índia fecham acordo que cria uma das maiores áreas de livre comércio do mundo

Amazon envia e-mail errado e antecipa aviso de demissões, diz agência
Noticias4 horas ago

Amazon envia e-mail errado e antecipa aviso de demissões, diz agência

Médico acusado de duplo assassinato em Alphaville é denunciado pelo Ministério Público
Noticias4 horas ago

Médico acusado de duplo assassinato em Alphaville é denunciado pelo Ministério Público

Risco-país da Argentina cai para o menor nível em quase 8 anos
Economia5 horas ago

Risco-país da Argentina cai para o menor nível em quase 8 anos

Moraes nega encontro com ex-presidente do BRB na casa de Vorcaro 
Noticias6 horas ago

Moraes nega encontro com ex-presidente do BRB na casa de Vorcaro 

Mega-Sena, concurso 2.965: prêmio acumula e vai a R$ 102 milhões
Economia6 horas ago

Mega-Sena, concurso 2.965: prêmio acumula e vai a R$ 102 milhões

Lula diz que viajará a Washington em março para encontro com Trump
Política6 horas ago

Lula diz que viajará a Washington em março para encontro com Trump

Inep emitirá declaração do ensino médio a partir de sexta-feira
Noticias7 horas ago

Inep emitirá declaração do ensino médio a partir de sexta-feira

Caso Master no STF: Fachin diz que processo não deve ficar na Corte
Economia7 horas ago

Caso Master no STF: Fachin diz que processo não deve ficar na Corte

Lula homenageia vítimas do Holocausto e condena autoritarismo
Política7 horas ago

Lula homenageia vítimas do Holocausto e condena autoritarismo

Brasil e União Europeia reconhecem equivalência em proteção de dados
Internacional7 horas ago

Brasil e União Europeia reconhecem equivalência em proteção de dados

Corinthians encara Gotham na semi do 1º Mundial de clubes feminino
Esporte7 horas ago

Corinthians encara Gotham na semi do 1º Mundial de clubes feminino

Inmet alerta para ocorrência de ciclone no Sudeste a partir de sexta
Noticias8 horas ago

Inmet alerta para ocorrência de ciclone no Sudeste a partir de sexta

Larissa Luz demole preconceitos raciais e sexuais de antigos Carnavais no tom inclusivo do single folião ‘Marchona’
Entretenimento8 horas ago

Larissa Luz demole preconceitos raciais e sexuais de antigos Carnavais no tom inclusivo do single folião ‘Marchona’

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional7 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia7 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias7 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política7 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia7 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia7 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política6 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação7 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias7 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional4 meses ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia5 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias7 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional7 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política7 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia7 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias7 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política7 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional7 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política7 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento7 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional7 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento7 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia7 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias7 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias7 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri