Connect with us

Noticias

Alexandre de Moraes vota para condenar réus do ‘núcleo 4’ da trama golpista | Política

Published

on

Alexandre de Moraes vota para condenar réus do ‘núcleo 4’ da trama golpista | Política


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta terça-feira (21) pela condenação dos sete réus do chamado “núcleo quatro” da trama golpista. O grupo seria o responsável por organizar estratégias de desinformação para atacar o sistema eleitoral, instituições e autoridades que não aderiram ao plano de golpe de Estado. O objetivo seria manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no poder.

Integram o núcleo quatro Ailton Gonçalves, major da reserva do Exército; Ângelo Martins Denicoli, major da reserva do Exército; Carlos César Moretzsohn Rocha, engenheiro e presidente do Instituto Voto Legal (IVL); Giancarlo Gomes Rodrigues, subtenente do Exército e ex-integrante da Agência Brasileira de Inteligência (Abin); Guilherme Marques de Almeida, tenente-coronel do Exército; Marcelo Araújo Bormevet, policial federal e ex-membro da Abin; Reginaldo Vieira de Abreu, coronel do Exército.

Moraes propôs a condenação do grupo pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

A exceção é Carlos Rocha. Moraes propôs que o presidente do Instituto Voto Legal (IVL) seja condenado só por associação criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Moraes entendeu que Carlos Rocha só teve participação na elaboração de um relatório que questionava as urnas, sem ter sido citado antes e depois pelos demais acusados.

Segundo o ministro, os integrantes do núcleo usaram órgãos públicos para monitorar adversários políticos, atentar contra o Poder Judiciário, desacreditar a Justiça Eleitoral, o resultado das eleições de 2022 e a própria democracia. O objetivo, afirmou, seria fragilizar as instituições para facilitar questionamentos ao resultado da última disputa presidencial. Se as medidas não fossem efetivas, abririam caminho para uma intervenção nas instituições por meio da força.

“A organização criminosa pretendia desacreditar as eleições para permanecer no poder, mesmo que o resultado das eleições fosse adverso. E, uma vez finalizadas as eleições com o resultado adverso, impedir que o presidente e o vice-presidente democraticamente eleitos pudessem assumir”, disse Moraes.

“Houve utilização do Gabinete de Segurança Institucional e da Abin para produzir e divulgar massivamente desinformação sobre uma pretensa vulnerabilidade nas urnas eletrônicas e fraude nas eleições, com a clara finalidade de deslegitimar a Justiça Eleitoral. Os documentos demonstram a existência de grupo técnico para se aprofundar no tema que é desmoralizar a Justiça, atentar contra as instituições democráticas e o Estado Democrático de Direito, se utilizando de expertise técnica”, continuou.

O ministro listou cinco tópicos de atuação do grupo para minar as instituições e manter Bolsonaro no poder por meio de um golpe: o uso de órgãos públicos para monitorar adversários e executar estratégias contra o Judiciário; uso indevido da estrutura das Forças Armadas; a apresentação de uma minuta de teor golpista a chefes das Forças Armadas; criação de um gabinete de crise que seria montado após o golpe ser consulado; live realizada em 4 de novembro de 2022 questionando a segurança das urnas. Na ocasião, material criado com a participação de integrantes do núcleo quatro foi repassado a um canal argentino. A transmissão com informações falsas sobre as eleições brasileiras teve 415 mil visualizações simultâneas.

O grupo também teria difundido “ideais antidemocráticos” nas redes. Os “ataques ao STF, ao Congresso e à Justiça Eleitoral”, disse Moraes, teriam como objetivo causar um levante, como o ocorrido em 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por bolsonaristas.

Segundo Moraes, autoridades que não aderiram à trama golpista também foram alvo de desinformação. Foi o caso, sustentou, do general Freire Gomes, comandante do Exército no governo Bolsonaro, e Baptista Júnior, então comandante da Aeronáutica. A ordem para atacar os militares teria partido do general Walter Braga Netto, que foi vice na chapa do ex-presidente em 2022.

“É o modus operandi das milícias digitais populistas. São covardes que atacam não só seus inimigos, mas também os familiares, independentemente da idade. Não há dúvida de que [o núcleo] executou ataques virtuais na tentativa de restringir o exercício dessas instituições, das próprias Forças Armadas, e conseguir apoio para efetivar o golpe”, afirmou Moraes.

“A sistemática de disseminação de informações falsas em face de instituições democráticas e dos poderes constitucionais demonstra que os membros da organização criminosa utilizaram técnicas militares para influenciar determinado público-alvo e montar comportamentos para atingir os objetivos determinados pelo líder da organização criminosa, o já condenado Jair Bolsonaro”, prosseguiu.

Mensagens trocadas entre os investigados, disse o relator, indicam que a intenção do grupo, desde meados de 2021, era descredibilizar pouco a pouco as instituições e as urnas, “abrindo caminho para um golpe de Estado e a permanência ilícita desse então grupo político que se transformou em uma organização criminosa”.

Único que pode ser absolvido por ao menos três dos cinco crimes imputados, Carlos Rocha foi contratado pelo PL para produzir um relatório sobre o segundo turno das eleições de 2022. O documento foi utilizado pelo partido de Bolsonaro para questionar a legitimidade de mais da metade das urnas. Para Moraes, não houve participação do réu para além da construção do relatório.

Na semana passada, a PGR e os acusados apresentaram suas sustentações orais. Sobre Ailton Barros, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que ficou comprovado que ele seguia ordens do general Walter Braga Netto, que foi vice na chapa de Bolsonaro em 2022, para uma ofensiva de desinformação contra os então comandantes das Forças Armadas, general Freire Gomes (Exército) e Baptista Júnior (Aeronáutica), que se recusaram a aderir ao suposto plano golpista.

“Os ataques orquestrados foram além da propagação de frases e imagens depreciativas na seara virtual e culminaram em incursões na porta da residência dos comandantes, funcionando como severos mecanismos de pressão em prol da ruptura institucional”, disse o PGR.

Ângelo Denicoli é acusado de produzir materiais fraudulentos sobre as urnas. Carlos César Rocha teria elaborado o relatório que embasou a representação do PL no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) questionando urnas usadas nas eleições de 2022. Giancarlos Gomes e Marcelo Bormevet fariam parte da “contrainteligência” da trama golpista. Eles teriam usado a estrutura da Abin para buscar informações que poderiam beneficiar Bolsonaro.

Guilherme Almeida é acusado de enviar conteúdo falso sobre as urnas ao argentino Fernando Cerimedo, que fez uma “live” para questionar o sistema de votação. Por fim, Reginaldo Abreu teria conhecimento do “Plano Punhal Verde e Amarelo”, que previa o assassinato de autoridades, entre elas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice, Geraldo Alckmin (PSB), e Moraes.

Os réus negaram todas as acusações e pediram que fossem integralmente absolvidos. Os argumentos centrais das defesas incluem a atipicidade das condutas imputadas; a ausência de vínculo dos acusados com uma suposta organização criminosa e a fragilidade das provas, especialmente em relação aos depoimentos do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

Reginaldo Vieira pediu a anulação do acordo de delação por supostos “vícios”. Angelo Denicoli, Carlos Rocha e Guilherme de Almeida usaram trechos dos depoimentos de Cid relacionados aos réus para defender suas absolvições. Os advogados dos réus também alegam cerceamento de defesa. Segundo eles, houve atraso no acesso às provas e tempo escasso para analisar todo o material.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rose Gray, revelação do UK club, desembarca em SP
Entretenimento14 minutos ago

Rose Gray, revelação do UK club, desembarca em SP

Policial militar do DF é flagrado ao celular enquanto dirige carro oficial | Distrito Federal
Noticias40 minutos ago

Policial militar do DF é flagrado ao celular enquanto dirige carro oficial | Distrito Federal

Guida Vianna e Letícia Isnard estão no elenco da peça 'Agosto'  no Teatro Carlos Gomes
Noticias41 minutos ago

Guida Vianna e Letícia Isnard estão no elenco da peça 'Agosto' no Teatro Carlos Gomes

Caminhão pega fogo e causa lentidão na rodovia Castello Branco, em SP; veja vídeo
Noticias42 minutos ago

Caminhão pega fogo e causa lentidão na rodovia Castello Branco, em SP; veja vídeo

'O agente secreto' inicia campanha ao Oscar com Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura: 'Acho do c…'
Entretenimento43 minutos ago

'O agente secreto' inicia campanha ao Oscar com Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura: 'Acho do c…'

De baixo para cima: o outro ângulo da foto histórica da desigualdade social de Paraisópolis/Morumbi
Noticias48 minutos ago

De baixo para cima: o outro ângulo da foto histórica da desigualdade social de Paraisópolis/Morumbi

É #FAKE que preço da gasolina chegou a R$ 9,78 durante governo Bolsonaro
Economia50 minutos ago

É #FAKE que preço da gasolina chegou a R$ 9,78 durante governo Bolsonaro

Caminhoneiro morre carbonizado e cinco pessoas ficam feridas em acidente na BR-135, em Montes Claros
Noticias58 minutos ago

Caminhoneiro morre carbonizado e cinco pessoas ficam feridas em acidente na BR-135, em Montes Claros

Alok, Eminem, Ozzy, Britney: veja quantos brasileiros têm nomes de estrelas da música
Entretenimento1 hora ago

Alok, Eminem, Ozzy, Britney: veja quantos brasileiros têm nomes de estrelas da música

'RH da pirataria' e centrais na Argentina: os detalhes da operação contra apps de streaming ilegal no Brasil
Noticias2 horas ago

'RH da pirataria' e centrais na Argentina: os detalhes da operação contra apps de streaming ilegal no Brasil

‘Cura gay’: 343 pessoas foram mortas em 2016 por LGBTfobia | Distrito Federal
Noticias2 horas ago

‘Cura gay’: 343 pessoas foram mortas em 2016 por LGBTfobia | Distrito Federal

Mais de 160 venezuelanos são transferidos de RR para PB, PE e RJ
Noticias2 horas ago

Mais de 160 venezuelanos são transferidos de RR para PB, PE e RJ

‘Pobre não pode se dar ao luxo de não sair da cama’
Noticias2 horas ago

‘Pobre não pode se dar ao luxo de não sair da cama’

Casal que se casou em cemitério renova votos no santuário do Senhor Tranca Ruas das Almas
Noticias2 horas ago

Casal que se casou em cemitério renova votos no santuário do Senhor Tranca Ruas das Almas

‘Dia muito importante para o país’, diz Haddad após Senado aprovar ampliação da faixa de isenção do IR para R$ 5 mil
Economia2 horas ago

‘Dia muito importante para o país’, diz Haddad após Senado aprovar ampliação da faixa de isenção do IR para R$ 5 mil

MPF abre processo seletivo para serviço voluntário em Uberlândia
Noticias2 horas ago

MPF abre processo seletivo para serviço voluntário em Uberlândia

Levantamento contou com mais de 200 jornalistas de todas as redações do G1
Noticias3 horas ago

Levantamento contou com mais de 200 jornalistas de todas as redações do G1

Goiânia tem 605,3 mil carros e possui a 6ª maior frota do país, aponta estudo
Noticias3 horas ago

Goiânia tem 605,3 mil carros e possui a 6ª maior frota do país, aponta estudo

Recém-nascida encontrada com suspeitos de matar grávida para roubar bebê tem estado estável | Rio de Janeiro
Noticias3 horas ago

Recém-nascida encontrada com suspeitos de matar grávida para roubar bebê tem estado estável | Rio de Janeiro

Padre Fábio de Melo visita crianças com câncer no GACC em São José
Noticias3 horas ago

Padre Fábio de Melo visita crianças com câncer no GACC em São José

‘Dia muito importante para o país’, diz Haddad após Senado aprovar ampliação da faixa de isenção do IR para R$ 5 mil
Economia3 horas ago

Lula comemora aprovação da ampliação da faixa de isenção do IR: 'Justiça tributária'

Falha geológica pode ter causado tremor em Poços de Caldas, segundo UnB
Noticias3 horas ago

Falha geológica pode ter causado tremor em Poços de Caldas, segundo UnB

Justiça tributária: Lula celebra isenção para quem ganha até R$ 5 mil
Política4 horas ago

Justiça tributária: Lula celebra isenção para quem ganha até R$ 5 mil

Juiz do DF mantém trabalho externo para deputado presidiário | Política
Noticias4 horas ago

Juiz do DF mantém trabalho externo para deputado presidiário | Política

Empresária presa na Operação Ressonância da PF em Juiz de Fora é libertada
Noticias4 horas ago

Empresária presa na Operação Ressonância da PF em Juiz de Fora é libertada

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional4 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias4 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia4 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política4 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia4 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política4 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia4 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias4 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional1 mês ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia3 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação4 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional4 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias4 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia4 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política4 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política4 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias4 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional4 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política4 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento4 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional4 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento4 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia4 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias4 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias4 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri