Published
3 semanas agoon
By
O Brasil negocia com Índia, Itália e Japão uma iniciativa para quadruplicar a produção e o uso de combustíveis sustentáveis até 2035. As tratativas acontecem em meio à reunião preparatória para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Chamada de Pré-COP, essa reunião começou ontem, em Brasília, e termina nesta terça-feira (14).
O Valor apurou que o lançamento dessa aliança deve ser feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo dia da Cúpula de Líderes da COP30, que acontece dias 6 e 7 de novembro, em Belém, no Pará.
A aliança foi nomeada como “Compromisso de Belém pelos Combustíveis Sustentáveis”, ou “Belém 4x”. A expectativa é que o texto seja publicado nos próximos dias.
A meta de quadruplicar a produção de combustíveis sustentáveis tem como base relatório da Agência Internacional de Energia intitulado “Delivering Sustainable Fuels – Pathways to 2035”, divulgado nesta terça-feira (14).
“O compromisso Belém 4x visa a impulsionar em nível mundial a adoção de mais fontes energéticas limpas e sustentáveis, como hidrogênio e seus derivados, biogases, biocombustíveis e combustíveis sintéticos, que possam constituir substitutos a combustíveis de origem fóssil, no contexto do esforço gradual de descarbonização dos sistemas energéticos e do combate à mudança do clima”, afirma o Itamaraty, em nota.
Diretor do Departamento de Energia do Itamaraty, João Marcos Paes Leme afirmou que o documento representa um “manifestação de compromisso” desses países com a causa da descarbonização, dando ênfase ao uso de biocombustíveis.
A aliança, contudo, não faz parte do calendário de negociações da COP, por isso não entrará no documento final da Conferência. “A ideia é esse compromisso ser um documento adotado em nível político”, explicou Leme.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/q/K/JDdLViSImraLvHeFAK4g/foto14opin-201-col-op1-a16.jpg)