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A maior montadora da China, BYD, considera a Espanha sua principal candidata para sediar uma terceira fábrica de automóveis voltada para o mercado europeu, disseram duas pessoas familiarizadas com o assunto à Reuters, enquanto a empresa busca ampliar suas vendas no continente.
Uma fábrica de montagem da BYD, que se somaria a outras duas planejadas na Hungria e na Turquia, representaria um impulso significativo para a montadora que compete com a Tesla, além de reforçar o objetivo da Espanha de se tornar um importante polo de produção de veículos elétricos.
Uma das fontes afirmou que a Espanha é favorecida pela BYD devido aos seus custos de fabricação, relativamente baixos, e à rede de energia limpa.
Embora já fosse conhecido que a BYD procurava uma terceira planta para atender ao mercado europeu, o surgimento da Espanha como favorita ainda não havia sido divulgado anteriormente.
O gerente nacional da BYD para Espanha e Portugal, Alberto De Aza, disse à Reuters, no mês passado, que a Espanha seria um local ideal para uma nova expansão da presença de fabricação da BYD na Europa devido à sua infraestrutura industrial e eletricidade barata.
Uma terceira fonte alertou que a empresa ainda não comunicou nenhuma decisão final e continua considerando outros países além da Espanha. A decisão definitiva sobre a operação, que deve ser tomada antes do fim do ano, precisará ser aprovada pelos reguladores chineses.
A Reuters informou em março que a BYD havia analisado outros países, incluindo a Alemanha, embora essa opção tenha sido debatida internamente por causa dos altos custos de mão de obra e energia.
Tanto o Ministério da Indústria da Espanha como a BYD se recusaram a comentar. A BYD pretende produzir todos os carros para a Europa localmente em três anos
As vendas da BYD na Europa aumentaram 280% nos primeiros oito meses do ano em relação ao mesmo período de 2024, após a montadora começar a vender híbridos “plug-in” e veículos totalmente elétricos.
A Reuters informou, em abril, que a BYD havia reformulado suas operações europeias para impulsionar as vendas, contratando mais gerentes e adicionando concessionárias.
Os laços diplomáticos e comerciais entre Espanha e China se fortaleceram consideravelmente nos últimos anos. No ano passado, a Espanha se absteve em uma votação da União Europeia sobre tarifas aplicadas a veículos elétricos fabricados na China.
O governo chinês informou reservadamente às montadoras que interrompessem investimentos em países europeus que apoiaram essas tarifas, relatou a Reuters no ano passado. A Alemanha votou contra as tarifas.
A Espanha, a segunda maior produtora de automóveis da Europa, atraiu grandes investimentos, incluindo da alemã Volkswagen e das chinesas Chery e CATL, desde que anunciou um plano de 5 bilhões de euros (US$ 5,8 bilhões) em 2020 para atrair a fabricação de veículos elétricos e baterias, utilizando fundos de alívio da pandemia da UE.
A BYD pretende produzir todos os veículos elétricos destinados à venda na Europa localmente dentro de três anos, o que ajudaria a empresa a evitar tarifas da UE.
A fábrica planejada na Hungria está atualmente em construção, embora fontes tenham dito à Reuters, em julho, que a BYD adiou o cronograma para o início da produção em massa na planta para o próximo ano. A fábrica na Turquia deve ser inaugurada em 2026.