Published
3 semanas agoon
By
Tornar a inteligência artificial (IA) barata e fácil de aprender é o objetivo de Sam Altman, cofundador e presidente da OpenIA, dona do ChatGPT. “A inteligência artificial vai se tornar barata e abundante e precisamos estimular as pessoas a usá-la, tornando-a disponível em todos os lugares”, disse ele durante o evento de inovação e tecnologia Gitex Global 2025, realizado em Dubai, nos Emirados Árabes.
Mas, para garantir o poder da computação necessária para atender à crescente demanda pelos serviços oferecidos pela empresa, será preciso gerar muita energia e ampliar a capacidade de armazenamento em “data centers” (ou centros de dados).
O objetivo de Altman é distribuir a IA globalmente, garantindo que nenhum país fique para trás na revolução do século XXI, tornando a tecnologia acessível e fácil de aprender. “Vamos ver muitas pessoas fazerem coisas incríveis com a inteligência artificial em um ou dois anos”, disse o chefe da OpenIA.
Já o executivo-chefe da G42, empresa dos Emirados Árabes Unidos e parceira da OpenIA, Peng Xiao, afirmou que é preciso educar as pessoas desde cedo a utilizar a IA, de modo a tornar a experiência disponível para todos. “Os governos devem colocar a inclusão digital e o uso da inteligência artificial em suas agendas como prioridade”, disse Xiao, que também defendeu que as empresas façam parcerias para tornar a IA mais acessível para todos.
Altman fez coro e disse acreditar que todos os países precisam ter uma estratégia de IA e isso precisa ser uma prioridade máxima para os líderes. Como exemplo citou a parceria com os Emirados Árabes para a construção de “data centers”.
Na última sexta-feira (10), o dono do ChatGPT comemorou nas redes sociais a assinatura de uma carta de intenções com a Sur Energy, empresa Argentina de energia, para a construção do Stargate Argentina, o primeiro projeto da startup na América Latina. Trata-se de um “data center” que deverá exigir um investimento de até US$ 25 bilhões e que prevê a instalação de até 500 megawatts de capacidade para apoiar a computação avançada de IA.
A OpenIA é a startup mais valiosa do mundo, com valor de mercado de cerca de US$ 500 bilhões e conta com 800 milhões de usuários semanais no ChatGPT.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/4/S/VABFEoRaOXSAiqPBruow/whatsapp-image-2025-10-14-at-09.03.53.jpeg)