Published
4 semanas agoon
By
Em meio à retomada das preocupações com a política fiscal no Brasil, os investidores direcionam as atenções aos próximos indicadores de atividade. Ao longo da semana, serão divulgados os dados de agosto do setor de serviços e do varejo, além do IBC-Br, indicador que antecipa o desempenho do PIB e deve ajudar a calibrar as expectativas para a economia.
Na segunda-feira, o feriado do Dia de Colombo mantém fechado o mercado de títulos dos Estados Unidos, mas as bolsas de Nova York operam normalmente. No Brasil, o Relatório Focus estará no radar dos investidores, em meio à piora na percepção de risco. Na semana passada, as projeções para o IPCA deste ano recuaram levemente, de 4,81% para 4,80%, sem alterações nas estimativas para os anos seguintes.
Na terça-feira, o destaque da agenda será o volume de serviços prestados às famílias em agosto, medido pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. O mercado acompanhará se a “perda de fôlego” observada em julho se estendeu para o mês seguinte, em mais um possível sinal de desaceleração da atividade econômica. No exterior, o destaque é o índice de sentimento econômico da Zona do Euro.
Os dados mais relevantes para o Brasil serão divulgados na quarta-feira. Os números do varejo restrito e ampliado podem reforçar sinais de acomodação da economia, depois que o volume de vendas do varejo restrito recuou 0,3% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal. No mesmo dia, será publicado o Livro Bege, relatório do Federal Reserve sobre as condições econômicas nos Estados Unidos.
Na quinta-feira, os investidores devem acompanhar o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) referente a agosto, em busca de novos sinais sobre o processo de desaceleração econômica do país.