Connect with us

Economia

Veja como as agroflorestas se tornaram um modelo eficiente na produção de cacau

Published

on

Veja como as agroflorestas se tornaram um modelo eficiente na produção de cacau




O Jornal Nacional apresentou nesta quinta-feira (9) o último episódio da série de reportagens sobre a produção de alimentos em meio às mudanças climáticas. O Tiago Eltz e o Daniel Torres vão mostrar a eficiência das agroflorestas na produção de cacau e outras frutas.
LEIA TAMBÉM
Série especial do JN mostra como o agronegócio brasileiro está enfrentando as mudanças climáticas
Conheça técnicas inovadoras que diminuem o impacto ambiental da produção de carne
Diante das mudanças climáticas, pesquisa genética e tecnologia revolucionam plantio do café no Brasil
Sobraram muitas ruínas do passado da fazenda do bisavô do produtor rural Patrick Assumpção. E quando ele assumiu o lugar, a terra que ele tinha que cultivar também precisava de restauração.
“O solo uma hora se exaure, da forma que se é feita mais tradicionalmente. Revirando solo, botando adubo químico, você fica sempre trazendo insumos externos para poder ter uma colheita de alguma coisa. Quando eu soube que havia outra forma de cultivo menos danosa ao solo, acabou virando não uma obsessão, mas uma forma de vida mesmo”, diz Patrick Assumpção.
A forma de produzir que apaixonou o Patrick é a agrofloresta. O modelo reproduz interações da natureza. Cria ambientes com plantas e árvores misturadas, uma ajudando a outra. E, 16 anos atrás, o Patrick começou a construir uma ilha verde no meio da fazenda.
Patrick Assumpção, produtor rural: Essa aqui é uvaia, bacupari, araçá-boi.
Tiago Eltz, repórter: Tem um quilo de palmito, será?
Patrick Assumpção: Por aí.
Repórter: Um quilo de palmito e uma árvore inteira espalhada aqui. Mas aqui a árvore não se perde.
Patrick Assumpção: Não.
Repórter: Está voltando.
Patrick Assumpção: Vai virar carbono, matéria orgânica. Vai estar nutrindo as outras plantas. Esse é um processo bem, bem manual. Áreas extensas, tem que pensar bem o que você vai fazer. Tem que ter muita mão de obra.
Falta de mão de obra e até a própria diversidade do que se planta nas agroflorestas sempre foram os empecilhos para usar o modelo fora da agricultura familiar, comercialmente, em larga escala.
Repórter: Você errou muito aqui?
Patrick Assumpção: Muito, muito. Principalmente por causa da quantidade de planta que eu coloquei ao mesmo tempo. Já é difícil vender uma coisa. Você vender duas, é duas vezes mais difícil. Vender dez coisas é mais difícil ainda.
A solução pode ser simplificada – e doce.
Repórter: O que eu acho melhor de comer cacau do pé, para mim, é justamente você botar na boca naquela expectativa de gosto de chocolate e não tem nada a ver.
Tayrone Moreira, engenheiro agrônomo: Não te lembra de cara.
Repórter: Não lembra em nada.
Tayrone Moreira: Mas é bem adocicado.
Veja como as agroflorestas se tornaram um modelo eficiente na produção de cacau
Jornal Nacional/ Reprodução
A equipe do Jornal Nacional foi ao sul da Bahia, onde o cacau é parte da história. Em Camamu, ele ainda pode ser encontrado secando até na rua. Mesmo que a produção lá seja só uma sombra do que já foi no passado.
Marcelo Brandão, produtor de cacau: Nós já chegamos a colher aqui 32 mil arrobas, 450 mil toneladas.
Repórter: É cacau, hein?
Marcelo Brandão: Bastante. O ano passado, a gente colheu 9 mil. Então, uma queda bem grande.
Repórter: Por que teve essa queda?
Marcelo Brandão: É doença. A vassoura-de-bruxa destruiu muita produção. E falta de investimento, realmente, de conseguir manter a produção.
Agora, a lavoura dele voltou a crescer, com a parceria de uma empresa que já plantou lá 200 hectares de agroflorestas de cacau, açaí e árvores em áreas de solo degradado. Para entender como o sistema foi adaptado para grandes áreas, vamos ver como a agrofloresta lá se paga enquanto prepara o solo.
Tayrone Moreira: Do ano um até o terceiro ano, quem está compondo a receita é a banana e a mandioca.
Repórter: Tirou dinheiro daqui, tirou dinheiro dali, e aí quando acabar isso aqui, está tirando dinheiro…
Tayrone Moreira: O cacau está começando a produzir. Logo depois, você está fechando quatro anos do açaí. Então, já entra o açaí também produzindo.
Mandioca e bananas colhidas, e o que sobra vai para o chão.
Repórter: Isso aqui é tipo tratamento de choque para terra?
Tayrone Moreira: Toda matéria orgânica gerada no sistema a gente coloca nessa área de 2,5. Aí ela vai degradando aos poucos e vai construindo esse solo. No início, quando pega uma área dessa aqui, ela está em 2% de matéria orgânica, e a depender da quadra, nós conseguimos chegar a ter 3%, 4%. Ou seja, a gente dobra a matéria orgânica em quatro anos.
A monteira de plantas é o caminho para futura agrofloresta.
Repórter: Aqui, a gente vai pisando e eu estou sentindo o pé afundando.
Tayrone Moreira: Isso é resultado do trabalho que estamos fazendo há quatro anos, que é incorporar toda a matéria orgânica produzida no sistema nessa faixa.
Repórter: Mas não é que ele está fofo só por causa dessas folhas que a gente está pisando, não. O que eu estou sentindo fofo é?
Tayrone Moreira: Quilos de biomassa já foram incorporados aqui. Então, é um solo muito mais bem estruturado.
“Cada percentual a mais de matéria orgânica no solo pode chegar a reter 30, 40 mil litros de chuva por hectare durante o período da seca. Às vezes, para uma planta, ela ter uma semana a mais de umidade no solo, 15 dias a mais de umidade no solo, é o tempo necessário para ela passar entre uma chuva e outra com 30 dias de intervalo”, afirma Valmir Ortega, fundador da Belterra Agroflorestal.
Veja como as agroflorestas se tornaram um modelo eficiente na produção de cacau
Jornal Nacional/ Reprodução
A matéria orgânica também deixa o solo mais vivo, com micro-organismos benéficos, criando plantas mais sadias, resistentes a doenças e com menos pragas. Uma lavoura resiliente, que pode ser uma oportunidade de ouro – ou de chocolate – para o Brasil. O clima derrubou a produção mundial. Faltou cacau, e o preço está nas alturas.
“Hoje, claro, no caso do cacau, é até injusto a gente comparar com outras atividades, porque a gente teve, assim, quintuplicou o preço do cacau nos últimos dois anos. “Então, o Brasil pode voltar a ser um grande produtor de cacau e, desejavelmente, na nossa visão, em sistemas que incorporem técnicas regenerativas: agrofloresta, cobertura de solo”, diz Valmir Ortega.
Isso porque nesses sistemas o país pode colher mais que alimento. O mundo precisa reduzir emissões e retirar carbono da atmosfera para amenizar a crise climática. Mas isso custa caro, e os países tentam encontrar formas e discutem quem vai pagar essa conta.
“Os nossos sistemas estocam centenas de toneladas de carbono por hectare ao longo do seu ciclo de vida, mas eles são intensivos em produção de frutos, de óleo, de fibra. Podem virar produto no mercado e remunerar o produtor e os investidores. O resumo da ópera é que tem que ter viabilidade econômica”, afirma Valmir Ortega.
O mercado de carbono é novo, ainda com muitas incertezas. O que se sabe hoje é que ele vai pagar por árvores em pé, porque elas retiram do ambiente e armazenam na madeira e raízes o carbono que o mundo quer diminuir.
Repórter: Então aqui a conta dessa área vai ser fechada com cacau que vai ser colhido ali, aqui é açaí e aqui na frente a gente tem o carbono.
Tayrone Moreira: O carbono das florestas. Exatamente.
Repórter: Então esse é um pé de carbono?
Tayrone Moreira: Esse é um pé de carbono.
O mercado tem acreditado no sequestro de carbono nesse modelo simplificado de agrofloresta startup em larga escala. Enquanto Ortega já captou R$ 500 milhões para os próximos anos, outras empresas se espalham pelo país.
“É um modelo absolutamente comercial. Nós recebemos investimentos de fundos de investimento, padrão Faria Lima, investidores internacionais que vão ser remunerados pelo uso do capital. E tem que fazer com tecnologia. Não dá para imaginar que a gente vai plantar milhões de hectares de agrofloresta e manejar com uma foice, com uma enxada na mão, como um pequeno agricultor é obrigado a fazer o manejo da sua roçada”, conta Valmir Ortega.
Veja como as agroflorestas se tornaram um modelo eficiente na produção de cacau
Jornal Nacional/ Reprodução
E nesse quesito, o pioneiro que errou muito no começo continua olhando à frente. O Patrick agora incuba na fazenda uma empresa que põe um olho eletrônico no futuro desse mercado de carbono. Esse é um escâner de florestas.
Repórter: Agora, isso aí não é vídeo?
Lucas Gewehr, cofundador da Ceres Seeding: Não. Isso é uma nuvem de pontos. O LIDAR vai passando, fazendo a captação de cada pontinho com o laser.
Repórter: E ele consegue ver por dentro da floresta?
Lucas Gewehr: Consegue. Como aqui, eu consigo ver até o tronco de algumas das árvores. Fica mais fácil de medir o carbono. O dado é bem mais preciso do que com só uma foto, por exemplo.
“O que tem aparecido são as promessas do mercado de carbono para essas áreas terem uma valoração maior, além daquilo que ele vai tirar de benefício agrícola. Entendo que o carbono pode ser uma linha de crédito, vamos dizer assim”, diz Patrick Assumpção.
“Se tem algo que nós podemos ser muito competitivos em termos de apresentar soluções de transição climática do planeta, é em soluções baseadas na natureza. Agrofloresta, sem dúvida, é um dos maiores potenciais que a gente tem. Nós temos uma das maiores biodiversidades do mundo. Então, nós podemos desenvolver novas cadeias de produto, nós podemos fortalecer cadeias já existentes. Quer dizer, há aqui um leque de oportunidades muito grande”, afirma Valmir Ortega.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Juíza do DF torna Geddel Vieira Lima réu por improbidade administrativa
Noticias32 minutos ago

Juíza do DF torna Geddel Vieira Lima réu por improbidade administrativa

Caminhão com transformador de 480 toneladas passa pela Via Dutra, no Sul do Rio
Noticias36 minutos ago

Caminhão com transformador de 480 toneladas passa pela Via Dutra, no Sul do Rio

Festa 'julina' na Zona Sul de SP tem shows gratuitos de Pixote e Reinaldo
Noticias38 minutos ago

Festa 'julina' na Zona Sul de SP tem shows gratuitos de Pixote e Reinaldo

Entenda como tirinhas testam sua leitura e interpretação
Noticias43 minutos ago

Entenda como tirinhas testam sua leitura e interpretação

Haddad cita Bill Gates e diz que não faz sentido trocar energia limpa do Brasil
Economia45 minutos ago

Haddad cita Bill Gates e diz que não faz sentido trocar energia limpa do Brasil

Polícia investiga se recém-nascida foi levada à força de MG para MT ou doada pela mãe
Noticias51 minutos ago

Polícia investiga se recém-nascida foi levada à força de MG para MT ou doada pela mãe

Mesmo em isolamento, Geddel mantém indisciplina, segundo presídio; juíza cobra investigação sobre remédios em cela
Noticias2 horas ago

Mesmo em isolamento, Geddel mantém indisciplina, segundo presídio; juíza cobra investigação sobre remédios em cela

Caminhão derrama tinta na pista e interdita Via Dutra, em Itatiaia, RJ
Noticias2 horas ago

Caminhão derrama tinta na pista e interdita Via Dutra, em Itatiaia, RJ

Ludmilla transita pelo R&B com sotaque brasileiro e ‘sonoridade com alma’ no álbum autoral ‘Fragmentos’
Entretenimento2 horas ago

Ludmilla transita pelo R&B com sotaque brasileiro e ‘sonoridade com alma’ no álbum autoral ‘Fragmentos’

Chefe de facção preso no Paraguai pode ter envolvimento com mega-assalto à Prosegur, diz PF
Noticias2 horas ago

Chefe de facção preso no Paraguai pode ter envolvimento com mega-assalto à Prosegur, diz PF

Cidade de SP deve manter média anual de mais de 700 novos condomínios pelo 4º ano seguido em 2025
Noticias2 horas ago

Cidade de SP deve manter média anual de mais de 700 novos condomínios pelo 4º ano seguido em 2025

Entenda as novas regras do BC para tentar impedir a lavagem de dinheiro do crime organizado
Economia2 horas ago

Entenda as novas regras do BC para tentar impedir a lavagem de dinheiro do crime organizado

Ônibus de turismo pega fogo na BR-040, na Região Central de Minas
Noticias2 horas ago

Ônibus de turismo pega fogo na BR-040, na Região Central de Minas

Menino que perdeu a mãe, o pai e os irmãos em acidente na BR-080 segue internado e ainda não sabe sobre mortes, diz tia
Noticias3 horas ago

Menino que perdeu a mãe, o pai e os irmãos em acidente na BR-080 segue internado e ainda não sabe sobre mortes, diz tia

Para o mundo, música brasileira ainda é sinônimo de bossa nova. Por quê?
Entretenimento3 horas ago

Para o mundo, música brasileira ainda é sinônimo de bossa nova. Por quê?

Vai viajar no dia da eleição? Saiba como votar em trânsito
Noticias3 horas ago

Vai viajar no dia da eleição? Saiba como votar em trânsito

Beach Park diz que checa peso e altura dos visitantes nos brinquedos; testemunha nega
Noticias3 horas ago

Beach Park diz que checa peso e altura dos visitantes nos brinquedos; testemunha nega

'Barbie humana': defensor público que estava com influencer disse ter tentado reanimá-la por 9 min
Noticias3 horas ago

'Barbie humana': defensor público que estava com influencer disse ter tentado reanimá-la por 9 min

Fim de ano terá 535 mil vagas temporárias; veja onde se candidatar
Economia3 horas ago

Fim de ano terá 535 mil vagas temporárias; veja onde se candidatar

Uberlândia e Uberaba têm saldo negativo na geração de empregos em junho
Noticias3 horas ago

Uberlândia e Uberaba têm saldo negativo na geração de empregos em junho

Ministério Público do DF recorre da absolvição de Geddel em acusação de obstrução de Justiça
Noticias4 horas ago

Ministério Público do DF recorre da absolvição de Geddel em acusação de obstrução de Justiça

Ex-chefe diz que Dr. Bumbum se recusava a fazer residência médica
Noticias4 horas ago

Ex-chefe diz que Dr. Bumbum se recusava a fazer residência médica

Pai de monsenhor morre em acidente dias antes do filho ser ordenado bispo em Itapetininga
Noticias4 horas ago

Pai de monsenhor morre em acidente dias antes do filho ser ordenado bispo em Itapetininga

TSE aprova por unanimidade criação do partido Missão
Noticias4 horas ago

TSE aprova por unanimidade criação do partido Missão

Governo já proibiu 6 marcas de café em 2025; veja quais
Economia4 horas ago

Governo já proibiu 6 marcas de café em 2025; veja quais

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional4 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias4 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia4 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política4 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia4 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política3 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia4 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias4 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional4 semanas ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia3 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação4 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional4 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias4 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia4 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política4 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política4 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias4 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional4 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política4 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento4 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional4 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento4 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia4 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias4 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias4 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais