Connect with us

Noticias

Intoxicação por metanol acende alerta em eventos; cerimonialistas relatam mudanças em casamentos e festas corporativas

Published

on

Intoxicação por metanol acende alerta em eventos; cerimonialistas relatam mudanças em casamentos e festas corporativas




Cerimonialistas relatam mudanças em casamentos e festas
Paula Lago/Arquivo g1
O aumento no número de casos de notificações relacionadas à intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica tem provocado mudanças no setor de eventos, que envolve desde casamentos até festas corporativas.
Profissionais ouvidos pelo g1 relatam que os clientes estão receosos e que parte deles optou por cancelar bares com destilados ou adaptar os cardápios de bebidas.
Tamara Barbosa é assessora de eventos corporativos e diz que precisou negociar soluções diferentes para dois deles que acontecem na próxima semana na capital paulista.
“Tenho evento segunda e terça da semana que vem. O de segunda cancelou o bar. O de terça aceitou adaptar toda a carta de drinks para podermos seguir com o bar. Ou seja, trocar as bebidas que tinham destilados por outros tipos de drinks”, explicou.
Ela destacou ainda que o desafio não é apenas encontrar alternativas, mas também transmitir segurança aos convidados diante das notícias sobre a contaminação.
“Fake news atrapalharam muito a nossa vida, porque quando a gente começa a falar que confia na procedência do nosso fornecedor, aí começam a sair notícias de que até lugares de excelente procedência estavam tendo casos, e isso vira uma histeria coletiva. Não basta só a gente ter o bar montado com drinks não destilados. As pessoas precisam saber que elas estão razoavelmente seguras, dentro do que a gente sabe, para consumir o que vai ter lá”, afirmou.
Tamara ressalta ter passado a semana buscando alternativas. “Mesmo o fornecedor sendo idôneo, com nota fiscal, não é o suficiente para a gente conseguir convencer o cliente, menos ainda para o cliente convencer o convidado dele. Então, vira uma cadeia muito extensa. E o nosso papel como assessora é intermediar o interesse do cliente e ajudar a dar suporte para o fornecedor”, acrescentou.
LEIA TAMBÉM:
Bares de SP relatam impacto após casos de intoxicação por metanol
Saiba como descartar garrafas de destilados para evitar falsificação
Governo de SP envia 2 mil ampolas para hospitais de referência
Heloísa Hernandez Juliato é sócia da empresa Babi Leite Eventos e também conta que a preocupação dos clientes aumentou.
“Estão preocupados e com toda razão. Mas por enquanto buscamos informar que só trabalhamos com empresas que são idôneas e compram bebida diretamente de fornecedores de confiança”, disse.
E acrescentou: “Além disso, diante da situação, temos sugerido alternativas criativas para os bares dos eventos, valorizando não apenas os destilados de origem segura, mas também a elaboração de drinks à base de vinho, espumante e outras bebidas que não foram associadas a risco. Dessa forma, garantimos variedade, fica sofisticado, e acima de tudo, damos segurança aos convidados”.
Ela afirma que, até agora, não houve cancelamento de bares em casamentos assessorados pela empresa, mas a adaptação foi necessária.
“Estamos apenas aumentando a quantidade sugerida das outras bebidas, porque entendemos que terá maior saída. Mas ainda assim mantendo o bar com as garrafas garantidas diretamente de distribuidores oficiais e com nota”, completou.
A cerimonialista Mayara Zanetti, que atua no setor de eventos há 18 anos, relatou mudanças de última hora em uma festa marcada para este fim de semana em São Paulo.
“Estou organizando um aniversário para 120 pessoas em um clube no Morumbi, e foi emitida uma nota pela associação dos clubes da proibição do consumo de destilados dentro das áreas. O cliente, também por medo, acabou optando, e a gente fez o cancelamento do contrato com o bar. Tudo o que era destilado saiu, e de última hora a gente entrou com cerveja, espumante e vinhos”, contou.
Ela disse ainda que, para os próximos eventos, a exigência de comprovação na procedência das bebidas será reforçada.
“A gente busca sempre trabalhar com fornecedores de confiança, mas de todos agora estamos exigindo nota fiscal da mercadoria e bebidas lacradas para conferência. Na nota tem que ter o lote da bebida também. Acho que isso é importante e fica um alerta para todo mundo”, concluiu.
Cerimonialistas relatam mudanças em casamentos e festas
Jornal Nacional/ Reprodução
O que diz a entidade do setor
A Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta) informou em nota à TV Globo que “manifesta profunda preocupação com os recentes casos de contaminação por metanol em bebidas alcoólicas servidas em bares e eventos, com registros de óbitos em São Paulo e no ABC Paulista. Lamentamos as perdas humanas e solidarizamo-nos com as famílias afetadas”.
“Contudo, reiteramos a necessidade de uma abordagem estrutural e preventiva para que tais episódios não se repitam. A mera reação às consequências não é suficiente. É preciso enfrentar as causas: práticas criminosas de falsificação, ausência de controle e a presença de operadores irregulares no mercado.
Desde 2018, a ABRAFESTA desenvolve uma proposta de certificação setorial baseada em critérios de conformidade fiscal, técnica e sanitária, com objetivo de garantir maior segurança aos contratantes e ao público consumidor. Esta certificação, integrada ao projeto “Evento Legal”, será um instrumento de rastreabilidade, transparência e confiabilidade na cadeia de fornecimento.
Para responder à atual crise, foi instituído o Grupo de trabalho de gerenciamento de crise – Aquisição de bebidas alcoólicas adulteradas e falsificadas, com participação de empresas representativas dos setores de eventos e bebidas. O objetivo é construir um conjunto de diretrizes práticas, auditoria de fornecedores, capacitação de equipes, protocolos de segurança e mecanismos de denúncia.
A ABRAFESTA reafirma que não se trata de oportunismo, mas dá continuidade de uma agenda histórica em defesa das boas práticas, do compliance e da segurança jurídica. O setor de eventos deve ser um espaço de confiança e profissionalismo. Regras bem definidas não geram conflitos, apenas identificam quem está ou não apto a operar de forma responsável.
Este é um momento de ação coordenada e fortalecimento institucional. Assim como em outras crises, como a COVID que gerou o PERSE (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos) e a reabertura do setor pós-pandemia, a ABRAFESTA está pronta para acolher, orientar e construir soluções junto aos seus associados e demais agentes do ecossistema de eventos.”
Intoxicações por metanol no Brasil
O número de notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica subiu para 113 no Brasil, segundo balanço do Ministério da Saúde divulgado na tarde desta sexta-feira (3). As notificações incluem casos confirmados e suspeitos, além de mortes.
Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul notificaram seus primeiros casos em investigação. Em todo o país, são 11 casos confirmados e 102 em investigação.
🔍 O metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, é altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.
Para reduzir o impacto das intoxicações provocadas por essa substância em bebidas alcoólicas adulteradas, o Ministério da Saúde em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares adquiriu 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico, antidoto para esse tipo de intoxicação, e está comprando mais 5 mil tratamentos (150 mil ampolas), para garantir o estoque do Sistema Único de Saúde.
Anvisa lança edital internacional para comprar antídoto contra metanol em bebidas adulteradas
São Paulo
São 91 casos em investigação e 11 confirmados. A capital concentra a maior parte dos casos: 48 em investigação e 8 confirmados (veja tabela abaixo).
Na Grande São Paulo, outros municípios também aparecem com registros:
São Bernardo do Campo: 21 em investigação e 1 confirmado
Santo André: 4 em investigação
Osasco: 4 em investigação
Guarulhos: 1 em investigação e 1 confirmado
Itapecerica da Serra: 1 confirmado
Mauá: 1 em investigação
Diadema: 1 em investigação
Ferraz de Vasconcelos: 1 em investigação
Taboão da Serra: 1 em investigação
No interior e no litoral, os registros são mais isolados. Araçatuba, Cajuru, Jundiaí, Limeira, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São José dos Campos, São Vicente: todos com 1 caso em investigação cada.
As autoridades não divulgaram oficialmente a identidade das vítimas, mas a TV Globo e o g1 conseguiram localizar alguns dos pacientes.
A seguir, conheça as histórias de pessoas que tiveram a vida profundamente afetada após o consumo de bebidas adulteradas.
Radharani Domingos, Bruna Araújo de Souza e Rafael Anjos Martins são vítimas de intoxicação por metanol.
Montagem/g1/Reprodução
Adega na Zona Sul
No dia 30 de agosto, Rafael Anjos Martins, de 28 anos, comprou duas garrafas de gin, além de gelo de coco e energético, em uma adega localizada na região da Cidade Dutra, na Zona Sul da capital.
Em seguida, ele se reuniu com quatro amigos em casa para confraternizar. Nenhum deles desconfiou da adulteração.
Rafael Anjos Martins, de 28 anos, está em coma desde 1º de setembro após consumir gin em SP
Arquivo Pessoal
Poucas horas depois do consumo, Rafael começou a passar mal e foi levado às pressas para o hospital. Os médicos realizaram procedimentos para remover a toxina do sangue, mas o metanol já havia atingido o cérebro e o nervo óptico.
Desde então, o jovem está em coma, internado na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital de Osasco, respirando com ajuda de aparelhos.
Os amigos, que ingeriram a bebida adulterada em menor quantidade, também sofreram consequências. Nathalia Carozzi Gama contou à TV Globo que a visão foi afetada.
“As coisas estavam com muito contraste e muita falta de ar, com mal-estar, um peso no corpo. Eu fui para o hospital, fizeram o exame e viram que estava com metanol”, relatou.
Bar nos Jardins
Radharani Domingos fala em entrevista ao Fantástico após intoxicação por metanol
Reprodução
A designer de interiores Radharani Domingos, de 43 anos, perdeu a visão após consumir três caipirinhas feitas com vodca em no bar Ministrão na Alameda Lorena, bairro nobre de São Paulo. O local foi interditado.
Ela chegou a ser internada na UTI, onde sofreu convulsões e precisou ser intubada, mas recebeu alta para o quarto nesta segunda (29).
“Era uma região nobre, não era nenhum boteco de esquina. Causou um estrago bem grande. Não estou enxergando nada”, disse Radharani ao Fantásrico. No local, a polícia apreendeu cerca de 100 garrafas de bebidas destiladas suspeitas de adulteração.
Segundo a irmã dela, Lalita Domingos, ainda não há previsão de alta. “O oftalmologista entrou com tratamentos para reverter o quadro da visão, mas ela [visão] permanece comprometida. Estamos na expectativa de que algo mude.”
Show de pagode
Jovem de São Bernardo é internada após consumir vodca
Reprodução; e Adobe Stock
No domingo (28), Bruna Araújo de Souza, de 30 anos, saiu para assistir a um show de pagode com amigos em um bar de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Durante a tarde e a noite, ela consumiu algumas doses de bebida, incluindo um “combo” de vodca com suco de pêssego.
Na manhã seguinte, Bruna começou a sentir sintomas como dor intensa no corpo, falta de ar e visão embaçada. Foi levada a uma UPA da cidade, mas seu quadro se agravou rapidamente e ela precisou ser transferida entubada para o Hospital de Clínicas de São Bernardo, onde permanece em estado grave.
Familiares relatam que o namorado dela também apresentou sintomas e foi internado em outra unidade de saúde. “Ela estava feliz, se divertindo, e agora a gente não sabe como vai ser daqui para frente”, contou um parente.
Uísque em festa
Wesley Pereira, de 31 anos, passou mal após consumir uísque em uma festa.
Reprodução
O caso de Wesley Pereira, de 31 anos, começou em agosto, quando ele participou de uma festa na Zona Sul da capital paulista. Em determinado momento da comemoração, Wesley consumiu uísque que havia sido levado ao local. Poucas horas depois, passou mal e entrou em coma.
Desde então, ele permanece internado no Hospital do Campo Limpo. Segundo a família, Wesley sofreu uma série de complicações: teve pneumonia por broncoaspiração, um dos rins parou de funcionar e, quando os médicos reduziram a sedação para tentar acordá-lo, ele sofreu um AVC.
“Ele perdeu a visão e a vida dele nunca mais vai ser a mesma”, contou a irmã, Sheilene Pereira Neves. Wesley continua em tratamento intensivo e luta para se recuperar.
Vodca adulterada
Marcelo Lombardi tinha 45 anos e morava na região do Sacomã, na Zona Sul de SP, divisa com o ABC Paulista.
Reprodução/TV Globo
O advogado e empresário Marcelo Lombardi, de 45 anos, dono de uma imobiliária familiar na região do Sacomã, Zona Sul de São Paulo, morreu após consumir uma garrafa de vodca adulterada. Segundo a família, ele comprou a bebida em uma adega para beber em casa, sem suspeitar de irregularidades.
Na manhã seguinte, Marcelo acordou desorientado, já sem visão, e foi levado ao hospital. O quadro evoluiu para uma parada cardiorrespiratória e falência múltipla dos órgãos. No atestado de óbito, os médicos apontaram o metanol como causa da intoxicação.
Marcelo era casado e morava com a esposa e uma cachorrinha. A irmã relatou ao g1 que ele era o pilar da família. “Perdemos a nossa base”, desabafou.
Infográfico: o impacto do metanol no corpo humano.
Arte/g1

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COP30: financiamento, transição e adaptação são centro das negociações
Noticias46 minutos ago

COP30: financiamento, transição e adaptação são centro das negociações

A história do arrocha-funk que tirou Menos é Mais do topo do ranking do Spotify
Entretenimento1 hora ago

A história do arrocha-funk que tirou Menos é Mais do topo do ranking do Spotify

Fã com coleção de mais de 100 itens celebra retorno aos cinemas do filme 'De Volta para o Futuro': 'Nostálgico reviver'
Noticias2 horas ago

Fã com coleção de mais de 100 itens celebra retorno aos cinemas do filme 'De Volta para o Futuro': 'Nostálgico reviver'

Fla vence, aproveita derrota do Palmeiras e volta a igualar rival
Esporte2 horas ago

Fla vence, aproveita derrota do Palmeiras e volta a igualar rival

Carro cai de viaduto no Rodoanel e mata quatro jovens em São Bernardo do Campo, na Grande SP
Noticias3 horas ago

Carro cai de viaduto no Rodoanel e mata quatro jovens em São Bernardo do Campo, na Grande SP

mãe aos 16, avó aos 37 e jornada digna de novela
Noticias4 horas ago

mãe aos 16, avó aos 37 e jornada digna de novela

Banco Central desiste da moeda digital brasileira, mas levará adiante infraestrutura
Economia4 horas ago

Banco Central desiste da moeda digital brasileira, mas levará adiante infraestrutura

Brasil lidera salários em tecnologia na América Latina com média de R$ 358 mil por ano; veja rankings
Noticias5 horas ago

Brasil lidera salários em tecnologia na América Latina com média de R$ 358 mil por ano; veja rankings

Blocos de rua já podem se inscrever para o Carnaval 2026 em Tatuí
Noticias5 horas ago

Blocos de rua já podem se inscrever para o Carnaval 2026 em Tatuí

Banco Central permitirá que clientes bloqueiem abertura de chaves PIX em seu nome
Economia5 horas ago

Banco Central permitirá que clientes bloqueiem abertura de chaves PIX em seu nome

Meta vai coletar mais dados de usuários para treinar IA e exibir anúncios; veja o que vai mudar
Noticias6 horas ago

Meta vai coletar mais dados de usuários para treinar IA e exibir anúncios; veja o que vai mudar

Ex-prefeito de Sandovalina, Darci Sanfelici, morre aos 85 anos; cidade decreta luto oficial
Noticias6 horas ago

Ex-prefeito de Sandovalina, Darci Sanfelici, morre aos 85 anos; cidade decreta luto oficial

Abstenção no primeiro dia do Enem 2025 chegou a 27%
Noticias7 horas ago

Abstenção no primeiro dia do Enem 2025 chegou a 27%

Educação Financeira #317: como escolher entre pagamento à vista, financiamento ou consórcio na compra de um carro
Economia7 horas ago

Educação Financeira #317: como escolher entre pagamento à vista, financiamento ou consórcio na compra de um carro

Campinas tem nova linha de ônibus e 3 mudanças
Noticias8 horas ago

Campinas tem nova linha de ônibus e 3 mudanças

O que fazer no verão em Atibaia? Veja dicas
Noticias9 horas ago

O que fazer no verão em Atibaia? Veja dicas

Bolsa Família 2025: pagamentos começam nesta semana; veja calendário
Economia9 horas ago

Bolsa Família 2025: pagamentos começam nesta semana; veja calendário

Massacre de Paraisópolis: “foi legítima defesa”, diz única PM a depor
Noticias10 horas ago

Massacre de Paraisópolis: “foi legítima defesa”, diz única PM a depor

Suíça anuncia doação de R$ 33 milhões para Fundo Amazônia
Noticias11 horas ago

Suíça anuncia doação de R$ 33 milhões para Fundo Amazônia

Padre e mais 2 pessoas morrem em desabamento em Salvador
Noticias12 horas ago

Padre e mais 2 pessoas morrem em desabamento em Salvador

Após fazer o Enem, candidatos manifestam confiança e expectativa 
Noticias13 horas ago

Após fazer o Enem, candidatos manifestam confiança e expectativa 

Baco Exu do Blues transita tristonho por caminhos mais melódicos em feat com Zeca Veloso no single ‘Que eu sofra’
Entretenimento13 horas ago

Baco Exu do Blues transita tristonho por caminhos mais melódicos em feat com Zeca Veloso no single ‘Que eu sofra’

Frango encarece, porco recua: análise da USP explica gangorra de preços das carnes concorrentes em outubro
Economia13 horas ago

Frango encarece, porco recua: análise da USP explica gangorra de preços das carnes concorrentes em outubro

Ainda é impossível mensurar todos os danos do tornado, diz ministro
Noticias14 horas ago

Ainda é impossível mensurar todos os danos do tornado, diz ministro

Chefes da BBC renunciam após críticas a documentário sobre Trump
Economia14 horas ago

Chefes da BBC renunciam após críticas a documentário sobre Trump

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional4 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias4 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia4 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política4 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia4 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política4 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia4 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias4 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional1 mês ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia3 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação4 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional4 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias4 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia4 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política4 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política4 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias4 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional4 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política4 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento4 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional4 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento4 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia4 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias4 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias4 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri