Published
1 mês agoon
By
“Com base na declaração recém-divulgada pelo Hamas, acredito que eles estão prontos para uma paz duradoura”, escreveu Trump, em postagem na Truth Social. “Israel deve interromper imediatamente o bombardeio em Gaza, para que possamos retirar os reféns de forma segura e rápida!”
Segundo o presidente americano, neste momento, é muito perigoso retirar os reféns do enclave, acrescentando que os EUA já estão em discussão sobre os detalhes que precisam ser definidos.
“Isso não diz respeito apenas a Gaza, mas sim à tão almejada paz no Oriente Médio”, completou Trump.
Anteriormente, Hamas divulgou que aceitaria parte do plano do presidente dos EUA para encerrar a guerra em Gaza, incluindo a libertação de reféns e a entrega da administração do enclave a um órgão independente de tecnocratas palestinos.
No entanto, o Hamas não indicou se aceitará a condição de desarmamento, exigida por Israel e pelos EUA, que já havia rejeitado anteriormente. Segundo alto funcionário do Hamas, Mousa Abu Marzouk, o grupo não irá se desarmar antes do fim da “ocupação” israelense.
O plano apresentado por Trump consiste em 20 pontos para se chegar a um acordo de paz no enclave palestino. O acordo prevê, entre outras medidas, que membros do Hamas que se comprometam com a convivência pacífica e com o desarmamento recebam anistia. Aqueles que desejarem deixar Gaza terão passagem segura para países receptores.