Published
3 meses agoon
By
REDACAO
Por Letícia Porat
Manter a saúde bucal desde os primeiros anos de vida é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças. A odontopediatria, especialidade voltada para o cuidado infantil, reforça que hábitos simples podem prevenir a cárie e promover uma boa saúde bucal. A coordenadora do curso de Odontologia da UNINASSAU Rio de Janeiro, Flavia Couto, apresenta cinco sugestões para auxiliar os familiares.
1 – Controle o consumo de açúcar
O açúcar é considerado o principal vilão da cárie. Inclusive, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que crianças de até 2 anos não o consumam. “A partir dessa idade, devemos controlar a quantidade e frequência. Quanto maior a ingestão de alimentos e líquidos açucarados, maior será o risco de desenvolver cárie”, explica a cirurgiã-dentista.
2 – Escovação desde o primeiro dente, sempre com supervisão
O início da escovação deve acontecer assim que surgir o primeiro dente, usando uma escova infantil de cerdas macias e cabeça pequena. “Escovas de silicone e dedeiras não são eficazes e nem devem ser utilizadas para a higienização“.
“Outro ponto importante é que, até a criança desenvolver coordenação motora suficiente, a escovação precisa ser realizada ou supervisionada por um adulto, duas vezes ao dia”, destaca. Um bom indicativo de autonomia é quando o pequeno já consegue amarrar os cadarços do tênis.
3 – Use creme dental com flúor na concentração adequada
“O creme dental com flúor (1000 a 1500 ppm) é o principal aliado na prevenção da cárie e deve ser utilizado por todos. A quantidade deve ser ajustada conforme a idade: até os 4 anos incompletos, o recomendado é usar uma porção equivalente a um grão de arroz cru; a partir dos 4 anos, deve ser a de um grão de ervilha”, orienta a docente. Assim, é possível garantir o efeito protetor do flúor e reduzir o risco de ingestão excessiva.
4 – Evite o uso de chupeta e mamadeira
O uso prolongado de bicos artificiais pode causar alterações na posição dos dentes e até prejudicar a fala. “Sempre que possível, evite o uso de chupetas e mamadeiras. Caso seja necessário oferecer líquidos para os bebês, prefira o copo e limite a chupeta apenas a momentos específicos, como o sono”, explica.
5 – Toda criança merece um odontopediatra para chamar de seu
“O acompanhamento profissional também faz toda a diferença. A primeira consulta ao odontopediatra deve acontecer no primeiro ano de vida. Esse especialista é o aliado ideal para acompanhar o desenvolvimento da saúde bucal da criança, auxiliando na prevenção de problemas e na orientação dos responsáveis de forma personalizada”, conclui.
A prevenção começa em casa, com o apoio da família. Assim, cada etapa do desenvolvimento se torna uma oportunidade de ensinar bons hábitos e construir um futuro mais saudável para os pequenos.
Álbum da Turma do Pagode com os sucessos de Zeca Pagodinho coroa ano de valorização da obra do compositor
STF anula parte de investigação contra governador do Acre
Como produzir vinho artesanal
Foguete tem problema técnico e lançamento em Alcântara é adiado
Comissão aprova Orçamento de 2026 com R$ 61 bilhões para emendas parlamentares
Moraes autoriza Bolsonaro a deixar a prisão para fazer cirurgia, mas nega prisão domiciliar