Published
1 mês agoon
By
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu nesta sexta-feira (3) um prazo final ao grupo militante Hamas para que este aceite o acordo de paz proposto pelo presidente americano até o próximo domingo (5).
Em publicação feita em sua rede social, Trump dá um prazo até o domingo, às 18h (no horário de Washington; 19h no horário de Brasília) para que o grupo aceite a proposta de cessar-fogo em Gaza. Ele alerta que essa seria a “última chance” para o grupo e que, se após esse prazo o acordo ainda não for alcançado, o Hamas enfrentará um “verdadeiro inferno, como nunca visto antes.”
A proposta de Trump para um cessar-fogo na Faixa de Gaza foi apresentada na segunda-feira, em cerimônia na Casa Branca que contou com a presença do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.
O plano possui 20 diretrizes, entre elas a libertação de todos os reféns restantes, a desmilitarização completa da Faixa de Gaza, a instauração de um governo temporário transitório no enclave, encabeçado por um comitê palestino apolítico, e a promessa de que o Hamas e outros grupos militantes não farão parte desse governo.
O Hamas, porém, exigirá algumas revisões na proposta de Trump, conforme informações publicadas pelo jornal britânico “The Guardian”. O ponto que envolve o desarmamento do grupo é o principal ponto de divergência em relação ao plano do presidente americano.