Published
1 mês agoon
By
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (3) que não teme um esvaziamento da COP30 por causa dos altos preços e da fata de hospedagem em Belém, no Pará. Segundo ele, o governo está cuidando da questão “com carinho” e não vai faltar quarto para os participantes da conferência climática.
“Primeiro, porque nós estamos cuidando disso com muito carinho. Eu acabei de falar que o povo de Belém é extraordinariamente amoroso e gentil. Tem muita gente saindo das suas casas e alugando para quem quiser vir”, disse Lula em entrevista à TV Liberal.
O presidente destacou ainda que novos hotéis estão sendo construídos e que dois navios foram contratados para receber visitantes, oferecendo “quase quatro ou cinco mil quartos”. “Portanto, não vai faltar quarto”, disse.
Lula voltou a dizer que Belém foi escolhida para sediar a conferência climática de 2025 porque o Brasil quer apresentar a Amazônia ao mundo. Ele disse que a COP30 será “a conferência da verdade”.
Segundo Lula, nas últimas COPs decisões foram estabelecidas, mas não foram cumpridas. “Nós vamos ter que decidir uma coisa importante: acreditamos ou não na ciência? O mundo está em crise ou não está em crise?”, questionou.
O presidente cobrou mais responsabilidade dos países desenvolvidos no combate às mudanças climáticas. “O mundo rico tem que pagar porque é o maior responsável pela emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Eles foram industrializados há 200 anos na nossa frente”, ressaltou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/S/A/H6IWqmSXKGPY21fuLEcg/presidente-da-republica-luiz-inacio-lula-da-silva-participa-de-cerimonia-de-entrega-de-obras-retomadas-do-ministerio-da-educacao-na-ilha-de-marajo-em-breves-para-pa-ricardo-stuckert-pr.jpg)