Connect with us

Noticias

Cliques, tempo em reunião e monitoramento de tela ao vivo: os programas que vigiam funcionários em home office

Published

on

Cliques, tempo em reunião e monitoramento de tela ao vivo: os programas que vigiam funcionários em home office


Programas podem capturar tela, conversas e histórico de navegação, mostra teste da BBC
Getty Images via BBC
Quando o banco Itaú anunciou a demissão de mais de 1 mil funcionários que trabalhavam em regime remoto ou híbrido, na semana passada, uma das maiores surpresas para demitidos foi descobrir a quantidade de informações sobre o que faziam no computador que era de conhecimento da empresa.
O próprio banco explicou, conforme mostrou a BBC News Brasil, que mediu a atividade dos colaboradores ao longo de quatro meses. Foram considerados o uso de mouse e teclado, chamadas de vídeo, envio de mensagens, realização de cursos, pacote office, dentre outras métricas.
Embora esse monitoramento do trabalho remoto não seja uma novidade e venha sendo aplicado ao menos desde o boom do home office causado pela pandemia do coronavírus, o caso chamou a atenção pelo nível de detalhamento desse tipo de vigilância.
O banco nega que tenha feito captura de telas, áudio ou vídeo, já que isto poderia violar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Ainda assim, uma série de ferramentas de vigilância de atividades foi aplicada por meses.
Mas, afinal, o que exatamente esse tipo de programa pode fazer?
A BBC News Brasil testou e analisou dois deles na última semana, XOne e Teramind, assistiu a conteúdos publicados por usuários das plataformas, anúncios das empresas e identificou ações judiciais que citam a vigilância feita por essas ferramentas.
Os testes da BBC demonstram que esse tipo de programa permite ver em tempo real o que cada funcionário está fazendo, quais sites estão sendo acessados e até identificar, de forma automatizada, se o funcionário realizou alguma ação em desacordo com as políticas da empresa (por exemplo, entrar em um site proibido ou mandar e-mail com dados sensíveis).
No caso XOne, nosso teste não pode ser concluído.
A empresa que o administra removeu o acesso à plataforma de demonstração do software durante a apuração desta reportagem, após a repercussão das demissões no banco. Ainda assim, foi possível acessar informações em vídeos divulgados pela própria empresa e publicações em suas redes sociais.
O jornal Folha de S.Paulo e outros veículos de imprensa afirmaram que o XOne era o software utilizado pelo Itaú, informação que as empresas (o banco e a responsável pelo software) não confirmam nem negam.
Felipe Oliveira, cofundador da empresa que administra o XOne, disse por e-mail que o acesso para testes foi removido por causa do volume de solicitações, mas que todos os pedidos já efetuados por esse canal serão atendidos.
A BBC News Brasil não conseguiu retomar os testes, mesmo tendo reiterado os pedidos. O Itaú também se recusou, por e-mail, a demonstrar como funciona a plataforma na empresa.
Não é possível afirmar, no momento, quais dessas capacidades identificadas pela BBC foram ou não utilizadas pelo banco Itaú.
O banco afirmou, em nota, que o monitoramento se restringe ao uso corporativo de softwares licenciados pela empresa.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou um procedimento investigatório na última terça-feira (16/09) em que pede esclarecimentos à empresa sobre o episódio das demissões.
Monitoramento de tela e controle do computador
Demonstração da Teramind tem tela de monitoramento ao vivo de computadores, com nomes fictícios
Reprodução
Fundada em 2014, a Teramind diz em seu site que é líder em “soluções comportamentais” e que atende mais de 10 mil organizações em mais de 125 países.
O suporte da empresa disse que eles possuem “muitos” clientes no Brasil, embora não haja um número específico.
O programa de monitoramento da empresa está disponível para testes e oferece uma demonstração com dados fictícios no próprio site, sem instalar nada.
Nele é possível ver e testar uma função chamada “live activity overview”, que mostra telas de funcionários em tempo real.
A BBC entrou em contato com o suporte da empresa para questionar sobre possíveis problemas de privacidade e dados pessoais.
A Teramind disse que isso deve ser checado com advogados em cada país e que não dá aconselhamento legal aos clientes.
A lista de ferramentas da empresa é extensa. Esses são alguns exemplos:
– Monitoramento do histórico de sites e aplicativos visitados pelo funcionário;
– Visão e controle remoto do computador do funcionário;
– Atividades em mídias sociais;
– Identificação automatizada de possível comportamento malicioso ou não autorizado, com registro da ação em vídeo;
– Interações com o computador / produtividade (para este item há um indicador de horas trabalhadas e taxa de atividade).
A tela de demonstração da plataforma também mostra uma série de rankings, que dizem quais são os sites mais acessados, os usuários com maior atividade e possíveis práticas não autorizadas. Uma delas mostra usuários que navegam em aba anônima, por exemplo.
Há até um alerta para quem entra em sites de “busca de emprego” nesta demonstração, bem como “enviar e-mail com informações sensíveis.”
Em 2022, ao menos duas ações na Justiça do Trabalho brasileira citaram a Teramind em processos contra uma mesma companhia de venda de veículos em São Paulo. A empresa dona do software não foi acusada de nada nem é parte do processo, mas foi mencionada como plataforma de monitoramento.
Nos contratos, a companhia de carros justifica o uso do software contratado como forma de proteger dados internos — imagens de tela, conversas, dados de clientes.
Em um dos processos, um ex-representante comercial pediu o reconhecimento de vínculo trabalhista, alegando que sua rotina era de empregado, já que até sua jornada era controlada via Teramind, que registrava horários online/offline e tempo ocioso.
Em outro, o trabalhador afirmou que seu notebook era monitorado e que não podia recusar clientes, pois o programa verificava se o atendimento ocorria de fato e até espionava ligações. A empresa não comentou esses casos específicos.
Monitoramento da Teramind, em inglês, mostra comportamentos como uso de navegador em aba anônima, buscas em sites de emprego e envio de informações sensíveis por e-mail
Reprodução
Ranking de produtividade, sites visitados e geolocalização
No caso da XOne, a empresa diz, em um vídeo no Youtube, que é possível “acompanhar em tempo real as atividades da equipe”.
A reportagem criou uma conta na plataforma na semana passada, mas os testes foram suspensos pela empresa depois do caso das demissões no Itaú.
Foi possível identificar funções no menu do programa que permitem saber quais sites estão sendo acessados, quando e por quanto tempo, o tempo de inatividade do funcionário e a geolocalização dos computadores monitorados.
As telas do programa mostram que é possível identificar quais são os programas que estão sendo usados, por quanto tempo e quem mais os utiliza.
Há ainda opções para verificar aderência à jornada de trabalho (vale lembrar, esse foi um dos motivos usados pelo Itaú para as demissões; o banco alegou que essas pessoas não estariam trabalhando durante todo o período devido).
A plataforma também permite visualizar rankings de colaboradores com menor aderência, por porcentagem.
O programa foi criado pela Arctica, empresa fundada em 2019 e que se apresenta com o propósito de “ajudar organizações a compreenderem melhor seus ambientes digitais e a extrair valor estratégico das informações disponíveis.”
A Arctica diz que não divulga sua lista de clientes, mas que atende a “serviços financeiros, telecomunicações, seguradoras, tecnologia e indústria.”
Diz ainda que recomenda boas práticas de transparência sobre o uso de seu software e que a responsabilidade de avisar os funcionários é do empregador.
Ressaltou também que “não realiza gravação de tela, nem captura o conteúdo de comunicações pessoais (mensagens privadas, e-mails pessoais, postagens em redes sociais, áudios ou vídeos privados).”
Botão para teste de programa de monitoramento XOne foi removido de site após caso do Itaú; empresa diz que ainda é possível testar software;
BBC/Reprodução/Internet Archive
‘Levam o computador até para beber água durante o home office’
Depois de a BBC News Brasil ter publicado depoimento de um funcionário demitido do Itaú, recebemos uma série de relatos sobre o clima na empresa.
Um dos demitidos relatou que colegas que continuaram no banco estão se sentindo pressionados e com medo de serem mandados embora.
“Então levam o computador até para beber água durante o home office”, contou, em relação ao receio de serem considerados inativos pelo software usado pelo banco.
Nenhum deles quis ser entrevistado, mesmo sem se identificar, por medo de retaliação.
Essa pressão relacionada ao monitoramento do trabalho remoto é conhecida e já foi documentada em diversos estudos.
Uma dissertação de mestrado de Fabrício Barili, da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), sobre essas plataformas, de 2022, aponta que elas podem potencializar a disputa entre trabalhadores para continuarem empregados.
O trabalho cita especificamente a Teramind e diz que a plataforma não tem a produtividade como foco, mas sim o comportamento “que pode comprometer a segurança de informação da empresa”. A XOne não é citada no estudo.
Empresas podem monitorar funcionários?
Uma das críticas feitas por ex-funcionários do Itaú foi a falta de clareza sobre como eram monitorados. O banco afirma, no entanto, que tudo estava previsto em contrato e em políticas internas.
Pedro Henrique Santos, pesquisador da Data Privacy Brasil, explica que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não proíbe o monitoramento. Mas que tudo deve ser consentido e comunicado de forma clara e acessível.
“O monitoramento faz parte da relação trabalhista e o empregador tem esse direito. O uso da tecnologia não é necessariamente ruim. Mas é preciso comunicar da forma mais transparente possível, disponibilizando canais de informação e explicando já no momento da contratação.”
Ele ressalta que as empresas devem avaliar até que ponto essas ferramentas são, de fato, indispensáveis para a gestão.
“Quando se pensa em tomar decisões a partir desses dados, é preciso avaliar se os resultados realmente são úteis. E verificar se há outra forma de chegar à mesma conclusão, com menos coleta de dados e menos monitoramento.”
Itaú demite funcionários após avaliar produtividade no home office

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moraes nega encontro com ex-presidente do BRB na casa de Vorcaro 
Noticias25 minutos ago

Moraes nega encontro com ex-presidente do BRB na casa de Vorcaro 

Mega-Sena, concurso 2.965: prêmio acumula e vai a R$ 102 milhões
Economia37 minutos ago

Mega-Sena, concurso 2.965: prêmio acumula e vai a R$ 102 milhões

Lula diz que viajará a Washington em março para encontro com Trump
Política52 minutos ago

Lula diz que viajará a Washington em março para encontro com Trump

Inep emitirá declaração do ensino médio a partir de sexta-feira
Noticias1 hora ago

Inep emitirá declaração do ensino médio a partir de sexta-feira

Caso Master no STF: Fachin diz que processo não deve ficar na Corte
Economia2 horas ago

Caso Master no STF: Fachin diz que processo não deve ficar na Corte

Lula homenageia vítimas do Holocausto e condena autoritarismo
Política2 horas ago

Lula homenageia vítimas do Holocausto e condena autoritarismo

Brasil e União Europeia reconhecem equivalência em proteção de dados
Internacional2 horas ago

Brasil e União Europeia reconhecem equivalência em proteção de dados

Corinthians encara Gotham na semi do 1º Mundial de clubes feminino
Esporte2 horas ago

Corinthians encara Gotham na semi do 1º Mundial de clubes feminino

Inmet alerta para ocorrência de ciclone no Sudeste a partir de sexta
Noticias2 horas ago

Inmet alerta para ocorrência de ciclone no Sudeste a partir de sexta

Larissa Luz demole preconceitos raciais e sexuais de antigos Carnavais no tom inclusivo do single folião ‘Marchona’
Entretenimento3 horas ago

Larissa Luz demole preconceitos raciais e sexuais de antigos Carnavais no tom inclusivo do single folião ‘Marchona’

Dólar cai para R$ 5,20 e atinge menor valor em 20 meses
Economia3 horas ago

Dólar cai para R$ 5,20 e atinge menor valor em 20 meses

É #FAKE vídeo de caminhões e tratores bloqueando via em Paris durante 'paralisação' de agricultores; cena foi criada com IA
Noticias3 horas ago

É #FAKE vídeo de caminhões e tratores bloqueando via em Paris durante 'paralisação' de agricultores; cena foi criada com IA

Boulos acredita que fim da escala 6×1 pode ser aprovado neste semestre
Política3 horas ago

Boulos acredita que fim da escala 6×1 pode ser aprovado neste semestre

Petrobras reduz em 7,8% preço de venda do gás natural a distribuidoras
Noticias3 horas ago

Petrobras reduz em 7,8% preço de venda do gás natural a distribuidoras

Banco do Nordeste suspende Pix após sofrer ataque hacker
Economia4 horas ago

Banco do Nordeste suspende Pix após sofrer ataque hacker

Aberto da Austrália volta a acionar política de calor extremo em jogos
Esporte4 horas ago

Aberto da Austrália volta a acionar política de calor extremo em jogos

Grupo de Trabalho da Maré pode ser embrião para outras comunidades
Noticias4 horas ago

Grupo de Trabalho da Maré pode ser embrião para outras comunidades

'Pecadores' e 'Uma Batalha Após a Outra' são indicados a prêmios do Sindicato dos Roteiristas dos EUA; veja lista
Entretenimento5 horas ago

'Pecadores' e 'Uma Batalha Após a Outra' são indicados a prêmios do Sindicato dos Roteiristas dos EUA; veja lista

Comitê Paralímpico faz 1ª convocação para Jogos de Inverno, na Itália
Esporte5 horas ago

Comitê Paralímpico faz 1ª convocação para Jogos de Inverno, na Itália

Mais uma empresa obtém liminar contra nova regra do vale-alimentação
Economia5 horas ago

Mais uma empresa obtém liminar contra nova regra do vale-alimentação

TikTok fecha acordo extrajudicial em processo sobre vício em redes sociais
Noticias5 horas ago

TikTok fecha acordo extrajudicial em processo sobre vício em redes sociais

CBF anuncia programa de profissionalização de árbitros de futebol
Esporte5 horas ago

CBF anuncia programa de profissionalização de árbitros de futebol

Em telefonema, Lula e Macron conversam sobre Conselho da Paz de Trump
Noticias6 horas ago

Em telefonema, Lula e Macron conversam sobre Conselho da Paz de Trump

CBF anuncia contratação permanente de profissionais da arbitragem
Esporte6 horas ago

CBF anuncia contratação permanente de profissionais da arbitragem

Número 2 de Haddad, Dario Durigan deve assumir a Fazenda; Rogério Ceron será secretário-executivo
Economia6 horas ago

Número 2 de Haddad, Dario Durigan deve assumir a Fazenda; Rogério Ceron será secretário-executivo

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional7 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia7 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias7 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política7 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia7 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia7 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política6 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação7 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias7 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional4 meses ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia5 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias7 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional7 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política7 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia7 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias7 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política7 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional7 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política7 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento7 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional7 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento7 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia7 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias7 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias7 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri