Connect with us

Política

Conferencistas exigem políticas para todas as “mulheridades”

Published

on

Conferencistas exigem políticas para todas as “mulheridades”


A canção Maria, Maria, de Milton Nascimento e Fernando Brant, foi cantada em coro pelas quase 4 mil credenciadas na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), em Brasília, nesta quarta-feira (1º), último dia da mobilização nacional. Juntas, elas homenagearam a força e a resiliência das mulheres brasileiras.

Com o tema Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas, a 5ª CNPM debateu questões como o enfrentamento às desigualdades sociais, econômicas e raciais; fortalecimento das mulheres em espaços de poder e decisão; combate a todos os tipos de violência de gênero, políticas de cuidado.

Multifacetadas

Pelos corredores do evento, o novo conceito de “mulheridades” foi amplamente difundido para informar e destacar a pluralidade e a diversidade de identidades das mulheres que vivem no Brasil e suas experiências.

Mulheres negras, com deficiência, LBTs [lésbicas, bissexuais e transgêneras], indígenas, quilombolas, de povos e comunidades tradicionais, jovens, idosas, mães atípicas, mulheres das cidades, do campo e das águas, ciganas, migrantes e refugiadas enviaram suas representações. Uma a uma encarregada de lutar por direitos e de dar visibilidade às suas causas.

De Jundiaí (SP), Mayara Alice Zambon pediu respeito a toda diversidade, a toda a ‘mulheridade’. Ela se descreve como mulher cis, pansexual. Mayara acredita no feminismo interseccional, abordagem que reconhece diferentes eixos de opressão que se interligam, como raça, sexualidade, deficiência e classe econômica. “Mulheres são mulheres em sua totalidade. Ninguém nasce [mulher]. Se torna uma”, parafraseando a escritora e feminista francesa, Simone de Beauvoir.


Brasília (DF), 01/10/2025 – Dalvilene Cardoso, durante a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Brasília (DF), 01/10/2025 – Dalvilene Cardoso, durante a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Dalvilene Cardoso se considera uma mulher de fibra – José Cruz/Agência Brasil

Já a enfermeira Dalvilene Cardoso, que integra o coletivo de mulheres com deficiência de São Luís do Maranhão, considera-se uma “mulher de fibra”. O punho dela levanta pelo fim da escala de trabalho 6×1, da violência de gênero, e pela valorização de profissão dentro da política de cuidados da sociedade.

“Viva as mulheres. Quero menos violência, não anistia [aos golpistas], mais democracia, mais respeito e, claro, mais educação. Somente por meio da educação nos tornaremos mulheres decididas e determinadas”, entende Dalvilene.

Em uma roda de mulheres cadeirantes, na entrada do prédio da conferência, a produtora cultural de São José do Rio Preto (SP), Vanessa Cornélio, se agiganta contra o capacitismo, que é a discriminação e o preconceito contra pessoas com deficiência (PCD), baseado erroneamente na crença de que são inferiores e incapazes.

“Precisamos de políticas educacionais que atinjam a população para desmistificar e tirar a imagem e o rótulo pejorativo e pesado de uma dependência. E ainda que as pessoas nos reconheçam para além da deficiência visível.”

Vanessa completa com o modo que é vista em sociedade. “Muitas vezes, somos tratadas com infantilização, não reconhecem o nosso potencial. É um leão por dia, todos os dias. Temos que nos colocar e explicar quem somos”, lastima.


Brasília (DF), 01/10/2025 – Magna Caibé durante a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Brasília (DF), 01/10/2025 – Magna Caibé durante a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Magna Caibé levou as demandas dos povos indígenas baianos para a conferência  José Cruz/Agência Brasil

A indígena Magna Caibé viajou 1,5 quilômetros (km) de Euclides da Cunha (BA) até a capital federal para trazer as demandas dos povos originários da Bahia. Ao relatar violências que as indígenas sofrem, Magna não admite que a violência masculina seja encarada como um fenômeno cultural e do patriarcado, onde os homens supostamente deteriam a autoridade e o poder sobre as mulheres.

“A violência não é cultural. Nossa cultura é a nossa ancestralidade, são nossas tradições.  A mulher indígena não está acostumada a ser violentada. Eu vim aqui para falar “não” à cultura de violência das mulheres indígenas.”

A professora Maria Elisângela Santos, de Aracaju, quer uma sociedade justa e igualitária, frente à discriminação e ao racismo. “As mulheres negras querem nessa conferência que todos estejam colocados em uma linha tênue, onde nenhuma mulher tenha mais e outras menos. A mesma saúde que é dada a uma mulher não-negra, deve ser dada a outra mulher negra, a uma mulher trans, independentemente da sua raça e da sua religião.”


Brasília (DF), 01/10/2025 – Maria Elisâgela dos Santos na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Brasília (DF), 01/10/2025 – Maria Elisâgela dos Santos na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Maria Elisâgela dos Santos quer uma sociedade justa e igualitária, frente à discriminação e ao racismo- José Cruz/Agência Brasil

A conferencista ainda questiona o fato de que a média salarial de uma mulher negra pode ser cerca de 50% menor que a de um homem branco.

“As mulheres negras se encontram abaixo da pirâmide salarial. Brigo por um espaço mais justo, porque nós trabalhamos igualmente aos demais, cuidamos de casa, da família, na maioria das vezes somos mães-solos. Por enquanto, sororidade, está sendo somente uma palavra bonita.”

A estudante de direito Ana Eva dos Santos, de 24 anos, reconhece que sofre com a transfobia diariamente, mas diz que conta com o apoio materno. Ana Eva é voluntária do projeto solidário Associação Gold, casa de acolhimento de pessoas LGBTQIA+, em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

“A conferência é um espaço de diálogo democrático para discutir políticas públicas e espaço de escuta para o Estado entender nossas demandas, enquanto pessoas trans, em situação de rua, dentro das diversas interseccionalidades: de pessoas negras, com deficiências e com as nossas mulheridades.”

Iyá Nifá Ifálere, sacerdotisa de umbanda, religião que escolheu há 35, trouxe com orgulho na mala as mesmas vestes que usa no terreiro de Cuiabá. No Distrito Federal, ela circula na conferência para marca posição e exigir respeito às mães de axé, que ela diz serem invisibilizadas.


Brasília (DF), 01/10/2025 – Iyánifá Ifálere, durante a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Brasília (DF), 01/10/2025 – Iyánifá Ifálere, durante a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.
Foto: José Cruz/Agência Brasil

 Iyá Nifá Ifálere marcou presença na conferência para pedir respeito às mães de axé – José Cruz/Agência Brasil

“Tentaram nos calar. Sofremos muito, principalmente pelas nossas vestes, não somos aceitas perante a sociedade, tudo isso precisa ser desmistificado. Porque essa é a minha identidade, eu sou uma mulher de axé, eu carrego meu Axé e sem ele não sou ninguém.”

A secretária municipal da Mulher de Tutóia (MA), Cristiana Rocha Diniz, relata que mesmo tendo implantado o programa Patrulha Maria da Penha, de segurança pública, o município não tem recursos públicos para proteger as mulheres vítimas de violência.

“Vejo nas localidades que a secretaria da mulher em si, só tem o nome. Não temos verbas para quebrar essa violência. A mulher do interior sofre violência e não há um transporte para socorrê-la. Existe muita política, sim. Mas cadê as capacitações para os gestores? Cadê o material que precisamos para trabalhar? Nós não temos”, indigna-se.

E mesmo diante de tantas divergências de pontos de vista e debates calorosos, Francine Gagliotti veio de São Paulo representar os interesses das milhares de mulheres que não puderam se deslocar até Brasília para participar da mobilização nacional.

“Espero que as políticas sejam aprovadas para que cheguem às mulheres que não tem possibilidade de estar aqui. Tudo tem que chegar para todas as mulheres do país, principalmente aquela que só sobrevive, só trabalha 8 e até 12 horas por dia. A gente tá aqui para defender também essas mulheres.”

Voz coletiva

“Mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre. Quem traz no corpo a marca, Maria, Maria, mistura a dor e a alegria.” Essa espécie de hino atemporal representou o anseio coletivo dos segmentos sociais, os movimentos feministas, gestoras públicas, acadêmicas, organizações de mulheres e outros setores da sociedade civil.

No fim, várias frentes comprometidas com a mesmas pautas; igualdade e equidade de gênero; enfrentamento à violência, discriminação e racismo; universalidade e acesso às políticas públicas; participação ativa das mulheres em todas as fases das políticas públicas.

As demandas trazidas dos diversos territórios das etapas anteriores à conferência nacional foram analisadas durante três dias, nesta semana, em Brasília, e votadas pelas delegadas credenciadas na tarde desta quarta-feira
(1º). As propostas deliberadas vão contribuir para o fortalecimento e aprimoramento do Plano Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, para orientar o governo federal na elaboração das políticas para todas as mais de 100 milhões de brasileiras. 

A ministra das Mulheres, Marcia Lopes, defende que a conferência nacional não se encerre, depois de tantos reencontros, pois a mobilização das mulheres por direitos e políticas públicas continuam nas comunidades das participantes que voltam a seus territórios de luta. “Apesar de concluir a 5ª Conferência Nacional de Política para as Mulheres, que a gente entenda e tenha consciência que esta conferência não acaba aqui, não acaba hoje. Ela tem que continuar até o início da realização da 6ª Conferência Nacional de Política para as Mulheres”.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bad Bunny é aplaudido em discurso contra agência de imigração nos EUA: 'Não somos animais'
Entretenimento12 minutos ago

Bad Bunny é aplaudido em discurso contra agência de imigração nos EUA: 'Não somos animais'

Chuva provoca alagamentos e quedas de árvores na região de Campinas
Noticias45 minutos ago

Chuva provoca alagamentos e quedas de árvores na região de Campinas

Legislativo da Venezuela flexibiliza controle estatal sobre petróleo
Economia1 hora ago

Legislativo da Venezuela flexibiliza controle estatal sobre petróleo

Ataques de gaviões em Santos motivam campanha de orientação
Noticias2 horas ago

Ataques de gaviões em Santos motivam campanha de orientação

Sonda da Petrobras na Foz do Amazonas passa por auditorias da ANP
Economia2 horas ago

Sonda da Petrobras na Foz do Amazonas passa por auditorias da ANP

Caetano e Bethânia se surpreendem com vitória no Grammy: 'Nem sabia que horas era'
Entretenimento2 horas ago

Caetano e Bethânia se surpreendem com vitória no Grammy: 'Nem sabia que horas era'

Anitta defende revista pessoal na saída de shows para coibir gangues: 'A gente precisa fazer alguma coisa'
Noticias3 horas ago

Anitta defende revista pessoal na saída de shows para coibir gangues: 'A gente precisa fazer alguma coisa'

'Influencer da roça' viraliza ao compartilhar rotina no campo, no Paraná: 'Não faço roteiro nenhum'
Economia3 horas ago

'Influencer da roça' viraliza ao compartilhar rotina no campo, no Paraná: 'Não faço roteiro nenhum'

Ao premiar Caetano Veloso e Maria Bethânia por álbum ao vivo, Grammy 2026 faz justiça ao reencontro histórico dos irmãos em turnê
Entretenimento3 horas ago

Ao premiar Caetano Veloso e Maria Bethânia por álbum ao vivo, Grammy 2026 faz justiça ao reencontro histórico dos irmãos em turnê

Caetano Veloso e Maria Bethânia vencem o Grammy de Melhor Álbum de Música Global
Entretenimento4 horas ago

Caetano Veloso e Maria Bethânia vencem o Grammy de Melhor Álbum de Música Global

Centenas de pessoas em São Paulo pedem justiça pelo cão Orelha
Noticias4 horas ago

Centenas de pessoas em São Paulo pedem justiça pelo cão Orelha

Em depoimento à PF, diretor do BC diz que BRB deveria ter identificado problemas nos créditos do Master
Economia4 horas ago

Em depoimento à PF, diretor do BC diz que BRB deveria ter identificado problemas nos créditos do Master

Gesaffelstein: visual de produtor de Lady Gaga chama a atenção no Grammy 2026
Entretenimento4 horas ago

Gesaffelstein: visual de produtor de Lady Gaga chama a atenção no Grammy 2026

Corinthians vence Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei
Esporte5 horas ago

Corinthians vence Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei

Mais de 500 mil foliões acompanham megabloco de Ivete Sangalo
Noticias5 horas ago

Mais de 500 mil foliões acompanham megabloco de Ivete Sangalo

Arsenal bate Corinthians na prorrogação e fatura Mundial Feminino
Esporte5 horas ago

Arsenal bate Corinthians na prorrogação e fatura Mundial Feminino

Grammy 2026: veja lista de vencedores
Entretenimento5 horas ago

Grammy 2026: veja lista de vencedores

Em encontro previsto para março, Lula e Trump devem falar sobre combate ao crime organizado, tarifaço e América Latina
Economia5 horas ago

Em encontro previsto para março, Lula e Trump devem falar sobre combate ao crime organizado, tarifaço e América Latina

Grammy 2026: veja FOTOS da premiação
Entretenimento6 horas ago

Grammy 2026: veja FOTOS da premiação

Ciclone extratropical se intensifica em Santa Catarina
Noticias6 horas ago

Ciclone extratropical se intensifica em Santa Catarina

PF proíbe gravações de nova temporada de ‘Aeroporto: Área Restrita’, citando riscos à ‘intimidade e à presunção de inocência’
Entretenimento6 horas ago

PF proíbe gravações de nova temporada de ‘Aeroporto: Área Restrita’, citando riscos à ‘intimidade e à presunção de inocência’

Lojas podem limitar compras? O que vale quando preço está errado?
Economia6 horas ago

Lojas podem limitar compras? O que vale quando preço está errado?

Chanceleres de Brasil e EUA conversam sobre comércio e segurança
Política6 horas ago

Chanceleres de Brasil e EUA conversam sobre comércio e segurança

Caetano e Bethânia estão entre finalistas de Grammy 2026 neste domingo
Noticias7 horas ago

Caetano e Bethânia estão entre finalistas de Grammy 2026 neste domingo

Com volta dos trabalhos no Congresso, governo prioriza aprovação de acordo Mercosul-UE e pautas com potencial eleitoral
Economia7 horas ago

Com volta dos trabalhos no Congresso, governo prioriza aprovação de acordo Mercosul-UE e pautas com potencial eleitoral

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional7 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia7 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias7 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política7 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia7 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia7 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política6 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação7 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias7 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional4 meses ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia6 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias7 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política7 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional7 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias7 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia7 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política7 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional7 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política7 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento7 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional7 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento7 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia7 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias7 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias7 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri