Published
1 mês agoon
By
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou, nesta quarta-feira, que vai se encontrar com o seu homólogo chinês, Xi Jinping, em quatro semanas. A soja será um dos temas de discussão entre os dois líderes.
Em publicação no Truth Social, Trump alega que os produtores de soja estão sendo prejudicados pela China, que não está comprando o produto.
Nos últimos anos, a China se tornou um dos maiores compradores de produtos agrícolas americanos, à medida que a classe média chinesa passou a consumir mais carne suína e aves, que são engordadas, em parte, com farelo de soja.
Além disso, o grão é o principal produto agrícola exportado pelos americanos, com metade da safra destinada aos mercados internacionais.
Pequim usa a soja em sua disputa comercial com Trump. Em negociações com o governo americano, os chineses sinalizaram que Pequim compraria mais soja americana. No entanto, o país quer que Washington retire a tarifa de 20% sobre a China sob a alegação de vinculação com o comércio de fentanil.
“Ganhamos tanto dinheiro com tarifas que vamos pegar uma pequena parte desse dinheiro e ajudar nossos produtores”, disse Trump em sua rede social.