Published
2 meses agoon
By
O uso de siglas, expressões e abreviações em inglês nos ambientes corporativos, como em e-mails, relatórios e reuniões formais, tem sido cada vez mais comum e necessário para os trabalhadores.
A presença tem como vantagens o estabelecimento de uma linguagem empresarial padrão na comunicação entre profissionais de diferentes países e também resulta em economia de tempo por simplificar termos técnicos, cargos de trabalho e expressões rotineiras, de acordo com Mariana Oreng, professora de Administração na ESPM e de educação executiva em universidades como USP, FGV e Saint Paul.
Em levantamento realizado em 2023 pela Duolingo, plataforma de ensino de línguas, em conjunto com o LinkedIn, rede social voltada para trabalhadores, 58% dos entrevistados afirmaram que esses jargões corporativos têm sido usados de forma excessiva nos ambientes de trabalho. A pesquisa ouviu oito mil trabalhadores de oito países: Brasil, Índia, Vietnã, Colômbia, Reino Unido, Japão, Austrália e Estados Unidos.
O problema desse tipo de linguagem é que ela pode excluir profissionais que não estão familiarizados com essas abreviações.
“A partir do momento que eu uso essas siglas, eu estou mostrando que eu pertenço a determinado grupo, e que se você não entende essa sigla, possivelmente você não pertence a esse grupo, o que pode ser entendido com um mecanismo de exclusão. Especialmente no ambiente de tecnologia, onde está todo mundo inovando muito rápido. Se você não entende as siglas que estão aparecendo, significa que você não faz parte do jogo”, explica Mariana.
A frequência dessas expressões tem crescido de tal forma que alcança todos os níveis hierárquicos nas empresas. Ou seja, até mesmo estagiários podem ser envolvidos no uso desse vocabulário, segundo a professora.
“Quando eu lecionava uma disciplina chamada Business English, que era sobre o uso de termos em inglês em negócios, muitos alunos não demonstravam muita importância sobre o tema, mas depois me retornavam dizendo que se depararam com esses termos já na primeira semana de estágio”, aponta.
A pedido do Valor, Mariana listou diversas abreviações e expressões que são frequentemente usadas no mercado de trabalho. Veja abaixo:
*Estagiário sob supervisão de Diogo Max