Published
2 meses agoon
By
Uma das principais ferramentas de gestão financeira para pequenas e médias empresas (PMEs), as linhas de crédito vêm se consolidando como um importante vetor de crescimento para negócios dos mais diversos setores. De acordo com um levantamento realizado pela Serasa Experian, os investimentos em expansão são atualmente o principal motivador dos empréstimos realizados por PMEs brasileiras — 33% dos empreendedores utilizam essa alternativa para ampliar a operação, enquanto 22% buscam fortalecer o fluxo de caixa.
Mais do que acelerar o desenvolvimento das companhias, trata-se de um elemento crucial para financiar projetos de inovação e atravessar períodos de incerteza. “Estamos falando de um pilar fundamental para apoiar a ampliação, a modernização da capacidade produtiva e a otimização dos custos. Além disso, o crédito auxilia na correção de eventuais gaps de caixa de cada operação, viabilizando estratégias de crescimento até mesmo em ciclos financeiros desfavoráveis”, afirma Cintia Camargo, diretora de crédito para PMEs do Itaú Unibanco.
A captação desse tipo de recurso, no entanto, demanda um planejamento eficiente de gestão econômica, incluindo a análise detalhada de gargalos operacionais, capacidade de pagamento e disponibilidade de capital de giro. “Os empreendedores precisam fazer as contas para embasar seus limites de alavancagem, mantendo as margens em patamares adequados. Para as tomadas de investimentos, um cuidado adicional é traçar cenários que tentem prever eventuais imprevistos, como atrasos e sobrecustos na implantação dos projetos”, diz a executiva.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/j/c/x8oB1dQbyuLynRlg9ueQ/glab-itau-valor-agosto2-2025-digital.jpg)
A definição de objetivos claros é um dos aspectos mais decisivos na elaboração de estratégias assertivas de gestão e tomada de crédito. No caso das linhas de longo prazo, é necessário avaliar a necessidade real de buscar recursos externos para viabilizar projetos de expansão e inovação, assim como as projeções de retorno apresentadas pelos investimentos. Modalidades de curto prazo, por sua vez, devem ser atreladas à entrada de receitas comprovada durante o período de financiamento.
Em ambas as situações, o mapeamento abrangente e detalhado de ciclos financeiros e operacionais é fundamental para evitar decisões motivadas por impulso. Além do valor bruto da parcela, a análise deve contemplar futuros impactos sobre capacidade produtiva, controle de qualidade e precificação de produtos e serviços finais. A criação de um sistema de monitoramento e gestão de riscos — que identifique problemas em suas fases iniciais — é outro fator que deve estar presente nessa abordagem.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/3/b/6DClgdRUyEBT5ALht9gg/cintiacamargo.jpg)
Para desenvolver essa estratégia, Cintia recomenda um trabalho realizado em parceria com profissionais especializados. “No universo das PMEs, muitas empresas ainda não têm estruturas internas totalmente profissionalizadas e independentes, com o empresário na figura do grande centralizador das decisões comerciais, financeiras e jurídicas. Contar com apoio externo para determinados assuntos pode oferecer visões mais acuradas e assertivas sobre temas que não sejam exatamente sua expertise”, explica.
Um dos eixos centrais da proposta do Itaú para o segmento, a atuação dos agentes consultivos em jornadas de crédito ganha ainda mais força em cenários cada vez mais orientados pela personalização dos serviços financeiros. Um posicionamento que já pode ser observado na presença de equipes regionalizadas e conectadas às realidades específicas de cada negócio.
“O objetivo é apoiar empreendedores na tomada de decisões além das captações de recursos, ajudando-os a traçar os melhores cenários para embasar as suas escolhas. Esse reforço em nosso papel consultivo tem sido fundamental para estreitar o relacionamento e ajudar nossos clientes a seguir os melhores caminhos em seus negócios”, conclui Cintia.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/M/9/e0weSCRfAPYOo1cds0Zg/glab-itau-valor-agosto2-2025-digital2.jpg)