Published
2 meses agoon
By
A presidente da distrital do Federal Reserve (Fed) de Boston, Susan Collins, disse nesta sexta-feira que a decisão do banco central americano na reunião de setembro ainda está em aberto e que ainda há “muitas possibilidades” sobre a mesa. Essas declarações foram dadas em entrevista à “Bloomberg TV” e vão na contramão do atual consenso do mercado, que está otimista com a retomada do ciclo de afrouxamento monetário no próximo encontro do Fed.
“Uma série de possibilidades está sobre a mesa, temos que ver os dados”, ela disse. Collins, no momento, vê que os riscos de ambos os lados do duplo mandato do Fed, de máximo emprego e controle da inflação, estão equilibrados. No momento, ela vê tanto riscos de alta para a inflação quanto de baixa para o mercado de trabalho. Sobre os preços, mais especificamente, ela projeta, no momento, um aumento na inflação nos próximos meses e não descarta que o impacto das tarifas sobre os preços possa ser mais persistente do que o previamente esperado.
Por conta disso, o atual nível “moderadamente restritivo” da política monetária parece apropriado para ela. No entanto, caso o mercado de trabalho comece a desacelerar, ela afirmou que pode ser razoável tornar a política monetária menos restritiva. “Estou focada nos dados”, destacou.
Ela também defendeu considerar o balanço de riscos e os dados como um todo, em vez de focar muito em apenas certos indicadores. “De uma maneira geral, os fundamentos econômicos estão sólidos”, afirmou Collins.
Collins ainda argumentou que não será possível o Fed esperar toda a incerteza no cenário econômico passar para se posicionar. “Temos que tomar as decisões em tempo real”, ela defendeu.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2025/g/x/DcXUbUT4m5s0UWyO5TUg/397066826.jpg)