Published
3 meses agoon
By

Veja quando Sidney Oliveira, dono da Ultrafama, chega à delegacia após prisão em operação
O dono e fundador da Ultrafarma, Aparecido Sidney de Oliveira, foi preso nesta terça-feira (12) em uma operação do Ministério Público de São Paulo sobre um esquema de corrupção envolvendo auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda. A chegada dele ao 8º Distrito Policial foi registrada por câmeras. (Veja no vídeo acima.)
Atualmente, ele mora em uma chácara em Santa Isabel, na Grande São Paulo, onde foi preso temporariamente.
O g1 e a TV Globo procuraram a empresa, mas não haviam obtido retorno até a última atualização deste texto. A reportagem também tenta localizar a defesa do empresário.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
O esquema teria arrecadado cerca de R$ 1 bilhão em propinas desde maio de 2021, quando teve início. No entanto, as investigações seguem para apurar se começou antes disso.
De acordo com o MP, as empresas passaram a pagar centenas de milhões de reais para auditores para auxiliarem essas empresas a conseguirem ressarcimento de crédito de ICMS a que tinham direito na Secretaria da Fazenda.
Auditor fiscal era o ‘cérebro’ do esquema que levou à prisão do dono da Ultrafarma, diz MP; prejuízo ainda não foi calculado
Quem é Sidney de Oliveira
Quem é Sidney Oliveira, fundador da Ultrafarma preso nesta terça (12) em SP
Oliveira nasceu no município de Nova Olímpia, município localizado no interior do Paraná que tem pouco mais de 5 mil habitantes, e cresceu com mais dez irmãos. Em entrevista à Jovem Pan, ele contou que a família vivia uma situação financeira difícil e que começou a trabalhar em uma farmácia ainda menino, aos 9 anos.
O empresário foi alfabetizado por meio do programa Movimento Brasileiro de Alfabetização para Jovens e Adultos, criado por Paulo Freire, e não frequentou a universidade.
A Ultrafarma, pioneira na venda de genéricos e uma das maiores redes de farmácias do Brasil, foi fundada por Oliveira em 2000. A rede se destacou ao longo dos anos pelo e-commerce e pela forte presença na mídia.
Segundo informações da própria empresa, a Ultrafarma tem mais de 1 milhão de clientes ativos e mais de 15 mil produtos disponíveis para venda através do e-commerce e lojas. Em 2007, a empresa também foi vencedora do Prêmio Top of Mind Internet, como a primeira marca de farmácia na internet.
Em 2023, Oliveira também atuou como apresentador do programa “Roda a Roda”, do SBT, onde promovia uma linha de suplementos. Ele também fechou parceria com a RedeTV, onde foi exibido o game show “Ultra Show – Sidney Oliveira”, apresentado pelo Geraldo Luís.
Durante a eleição municipal de São Paulo no ano passado, o fundador da Ultrafarma declarou apoio ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) em razão do “compromisso com a melhoria dos serviços de saúde”.
Operação
Operação do MP mira esquema de corrupção de mais de R$ 1 bilhão
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) deflagrou uma operação para desarticular um esquema de corrupção envolvendo auditores fiscais tributários da Secretaria de Estado da Fazenda.
Procurada pelo g1 e pela TV Globo, a empresa não se manifestou até a última atualização deste texto. A reportagem também tenta localizar a defesa do empresário.
A Secretaria da Fazenda e Planejamento informou em nota que “está à disposição das autoridades e colaborará com os desdobramentos da investigação do Ministério Público por meio da sua Corregedoria da Fiscalização Tributária (Corfisp)”.
Outro preso é o diretor estatutário do grupo Fast Shop Mario Otávio Gomes, encontrado em um apartamento na Zona Norte de São Paulo. Procurada, a Fast Shop informou que “ainda não teve acesso ao conteúdo da investigação, e está colaborando com o fornecimento de informações às autoridades competentes”.
De acordo com a apuração, o fiscal manipulava processos administrativos para facilitar a quitação de créditos tributários às empresas.
Em contrapartida, recebia pagamentos mensais de propina por meio de uma empresa registrada em nome de sua mãe.
Segundo o Ministério Público, a operação é fruto de meses de trabalho investigativo, com análise de documentos, quebras de sigilo e interceptações autorizadas pela Justiça.
Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As diligências seguem em andamento.
Sidney Oliveira, fundador da Ultrafarma
Reprodução/Ultrafarma
VÍDEO: Veja quando o dono da Ultrafarma, Sidney Oliveira, chega à delegacia após ser preso