Connect with us

Noticias

'Sedutores de idosos': perfis fingem romance para monetizar redes e exploram a solidão na terceira idade

Published

on

'Sedutores de idosos': perfis fingem romance para monetizar redes e exploram a solidão na terceira idade


Sedutores de idosos lucram com golpes nas redes
reprodução
“Você é o amor da minha vida”, diz o homem na tela. “Tenho algo especial para você”, declara uma mulher, olhando fixamente para a câmera. Nos comentários, centenas de pessoas acreditam ter encontrado um amor. No TikTok, vídeos assim têm se multiplicado: criadores fingem estar se declarando para quem assiste. Criadores de conteúdo têm usado declarações românticas genéricas para engajar pessoas em situação de vulnerabilidade afetiva — e lucrar com isso.
Os vídeos são feitos como se fossem uma chamada, muitos embalados por músicas antigas. Fazem isso justamente para atrair o público mais fiel: pessoas idosas. No final, os “sedutores” pedem curtidas e compartilhamentos como forma de demonstrar afeto – o que, na verdade, atrai a monetização.
Alguns desses perfis têm mais de um milhão de seguidores, com publicações diárias, e reúnem milhares de comentários de pessoas que interagem como se estivessem em um vínculo afetivo.
Veja abaixo:
‘Sedutores de idosos’ enganam nas redes sociais
Reprodução
”Sedutores de idosos’ enganam nas redes sociais
Reprodução
”Sedutores de idosos’ enganam nas redes sociais
Reprodução
Especialistas explicam que os casos escancaram a crise da solidão na terceira idade, que afeta homens e mulheres. Com pouco contato com outras pessoas e mais solitários, esses indivíduos enfrentam a carência e encontram, nesses vídeos, a atenção que já não têm mais, mas que pode representar um risco à saúde mental.
Você percebe que os aspectos relacionados à carência — seja pela falta da presença de amigos, de família, seja pela falta de um cônjuge — aparecem com força. As pessoas tiveram perdas afetivas nessa fase da vida e se sentem mais carentes de afeto e vínculo. Pelo fato de se sentirem invisíveis e ignoradas, elas se apegam facilmente a um conteúdo, a um vídeo. Têm a sensação de que estão recebendo alguma atenção.
Até poucos meses atrás, esses influenciadores alimentavam a mentira, sem deixar claro que estavam fazendo os vídeos por engajamento. Nos últimos meses, após relatos de golpes usando suas imagens, passaram a incluir avisos de que eram apenas personagens.
O advogado especialista em crimes digitais Danilo Pardi explica que, apesar de os golpes não serem aplicados pelos donos dos perfis, há responsabilidade indireta, já que eles alimentam uma mentira, fazendo de pessoas vulneráveis iscas para criminosos.
O g1 acionou o TikTok, mas não teve retorno até a publicação. O g1 também tentou contato com os influenciadores, mas não teve retorno até a publicação.
Os ‘sedutores de idosos’ fazem vídeos em que se declaram para seguidores, que acreditam estar em relacionamento
Reprodução
Os ‘sedutores de idosos’
Um deles é o perfil do homem que se diz chamar José Fernandes. Ele tem cerca de 700 mil seguidores e mais de 18 milhões de curtidas. Todo o engajamento foi conquistado com esse tipo de conteúdo, focado em mulheres.
No final dos vídeos, ele pede que as seguidoras curtam e compartilhem para demonstrar afeto e até para conversar com ele – o que não é verdade. Os comentários na conta nunca são respondidos. Mas a estratégia funciona: o g1 analisou mais de 50 vídeos, e a maioria tinha mais de mil comentários. Todo esse engajamento pode ser revertido em monetização para o criador.
Outro caso é o da mulher que diz se chamar Monica Santos. Nos vídeos, ela conversa com homens, chama de amor, diz estar apaixonada e que quer muito conversar com eles. Ao final, também pede pelo engajamento, sob a promessa de que vão conseguir seu contato ou falar com ela, o que também não é verdade.
Criadora de conteúdo no TikTok faz vídeos em que idosos acreditam estar se relacionando com ela
Reprodução
Monica tem 1,6 milhão de seguidores nas redes sociais e 28 milhões de curtidas em seu perfil, que só traz conteúdos desse tipo.
Nos últimos meses, esses criadores tiveram que vir a público explicar que, apesar do conteúdo, não é bem assim: eles são personagens e não entram em contato com os seguidores. Isso tudo porque, segundo contam, criminosos estavam usando sua imagem para aplicar golpes.
No caso de José Fernandes, ele disse que chegou a registrar um boletim de ocorrência porque recebeu a informação de que criminosos usaram sua imagem para enganar uma seguidora. Nos comentários, algumas relatam prejuízos de até R$ 9 mil depois de receberem ligações com pessoas que usavam a imagem do perfil no TikTok.
Nos vídeos, José Fernandes conta que tem um relacionamento, filho e que não está em busca de uma relação – tudo não passa de encenação. Após postar um dos vídeos com a explicação, seguidoras disseram estar de coração partido e se sentiram traídas por ele, que estava em outra relação.
Veja:
Seguidoras se lamentam ao descobrir que não estavam em relação com criador de conteúdo do TikTok
Reprodução
Mulheres comentam após criador de conteúdo contar que é personagem
Reprodução
Mulheres comentam após criador de conteúdo contar que é personagem
Reprodução
O advogado especialista em crimes digitais Danilo Pardi afirma que a forma como o conteúdo é feito, somada ao público-alvo mais vulnerável, cria um contexto propício para golpes. Com isso, ainda que o criador não seja o responsável direto pelo crime, ele alimenta esse cenário, mesmo que de forma involuntária.
“Quando um conteúdo emocional é produzido em larga escala, com foco em atrair idosos vulneráveis, é preciso reconhecer que existe responsabilidade. Não se trata de censura, mas de responsabilidade digital. O princípio do conteúdo pode até não ser aplicar o golpe, mas, se o efeito prático está sendo o aliciamento de vítimas, é dever da plataforma agir e do próprio influenciador de repensar como e para quem está falando”, explica.
O g1 procurou o TikTok e perguntou se esse tipo de conteúdo é permitido na plataforma, já que os perfis estão sendo usados para que criminosos encontrem vítimas de golpe, mas não teve retorno até a publicação.
A solidão na terceira idade
E o que explica os idosos acreditarem que estão mantendo um relacionamento com uma pessoa que nunca viram na internet?
O primeiro ponto é a falta de letramento digital, que faz com que acreditem que os vídeos são exclusivamente para eles.
O segundo ponto, segundo especialistas, tem a ver com a solidão na terceira idade e a incidência de depressão.
➡️ Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que os idosos compõem o grupo mais afetado pela depressão no país. Ela atinge cerca de 13% da população entre 60 e 64 anos.
Segundo os especialistas, a depressão nessa idade é comum e resulta de vários fatores:
Mudanças no corpo;
Declínio da habilidade motora e cognitiva;
Isolamento social com a aposentadoria;
Perda de entes queridos e amigos;
Perda da independência.
Nesse novo cenário de vida, muitas pessoas nessa idade se sentem isoladas e sozinhas. A psicóloga Larissa Fonseca, especialista em ansiedade e depressão, explica que essa fase é desafiadora para a saúde mental.
“Você percebe que os aspectos relacionados à carência, seja pela falta da presença de amigos, de família, seja pela falta de um cônjuge, aparecem com força. As pessoas tiveram perdas afetivas nessa fase da vida e se sentem mais carentes de afeto e vínculo. Pelo fato de se sentirem invisíveis e ignoradas, elas se apegam facilmente a um conteúdo, a um vídeo. Têm a sensação de que estão recebendo alguma atenção”, explica.
O g1 conversou com um familiar de uma alguém que se enquadra nesse perfil. Na conversa, a pessoa, que preferiu não se identificar, contou que a avó acreditava estar em uma relação e que a família não tinha coragem de contar a verdade porque ela se sentia feliz com isso.
Recentemente, vídeos desse tipo ‘furaram a bolha’, e muitos nos comentários tentam alertar quem acredita estar em um romance, mas alguns se recusam.
A psicóloga explica que é preciso entender a realidade do idoso antes de contar a verdade. Para Larissa, o primeiro passo deve ser tratar o problema: a solidão e a carência. Isso pode ser feito com:
Inclusão do idoso em atividades;
Mais interação e conversa;
Chamadas de vídeo frequentes se a família não consegue ser tão presente;
Reforço de carinho com o toque físico.
Depois disso, a família pode contar a verdade, mostrar os comentários de outras pessoas e promover a alfabetização digital. A especialista ressalta que essas pessoas não se habituaram com a sociedade digital em que vivemos hoje. Por isso, acabam acreditando quando veem vídeos como esses.
Ela alerta que, caso o idoso já esteja em declínio cognitivo, sem tanta noção do que é real, e encontre felicidade nesse tipo de vídeo, a estratégia deve ser monitorar, mas permitir que continue consumindo esse conteúdo.
A antropóloga e pesquisadora sobre a terceira idade, Mirian Goldenberg, explica que no caso da mulher ainda há o contexto da construção social da necessidade de um parceiro para as mulheres ao longo de toda a vida.
“É preciso cultivar redes de apoio que não passam só por um companheiro, por um amor. Ter redes de amigas que se apoiam, que conversam, que aconselham e que protegem essas mulheres que se sentem tão solitárias. Com isso, elas vão ter propósitos de vida que não passem por ter um companheiro, porque essa sensação de vazio existencial e de solidão é muito porque elas não enxergam o caminho”, explica.
Por que essas pessoas produzem esse tipo de conteúdo?
De acordo com a professora da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora em comunicação digital, Issaaf Karhawi, os vídeos que simulam romance com quem assiste fazem parte de uma lógica mais ampla de produção de conteúdo moldada pelas regras de monetização do TikTok.
A plataforma remunera quem publica vídeos, mas, para começar a ganhar dinheiro, os criadores precisam atender a critérios como número mínimo de seguidores e visualizações, além de produzir vídeos autorais com certas características de duração e formato.
“Quando alguém decide ser um criador, essa pessoa se sujeita à lógica da plataformização, que exige o atendimento a parâmetros e métricas específicas da plataforma. Criadores usam estratégias sutis e sedutoras para incentivar o engajamento (como pedir para o usuário ‘fazer o coração ficar vermelho’) justamente porque entendem que estão à mercê dessas dinâmicas e métricas para conseguir monetizar ou ter visualizações qualificadas”, afirma a especialista.
Ou seja, os vídeos são feitos para engajar. Usam ‘gatilhos’ que levam ao compartilhamento e às curtidas e, com isso, tudo é revertido em monetização. O g1 perguntou à plataforma se os perfis citados na reportagem são monetizados, mas a resposta recebida foi que só o criador poderia confirmar. Na análise dos perfis, no entanto, todos seguem os pré-requisitos.
Para Issaaf, isso é intensificado pelo contexto econômico do país. Com o aumento da inflação e a instabilidade, muitas pessoas veem na plataforma uma forma de ganhar dinheiro, de fazer uma renda extra, mas, muitas vezes, sem entender a dimensão da responsabilidade que isso traz.
“Tem relação com a questão econômica no Brasil e a percepção de que o TikTok vai ser uma possibilidade de renda fazendo alguma coisa simples, mas, na verdade, quando alguém decide produzir conteúdo nas redes sociais, essa pessoa se vê à mercê da lógica da plataformização”, explica.
Brasil tem o maior número de afastamentos do trabalho por ansiedade e depressão em 10 anos

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manutenção da Selic em 15% ao ano preocupa setor produtivo
Economia37 segundos ago

Manutenção da Selic em 15% ao ano preocupa setor produtivo

Ex-prefeitos são presos durante operação do Ministério Público no Leste de Minas
Noticias8 minutos ago

Ex-prefeitos são presos durante operação do Ministério Público no Leste de Minas

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
Política47 minutos ago

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil

Ciclistas que voltavam de cortejo de amigo morto no trânsito quase são atropelados em Brasília; veja vídeos | Distrito Federal
Noticias51 minutos ago

Ciclistas que voltavam de cortejo de amigo morto no trânsito quase são atropelados em Brasília; veja vídeos | Distrito Federal

Parque Nacional do Itatiaia, no Sul do Rio, registra temperatura negativa nesta quinta-feira
Noticias53 minutos ago

Parque Nacional do Itatiaia, no Sul do Rio, registra temperatura negativa nesta quinta-feira

Etec faz feira voltada para emprego e estágio em Rio Preto
Noticias56 minutos ago

Etec faz feira voltada para emprego e estágio em Rio Preto

Governo é contra equiparar facções ao terrorismo, diz Gleisi Hoffmann 
Noticias59 minutos ago

Governo é contra equiparar facções ao terrorismo, diz Gleisi Hoffmann 

BC mantém juros básicos em 15% ao ano por terceira vez seguida
Economia1 hora ago

BC mantém juros básicos em 15% ao ano por terceira vez seguida

População enfrenta medo no centro de Belo Horizonte durante a madrugada
Noticias1 hora ago

População enfrenta medo no centro de Belo Horizonte durante a madrugada

Especialistas consideram inadequada nota de apoio dos EUA ao Rio
Política2 horas ago

Especialistas consideram inadequada nota de apoio dos EUA ao Rio

Incêndio no Parque Ecológico de Águas Claras, no DF, mobiliza 36 bombeiros | Distrito Federal
Noticias2 horas ago

Incêndio no Parque Ecológico de Águas Claras, no DF, mobiliza 36 bombeiros | Distrito Federal

Tigres escaparam do RioZoo? Não é verdade!
Noticias2 horas ago

Tigres escaparam do RioZoo? Não é verdade!

Greve dos caminhoneiros leva à maior inflação mensal entre os produtos nos supermercados de SP; veja as maiores altas
Noticias2 horas ago

Greve dos caminhoneiros leva à maior inflação mensal entre os produtos nos supermercados de SP; veja as maiores altas

STF adia conclusão de julgamento sobre aumento de planos de saúde
Noticias2 horas ago

STF adia conclusão de julgamento sobre aumento de planos de saúde

Hyundai convoca recall após airbag falhar em acidente; veja se seu carro está na lista
Economia2 horas ago

Hyundai convoca recall após airbag falhar em acidente; veja se seu carro está na lista

Na hora da missa, mulher é furtada dentro da Basílica de Lourdes, em Belo Horizonte
Noticias2 horas ago

Na hora da missa, mulher é furtada dentro da Basílica de Lourdes, em Belo Horizonte

Nego do Borel chega à DP para depor sobre roubo e recuperação de carro
Noticias3 horas ago

Nego do Borel chega à DP para depor sobre roubo e recuperação de carro

Mundial Sub-17 Feminino: Brasil luta, mas perde para Coreia do Norte
Esporte3 horas ago

Mundial Sub-17 Feminino: Brasil luta, mas perde para Coreia do Norte

Três de quatro pessoas em boia que virou no Beach Park pesam 305 kg; limite é 320
Noticias3 horas ago

Três de quatro pessoas em boia que virou no Beach Park pesam 305 kg; limite é 320

COP30 pretende mobilizar US$ 1,3 trilhão em financiamento climático
Noticias3 horas ago

COP30 pretende mobilizar US$ 1,3 trilhão em financiamento climático

Confins, na Grande BH, tem atrasos devido a problema em aeroporto de São Paulo
Noticias3 horas ago

Confins, na Grande BH, tem atrasos devido a problema em aeroporto de São Paulo

Bolo de 250 quilos é servido para o público em shopping do DF 
Noticias4 horas ago

Bolo de 250 quilos é servido para o público em shopping do DF 

AGU recorre de decisão que suspendeu leilão de distribuidoras de energia
Noticias4 horas ago

AGU recorre de decisão que suspendeu leilão de distribuidoras de energia

PAT de Catanduva tem 20 vagas de emprego
Noticias4 horas ago

PAT de Catanduva tem 20 vagas de emprego

Moraes recebe demandas de movimentos sociais em ADPF das Favelas
Noticias4 horas ago

Moraes recebe demandas de movimentos sociais em ADPF das Favelas

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional4 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias4 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia4 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política4 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia4 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política4 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia4 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias4 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional1 mês ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia3 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação4 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional4 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias4 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia4 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política4 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política4 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias4 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional4 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política4 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento4 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional4 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento4 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia4 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias4 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias4 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri