Connect with us

Internacional

British Airways 009: como um dos maiores aviões do mundo escapou por um triz de um desastre após ser atingido por ‘poeira misteriosa’

Published

on

British Airways 009: como um dos maiores aviões do mundo escapou por um triz de um desastre após ser atingido por ‘poeira misteriosa’


British Airways 009: Como um avião quase foi derrubado por uma erupção vulcânica
Em uma noite escura nos céus do oceano Índico, o comandante Eric Moody pegou o interfone do Boeing 747 para fazer aquele que se tornou, talvez, o anúncio aos passageiros mais famoso da aviação em todos os tempos:
“Senhoras e senhores, aqui quem fala é o comandante. Nós estamos com um pequeno problema. Todos os quatro motores pararam de funcionar”, disse ele com uma serenidade britânica. “Nós estamos fazendo o nosso maldito melhor pra controlar a situação. Espero que vocês não estejam muito angustiados.”
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Suas palavras se tornaram um exemplo de profissionalismo em uma história que, por muito pouco, não acabou em tragédia. E os ensinamentos que ela trouxe ajudam a deixar as viagens de avião mais seguras até os dias de hoje.
(⚠️Esta reportagem é parte de uma série do g1 dedicada à reconstituição de acidentes e incidentes aéreos, explicando como ocorreram e quais as lições aprendidas. Ao final deste texto, veja a lista dos capítulos já publicados)
O incidente aconteceu em 24 de junho de 1982, no voo British Airways 009. Moody, 41, estava ao lado do copiloto Roger Greaves, 32, e do engenheiro de voo Barry Townley-Freeman, 40. Na ocasião, ainda existia a figura do engenheiro de voo —função hoje extinta na aviação comercial regular de passageiros devido à automação das aeronaves.
Era um voo pinga-pinga: ele saía de Heathrow, em Londres, para Auckland, na Nova Zelândia, fazendo nada menos que quatro escalas: Bombaim (atual Mumbai, na Índia); Kuala Lumpur, Malásia; Perth e Melbourne (ambas na Austrália).
E não era um avião qualquer para aquele périplo: tratava-se de um Boeing 747-200, a maior aeronave de passageiros até então.
Boeing 747-200 da British Airways que sofreu situação de emergência em 24 de junho de 1982; imagem foi feita em janeiro do mesmo ano
Gordon Bevan/Wikimedia Commons
O trio havia acabado de assumir o comando da cabine, na perna entre Kuala Lumpur e Perth. O procedimento é comum em voos longos, quando equipes diferentes se revezam entre trechos do percurso.
Ao decolar da Malásia, 263 pessoas estavam a bordo, das quais 15 tripulantes e 248 passageiros – alguns dos quais, horas depois, estariam escrevendo bilhetes de despedida para seus entes queridos em guardanapos e pedaços de papel.
✈️ Histórias incríveis da aviação
Um voo normal, até uma fumaça surgir
Aquele era um voo normal até a aeronave passar perto de Jacarta, na Indonésia, por volta das 20h40 no horário local.
Em altitude de cruzeiro, o clima era de tal tranquilidade na cabine que o comandante Moody aproveitou para ir no banheiro, na parte de trás do icônico deck superior do 747.
Ao andar pela cabine de passageiros, ele notou uma certa fumaça. Aquilo não era incomum, já que fumar dentro dos aviões era algo permitido nos anos 1980.
Só que aquela fumaça não tinha cheiro de cigarro; ela exalava um odor sulfuroso. No deck inferior, os comissários de bordo também notaram a cabine esfumaçada, o que os levou a uma busca silenciosa por algo grave: um princípio de incêndio – talvez provocado por uma bituca mal apagada no banheiro ou algo do tipo, pensavam eles.
Na ausência do comandante, Greaves e Townley-Freeman notaram, pela janela, um espetáculo de fagulhas brilhantes que se acumulavam na lataria da aeronave, contrastando com o breu de uma noite sem lua.
O fenômeno em si não era estranho. Poderia ser o “Fogo de Santelmo”, acreditavam os pilotos – uma série de descargas elétricas provocadas pelas aeronaves quando elas passam por uma região ionizada da atmosfera.
Havia uma diferença, porém: uma atmosfera ionizada é indicativa de tempestade, algo que não estava previsto naquele percurso. Os radares do 747, inclusive, mostravam céus calmos pelos próximos 500 quilômetros, pelo menos.
Os passageiros próximos das janelas também se surpreenderam: quem podia ver as asas notava o mesmo brilho ao redor delas.
Os quatro motores param, um a um
Quando Moody retornou à cabine dos pilotos, o clima não era mais de tranquilidade. Copiloto e engenheiro estavam com cintos afivelados, e Greaves havia colocado os motores em modo de ignição contínua. O procedimento é realizado, em geral, quando o fluxo de ar se torna inconstante, o que pode “apagar” motores a jato.
Na parte de trás da aeronave, os ocupantes notavam que a fumaça se tornava cada vez mais densa. O calor anormal fazia os passageiros suarem. A preocupação aumentou quando eles notaram labaredas saindo pelos quatro motores.
Fazia apenas três minutos que Moody havia retornado à cabine de pilotagem quando, incrédulos, os pilotos receberam o aviso do engenheiro de que o motor 4 havia parado de funcionar. O Boeing 747 é equipado com quatro motores, e a falha em um deles mantém o avião em condições de voar em segurança.
Seguindo o procedimento normal em caso de qualquer pane, eles pegaram o manual de bordo (na época em papel, hoje eletrônico) para saber o que fazer em seguida, mas não houve tempo de fazer qualquer consulta: o motor 2 falhou em seguida, depois o 1 e, finalmente, o 3.
“Em um minuto e meio, nós fomos de quatro motores funcionando normalmente para não ter [nenhum] motor”, contou Greaves, anos depois, ao ser entrevistado por um programa de TV.
Agora já não havia nenhum motor para manter a aeronave voando em segurança; a mais de 11 km de altitude, o Boeing 747 da British Airways havia se transformado em um enorme planador, o que impunha a necessidade de pouso o mais rápido possível.
‘Mayday’
“Mayday, mayday, mayday. Speedbird 9, nós perdemos todos os quatro motores a 370″, anunciou Greaves no rádio, declarando emergência para a torre de controle do aeroporto de Halim, em Jacarta.
O “370” era uma referência à altitude em que eles estavam, 37 mil pés, ou cerca de 11,2 km.
Enquanto o trio na cabine de comando aguardava resposta, o engenheiro de voo realizava tentativas frustradas de religar os motores. Lentamente, o Boeing iniciava uma leve descida. Um silêncio tomava conta da cabine.
Quando a resposta finalmente chegou, ela foi recebida com incredulidade. “Speedbird 9, vocês perderam [só] o motor número 4?”, questionou o controlador de voo em Jacarta.
A torre estava com dificuldade de entender o que o British Airways 009 dizia por conta de uma interferência no rádio. Por sorte, um piloto da Garuda, companhia da Indonésia, que estava na mesma frequência, entendeu a gravidade do que se passava com o 747 e explicou a Jacarta a situação.
Sem o empuxo dos quatro motores Rolls-Royce, o Boeing 747-200 descia a uma razão de 15 para um – ou seja, a cada 1 km que descia, ele avançava 15 km para a frente. Os pilotos do voo 009 calcularam ter em torno de 23 minutos para encontrar uma solução antes que a aeronave se espatifasse contra o oceano.
Na ausência de uma outra alternativa, Moody, Greaves e Townley-Freeman repetiam o procedimento de acionamento dos motores. Mesmo sem sucesso, o comandante decidiu realizar uma curva de cerca de 180º à esquerda, em direção ao aeroporto de Jacarta.
Durante a queda, comandante e copiloto notaram outro problema: alguns equipamentos haviam parado de dar informações confiáveis, como a velocidade. Essa era uma questão crítica, pois o religamento dos motores precisa ser realizado em um intervalo de velocidade específico. Moody, na base da tentativa e erro, passou a subir e descer o nariz da aeronave.
Uma cordilheira no caminho
Naquele momento, nenhum dos 263 ocupantes, nem mesmo os pilotos, sabiam exatamente o que estava acontecendo. Na história operacional do 747, a perda dos quatro motores em altitude de cruzeiro era inédita. Os pilotos treinavam emergências parecidas em simulador, mas nem tudo ocorria da mesma forma na vida real.
Uma diferença que eles perceberam foi o alerta de falta de pressurização na cabine. Só que os simuladores não levavam em conta que os motores forneciam energia para o sistema que mantinha a cabine pressurizada.
Confrontados com a situação, os pilotos colocaram as máscaras de oxigênio, para conseguir respirar em segurança naquela altitude – mas, para o azar deles, a do copiloto Greaves estava quebrada. Moody não teve alternativa senão acentuar a descida para que seu colega não perdesse a consciência. Máscaras de oxigênio caíram em frente aos passageiros.
Enquanto Greaves e Townley-Freeman se concentravam em religar os motores, Moody pensava em alternativas. Para chegar a Jacarta, ele precisaria passar por cima de uma cadeia de montanhas que corta a ilha de Java. Era necessário estar a pelo menos 3.200 metros de altitude para atravessá-la com a certeza de que o avião não bateria de nariz na cordilheira.
Dessa forma, não restava outro plano B a não ser tentar um pouso no oceano, no meio da noite. Foi quando Moody pegou o interfone e fez o seu célebre anúncio sobre os motores terem parado de funcionar: um “pequeno problema”, segundo ele —o que confirmou os temores dos passageiros de que a situação era grave.
“Ma, problemas. Avião caindo. Vou fazer o melhor para os meninos. Nós te amamos. Desculpa”, escreveu Charles Capewell, que viajava com os filhos, em um bilhete que, felizmente, ele pôde entregar em mãos à sua mulher.
A baixa altitude, os motores voltam a funcionar
A aeronave estava cada vez mais baixa, a 3.800 metros. Enquanto o comandante se decidia entre apontar seu 747 contra a montanha ou contra o mar, uma das tentativas de religamento finalmente deu certo: o motor 4 finalmente voltou a girar. Depois, o motor 3. Logo em seguida, os motores restantes.
Um sentimento de alívio tomou conta dos passageiros quando a aeronave voltou a subir para ultrapassar a cadeia de montanhas que separava a aeronave do destino de emergência, o aeroporto internacional de Halim, na capital indonésia.
Mas, quando o Boeing ultrapassou os 4.500 metros de altitude, o “Fogo de Santelmo” voltou a aparecer. O motor 2 passou a apresentar trepidação e foi desligado. A situação ainda era preocupante.
As luzes de Jacarta apareceram à frente do cockpit, mas os pilotos não conseguiam ver a cidade com nitidez. Num primeiro momento, acreditavam que a umidade havia impregnado as janelas. Os limpadores de para-brisas não conseguiram removê-las.
Ainda assim, decidiram prosseguir. Com poucos equipamentos funcionando e sem possibilidade de fazer um pouso visual normal, o 747 finalmente tocou a pista 26 do aeroporto de Jacarta, numa demonstração de talento e habilidade dos pilotos. Todos os ocupantes sobreviveram. Ninguém se feriu. Anos depois, dois dos passageiros até vieram a se casar.
Mas, ao deixar o avião, ninguém ainda tinha respostas satisfatórias sobre o incidente.
Um vulcão em erupção
Erupção do Monte Galunggung, na Indonésia, em 1982
USGS/Domínio Público
Do lado de fora, na pista do aeroporto de Halim, era possível constatar que a pintura da aeronave estava gasta nas extremidades. Não era umidade que cobria as janelas: elas estavam riscadas.
A resposta estava no topo de uma montanha próxima a Jacarta, no oeste da ilha de Java: o monte Galunggung, um vulcão notoriamente ativo, havia entrado em erupção e expelido uma nuvem de cinzas naquela noite, cerca de duas horas antes da passagem do voo British Airways009.
Embora o vulcão tivesse registrado atividade nos dias anteriores, a erupção, durante a noite, não gerou nenhum tipo de aviso às aeronaves que percorriam a região.
Tampouco a nuvem de poeira era visível pelos radares meteorológicos dos aviões – ela é seca, não contém água, sendo que os equipamentos embarcados são feitos justamente para detectar umidade.
Cinzas vulcânicas, um risco real
Interior da turbina de jato mostra acúmulos de poeira vulcânica
Reprodução/Rolls-Royce
As cinzas vulcânicas são compostas de partículas muito finas e muito abrasivas. Na época, não havia a exata dimensão do impacto delas no funcionamento dos aviões.
As explicações técnicas começaram a vir quando a Rolls-Royce, fabricante dos motores do 747 da British Airways, desmontou e inspecionou as unidades danificadas. Eles concluíram que as cinzas se acumularam dentro do motor, formando um amálgama devido às altas temperaturas que impediu a passagem do ar e provocou o desligamento.
Uma vez que o voo 009 saiu da nuvem, a pressão do ar “quebrou” esses bloqueios e desobstruiu o fluxo de ar e fez com que os motores pudessem ser religados. Outros danos, porém, foram observados nos componentes, desgastados pelo contato com as partículas.
A tripulação da British Airways recebeu condecorações pela bravura e por terem conduzido o Boeing e seus passageiros ao solo em segurança.
Já os procedimentos da aviação foram revistos. Dias depois do incidente com o 747 da British, um outro voo, da Singapore Airlines, teve problemas com os motores devido a uma nova nuvem de cinzas expelida pelo Galunggung. Foi só então que as autoridades da Indonésia fecharam o espaço aéreo ao redor do vulcão.
Hoje em dia, serviços de meteorologia oferecem informações mais detalhadas sobre o fenômeno, para que os voos sejam devidamente desviados.
Em 2010, uma série de erupções do vulcão Eyjafjallajökull, da Islândia, lançou diversas nuvens de poeira entre março e junho, causando disrupções jamais vistas no tráfego aéreo da Europa. Os atrasos e cancelamentos foram um preço incômodo, mas infinitamente melhor a se pagar do que o susto levado pelos ocupantes do voo British 009.
Voo British Airways 009
Editoria de Arte/g1
g1 conta a história de acidentes e incidentes aéreos famosos
⚠️ A reportagem acima é parte de uma série do g1 dedicada à reconstituição de acidentes e incidentes aéreos, explicando como ocorreram e quais as lições aprendidas. Leia a seguir alguns dos textos já publicados:
A história do voo TAP 131: como um garoto de 16 anos sequestrou um avião —e virou amigo do piloto anos depois
Iran Air 655: como um navio de guerra dos EUA derrubou por engano um avião civil do Irã e matou 290 pessoas
O desastre de Charkhi Dadri: como uma série de erros fez dois aviões baterem em voo, na colisão no ar mais mortal de todos os tempos
Air Canada 143, o ‘planador de Gimli’: como um piloto pousou um Boeing numa pista de corrida após voar 17 minutos sem combustível

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Câmara aprova PEC que considera tribunais de Contas órgãos permanentes
Política6 minutos ago

Câmara aprova PEC que considera tribunais de Contas órgãos permanentes

Professor é encontrado morto e tem picape roubada em fazenda de Cristalina
Noticias8 minutos ago

Professor é encontrado morto e tem picape roubada em fazenda de Cristalina

CRM cassa registro profissional do Dr. Bumbum no DF
Noticias9 minutos ago

CRM cassa registro profissional do Dr. Bumbum no DF

Feira da construção civil é realizada até este domingo em Jundiaí
Noticias15 minutos ago

Feira da construção civil é realizada até este domingo em Jundiaí

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 48 milhões
Noticias17 minutos ago

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 48 milhões

Aneel prevê aumento na conta de luz se o ressarcimento por corte de energia for mantido
Economia18 minutos ago

Aneel prevê aumento na conta de luz se o ressarcimento por corte de energia for mantido

Parapan de Jovens: Brasil garante dobradinha dourada no goalball
Esporte23 minutos ago

Parapan de Jovens: Brasil garante dobradinha dourada no goalball

Cantor sertanejo Amaraí morre aos 77 anos em Alfenas, MG
Noticias26 minutos ago

Cantor sertanejo Amaraí morre aos 77 anos em Alfenas, MG

Cidades precisam de ajuda para enfrentar crise climática, diz ministro
Política1 hora ago

Cidades precisam de ajuda para enfrentar crise climática, diz ministro

Corpo de gerente de banco que morreu após procedimento estético no RJ é enterrado em MT
Noticias1 hora ago

Corpo de gerente de banco que morreu após procedimento estético no RJ é enterrado em MT

Acidente deixa trânsito lento na Via Dutra em Piraí, RJ
Noticias1 hora ago

Acidente deixa trânsito lento na Via Dutra em Piraí, RJ

PSTU oficializa Vera Lúcia para disputa da Presidência da República
Noticias1 hora ago

PSTU oficializa Vera Lúcia para disputa da Presidência da República

TSE inicia julgamento que pode cassar governador do Rio de Janeiro
Noticias1 hora ago

TSE inicia julgamento que pode cassar governador do Rio de Janeiro

Bolsa tem décima alta seguida e volta a bater recorde
Economia1 hora ago

Bolsa tem décima alta seguida e volta a bater recorde

‘Uma das minhas maiores inspirações’, diz Djonga sobre Lô Borges
Entretenimento1 hora ago

‘Uma das minhas maiores inspirações’, diz Djonga sobre Lô Borges

BR-381 é liberada 10 horas após acidente entre carreta e ônibus em MG
Noticias1 hora ago

BR-381 é liberada 10 horas após acidente entre carreta e ônibus em MG

‘Wicked: Parte 2’: sem Ariana, fãs brasileiros vibram com Cynthia Erivo, Jonathan Bailey em premiere
Entretenimento2 horas ago

‘Wicked: Parte 2’: sem Ariana, fãs brasileiros vibram com Cynthia Erivo, Jonathan Bailey em premiere

Câmara aprova ampliação gradual da licença-paternidade
Política2 horas ago

Câmara aprova ampliação gradual da licença-paternidade

'Médico fez a cabeça dela', diz filho de gerente de banco de MT que morreu após procedimento com Dr. Bumbum
Noticias2 horas ago

'Médico fez a cabeça dela', diz filho de gerente de banco de MT que morreu após procedimento com Dr. Bumbum

PCB define apoio a Guilherme Boulos, do PSOL
Noticias2 horas ago

PCB define apoio a Guilherme Boulos, do PSOL

Maior Baile do Mundo, com Anitta e MCs, espera 35 mil pessoas em SP para 10 horas de shows
Noticias2 horas ago

Maior Baile do Mundo, com Anitta e MCs, espera 35 mil pessoas em SP para 10 horas de shows

Neymar, Romário, Helena: futebol e novela influenciam nomes no Brasil 
Noticias2 horas ago

Neymar, Romário, Helena: futebol e novela influenciam nomes no Brasil 

Veja os nomes que subiram ou caíram no ranking dos mais populares do Brasil, segundo o Censo de 2022
Economia2 horas ago

Veja os nomes que subiram ou caíram no ranking dos mais populares do Brasil, segundo o Censo de 2022

BHP é alvo de ação coletiva na Austrália por desastre de Mariana
Noticias2 horas ago

BHP é alvo de ação coletiva na Austrália por desastre de Mariana

Stefani e Babos vencem russas e se aproximam da semi do WTA Finals
Esporte3 horas ago

Stefani e Babos vencem russas e se aproximam da semi do WTA Finals

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional4 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias4 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia4 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política4 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia4 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política3 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia4 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias4 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional4 semanas ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia3 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação4 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional4 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias4 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia4 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política4 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política4 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias4 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional4 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política4 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento4 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional4 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento4 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia4 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias4 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias4 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais