Connect with us

Política

Barroso diz em carta que tarifa de Trump se baseia em 'compreensão imprecisa dos fatos ocorridos no país'; leia íntegra

Published

on

Barroso diz em carta que tarifa de Trump se baseia em 'compreensão imprecisa dos fatos ocorridos no país'; leia íntegra




Presidente do STF ainda disse que diferentes visões de mundo ‘não dão direito a ninguém de torcer a verdade’. Governo brasileiro espera publicar decreto em resposta até terça-feira (15). MinistroLuís Roberto Barroso, do STF
STF/Reprodução
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso publicou neste domingo (13) uma carta pública em defesa da democracia e chamou os argumentos do governo americano para o tarifaço de “compreensão imprecisa” dos fatos ocorridos nos últimos anos.
“Em 9 de julho último, foram anunciadas sanções que seriam aplicadas ao Brasil, por um tradicional parceiro comercial, fundadas em compreensão imprecisa dos fatos ocorridos no país nos últimos anos”, afirmou Barroso.
O ministro ainda disse que que diferentes visões de mundo “não dão direito a ninguém de torcer a verdade”.
“As diferentes visões de mundo nas sociedades abertas e democráticas fazem parte da vida e é bom que seja assim. Mas não dão a ninguém o direito de torcer a verdade ou negar fatos concretos que todos viram e viveram”, afirmou Barroso.
Decreto de reciprocidade
O vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou, também neste domingo, que governo vai editar, até terça-feira (15), o decreto que regulamenta a lei da reciprocidade, que permite ao Brasil responder à tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Alckmin disse, entretanto, que o governo ainda trabalha para reverter a tarifa, prevista para entrar em vigor no dia 1º de agosto.
“Entendemos que a taxação é inadequada e não se justifica”, afirmou o vice-presidente durante inauguração de viaduto em Francisco Morato, na Grande São Paulo.
Veja íntegra da carta
Em 9 de julho último, foram anunciadas sanções que seriam aplicadas ao Brasil, por um tradicional parceiro comercial, fundadas em compreensão imprecisa dos fatos ocorridos no país nos últimos anos. Cabia ao Executivo e, particularmente, à Diplomacia – não ao Judiciário – conduzir as respostas políticas imediatas, ainda no calor dos acontecimentos. Passada a reação inicial, considero de meu dever, como chefe do Poder Judiciário, proceder à reconstituição serena dos fatos relevantes da história recente do Brasil e, sobretudo, da atuação do Supremo Tribunal Federal.
As diferentes visões de mundo nas sociedades abertas e democráticas fazem parte da vida e é bom que seja assim. Mas não dão a ninguém o direito de torcer a verdade ou negar fatos concretos que todos viram e viveram. A democracia tem lugar para conservadores, liberais e progressistas. A oposição e a alternância no poder são da essência do regime. Porém, a vida ética deve ser vivida com valores, boa-fé e a busca sincera pela verdade. Para que cada um forme a sua própria opinião sobre o que é certo, justo e legítimo, segue uma descrição factual e objetiva da realidade.
Começando em 1985, temos 40 anos de estabilidade institucional, com sucessivas eleições livres e limpas e plenitude das liberdades individuais. Só o que constitui crime tem sido reprimido. Não se deve desconsiderar a importância dessa conquista, num país que viveu, ao longo da história, sucessivas quebras da legalidade constitucional, em épocas diversas.
Essas rupturas ou tentativas de ruptura institucional incluem, apenas nos últimos 90 anos: a Intentona Comunista de 1935, o golpe do Estado Novo de 1937, a destituição de Getúlio Vargas em1945, o contragolpe preventivo do Marechal Lott em 1955, a destituição de João Goulart em 1964, o Ato Institucional nº 5 em1968, o impedimento à posse de Pedro Aleixo e a outorga de uma nova Constituição em 1969, os anos de chumbo até 1973 e o fechamento do Congresso, por Geisel, em 1977. Levamos muito tempo para superar os ciclos do atraso. A preservação do Estado democrático de direito tornou-se um dos bens mais preciosos da nossa geração. Mas não foram poucas as ameaças.
Nos últimos anos, a partir de 2019, vivemos episódios que incluíram: tentativa de atentado terrorista a bomba no aeroporto de Brasília; tentativa de invasão da sede da Polícia Federal; tentativa de explosão de bomba no Supremo Tribunal Federal (STF); acusações falsas de fraude eleitoral na eleição presidencial; mudança de relatório das Forças Armadas que havia concluído pela ausência de qualquer tipo de fraude nas urnas eletrônicas; ameaças à vida e à integridade física de Ministros do STF, inclusive com pedido de impeachment; acampamentos de milhares de pessoas em portas de quarteis pedindo a deposição do presidente eleito. E, de acordo com denúncia do Procurador-Geral da República, uma tentativa de golpe que incluía plano para assassinar o Presidente da República, o Vice e um Ministro do Supremo.
Foi necessário um tribunal independente e atuante para evitar o colapso das instituições, como ocorreu em vários países do mundo, do Leste Europeu à América Latina. As ações penais em curso, por crimes diversos contra o Estado democrático de direito, observam estritamente o devido processo legal, com absoluta transparência em todas as fases do julgamento. Sessões públicas, transmitidas pela televisão, acompanhadas por advogados, pela imprensa e pela sociedade.
O julgamento ainda está em curso. A denúncia da Procuradoria da República foi aceita, como de praxe em processos penais em qualquer instância, com base em indícios sérios de crime. Advogados experientes e qualificados ofereceram o contraditório. Há nos autos confissões, áudios, vídeos, textos e outros elementos que visam documentar os fatos. O STF vai julgar com independência e com base nas evidências. Se houver provas, os culpados serão responsabilizados. Se não houver, serão absolvidos. Assim funciona o Estado democrático de direito.
Para quem não viveu uma ditadura ou não a tem na memória, vale relembrar: ali, sim, havia falta de liberdade, tortura, desaparecimentos forçados, fechamento do Congresso e perseguição a juízes. No Brasil de hoje, não se persegue ninguém. Realiza-se a justiça, com base nas provas e respeitado o contraditório. Como todos os Poderes, numa sociedade aberta e democrática, o Judiciário está sujeito a divergências e críticas. Que se manifestam todo o tempo, sem qualquer grau de repressão. Ao lado das outras instituições, como o Congresso Nacional e o Poder Executivo, o Supremo Tribunal Federal tem desempenhado com sucesso os três grandes papeis que lhe cabem: assegurar o governo da maioria, preservar o Estado democrático de direito e proteger os direitos fundamentais.
Por fim, cabe registrar que todos os meios de comunicação, físicos e virtuais, circulam livremente, sem qualquer forma de censura. O STF tem protegido firmemente o direito à livre expressão: entre outras decisões, declarou inconstitucionais a antiga Lei de Imprensa, editada no regime militar (ADPF 130), as normas eleitorais que restringiam o humor e as críticas a agentes políticos durante as eleições (ADI 4.1451), bem como as que proibiam a divulgação de biografias não autorizadas (ADI 4815). Mais recentemente, assegurou proteção especial a jornalistas contra tentativas de assédio pela via judicial (ADI 6792).
Chamado a decidir casos concretos envolvendo as plataformas digitais, o STF produziu solução moderada, menos rigorosa que a regulação europeia, preservando a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa, a liberdade de empresa e os valores constitucionais. Escapando dos extremos, demos um dos tratamentos mais avançados do mundo ao tema: conteúdos veiculando crimes em geral devem ser removidos por notificação privada; certos conteúdos envolvendo crimes graves, como pornografia infantil e terrorismo devem ser evitados pelos próprios algoritmos; e tudo o mais dependerá de ordem judicial, inclusive no caso de crimes contra honra.
É nos momentos difíceis que devemos nos apegar aos valores e princípios que nos unem: soberania, democracia, liberdade e justiça. Como as demais instituições do país, o Judiciário está ao lado dos que trabalham a favor do Brasil e está aqui para defendê-lo.
Esta reportagem está em atualização.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Torcedor é morto por veículo da PM no estádio do Corinthias
Esporte4 minutos ago

Torcedor é morto por veículo da PM no estádio do Corinthias

Fãs do BTS disputam ingressos para primeira turnê dos astros do K-pop desde serviço militar
Entretenimento6 minutos ago

Fãs do BTS disputam ingressos para primeira turnê dos astros do K-pop desde serviço militar

CNU 2: começa prazo para contestar nota preliminar da prova discursiva
Noticias13 minutos ago

CNU 2: começa prazo para contestar nota preliminar da prova discursiva

Gastos de brasileiros no exterior atingem maior índice em 11 anos; dólar recuou e IOF subiu em 2025
Economia41 minutos ago

Gastos de brasileiros no exterior atingem maior índice em 11 anos; dólar recuou e IOF subiu em 2025

Deputados franceses votam proibição de redes sociais para adolescentes
Noticias52 minutos ago

Deputados franceses votam proibição de redes sociais para adolescentes

“Basta de ordens de Washington”, diz presidente interina da Venezuela
Internacional54 minutos ago

“Basta de ordens de Washington”, diz presidente interina da Venezuela

São Paulo tem 13ª morte causada pela chuva
Noticias1 hora ago

São Paulo tem 13ª morte causada pela chuva

Dólar inicia o dia em queda com cautela sobre Fed e tensões geopolíticas
Economia2 horas ago

Dólar inicia o dia em queda com cautela sobre Fed e tensões geopolíticas

Egito quer restringir acesso de crianças a redes sociais para combater 'caos digital'
Noticias2 horas ago

Egito quer restringir acesso de crianças a redes sociais para combater 'caos digital'

Agências do INSS fecham de quarta a sexta-feira desta semana
Noticias2 horas ago

Agências do INSS fecham de quarta a sexta-feira desta semana

Ouro supera US$ 5.100 e atinge o maior valor da história
Economia3 horas ago

Ouro supera US$ 5.100 e atinge o maior valor da história

União Europeia abre investigação sobre X por imagens sexualizadas no Grok, diz parlamentar
Noticias3 horas ago

União Europeia abre investigação sobre X por imagens sexualizadas no Grok, diz parlamentar

Torcedor atropelado por caminhão da Tropa de Choque da PM no estádio do Corinthians morreu no local
Noticias3 horas ago

Torcedor atropelado por caminhão da Tropa de Choque da PM no estádio do Corinthians morreu no local

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6
Economia4 horas ago

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 6

Banco é condenado após idosa ter nome sujo por dívida em sequestro
Noticias4 horas ago

Banco é condenado após idosa ter nome sujo por dívida em sequestro

China diz que acordos com Canadá ‘não têm terceiros como alvo’
Economia5 horas ago

China diz que acordos com Canadá ‘não têm terceiros como alvo’

Veja o que se sabe sobre o assassinato da empresária encontrada com moedas na boca
Noticias5 horas ago

Veja o que se sabe sobre o assassinato da empresária encontrada com moedas na boca

Entenda como se antecipar aos cortes de juros e preparar sua carteira de investimentos
Economia6 horas ago

Entenda como se antecipar aos cortes de juros e preparar sua carteira de investimentos

Nada de arroz: saiba o que fazer se o celular cair na água
Noticias6 horas ago

Nada de arroz: saiba o que fazer se o celular cair na água

Diretora de escola pública se emociona com aprovação de alunos na USP
Noticias6 horas ago

Diretora de escola pública se emociona com aprovação de alunos na USP

Empreendedores têm até 31 de janeiro para aderir ao Simples Nacional
Economia7 horas ago

Empreendedores têm até 31 de janeiro para aderir ao Simples Nacional

O que se sabe sobre o caso dos gêmeos que morreram em acidente de moto em rodovia do litoral de SP
Noticias7 horas ago

O que se sabe sobre o caso dos gêmeos que morreram em acidente de moto em rodovia do litoral de SP

Prefeitura de São Sebastião abre Gabinete de Crise após fortes chuvas na Costa Sul
Noticias8 horas ago

Prefeitura de São Sebastião abre Gabinete de Crise após fortes chuvas na Costa Sul

Homem em situação de rua morre atropelado por caminhão da PM no estacionamento do estádio do Corinthians
Noticias9 horas ago

Homem em situação de rua morre atropelado por caminhão da PM no estacionamento do estádio do Corinthians

Concurso da Câmara dos Deputados: inscrições terminam nesta segunda; salários chegam a R$ 30 mil
Economia10 horas ago

Concurso da Câmara dos Deputados: inscrições terminam nesta segunda; salários chegam a R$ 30 mil

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional7 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia7 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias7 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política6 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia7 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia7 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política6 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação7 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias6 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional4 meses ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia5 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias7 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional7 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política7 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia7 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias7 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política7 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional7 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política7 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento7 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional7 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento7 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia7 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias7 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias7 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri