Connect with us

Economia

Em caso inédito, ração tóxica causa a morte de ao menos 245 cavalos, diz Ministério da Agricultura

Published

on

Em caso inédito, ração tóxica causa a morte de ao menos 245 cavalos, diz Ministério da Agricultura




Um dos garanhões mais premiados e valiosos do país morreu em Atalaia, Alagoas, com suspeita de intoxicação alimentar. O g1 tenta contato com o fabricante neste domingo para obter posicionamento atualizado. Cavalos continuam morrendo em todo o país por conta de ração contaminada
O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou nota neste domingo (13) em que afirma que uma contaminação de rações equinas da empresa Nutratta Nutrição Animal Ltda. já provocou a morte de 245 cavalos nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas. O g1 tenta contato com a empresa neste domingo para obter um posicionamento atualizado. Veja abaixo a nota da empresa sobre o caso publicada em 11 de julho.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) afirma que tem conduzido investigações desde o recebimento da primeira denúncia, em 26 de maio. Em todas as propriedades investigadas os equinos que adoeceram ou vieram a óbito consumiram produtos da empresa. Já os animais que não ingeriram as rações permaneceram saudáveis, mesmo quando alojados nos mesmos ambientes.
Contaminação inédita de ração causa a morte de ao menos 245 cavalos
Reprodução
O caso causa prejuízos, um dos garanhões mais premiados e valiosos do país morreu em Atalaia, Alagoas, com suspeita de intoxicação alimentar. Quantum de Alcatéia, avaliado em R$ 12 milhões, vivia no haras Nova Alcateia, quando começou a apresentar sintomas graves e não resistiu.
Quantum era considerado uma das grandes promessas da raça Mangalarga Marchador principalmente pela produção. De acordo com o haras, 69 cavalos morreram no local até o dia 7 de junho após consumirem rações produzidas pela Nutratta Nutrição Animal.
Quantum de Alcatéia e um dos proprietários, Luciano Conceição
Arquivo pessoal/Luciano Conceição
Os resultados das amostras coletadas e analisadas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA) constataram a detecção de alcaloides pirrolizidínicos (substâncias tóxicas, chamada de monocrotalina, e incompatíveis com a segurança alimentar animal).
“Esse é um caso único. Nunca, em toda a história do Ministério, havíamos identificado a presença dessa substância em ração para equinos. É a primeira vez que isso acontece”, afirmou o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.
“Essa substância, mesmo em doses muito pequenas, pode causar problemas neurológicos e hepáticos graves. A legislação é clara: ela não pode estar presente em nenhuma hipótese”, reforçou o secretário.
A investigação aponta que a contaminação ocorreu por falha no controle da matéria-prima, que continha resíduos de plantas do gênero crotalaria, responsáveis pela geração da monocrotalina.
Diante das irregularidades constatadas, o Mapa instaurou processo administrativo fiscalizatório, lavrou auto de infração e determinou a suspensão cautelar da fabricação e comercialização de rações destinadas, inicialmente, a equídeos. Posteriormente, a medida foi estendida para rações de todas as espécies animais.
LEIA TAMBÉM:
Ministério da Agricultura investiga morte de mais de 200 cavalos em 5 estados
Apesar da interdição determinada pelo Ministério, a empresa obteve na Justiça autorização para retomar parte da produção não destinadas a equídeos. O Mapa já recorreu da decisão, apresentando novas evidências técnicas que reforçam o risco sanitário representado pelos produtos e a necessidade de manutenção das medidas preventivas adotadas.
O ministério permanece atento a qualquer nova denúncia e manterá a sociedade informada com total transparência. As ações de fiscalização seguem reforçadas, com foco na proteção da saúde animal e na segurança da cadeia produtiva.
“Estamos acompanhando de perto. Precisamos garantir que todo o lote contaminado seja recolhido e que nenhum novo caso aconteça”, concluiu Goulart.
O Mapa reitera que empresas de alimentação animal devem seguir rigorosamente os protocolos de controle de qualidade.
Veja também:
Nota Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)
“A contaminação de rações equinas da empresa Nutratta Nutrição Animal Ltda já provocou a morte de 245 cavalos nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas. Desde o recebimento da primeira denúncia, em 26 de maio, por meio da Ouvidoria oficial, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) tem conduzido investigações dos fatos.
Em todas as propriedades investigadas os equinos que adoeceram ou vieram a óbito consumiram produtos da empresa. Já os animais que não ingeriram as rações permaneceram saudáveis, mesmo quando alojados nos mesmos ambientes.
Os resultados das amostras coletadas e analisadas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA) constataram a detecção de alcaloides pirrolizidínicos (substâncias tóxicas, chamada de monocrotalina, e incompatíveis com a segurança alimentar animal).
“Esse é um caso único. Nunca, em toda a história do Ministério, havíamos identificado a presença dessa substância em ração para equinos. É a primeira vez que isso acontece”, afirmou o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.
“Essa substância, mesmo em doses muito pequenas, pode causar problemas neurológicos e hepáticos graves. A legislação é clara: ela não pode estar presente em nenhuma hipótese”, reforçou o secretário.
A investigação aponta que a contaminação ocorreu por falha no controle da matéria-prima, que continha resíduos de plantas do gênero crotalaria, responsáveis pela geração da monocrotalina.
Diante das irregularidades constatadas, o Mapa instaurou processo administrativo fiscalizatório, lavrou auto de infração e determinou a suspensão cautelar da fabricação e comercialização de rações destinadas, inicialmente, a equídeos. Posteriormente, a medida foi estendida para rações de todas as espécies animais.
Mesmo com a interdição determinada pelo Ministério, a empresa obteve na Justiça autorização para retomar parte da produção não destinadas a equídeos. O Mapa já recorreu da decisão, apresentando novas evidências técnicas que reforçam o risco sanitário representado pelos produtos e a necessidade de manutenção das medidas preventivas adotadas.
O Ministério permanece atento a qualquer nova denúncia e manterá a sociedade informada com total transparência. As ações de fiscalização seguem reforçadas, com foco na proteção da saúde animal e na segurança da cadeia produtiva.
“Estamos acompanhando de perto. Precisamos garantir que todo o lote contaminado seja recolhido e que nenhum novo caso aconteça”, concluiu Goulart.
O Mapa reitera que empresas de alimentação animal devem seguir rigorosamente os protocolos de controle de qualidade.”
Nota Nutratta Nutrição Animal Ltda
O g1 tenta contato neste domingo (13) com a Nutratta para obter posicionamento atualizado da empresa. Segue a nota publicada pela empresa em 11 de julho.
“NOTA OFICIAL
Comunicado Oficial à Comunidade Equestre, Clientes e Distribuidores Nutratta
Prezados,
Antes de qualquer consideração técnica ou institucional, a Nutratta deseja expressar, com profunda sinceridade, sua solidariedade a todos os criadores, proprietários, profissionais e apaixonados pelo mundo equestre que estão enfrentando este momento extremamente difícil.
Receber relatos de perdas de animais tão valiosos — não apenas do ponto de vista econômico, mas, sobretudo, afetivo — tem nos tocado de forma intensa e pessoal. Sabemos que, para muitos, esses animais são parte da família, companheiros de vida e trajetória. Sentimos profundamente a dor de cada um, e nos solidarizamos com genuína empatia pelo sofrimento que atravessa todo o setor.
Desde os primeiros sinais de anormalidade, optamos por agir com máxima responsabilidade e cautela, evitando qualquer tipo de manifestação precipitada. Em respeito à gravidade do que está sendo vivenciado, concentramos todos os nossos esforços na apuração técnica rigorosa dos fatos, colaborando de forma integral com os órgãos competentes e reforçando nossos controles internos com o apoio de nosso corpo técnico especializado.
Ressaltamos que o nosso pronunciamento, nesse momento, não se deu por omissão, mas sim por respeito à busca pela verdade – um dos valores inegociáveis da empresa. Preferimos adotar uma postura responsável e conservadora, ao invés de emitir alertas sem fundamentação técnica ou orientações precipitadas diante de um cenário desconhecido, sensível e sem precedentes. Esta postura foi adotada em nome da transparência, da ética e da integridade do processo de apuração.
É importante destacar que a Nutratta detém patente sobre a tecnologia de extrusão de fibras aplicada à nutrição animal, com resultados comprovadamente superiores à média do mercado. Essa tecnologia exclusiva reflete nosso compromisso com a inovação, qualidade e segurança nutricional. Atuamos há mais de 13 anos no mercado de nutrição equina e somos reconhecidos pela seriedade, consistência técnica e pelo respeito às necessidades dos animais e dos profissionais que confiam em nossos produtos. Ao longo dessa trajetória, construímos relações pautadas em responsabilidade, pesquisa e compromisso com a vida.
Esclarecemos que as linhas de nutrição equina e bovina da Nutratta são desenvolvidas de forma totalmente independente, com formulações distintas e protocolos de produção específicos para cada espécie, conforme os mais rigorosos padrões técnicos e sanitários. Até o momento, não há qualquer evidência de contaminação ou falha nos produtos destinados à bovinocultura. A ração bovina segue sendo utilizada por diversos clientes, sem qualquer intercorrência clínica registrada.
Em relação à linha equina, informamos que a unidade fabril foi interditada preventivamente pelo Ministério da Agricultura na última quarta-feira (04), por meio de termo de suspensão cautelar de fabricação, como parte dos procedimentos de fiscalização em curso. A interdição foi acompanhada pela coleta de diversas amostras de matérias-primas e produtos acabados, além do lacre de um caminhão, encaminhado para realização de análises laboratoriais completas (incluindo testes para monensina, clostridium e micotoxinas). Todas as exigências vêm sendo integralmente atendidas por nossa equipe, que permanece à disposição das autoridades para fornecer todo o suporte necessário à investigação.
Ressaltamos que todas as medidas possíveis já foram adotadas desde os primeiros relatos, com revisão de protocolos, suspensão preventiva de lotes e rastreabilidade completa da cadeia de suprimentos. As amostras das matérias-primas fornecidas por nossos parceiros também foram recolhidas pelo MAPA para análise.
Acreditamos que, com base nas amostras sob responsabilidade dos laboratórios oficiais, será possível alcançar, em breve, uma conclusão clara e embasada. Sabemos que nenhum laudo técnico trará de volta os animais perdidos, mas seguimos comprometidos em buscar, com total transparência, respostas que possam oferecer ao menos alguma forma de justiça e aprendizado diante de tamanha tragédia.
Reiteramos nosso compromisso com a verdade, a ética e o respeito incondicional à vida animal e ao setor equestre brasileiro. A Nutratta permanece à disposição de todos os clientes, distribuidores e profissionais para qualquer esclarecimento necessário, visitas técnicas e acompanhamento de todas as etapas do processo investigativo.
Assim que houver uma posição oficial por parte do MAPA, a primeira comunicação pública será feita diretamente a vocês, com a seriedade e sensibilidade que este momento exige. Com respeito, dor compartilhada e solidariedade genuína, Equipe Nutratta”

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Travesti é julgada por matar rival asfixiada com alça da bolsa e marteladas em BH
Noticias2 minutos ago

Travesti é julgada por matar rival asfixiada com alça da bolsa e marteladas em BH

Cúpula das Américas é adiada em meio a tensão na região
Internacional11 minutos ago

Cúpula das Américas é adiada em meio a tensão na região

Cúpula de líderes da COP30 terá restrição de voos, caças e anti-drones
Política42 minutos ago

Cúpula de líderes da COP30 terá restrição de voos, caças e anti-drones

Conheça a banda Belga, finalista do Brasília Independente 2018
Noticias44 minutos ago

Conheça a banda Belga, finalista do Brasília Independente 2018

Adriane Galisteu estreia como vilã em 'O Tempo Não Para' e diz estar preparada para críticas: 'Não vou agradar a todos'
Noticias47 minutos ago

Adriane Galisteu estreia como vilã em 'O Tempo Não Para' e diz estar preparada para críticas: 'Não vou agradar a todos'

Brasil aplica 7 a 0 em Honduras na estreia do Mundial Sub-17 no Catar
Esporte48 minutos ago

Brasil aplica 7 a 0 em Honduras na estreia do Mundial Sub-17 no Catar

Zé Ramalho lembra sucessos e ‘invoca’ Raul Seixas na Festa Junina de Sorocaba
Noticias54 minutos ago

Zé Ramalho lembra sucessos e ‘invoca’ Raul Seixas na Festa Junina de Sorocaba

CPI do Crime Organizado chama dois ministros e 11 governadores
Noticias55 minutos ago

CPI do Crime Organizado chama dois ministros e 11 governadores

Toyota retoma produção de veículos no país após paralisação de 40 dias
Economia57 minutos ago

Toyota retoma produção de veículos no país após paralisação de 40 dias

Trinta e seis ônibus são incendiados em BH e Região Metropolitana de janeiro a julho, dizem empresas do transporte
Noticias1 hora ago

Trinta e seis ônibus são incendiados em BH e Região Metropolitana de janeiro a julho, dizem empresas do transporte

Classificar facções como terrorismo expõe Brasil à intervenção dos EUA
Internacional1 hora ago

Classificar facções como terrorismo expõe Brasil à intervenção dos EUA

Fiscalização nas redes sociais será desafio para eleições, avalia TRE-DF; leia entrevista
Noticias2 horas ago

Fiscalização nas redes sociais será desafio para eleições, avalia TRE-DF; leia entrevista

Mesmo com registro cassado no DF, Dr. Bumbum poderá atender se for solto
Noticias2 horas ago

Mesmo com registro cassado no DF, Dr. Bumbum poderá atender se for solto

Planetário do Rio inscreve para um dia de atividades nas férias
Noticias2 horas ago

Planetário do Rio inscreve para um dia de atividades nas férias

‘Não foi uma fatalidade’, diz viúva de homem morto em acidente no Beach Park
Noticias2 horas ago

‘Não foi uma fatalidade’, diz viúva de homem morto em acidente no Beach Park

Desempregado pedala 20 km e passa 12 horas em fila para concorrer a emprego no interior de SP
Noticias2 horas ago

Desempregado pedala 20 km e passa 12 horas em fila para concorrer a emprego no interior de SP

Inscrições para vestibular indígena da UnB terminam nesta sexta-feira
Noticias2 horas ago

Inscrições para vestibular indígena da UnB terminam nesta sexta-feira

Governo de MG recorre contra decisão que determina pagamento integral aos professores no 5º dia útil
Noticias2 horas ago

Governo de MG recorre contra decisão que determina pagamento integral aos professores no 5º dia útil

União Europeia afirma que poderá admitir novos membros até 2030
Internacional2 horas ago

União Europeia afirma que poderá admitir novos membros até 2030

Maria, José, Silva e Santos são os nomes e sobrenomes mais populares em Rio Preto e Araçatuba, diz IBGE
Noticias2 horas ago

Maria, José, Silva e Santos são os nomes e sobrenomes mais populares em Rio Preto e Araçatuba, diz IBGE

Justiça nega pedido de revogação de prisão do médico psiquiatra
Noticias2 horas ago

Justiça nega pedido de revogação de prisão do médico psiquiatra

Lula classifica Operação Contenção, no RJ, como “desastrosa”
Política3 horas ago

Lula classifica Operação Contenção, no RJ, como “desastrosa”

Gasto com polícia é quase 5 mil vezes maior do que com ex-presidiários
Noticias3 horas ago

Gasto com polícia é quase 5 mil vezes maior do que com ex-presidiários

Aneel adia avaliação de processo que pode levar à cassação da concessão da Enel São Paulo
Economia3 horas ago

Aneel adia avaliação de processo que pode levar à cassação da concessão da Enel São Paulo

Descarbonização é oportunidade competitiva, dizem executivos | Empresas
Noticias3 horas ago

Descarbonização é oportunidade competitiva, dizem executivos | Empresas

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional4 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias4 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia4 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política4 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia4 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política3 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia4 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias4 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional4 semanas ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia3 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação4 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional4 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias4 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia4 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política4 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política4 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias4 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional4 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política4 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento4 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional4 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento4 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia4 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias4 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias4 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri