Connect with us

Noticias

Com faixa gigante, grupo faz protesto na Avenida Paulista contra projeto de lei que flexibiliza regras de licenciamento ambiental

Published

on

Com faixa gigante, grupo faz protesto na Avenida Paulista contra projeto de lei que flexibiliza regras de licenciamento ambiental




Manifestação ocorre neste domingo (13) e foi organizada por coletivos ambientais e movimentos sociais; ato pede que presidente Lula vete o projeto aprovado no Senado em maio deste ano. Ato na avenida Paulista contra projeto de lei que cria a Lei Geral do Licenciamento Ambiental
Cezar Rubio/TV Globo CEZAR RUBIO
Um grupo de pessoas protesta neste domingo (13), na Avenida Paulista, contra o chamado PL da Devastação, projeto de lei aprovado pelo Senado em maio deste ano que flexibiliza as regras de licenciamento ambiental no Brasil (veja mais abaixo).
Durante o ato, integrantes da Frente São Paulo Contra o PL da Devastação, movimento da sociedade civil organizada, estenderam uma faixa de 100 metros de comprimento por 3,5 metros de altura a partir do prédio do MASP. No centro da faixa, em destaque, está a mensagem: “Veta, Lula!”.
A proposta é que os pedestres que passarem pela Avenida Paulista desenhem, pintem ou escrevam mensagens ao Congresso e ao presidente, em manifestação contrária ao PL 2159/21. Segundo os organizadores, a faixa será posteriormente entregue ao presidente no Palácio do Planalto.
“Nosso objetivo é claro: deter o PL 2159/21, conhecido como PL da Devastação, um projeto que representa um retrocesso sem precedentes para a legislação ambiental brasileira. O PL propõe a autolicença para empreendimentos, permitindo que empresas preencham um formulário online e declarem boa conduta ambiental, sem qualquer análise prévia. Essa Licença por Adesão e Compromisso (LAC) pode se tornar a regra, tornando o licenciamento ambiental a exceção”, destacou Annebelle Andria, da coordenação do movimento, em nota divulgada.
A Frente São Paulo Contra o PL da Devastação é uma iniciativa da sociedade civil que integra o movimento nacional pela proteção ambiental Rede Convergente, e surgiu da crescente preocupação com o futuro do meio ambiente no país.
Entre os participantes da mobilização estão a Rede Converge, Greenpeace, Coalizão Pelo Clima, Marcha Pelo Clima, CUT SP Verde, Frente Periférica por Direitos, Frente Parlamentar Ambientalista por Justiça Climática, Coletivo Democracia Corintiana, entre outros.
Ex-ministros do Meio Ambiente assinam carta contra PL
Senado aprova afrouxamento de regras de licenciamento ambiental
O Senado Federal aprovou no dia 21 de maio um projeto de lei que cria a Lei Geral do Licenciamento Ambiental. A proposta tramita no Congresso há mais de 20 anos e segue de volta para a Câmara, já que os senadores fizeram modificações em relação à versão dos deputados.
🔎O texto dispensa o licenciamento para algumas entidades e empreendimentos. Ambientalistas apontam que o projeto pode trazer riscos para comunidades tradicionais (veja mais abaixo).
O placar foi de 54 votos a favor e 13 votos contrários. Defensores do texto afirmam que as novas regras vão desburocratizar processos para obtenção de licenças ambientais. Senadores ligados ao agronegócio comemoraram a aprovação.
Em junho, sete ex-ministros do Meio Ambiente que atuaram em governos de diferentes espectros políticos (FHC, Lula, Dilma, Temer e Itamar) assinaram uma carta conjunta na qual criticam o projeto de lei.
O grupo afirmou que o texto, que ainda precisa ser analisado pela Câmara dos Deputados, “promove o desmonte” do sistema atual.
“A carta condena de forma muito enfática o texto aprovado no Senado, que no entendimento desses ex-ministros, promove o desmonte do licenciamento ambiental no Brasil com graves consequências para bacias hidrográficas, florestas e os direitos dos povos originários”, avalia André Trigueiro.
A carta foi divulgada no dia 5 de junho e o grupo pretende marca um encontro com o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados. Eles também buscam contato com parlamentares para evitar a tramitação do projeto antes da conclusão da COP-30.
O documento também expressa solidariedade à ministra Marina Silva, alvo recente de ataques durante debates sobre o tema no Senado, e alerta para possíveis prejuízos à imagem do Brasil no exterior, especialmente em meio às negociações do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia.
Senado aprova afrouxamento de regras de licenciamento ambiental
Jornal Nacional/ Reprodução
E
Íntegra da carta dos ex-ministros
“O Fórum dos Ex-Ministros do Meio Ambiente vem por este meio se manifestar sobre dois fatos relevantes: a aprovação, no Senado, do PL que desmonta os mecanismos do licenciamento ambiental e as agressões que a ministra Marina Silva sofreu numa comissão de infraestrutura do Senado.
Inicialmente, o PL do licenciamento ambiental tinha o propósito de agilizar o licenciamento, o que ninguém pode ser contra.
Afinal foi aprovado por duas comissões no mesmo dia — Meio Ambiente e Agricultura —, e, depois, no plenário. Sem discussão aprofundada, sem audiência.
É muito grave o que esse projeto de lei propõe, porque inclui não só os projetos de pequeno porte — com o que havia acordo —, mas também os de médio porte, que são bem mais impactantes e que terão muito menos estudos e mecanismos para a redução dos seus impactos. Também amplia muito o alcance do autolicenciamento, estabelecendo uma situação meramente declaratória. Portanto, um risco ambiental.
Depois, passa o licenciamento de projetos relevantes para estados e municípios, e sabemos que muitos desses estados e municípios não têm equipes e condições de avaliar e licenciar esses projetos. Suprime várias etapas que exatamente garantiriam para a sociedade maior transparência, conhecimento mais amplo dos impactos sobre a água que se bebe, o ar que se respira, o verde a que se tem direito e, naturalmente, sobre a biodiversidade.
Por fim, inclui projetos estratégicos cujo licenciamento vai passar mais pela esfera política do que pela esfera técnica, o que é um grande risco. Porque o fato de ser um projeto estratégico não significa que não possa ter grande impacto nos biomas, nos povos indígenas, nas águas. Então realmente põe em risco, porque o objetivo principal do licenciamento é garantir que esses projetos tenham as melhores tecnologias, as melhores localizações e reduzam ao máximo seus impactos. Também que compensem eventual dano ambiental, de modo que possa haver condicionantes ambientais que melhorem a vida da população e compensações ambientais que ajudem a manter as unidades de conservação. Essa é a lei atual.
Se você quebra esse ciclo, deixa de cumprir a principal razão de ser do licenciamento ambiental como um instrumento, não de obstaculizar projeto algum, mas de proteger a saúde, o ambiente e até prevenir efeitos no agravamento da questão climática, no aquecimento global.
Acresce que, em qualquer momento, seria deletério desmontar o licenciamento em todas essas hipóteses. Mas, neste momento especial, é duplamente grave, porque estamos às vésperas da COP30, em que o Brasil quer jogar um papel de protagonismo — e isso enfraquece o país bastante.
Segundo ponto: estamos muito próximos de efetivar o Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a União Europeia. O Brasil tenta isso há mais de 20 anos. Finalmente se avançou, vários obstáculos foram superados. No entanto, há resistência, sobretudo de caráter protecionista, na França e em outros países. E eles alegam que países do Mercosul, com legislação ambiental menos rigorosa, têm menos custos e conseguem colocar então seus produtos na Europa com uma situação mais favorável na competição.
Ao enfraquecermos as proteções ambientais com o desmonte de vários aspectos do licenciamento, nós vamos dar argumento para aqueles que usam a questão ambiental como mecanismo protecionista, criando uma barreira. Então, com a política de Trump de desmonte dos mecanismos de livre comércio em nível mundial, tanto o Brasil e o Mercosul como a União Europeia precisam mais ainda desse acordo de livre comércio. Portanto, fragilizá-lo, colocá-lo em risco nesse momento é tudo aquilo que a economia brasileira não precisa.
Portanto, rogamos que os deputados analisem esse PL aprovado no Senado com calma, porque o projeto inicialmente aprovado na Câmara foi muito mutilado. E que realizem pelo menos uma grande audiência pública com os cientistas para avaliar qual a repercussão que essa proposta aprovada no Senado teria no meio ambiente, nos biomas, na política climática do Brasil e também na COP 30, e no acordo de cooperação e livre comércio com o Mercosul e a União Europeia.
Por fim, nós, ex-ministros e ex-ministras do Meio Ambiente — que participamos de várias gestões, de diferentes partidos, e agimos muito para impedir, na época da gestão Bolsonaro, um desmonte maior nas questões ambientais, obtendo algumas vitórias importantes —, manifestamos aqui a nossa solidariedade à ministra Marina Silva, que não poderia ter sido agredida dessa forma.
Ponha-se no seu lugar: não a respeitar como ministra? O que é isso? Uma mulher que foi senadora, é deputada federal, ministra já pela terceira vez, em um terceiro governo, não pode ser tratada assim. As divergências existem, são naturais e têm que ser discutidas — nunca com desqualificação e agressão, que inclusive têm um caráter misógino e de um desrespeito flagrante.
Está aqui a posição do Fórum dos Ex-Ministros do Meio Ambiente.”

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ministério Público do DF recorre da absolvição de Geddel em acusação de obstrução de Justiça
Noticias13 minutos ago

Ministério Público do DF recorre da absolvição de Geddel em acusação de obstrução de Justiça

Ex-chefe diz que Dr. Bumbum se recusava a fazer residência médica
Noticias15 minutos ago

Ex-chefe diz que Dr. Bumbum se recusava a fazer residência médica

Pai de monsenhor morre em acidente dias antes do filho ser ordenado bispo em Itapetininga
Noticias20 minutos ago

Pai de monsenhor morre em acidente dias antes do filho ser ordenado bispo em Itapetininga

TSE aprova por unanimidade criação do partido Missão
Noticias22 minutos ago

TSE aprova por unanimidade criação do partido Missão

Governo já proibiu 6 marcas de café em 2025; veja quais
Economia24 minutos ago

Governo já proibiu 6 marcas de café em 2025; veja quais

Aeronave que transportava Anitta é interditada pela Anac em Belo Horizonte
Noticias30 minutos ago

Aeronave que transportava Anitta é interditada pela Anac em Belo Horizonte

Professor de escola pública do DF é selecionado para expor aquarelas no Museu do Louvre
Noticias1 hora ago

Professor de escola pública do DF é selecionado para expor aquarelas no Museu do Louvre

Foi aprovada lei que proíbe rebocar veículos em blitz? Não é verdade!
Noticias1 hora ago

Foi aprovada lei que proíbe rebocar veículos em blitz? Não é verdade!

Chefe de facção que atua dentro e fora dos presídios brasileiros é transferido da PF em Foz do Iguaçu
Noticias1 hora ago

Chefe de facção que atua dentro e fora dos presídios brasileiros é transferido da PF em Foz do Iguaçu

Ministra do TSE vota pela cassação do governador Cláudio Castro
Noticias1 hora ago

Ministra do TSE vota pela cassação do governador Cláudio Castro

Brasil tem 4,3 mil nomes usados por  apenas 20 pessoas, segundo o IBGE; veja quais são eles
Economia1 hora ago

Brasil tem 4,3 mil nomes usados por apenas 20 pessoas, segundo o IBGE; veja quais são eles

Acidente entre carreta e ônibus deixa um morto e dez feridos na BR-381, em MG
Noticias2 horas ago

Acidente entre carreta e ônibus deixa um morto e dez feridos na BR-381, em MG

Juiz do Distrito Federal rejeita pedido de liberdade de Eduardo Cunha
Noticias2 horas ago

Juiz do Distrito Federal rejeita pedido de liberdade de Eduardo Cunha

Dr. Bumbum 'sofre de síndrome do pânico' e vai negociar ida à polícia, diz advogada
Noticias2 horas ago

Dr. Bumbum 'sofre de síndrome do pânico' e vai negociar ida à polícia, diz advogada

Morador de rua é alvo de ladrões e boletim de ocorrência permite reencontro com família 37 anos depois; VÍDEO
Noticias2 horas ago

Morador de rua é alvo de ladrões e boletim de ocorrência permite reencontro com família 37 anos depois; VÍDEO

MPF pede informações sobre uso de verbas federais em operação no RJ
Noticias2 horas ago

MPF pede informações sobre uso de verbas federais em operação no RJ

Profissões em alta para 2026: veja cargos mais procurados e salários que chegam a R$ 86 mil
Economia2 horas ago

Profissões em alta para 2026: veja cargos mais procurados e salários que chegam a R$ 86 mil

Flanelinhas são detidos no entorno da Feira Hippie, em Belo Horizonte
Noticias3 horas ago

Flanelinhas são detidos no entorno da Feira Hippie, em Belo Horizonte

Ludom expõe questões existenciais e injustiças sociais em álbum autoral em que canta R&B em feat com Luedji Luna
Entretenimento3 horas ago

Ludom expõe questões existenciais e injustiças sociais em álbum autoral em que canta R&B em feat com Luedji Luna

Conheça a dupla Marcello e Fabiano, finalista do Brasília Independente 2018
Noticias3 horas ago

Conheça a dupla Marcello e Fabiano, finalista do Brasília Independente 2018

Ministério confirma 677 casos de sarampo em seis estados do Brasil
Noticias3 horas ago

Ministério confirma 677 casos de sarampo em seis estados do Brasil

Concurso da prefeitura de Tabapuã tem inscrições abertas até 31 de julho
Noticias3 horas ago

Concurso da prefeitura de Tabapuã tem inscrições abertas até 31 de julho

Câmara aprova regulação das plataformas de streamings
Noticias3 horas ago

Câmara aprova regulação das plataformas de streamings

Pela 3ª vez seguida, Copom deve manter juro básico em 15% ao ano, maior nível em quase 20 anos
Economia3 horas ago

Pela 3ª vez seguida, Copom deve manter juro básico em 15% ao ano, maior nível em quase 20 anos

Artistas pintam tapumes e fazem mural no entorno da Praça da Liberdade, em BH
Noticias4 horas ago

Artistas pintam tapumes e fazem mural no entorno da Praça da Liberdade, em BH

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional4 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias4 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia4 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política4 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia4 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política3 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia4 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias4 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional4 semanas ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia3 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação4 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional4 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias4 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia4 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política4 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política4 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias4 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional4 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política4 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento4 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional4 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento4 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia4 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias4 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias4 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais