Connect with us

Internacional

Queda da janela, envenenamento e acidente aéreo: as mortes suspeitas de magnatas, opositores e ex-aliados de Putin na Rússia

Published

on

Queda da janela, envenenamento e acidente aéreo: as mortes suspeitas de magnatas, opositores e ex-aliados de Putin na Rússia


Morte de ministro demitido pelo presidente é o episódio mais recente de uma série de mortes em circunstâncias suspeitas. Relembre episódios marcantes. O assassinato da oposição russa
Roman Starovoit, ex-ministro dos Transportes da Rússia, demitido pelo presidente Vladimir Putin, passou a integrar a longa lista de autoridades russas que, segundo o governo, teriam tirado a própria vida. O caso aconteceu na segunda-feira (7) e repercutiu em todo o mundo.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Nos últimos anos, a imprensa russa noticiou uma série de suicídios envolvendo autoridades ligadas a Putin, além de opositores do presidente e até magnatas. O governo da Rússia também foi acusado de ter encomendado mortes de críticos e adversários políticos.
Casos recentes incluem a morte de Yevgeny Prigozhin, mercenário que liderou o grupo Wagner e teve grande importância no início da guerra contra a Ucrânia, mas que rompeu com Putin pouco antes de morrer em um acidente aéreo.
Outro caso emblemático foi a morte do opositor Alexei Navalny, que estava preso. O governo russo afirma que ele morreu de causas naturais. No entanto, Navalny já havia sobrevivido a um envenenamento no passado, e a família dele diz que o opositor foi assassinado.
O governo russo nega envolvimento nas mortes de opositores e costuma usar a imprensa estatal para noticiar supostos suicídios de autoridades ou personalidades, afirmando que os casos estão sendo investigados.
Nesta reportagem, você vai ver em detalhes alguns casos:
A morte por tiro de Roman Starovoit, ministro demitido por Putin
A morte por “causas naturais” de Alexei Navalny, opositor de Putin
A queda de avião que matou Yevgeny Prigozhin, ex-aliado de Putin
O envenenamento do ex-espião Alexander Litvinenko, crítico de Putin
A queda da janela de hotel de Pavel Antov, magnata russo que criticou guerra
A queda da janela de hospital de Ravil Maganov, presidente de petrolífera
A onda de mortes de milionários russos
1. Roman Starovoit, ministro demitido
Roman Starovoit em foto há exatamente um mês, no dia 7 de maio de 2025
REUTERS/Maxim Shemetov/Foto de arquivo
Roman Starovoit foi encontrado morto na região de Moscou horas depois de ser demitido do cargo de ministro dos Transportes. O corpo dele foi achado em meio a arbustos na segunda-feira, segundo a imprensa local.
O jornal “Izvestiya”, citando uma fonte anônima, afirmou que Starovoit atirou em si mesmo. Outros meios de comunicação russos disseram que uma pistola pertencente a ele foi encontrada ao lado do corpo.
Starovoit foi nomeado ministro dos Transportes em maio de 2024, após passar quase cinco anos como governador da região de Kursk, na fronteira com a Ucrânia.
De acordo com uma fonte da agência de notícias Reuters, a posição de Starovoit estava em questão há meses, não por questões específicas de transporte, mas por escândalos de corrupção em Kursk.
Poucos meses após Starovoit deixar o cargo de governador de Kursk, tropas ucranianas cruzaram a fronteira.
2. Alexei Navalny, opositor de Putin
Foto de arquivo mostra Alexei Navalny durante protestos em 29 de fevereiro de 2020
Pavel Golovkin/AP
Alexei Navalny morreu em fevereiro de 2024 em uma colônia penal no Ártico. Ele tinha 47 anos e era um dos principais opositores de Vladimir Putin. Em um laudo, o governo russo afirmou que o político morreu de causas naturais.
À época, o Serviço Penitenciário da Rússia disse em comunicado que Navalny se sentiu mal durante uma caminhada e perdeu a consciência. Segundo a agência russa Tass, ele foi levado ao hospital, e socorristas tentaram reanimá-lo por 30 minutos.
Navalny ficou famoso por fazer acusações de corrupção contra o governo Putin. Em 2010, liderou um movimento que levou milhares de pessoas às ruas. Ele chegou a ser pré-candidato à Presidência, mas foi impedido de concorrer às eleições.
Por pelo menos duas vezes, em um intervalo de dois anos, Navalny foi alvo de tentativas de envenenamento. Em um dos casos, em 2020, o opositor passou mal em um voo e foi levado às pressas para a UTI. Mais tarde, descobriu-se que agentes químicos haviam sido implantados na cueca dele.
Após a morte na prisão, em 2024, a família de Navalny acusou o governo russo de assassinato. A União Europeia e os Estados Unidos também responsabilizaram a Rússia pela morte. Moscou negou as acusações.
3. Yevgeny Prigozhin, ex-aliado de Putin
Yevgeny Prigozhin lidera o Wagner, grupo usado por Putin na guerra na Ucrânia
Reuters
Yevgeny Prigozhin morreu em agosto de 2023, após o avião em que ele estava cair perto de Moscou. Ele era chefe do grupo de mercenários Wagner, que batalhou ao lado da Rússia na guerra contra a Ucrânia.
Prigozhin tinha 62 anos e era amigo íntimo de Putin até poucos meses antes de morrer. Os dois romperam após o grupo Wagner iniciar uma campanha para destituir o ministro da Defesa da Rússia em junho de 2023.
A crise começou quando Prigozhin acusou o governo russo de promover um ataque contra acampamentos da organização na Ucrânia. O chefe do grupo mercenário prometeu retaliar o bombardeio e iniciou uma marcha em direção a Moscou.
Em 24 horas, o grupo Wagner organizou uma rebelião, derrubou um helicóptero russo e tomou o controle de uma cidade no sul do país. Diante da ameaça, a segurança em Moscou foi reforçada, e Putin classificou o caso como uma “facada nas costas”.
A crise terminou após um acordo entre o governo e os mercenários, mediado por Belarus. Enquanto os mercenários abandonaram o motim, a Rússia prometeu retirar acusações criminais e não perseguir nenhum dos integrantes do movimento.
Dois meses depois, Prigozhin morreu no acidente aéreo junto de outras nove pessoas, incluindo um de seus principais aliados. Militares dos EUA ouvidos pelo jornal “The New York Times” afirmaram que a queda foi provocada por uma explosão, provavelmente causada por uma bomba ou combustível adulterado.
O governo russo alega que as causas da queda estão sendo investigadas.
4. Alexander Litvinenko, ex-espião russo
Retrato de Alexander Litvinenko em novembro de 1998, quando integrava o serviço de segurança russo FSB
Vasily Djachkov/Reuters/Arquivo
Alexander Litvinenko foi morto em novembro de 2006, em Londres. Ele era um ex-agente do serviço secreto russo e foi envenenado, segundo as autoridades britânicas.
Litvinenko foi espião da KGB durante a época da União Soviética e continuou trabalhando como agente do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) após o colapso do bloco. Putin assumiu o comando do órgão na década de 1990, antes de se tornar presidente.
Em 1998, ele e outros agentes do FSB acusaram o governo de montar um complô para matar o oligarca Boris Berezovsky, que era ex-aliado de Putin. Litvinenko foi alvo de um processo e fugiu da Rússia após ser absolvido.
O ex-espião conseguiu asilo no Reino Unido, onde passou a morar nos anos 2000. Nos anos seguintes, atuou como investigador independente e crítico do governo russo. Em novembro de 2006, adoeceu repentinamente. Antes de morrer, ele acusou Putin de tê-lo envenenado.
Uma investigação apontou que Litvinenko foi envenenado com polônio-210, um material radioativo disponível apenas em instalações nucleares. O elemento teria sido colocado em uma xícara de chá servida em um hotel.
Segundo a AFP, quando morreu, Litvinenko estava trabalhando para a agência de espionagem britânica e ajudava no combate à máfia russa. Em 2021, o Tribunal Europeu de Direitos Humanos considerou a Rússia responsável pela morte de Litvinenko e determinou o pagamento de uma indenização.
5. Pavel Antov, milionário russo
Antov fundou a empresa Vladimir Standard nos anos 2000 e se tornou um legislador conceituado na cidade de Vladimir
PAVEL ANTOV/VK
O magnata Pavel Antov foi encontrado morto em um hotel na Índia em dezembro de 2022, semanas após criticar a invasão da Ucrânia pela Rússia. Ele atuava como deputado regional e era empresário do ramo de salsichas.
Antov era do mesmo partido político de Putin e chegou a ocupar cargo em um comitê de agricultura do governo. Em julho de 2022, após o início da guerra, ele usou uma rede social para classificar os ataques com mísseis da Rússia a Kiev como “terrorismo”.
O milionário chegou a se desculpar, afirmando que era “um apoiador do presidente e patriota”, além de “compartilhar dos objetivos” da invasão.
Meses depois, viajou para a Índia para comemorar o aniversário de 66 anos. Segundo a mídia russa, ele caiu de uma janela. Dois dias antes, um amigo que o acompanhava também foi encontrado morto, rodeado de garrafas de vinho.
Um policial disse em entrevista que a suspeita é de que ele se matou depois de ficar deprimido com a morte do amigo.
6. Ravil Maganov, presidente de petrolífera
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, concede a Ordem de Alexander Nevsky a Ravil Maganov, executivo da companhia petrolífera russa Lukoil, em 25 de novembro de 2019
Lukoil/Divulgação
Ravil Maganov tinha 67 anos e morreu em setembro de 2022, depois de cair da janela de um hospital em Moscou. Ele era presidente da companhia petrolífera russa Lukoil.
Após o início da guerra, a empresa que Maganov comandava emitiu uma nota de condolência às vítimas dos bombardeios e pediu o fim do conflito na Ucrânia o mais rápido possível.
A morte do empresário teve versões diferentes na Rússia. A Lukoil divulgou uma nota afirmando que Maganov morreu em decorrência de uma “doença severa”, enquanto a mídia estatal informou que ele havia tirado a própria vida.
O empresário trabalhava na petrolífera desde 1993. Ele supervisionou as áreas de refino, produção e exploração de petróleo. Em 2019, recebeu de Putin uma honraria. No ano seguinte, tornou-se presidente da Lukoil.
7. Onda de mortes de magnatas
Vídeos em alta no g1
Desde o início da invasão à Ucrânia, uma série de magnatas e executivos russos morreram em circunstâncias suspeitas. Em vários casos, a imprensa local apontou suicídios, quedas de janelas ou mortes violentas envolvendo familiares.
Muitos desses empresários ou dirigentes tinham ligações com setores estratégicos, como petróleo, gás ou bancos, e alguns chegaram a criticar abertamente a guerra. Veja alguns desses casos:
Leonid Schulman, diretor da Gazprom: Foi encontrado morto no banheiro de sua residência em São Petersburgo. No local havia uma carta que indicava a versão de suicídio.
Alexander Tyulyakov, vice-diretor da Gazprom: Foi encontrado enforcado em um chalé também na região de São Petersburgo.
Andrei Krukovsky, diretor do resort da Gazprom: Tinha 37 anos e morreu após cair de um penhasco nos arredores de Sochi, no sul da Rússia.
Mikhail Watford, magnata do petróleo: Foi encontrado enforcado na garagem de sua mansão no subúrbio de Londres.
Sergei Protosenya, ex-executivo da Novatek: Foi encontrado morto ao lado da mulher e da filha em um povoado da Espanha em abril.
Vasily Melnikov, ex-funcionário da empresa de equipamentos médicos MedStom: Foi encontrado morto em seu apartamento, no distrito de Volga, junto com a esposa e dois filhos de 4 e 10 anos.
Vladislav Avaev, ex-vice-presidente do Gazprombank: O magnata e sua família foram encontrados mortos em Moscou.
Kristina Baikova, vice-presidente do banco Loko-Bank: Morreu após cair do 11º andar de um prédio.
VÍDEOS: mais assistidos do g1

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inep prorroga inscrições de elaboradores de questões de provas médicas
Noticias35 minutos ago

Inep prorroga inscrições de elaboradores de questões de provas médicas

Aneel vai analisar nesta terça processo que pode levar à cassação da concessão da Enel São Paulo
Economia37 minutos ago

Aneel vai analisar nesta terça processo que pode levar à cassação da concessão da Enel São Paulo

Câmara aprova projeto que tira do limite de gastos R$ 5 bi por ano com Defesa | Política
Noticias40 minutos ago

Câmara aprova projeto que tira do limite de gastos R$ 5 bi por ano com Defesa | Política

Djavan revela as 12 músicas do álbum ‘Improviso’
Entretenimento49 minutos ago

Djavan revela as 12 músicas do álbum ‘Improviso’

Relatos à ouvidoria da defensoria do RJ citam violações em operação
Noticias2 horas ago

Relatos à ouvidoria da defensoria do RJ citam violações em operação

Banco Central publica norma para acabar com 'contas-bolsão' usadas pelo crime organizado para lavar dinheiro
Economia2 horas ago

Banco Central publica norma para acabar com 'contas-bolsão' usadas pelo crime organizado para lavar dinheiro

Rueda pede a TSE que União Brasil integre defesa de Bacellar no Caso Ceperj | Política
Noticias2 horas ago

Rueda pede a TSE que União Brasil integre defesa de Bacellar no Caso Ceperj | Política

Setor audiovisual protesta contra PL da regulação do streaming
Noticias3 horas ago

Setor audiovisual protesta contra PL da regulação do streaming

iFood paga quase R bilhão em tributos após derrota judicial sobre benefício tributário indevido
Economia3 horas ago

iFood paga quase R$1 bilhão em tributos após derrota judicial sobre benefício tributário indevido

Varejo de SP terá menos vagas abertas no fim de ano do que em 2024, estima FecomercioSP | Brasil
Noticias3 horas ago

Varejo de SP terá menos vagas abertas no fim de ano do que em 2024, estima FecomercioSP | Brasil

Adaptação climática deve ser prioridade da COP30, diz embaixador
Noticias4 horas ago

Adaptação climática deve ser prioridade da COP30, diz embaixador

Única mina de potássio em atividade no país localizada em SE é vendida
Economia4 horas ago

Única mina de potássio em atividade no país localizada em SE é vendida

Associação Internacional de Radiodifusão reforça importância do setor para a democracia
Noticias4 horas ago

Associação Internacional de Radiodifusão reforça importância do setor para a democracia

OpenAI pagará US$ 38 bilhões para ter infraestrutura da Amazon na corrida pela IA
Noticias4 horas ago

OpenAI pagará US$ 38 bilhões para ter infraestrutura da Amazon na corrida pela IA

Príncipe William visita Pão de Açúcar e recebe chave da cidade do Rio
Noticias5 horas ago

Príncipe William visita Pão de Açúcar e recebe chave da cidade do Rio

Tiro com arco do Brasil conquista 1ª medalha em um Parapan de Jovens
Esporte5 horas ago

Tiro com arco do Brasil conquista 1ª medalha em um Parapan de Jovens

Haddad diz esperar US$ 10 bi para fundo de proteção às florestas
Economia5 horas ago

Haddad diz esperar US$ 10 bi para fundo de proteção às florestas

Toffoli muda voto para anular condenação de ex-diretor da Petrobras na Lava-Jato | Política
Noticias5 horas ago

Toffoli muda voto para anular condenação de ex-diretor da Petrobras na Lava-Jato | Política

EBC e COC/Fiocruz se unem em podcast sobre a saúde do planeta
Noticias6 horas ago

EBC e COC/Fiocruz se unem em podcast sobre a saúde do planeta

Na nona alta seguida, bolsa supera os 150 mil pontos pela primeira vez
Economia6 horas ago

Na nona alta seguida, bolsa supera os 150 mil pontos pela primeira vez

Lucro da Copasa cai 2% no 3º trimestre, para R$ 360,8 milhões | Empresas
Noticias6 horas ago

Lucro da Copasa cai 2% no 3º trimestre, para R$ 360,8 milhões | Empresas

Na CPMI, presidente de associação nega que entidade seja “fantasma”
Noticias7 horas ago

Na CPMI, presidente de associação nega que entidade seja “fantasma”

Globo conquista 49 prêmios no GEMA Awards 2025
Economia7 horas ago

Globo conquista 49 prêmios no GEMA Awards 2025

Castro afirma que megaoperação no Rio cumpriu determinações do STF | Política
Noticias7 horas ago

Castro afirma que megaoperação no Rio cumpriu determinações do STF | Política

Morre Diane Ladd, atriz de ‘Coração Selvagem’, aos 89 anos
Entretenimento8 horas ago

Morre Diane Ladd, atriz de ‘Coração Selvagem’, aos 89 anos

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional4 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias4 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia4 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política4 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia4 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política3 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia4 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias4 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional4 semanas ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia3 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação4 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional4 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias4 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia4 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política4 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política4 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias4 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional4 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política4 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento4 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional4 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento4 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia4 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias4 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias4 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri