Published
4 meses agoon
By
																								
												
												
											 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta segunda-feira (7), que o Brics “não nasceu para afrontar ninguém”. Na visão dele, o grupo pode ser uma “válvula de escape que a humanidade precisa” para mudar os rumos da geopolítica mundial.
A declaração de Lula ocorre um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que vai impor uma tarifa adicional de 10% a “qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics”.
Ainda não há informações sobre quais países serão taxados. Trump também não esclareceu o que considera “políticas antiamericanas” em sua publicação.
O Brasil é um dos fundadores do Brics e sedia, nesta segunda, a cúpula de líderes do bloco de economias emergentes.
“O Brics, que não nasceu para afrontar ninguém, é um outro modelo, um outro modo de fazer política”, disse Lula em declaração à imprensa, após a conferência.
Questionado sobre a declaração de Trump, Lula disse que não deveria comentar a publicação. “Eu não acho uma coisa muito responsável e séria um presidente da República de um tamanho de um país como os EUA ficar ameaçando o mundo através da internet. Não é correto. Ele precisa saber que o mundo mudou, não queremos imperador”, disse o petista.
O presidente brasileiro também falou sobre a política da reciprocidade. “Se ele achar que pode taxar, os países têm o direito de taxar também”, frisou.