Connect with us

Educação

o que há de errado no novo Plano Nacional de Educação?

Published

on

o que há de errado no novo Plano Nacional de Educação?



O Plano Nacional de Educação (PNE), principal instrumento de planejamento educacional do Brasil, será renovado nos próximos meses. Segundo a Constituição, o PNE deve ser atualizado a cada dez anos, e como o prazo se encerra em dezembro, congressistas têm se movimentado para chegar a um consenso sobre metas, estratégias e investimento determinados para a educação até 2034.

Há, no entanto, um impasse: o projeto de lei em discussão, de autoria do governo federal, é alvo de críticas por parte de entidades que veem no texto falhas graves que podem comprometer a melhoria efetiva da educação, a destinação justa e transparente de recursos e até mesmo liberdades individuais.

Na última semana, especialistas em Educação da Confederação Nacional das Associações de Pais de Alunos (Confenapais) entregaram a parlamentares um mapeamento dos pontos críticos do texto enviado pelo governo Lula e apontaram os ajustes que consideram necessários. São, ao todo, 99 itens considerados problemáticos no projeto de lei original.

Os principais problemas apontados pelos especialistas – dentre as mais de 250 estratégias propostas pelo governo que, se aprovadas, deverão ser cumpridas na educação básica, profissional e tecnológica e no ensino superior pelos próximos dez anos – são:

  • Dobrar o investimento público em educação sem estabelecer mecanismos claros para aumento da qualidade de ensino.
  • Uso de termos vagos e subjetivos, que podem dar margem a várias interpretações.
  • Concentração de poder no Ministério da Educação (MEC), controlado pelo governo federal.
  • Perpetuação de problemas crônicos, como falhas estruturais na alfabetização e estímulo à aprovação automática.
  • Favorecimento de acesso a recursos e políticas públicas a determinados grupos em detrimento de outros.
  • Falta de adequação a padrões internacionais de aferição da qualidade educacional, como PISA, PIRLS, TIMMS e avaliações regionais da Unesco.
  • Maiores restrições à autonomia das redes de ensino e de professores.
  • Inclusão de temas sensíveis na educação infantil.

Especialistas alertam para centralização de poder e favorecimento a determinados grupos

Um dos problemas centrais da proposta do PNE enviada pelo governo é o aumento do investimento em educação para 10% do PIB, levando o Brasil a aportar, proporcionalmente, o dobro tanto da atual média brasileira quanto da média investida por países desenvolvidos que integram a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). E isso sem a definição de mecanismos comprovadamente capazes de aumentar a qualidade da educação.

Pelo contrário: via de regra, o texto traz termos genéricos sem detalhar o que será feito, dando margem a todo tipo de decisão. Ao definir os eixos do PNE a serem obrigatoriamente observados, o texto menciona, por exemplo, “análise dos processos e dos resultados educacionais e o uso das evidências decorrentes dessas análises na formulação das políticas educacionais”.

Não há esclarecimento sobre o que são esses processos, como se obterá informações sobre resultados educacionais e nem como se dará o uso dessas evidências, ou quais os meios para se chegar a elas. No documento elaborado pela Confenapais, os especialistas apontam a necessidade de complementar o texto, incluindo o apontamento de critérios de qualidade estabelecidos por avaliações internacionais de educação que medem a aprendizagem de estudantes em diversos países, incluindo o Brasil.

O novo texto também centraliza no MEC o poder de normatizar a governança do Plano Nacional de Educação, o que não aparecia explicitamente na versão anterior. No ato normativo proposto, o MEC poderia definir medidas de governança, critérios, mecanismos e até mesmo as formas de participação social na execução do plano – o que sugere uma tentativa de maior controle, por parte do governo, na implementação do PNE.

Em outra frente, uma estratégia proposta pelo governo é incentivar, já na educação infantil (crianças de 0 a 5 anos), práticas pedagógicas sobre “temas transversais da educação ambiental, da educação em direitos humanos e da educação para relações étnico-raciais”. Os especialistas da Confenapais se opuseram à medida: “Esses são temas para os quais a criança não está preparada. Não devem ser introduzidos sem consentimento dos pais”, mencionam. Para eles, tais abordagens também tiram o foco de conteúdos essenciais para o aprendizado.

Quanto aos recursos públicos para a formação de professores, o texto traz previsões diretas e indiretas de favorecimento a determinados grupos. Em um dos trechos, menciona que os cursos de pós-graduação deverão ser destinados com o objetivo de “garantir oportunidades de acesso com vistas a promover maior equidade regional, social, étnico-racial, linguística, de sexo”.

Em outro item, há previsão de estímulo à formação de docentes nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, preferencialmente para mulheres. Para os especialistas, essas determinações privilegiam determinados grupos sociais em detrimento de outros, o que é inconstitucional.

Em várias das estratégias propostas, o texto do governo menciona prioridade a estudantes “negros, indígenas, quilombolas, do campo, das águas e das florestas”. Na revisão sugerida pela Confenapais, a medida é apontada como segregadora, que compromete crianças pardas e brancas que também se encontram em vulnerabilidade socioeconômica.

Maioria das medidas ignora preocupação com qualidade e aprendizado, diz conselheira do CNE

Na avaliação de Ilona Becskehazy, mestre e doutora em política educacional e atual conselheira do Conselho Nacional de Educação (CNE), o novo texto do PNE sugerido pelo governo atende a interesses corporativistas, mas não traz mudanças para o cenário crônico de baixa qualidade educacional no país.

“O resumo é propor um grande aumento de gastos sem apresentar praticamente nenhum mecanismo de qualidade. É o velho discurso de que basta investir infinitamente para melhorar a Educação, e essa lógica é de um atraso enorme em relação aos países desenvolvidos”, afirma.

Segundo ela, há uma lógica equivocada de que a melhoria da Educação no Brasil estaria ligada essencialmente ao investimento em “insumos”, isto é, gastos com professores, materiais didáticos, transporte de alunos, uniformes, entre outros, sem considerar mudanças curriculares, práticas pedagógicas e definição de metas vinculadas a padrões internacionais de qualidade.

É por isso, explica a conselheira do CNE, que mesmo o Brasil investindo o mesmo percentual do PIB que países desenvolvidos os resultados em exames internacionais são pífios. Como exemplo, o Brasil ficou nas posições 64ª em matemática, 53ª em leitura e 61ª em ciências entre os 81 países participantes da última edição do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, em português), que avalia estudantes de 15 anos.

“O Brasil aumentou o gasto em educação de maneira gigantesca: isso gerou empregos e aumentos a milhões de professores, alocou bilhões em construção de infraestrutura educacional e em material de ensino. Mas, segundo o Pisa, estatisticamente não saímos do lugar”, diz a especialista.

“Quem ganhou? Certamente os sindicatos, que recebem as contribuições sindicais dos profissionais da educação, e os fornecedores (empreiteiras, editoras, fornecedores de transportes, uniformes e afins). Quem perdeu? Os alunos, porque quase não aprendem, e os pagadores de impostos que arcaram com a conta, sem o bônus de uma sociedade mais educada”, finaliza.

Próximos passos do novo PNE no Congresso

No final de abril, a Câmara dos Deputados instalou a Comissão Especial sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), que será presidida pela deputada federal Tabata Amaral (PSB/SP) e terá como relator o deputado Moses Rodrigues (União/CE).

O projeto de lei tramitará em regime de prioridade na Câmara, já que o tema também deverá ser debatido no Senado até dezembro. Até o fechamento desta reportagem, deputados já haviam feito mais de 1.100 emendas ao texto original do governo.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festival Rec-Beat começa neste sábado no Recife, celebrando 30 anos
Noticias48 segundos ago

Festival Rec-Beat começa neste sábado no Recife, celebrando 30 anos

Fundador do Agibank, brasileiro entra na lista de bilionários após IPO em Nova York
Economia28 minutos ago

Fundador do Agibank, brasileiro entra na lista de bilionários após IPO em Nova York

Lauana Prado anuncia sexo de bebê em cima de trio elétrico de bloco em SP
Entretenimento59 minutos ago

Lauana Prado anuncia sexo de bebê em cima de trio elétrico de bloco em SP

STF forma maioria contra aposentadoria especial a vigilantes
Noticias1 hora ago

STF forma maioria contra aposentadoria especial a vigilantes

Documentos dos EUA revelam que Jeffrey Epstein tem CPF ativo no Brasil
Economia1 hora ago

Documentos dos EUA revelam que Jeffrey Epstein tem CPF ativo no Brasil

Brasil encerra Mundial de parabadminton com bronze de Vitor Tavares
Esporte2 horas ago

Brasil encerra Mundial de parabadminton com bronze de Vitor Tavares

Monobloco faz arrastão da alegria ao cantar Jorge Aragão em álbum que mergulha na obra foliã do compositor
Entretenimento2 horas ago

Monobloco faz arrastão da alegria ao cantar Jorge Aragão em álbum que mergulha na obra foliã do compositor

Metrô de SP funcionará ininterruptamente de sábado para domingo
Noticias2 horas ago

Metrô de SP funcionará ininterruptamente de sábado para domingo

Isadora Cruz comemora ouro inédito de Lucas Pinheiro
Entretenimento2 horas ago

Isadora Cruz comemora ouro inédito de Lucas Pinheiro

Chevrolet Sonic, versão SUV do Onix, chega no segundo trimestre
Economia3 horas ago

Chevrolet Sonic, versão SUV do Onix, chega no segundo trimestre

SC tem alerta vermelho para alagamentos e deslizamentos na capital
Noticias3 horas ago

SC tem alerta vermelho para alagamentos e deslizamentos na capital

Clientes do Banco do Brasil reclamam que app do banco está fora do ar
Economia4 horas ago

Clientes do Banco do Brasil reclamam que app do banco está fora do ar

Lucas Pinheiro conquista 1° ouro para o Brasil em Olimpíada de Inverno
Esporte4 horas ago

Lucas Pinheiro conquista 1° ouro para o Brasil em Olimpíada de Inverno

Série Ouro: Escolas “jovens” disputam título com medalhões do carnaval
Noticias4 horas ago

Série Ouro: Escolas “jovens” disputam título com medalhões do carnaval

Bolsa Família não retira mulheres do mercado de trabalho, diz FMI
Economia5 horas ago

Bolsa Família não retira mulheres do mercado de trabalho, diz FMI

Lula sanciona programa Gás do Povo; saiba como funciona
Política5 horas ago

Lula sanciona programa Gás do Povo; saiba como funciona

Especialistas alertam sobre cuidados para um carnaval seguro
Noticias5 horas ago

Especialistas alertam sobre cuidados para um carnaval seguro

Edilson Capetinha é desclassificado do ‘BBB 26’
Entretenimento5 horas ago

Edilson Capetinha é desclassificado do ‘BBB 26’

No ano do tarifaço de Trump, pedidos de falência de agricultores crescem quase 50% em 2025 nos EUA
Economia6 horas ago

No ano do tarifaço de Trump, pedidos de falência de agricultores crescem quase 50% em 2025 nos EUA

Confira a programação do Carnaval no Distrito Federal neste sábado
Noticias6 horas ago

Confira a programação do Carnaval no Distrito Federal neste sábado

Esperança brasileira nas Olimpíadas de Inverno vive romance com protagonista de novela da Globo
Entretenimento6 horas ago

Esperança brasileira nas Olimpíadas de Inverno vive romance com protagonista de novela da Globo

Carnaval 2026: veja programação de blocos no Rio neste sábado (14))
Noticias7 horas ago

Carnaval 2026: veja programação de blocos no Rio neste sábado (14))

TV Brasil exibe jogo entre Bahia e Jacuipense neste sábado
Esporte7 horas ago

TV Brasil exibe jogo entre Bahia e Jacuipense neste sábado

SP: Agrada Gregos é destaque deste sábado; veja progrmação de blocos
Noticias8 horas ago

SP: Agrada Gregos é destaque deste sábado; veja progrmação de blocos

STF forma maioria para vedar gratificação por desempenho no INSS a servidores já aposentados
Economia9 horas ago

STF forma maioria para vedar gratificação por desempenho no INSS a servidores já aposentados

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional7 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia7 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias7 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política7 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia7 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia7 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação7 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política7 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias7 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional4 meses ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias7 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias8 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política7 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia6 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional7 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia7 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política7 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional7 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política8 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento7 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional7 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento7 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia7 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias7 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias7 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri