InícioInternacionalVc viu? Onda de frio no Brasil, medalhas históricas em Tóquio, incêndio...

Vc viu? Onda de frio no Brasil, medalhas históricas em Tóquio, incêndio na Cinemateca e o Centrão na Casa Civil

Uma seleção de reportagens publicadas no G1 com as notícias de 26 a 30 de julho. Uma onda de frio faz as temperaturas no Sudeste e no Sul do país ficarem abaixo de zero, provoca neve e geada e deixa estradas congeladas. Nas Olimpíadas de Tóquio, Brasil garante medalhas históricas em novos esportes olímpicos, como skate e surfe, e também em modalidades antigas em que nunca havíamos subido ao pódio, como a ginástica artística. Galpão da Cinemateca pega fogo em São Paulo e destrói parte do acervo audiovisual do país. E mulher é presa após chamar pai e filho de “negrada do inferno” e agredir PM.
⛄Onda de frio pelo país⛄
Boneco de neve feito com neve acumulada em Urupema (SC)
Eduarda Demeneck/ NSC TV
Uma onda de frio que foi sentida com mais intensidade no Sul e no Sudeste do Brasil fez os termômetros ficarem abaixo de zero e causou sensação térmica de até -10ºC. As temperaturas começaram a cair na quarta, e os bonecos de neve logo viraram “febre”. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, moradores de dezenas de cidades puderam ver neve caindo e geada (veja vídeo abaixo). Estradas chegaram a ficar cobertas por gelo. Na capital paulista, que registrou a temperatura mais baixa dos últimos cinco anos, um copo d’água congelou. O tempo deve continuar gelado no fim de semana. A previsão é que os termômetros só voltem a subir a partir desta segunda (2).
VÍDEO: O pato que se jogou no lago para nadar e deu de cara com a água congelada
ASSISTA: Estradas ficam congeladas em SC e sal é jogado na pista
É LENDA: Neve na Avenida Paulista em 1918 nunca foi confirmada
VÍDEO: Brasileiros registram neve e geada em onda de frio pelo país
Medalhas históricas em Tóquio
Os medalhistas Rayssa Leal e Kelvin Hoefler
Toby Melville/Reuters
A semana nas Olimpíadas de Tóquio foi marcada por medalhas históricas para o Brasil. Já na segunda-feira (26), foi a vez da fadinha do skate, Rayssa Leal, de apenas 13 anos, emocionar o país inteiro com sua medalha de prata na nova modalidade olímpica. Ela se tornou a atleta mais jovem a subir num pódio das olimpíadas em 85 anos. O brasileiro Kelvin Hoefler também levou prata no skate no mesmo dia, tendo garantido a primeira medalha do país em Tóquio.
VÍDEO: ‘Ainda não tô acreditando’, disse Rayssa após medalha
FADINHA DO BRASIL: Conheça a história de Rayssa Leal no skate
Rebeca Andrade durante apresentação em Tóquio
Ashley Landis/AP
Quem também fez história e emocionou até a norte-americana que desistiu dos jogos, Simone Biles, foi a ginasta de Guarulhos Rebeca Andrade, que levou prata no individual geral da ginástica artística com sua apresentação ao som de “Baile de Favela”. A ginasta volta a competir no domingo (1º) e na segunda-feira (2) nas modalidades salto e solo, respectivamente. O Brasil vai estar atento!
VÍDEOS: Veja apresentação de Rebeca e saiba como ‘Baile de Favela’ foi para Tóquio
A judoca Mayra Aguiar foi mais uma a fazer história ao conquistar seu terceiro bronze olímpico e se tornar a primeira brasileira a somar três medalhas em esportes individuais. Antes de Tóquio, ela já havia subido ao pódio em Londres 2012 e Rio 2016. Mayra é, ainda, a primeira brasileira a fazer isso em três Olimpíadas em sequência.
Já o surfista Italo Ferreira também quebrou tudo (inclusive a própria prancha, no sentido literal) para conquistar a 1ª medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos. Após a vitória, o campeão lembrou a origem humilde no Rio Grande do Norte, onde começou a praticar a modalidade numa tampa de isopor.
Na natatação, Fernando Sheffer surpreendeu e garantiu o bronze nos 200m livre.
ASSISTA: Vídeo mostra manobra de Italo na prova que lhe rendeu o ouro
VIRALIZOU: Alison fala palavrão ao vivo e vira hit da internet
No boxe, o Brasil já garantiu mais uma medalha com a vitória de Abner Teixeira sobre Hussein Iashaish, da Jordânia. O brasileiro se classificou para as semifinais na categoria pesada, entre 81 e 91kgs. Ele luta de novo na próxima terça-feira (3) contra o cubano Julio la Cruz. Se vencer, vai para a final e, se perder, fica com o bronze.
PROGRAMAÇÃO: Acompanhe as últimas notícias dos jogos no ge
Mas não foram só medalhas…
Para a tristeza dos brasileiros, uma das apostas do país nas Olimpíadas, o futebol feminino, foi eliminado da competição nesta sexta-feira (30) após perder para o Canadá.
E a Covid no Japão…
Em meio às Olimpíadas, o Japão registrou recorde de casos de Covid. Foram confirmados quase 10 mil infectados nesta quinta-feira (29), maior número no país na pandemia. A capital, Tóquio, registrou o número mais alto de casos pelo terceiro dia seguido. Apesar das críticas da população japonesa aos Jogos Olímpicos, o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o comitê organizador das Olimpíadas garantiram que o evento não está afetando o sistema de saúde japonês. Foram confirmados mais 24 casos de Covid-19 em pessoas ligadas aos Jogos, e o total de infectados havia subido para 200 na quinta-feira.
Costumes ‘diferentões’ dos japoneses
Já viu o que os brasileiros que moram no Japão veem de mais diferente no país dos Jogos Olímpicos? Tem privada que “canta”, banheiro transparente, hotel cápsula e até melancia em formato de quadrado e de coração. Não perca o vídeo abaixo:
Brasileiras mostram privada que ‘canta’ e banheiro transparente no Japão
Fogo na Cinemateca
Um incêndio atingiu um galpão da Cinemateca Brasileira na Vila Leopoldina, na cidade de São Paulo (veja o vídeo abaixo) na noite desta quinta-feira (29). As chamas foram controladas pelos bombeiros, mas parte do acervo, que preservava a memória do cinema nacional, foi destruído. As causas e as eventuais responsabilidades pelo fogo ainda são investigadas. O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) já havia alertado o governo federal, responsável pela Cinemateca, para o risco de incêndio no local. Cineastas e atores lamentaram o incêndio e criticaram o descaso com o setor da cultura.
DESTRUIÇÃO: Veja FOTOS e VÍDEOS do incêndio
CRISE: Cinemateca já teve outro incêndio, alagamento e funcionários sem salário
VÍDEO: Drone mostra destruição na Cinemateca após incêndio

Bolsonaro divulga mais notícia falsa
Em uma transmissão na internet que durou mais de duas horas na noite desta quinta-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a falar em “fraudes eleitorais”. Desta vez, no entanto, ele afirmou não ter provas para afirmar que haja risco de fraude no sistema atual de urnas eletrônicas. Bolsonaro apresentou uma série de notícias inverídicas e vídeos que já foram desmentidos diversas vezes por órgãos oficiais. “Os que me acusam de não apresentar provas, eu devolvo a acusação. Apresente provas de que ele não é fraudável”, declarou o presidente em relação ao sistema eleitoral.
E o polêmico encontro com a deputada alemã…
A outra polêmica de Bolsonaro na semana ficou por conta do encontro dele com a deputada de extrema direita alemã Beatrix von Storch, que é neta de um ministro de Aldof Hitler. A reunião não estava na agenda presidencial. A líder do partido Alternativa para Alemanha (AfD) também esteve com os deputados federais Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e Bia Kicis (PSL-DF), em recepção que recebeu críticas da Confederação Israelita do Brasil (Conib) e do Museu do Holocausto
Ciro Nogueira aceita convite para Casa Civil
O senador Ciro Nogueira (PP-PI), membro do grupo conhecido como Centrão, aceitou oficialmente o convite de Bolsonaro e é o novo ministro da Casa Civil. Aos 52 anos de idade e com quase 30 anos de Congresso, ele é considerado um “político profissional”, tendo se aliado a governos de esquerda e de direita. A ida dele para a pasta é uma estratégia do presidente para se fortalecer politicamente no Congresso e na CPI da Covid. A vaga de suplente dele no Senado foi ocupada por sua mãe, Eliane Nogueira, que já tomou posse.
ENTENDA: O que é e para que serve a Casa Civil
VÍDEO: Saiba quem é o novo ministro da Casa Civil
CONHEÇA: Quem é a mãe de Ciro Nogueira, que tomou posse no lugar dele no Senado
Vacinação contra Covid para adolescentes
O Brasil ultrapassou nesta semana a triste marca de 550 mil mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. Apesar do número elevado, a média móvel de mortes diárias vem caindo e chegou a 1.070 por dia nesta quinta-feira (29). Este é o número mais baixo desde 22 de fevereiro, mas três estados apresentaram tendência de alta nas mortes: ES, AP e PI.
Na terça-feira (27), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que o Brasil deverá começar a vacinação de adolescentes contra a Covid-19 logo após toda a população adulta vacinável ter tomado pelo menos uma dose do imunizante. A previsão é que isso ocorra ainda em 2021.

O que se sabe sobre vacinação de adolescentes no Brasil e no em outros países
ACOMPANHE: Como está a vacinação contra a Covid no Brasil por estado
Depoimento de Pazuello sobre Covaxin
O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello afirmou em depoimento à PF que foi alertado verbalmente pelo presidente Jair Bolsonaro sobre suspeitas de irregularidades na negociação da vacina indiana Covaxin. Segundo ele, as informações foram repassadas para seu secretário-executivo, Élcio Franco, que teria dito ao ministro que não havia qualquer irregularidade nas negociações de compra da vacina.
O contrato da Covaxin virou alvo da CPI da Covid no Senado e do Ministério Público Federal após o servidor Luis Ricardo Miranda, do Ministério da Saúde, e o irmão dele, o deputado Luis Miranda (DEM-DF), denunciaram “pressão atípica” dentro da pasta da Saúde pela aceleração da compra do imunizante.
ENTENDA: O que está sendo investigado sobre a compra da Covaxin
Morte de Orlando Drummond
O ator, humorista e dublador Orlando Drummond morreu aos 101 anos. O artista ficou famoso ao interpretar o personagem Seu Peru, na “Escolinha do Professor Raimundo”, e ao dublar personagens icônicos como Scooby-Doo e Popeye.
Orlando Drummond morre aos 101 anos; Relembre carreira
Veja personagens dublados por Orlando Drummond
Encontro dos Seus Perus: Marcos Caruso relembra cena com Orlando Drummond
Ossada de Ubatuba
Carmen Morales tinha 62 anos quando desapareceu em Ubatuba, no Litoral Norte. Oito anos depois, sua ossada foi encontrada no quintal da casa onde morava na cidade. Novos inquilinos da casa mexiam no jardim quando viram um tecido enterrado. Cavaram ali e encontraram a ossada da mulher. Solteira, Carmen era professora, artesã e amante de plantas. Entenda o que a polícia sabe sobre o caso.
Entenda o que a polícia sabe sobre a ossada de mulher encontrada em jardim de casa
Ataque racista
Em Taguatinga, no Distrito Federal, uma mulher de 64 anos acabou presa após chamar de “negrada do inferno” dois homens que estavam na rua gravando um vídeo. O crime de injúria racial acabou sendo filmado (veja vídeo abaixo). Uma policial militar à paisana passava pelo local no momento e escutou as ofensas. “Você está doida?”, perguntou a agente. A criminosa tentou fugir, mas foi detida.
Mulher é presa após cometer injúria racial em Taguatinga, no DF

LEIA TAMBÉM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Vistos