Bolsonaro diz que ‘nosso STF’, Executivo e Legislativo formam ‘um só corpo’

Must read

Presidente fez declaração em solenidade no Planalto uma semana após ter ameaçado tribunal e afirmado que não mais cumpriria decisões do ministro Alexandre de Moraes. Presidente Jair Bolsonaro discursa no Palácio do Planalto em cerimônia de entrega de prêmio do Ministério das Comunicações
Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (14) que Executivo, Legislativo e “nosso STF” são “um só corpo” e que o entendimento das três instâncias de poder representa “a alegria do nosso povo”.
Bolsonaro fez a declaração durante discurso em solenidade no Palácio do Planalto de entrega a autoridades do governo e do Congresso do Prêmio Marechal Rondon Pacheco de Comunicações, conferido pelo Ministério das Comunicações.
O presidente vinha perpetrando ataques sucessivos a ministros do Supremo Tribunal Federal. Nos atos políticos dos quais participou em Brasília e São Paulo no último dia 7, fez ameaças ao STF e chegou a dizer que não mais cumpriria decisões judiciais do ministro Alexandre de Moraes. No dia seguinte, divulgou um manifesto intitulado “Declaração à Nação” no qual se retratou.
Nesta terça, Bolsonaro afirmou que o “bom entendimento” entre os três poderes representa a “alegria do nosso povo”.
“O que seria do Executivo sem o Senado, sem a Câmara e também — por que não dizer? — em muitos momentos, sem o nosso STF? Nós somos um só corpo. O nosso bom entendimento é a alegria do nosso povo”, afirmou.
Um dia após as ameaças de Bolsonaro no dia 7, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, reagiu, afirmando que “ninguém fechará” o tribunal e que o desprezo a decisões judiciais por parte de chefe de qualquer poder configura “crime de responsabilidade”.
Sem se referir às declarações do 7 de Setembro, Bolsonaro disse na solenidade no Planalto que pode errar “no palavreado”, que isso pode “custar caro”, mas que é “melhor viver assim”.
“Quem nunca errou no palavreado? Às vezes custa caro para a gente, mas é melhor viver assim. Como a imprensa, não é? É melhor viver assim, em liberdade, do que não ter liberdade”, declarou.
Segundo ele, governo federal, Legislativo e Judiciário estão “cada vez se entendendo mais”.
“Não tem como nós não acreditarmos no futuro desta nação, tendo aí o Legislativo, tendo o Judiciário, cada vez se entendendo mais para o bem comum de todos nós”, afirmou.

- Advertisement -spot_img

More articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Latest article