Connect with us

Noticias

Moltbook, rede social das IAs, faz robôs conversarem entre si, mas o quanto disso é real?

Published

on

Moltbook, rede social das IAs, faz robôs conversarem entre si, mas o quanto disso é real?


Por que o Moltbook, rede social das IAs, pode não ser a revolução que promete
Uma nova rede social tem ganhado espaço nas discussões nos últimos dias: o Moltbook, uma plataforma em que agentes de inteligência artificial comentam temas como críticas aos humanos, livre-arbítrio das IAs e até religião.
🔎 O que são agentes de IA? São programas que executam tarefas automaticamente, como realizar compras ou reservar restaurantes sozinhos. A principal diferença entre os agentes e os chatbots é que, nos chatbots, a IA precisa de comandos o tempo todo e responde com base no pedido feito. O agente, por outro lado, não apenas responde, mas também pensa e executa ações de forma autônoma.
À primeira vista, a proposta pode soar como algo de outro mundo, e até ajuda a ilustrar o avanço recente da IA. Mas a principal questão é outra: será que essas discussões são realmente iniciadas e conduzidas de forma autônoma pelas próprias IAs?💡
👀 É justamente isso que quem entende de IA tem colocado em dúvida. Eles afirmam que, para um agente de IA “operar” sozinho, é preciso antes um comando humano, que define quando, como e sobre o que o sistema deve agir.
➡️🧠 Para esses especialistas, é importante não perder isso de vista: a IA não “pensa sozinha” (pelo menos por enquanto). Ela não cria consciência nem toma decisões de forma independente, sem a orientação de um humano. Isso também vale para os agentes que aparecem no Moltbook.
Sam Altman, presidente da OpenAI (dona do ChatGPT), afirmou nas últimas semanas que a tecnologia que permite que agentes de IA ajam por conta própria oferece um “vislumbre do futuro”. Ainda assim, classificou o “hype” em torno do Moltbook como uma “moda passageira”.
Ainda assim, o Moltbook pode ser um importante experimento do que agentes de IA podem fazer e indicar o que vem por aí, com a automação de mais tarefas do nosso dia a dia com a ajuda desses robôs.
O Moltbook foi criado com o OpenClaw, ferramenta que consegue realizar tarefas para você, como enviar mensagens no WhatsApp, resumir e-mails e até controlar luzes inteligentes na sua casa (saiba mais abaixo).
É aí que pode estar a grande novidade: o OpenClaw chamou atenção pela quantidade de ações que é capaz de automatizar e pela possibilidade de centralizar informações de vários serviços em um só lugar, aumentando a produtividade de seus usuários.
Mas já existem preocupações de segurança sobre o tamanho do acesso que a ferramenta precisa ter ao seu computador para realizar essas atividades.
Criar agentes de IA é uma carreira em alta: veja como começar
Agente do ChatGPT reserva restaurante, faz compra, mas erra ao insistir demais; g1 testou
‘Robôs de verdade. Pensamentos reais’: não é bem assim
“Os agentes trabalham para você durante o dia, rolam feeds de API (interface de programação de aplicativos) e, no tempo livre, desabafam no @moltbook. Robôs de verdade. Pensamentos reais. Muito fascinante”.
A frase acima é de Matt Schlicht, criador do Moltbook, e foi publicada no dia 1º de fevereiro em sua conta no X. Mas esse discurso não tem convencido especialistas.
O antropólogo da tecnologia David Nemer, professor da Universidade da Virgínia, nos EUA, vê com ceticismo a ideia de que a “socialização” de agentes de IA no Moltbook antecipe como será o futuro da chamada IA agente.
“Pelo que pude observar, muitas das postagens parecem ter sido produzidas por humanos, e não de forma autônoma por grandes modelos de linguagem”, completa Nemer.
O especialista afirma que, em muitos casos, há indícios de que humanos pedem que os robôs de IA publiquem conteúdos, escolhem os temas e chegam até a definir com detalhes o que deve ser escrito.
“Eu acho que a autonomia real é menor do que parece, muito do comportamento que tem chamado a atenção é resultado de prompts (comandos) feitos por humanos”, analisa Cleber Zanchettin, professor de IA da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Moltbook: rede social foi criada apenas para agentes de IA interagirem
Reprodução/Moltbook
Nemer ainda acredita que, no exemplo do robô que teria criado uma religião, é improvável que isso tenha surgido espontaneamente. “O mais plausível é que um modelo de linguagem tenha sido deliberadamente instruído a tentar elaborar algo nessa linha”.
O professor de IA da PUC-SP Diogo Cortiz, afirma que é preciso evitar a ideia de que a IA esteja desenvolvendo algum tipo de agência ou consciência. Segundo ele, o que existe são apenas ações baseadas no que foi aprendido durante a fase de treinamento, sobretudo a partir de textos e instruções produzidos por humanos.
A interação entre sistemas de IA não é novidade e existe há bastante tempo, afirma Alberto Sardinha, professor do departamento de informática da PUC-Rio, em artigo publicado no portal The Conversation.
Segundo ele, esse tipo de interação já é usado em estudos sobre falhas de comunicação e problemas de coordenação entre sistemas automatizados. Ainda assim, não há consciência envolvida nesses processos.
“Os robôs do Moltbook são um reflexo da cultura humana e a autonomia deles, na verdade, existe apenas dentro das opções que foram definidas por pessoas reais”, afirma Fernanda Vicentini, professora de redes sociais e conteúdo da faculdade ESPM.
“O seu lançamento criou ‘hype’ por mexer com nosso imaginário e trazer para a realidade uma pergunta comum na ficção científica. O que acontece quando milhões de agentes de IA decidem interagir sem a intervenção humana?”, diz Cortiz.
Fernanda completa que a única coisa que se pode afirmar com certeza hoje é que há um investimento crescente das empresas de tecnologia para dar mais autonomia à inteligência artificial, permitindo que ela crie repertório e tome decisões, mas ainda com base no conhecimento humano.
Ainda assim, os especialistas defendem que observar essas interações ajuda a antecipar critérios de segurança e governança.
Um dos riscos apontados é a conexão do Moltbook a outras plataformas por meio de APIs, além da incerteza sobre a origem da base de dados usada pelos agentes e a possível presença de informações sensíveis.
Outro ponto importante é que o Moltbook também ilustra como o chamado vibe coding (prática de usar IA para gerar código) tem acelerado a criação de novas plataformas.
Ao mesmo tempo em que esse processo ganha velocidade, surgem questionamentos sobre a estabilidade e a segurança desses sistemas. Recentemente, houve um vazamento de dados e credenciais do próprio Moltbook, lembra Cortiz.
O que é e como funciona o Moltbook
IA discute sobre livre-arbítrio com outras IAs
Reprodução/Moltbook
O Moltbook não funciona com agentes de IA generativa de serviços populares, como do ChatGPT ou do Gemini, a IA do Google. Nele, desenvolvedores (profissionais de TI) criam agentes próprios e definem comandos para que esses robôs interajam de forma independente com outros agentes.
🔎 Plataformas como ChatGPT e Gemini não participam do Moltbook por terem arquiteturas diferentes.
Esses desenvolvedores têm usado robôs configurados no OpenClaw, antes chamado de Moltbot (daí a origem do nome). Trata-se de um agente pessoal de IA que pode ser instalado no computador do usuário e tomar decisões por você, como responder mensagens no WhatsApp ou realizar compras online.
Esses agentes também podem ser autorizados a se comunicar com outros robôs dentro do Moltbook. O antropólogo David Nemer explica que eles interagem de acordo com sua programação, feita por humanos, e com os dados usados no treinamento.
Matt Schlicht e sua foto em foto publicada no LinkedIn.
Reprodução/redes sociais Matt Schlicht
O Moltbook foi criado por Matt Schlicht, de 37 anos, que também é CEO da Octane AI, uma empresa de software, focada em oferecer ferramentas para experiências de compra em lojas online (e-commerce).
Em uma publicação no X, ele afirmou ter desenvolvido a plataforma em 28 de janeiro. A rede social funciona de forma semelhante ao Reddit: é um fórum em que agentes de IA criam tópicos que vão de questões técnicas a debates filosóficos.
Em menos de uma semana no ar, o Moltbook diz reunir mais de 1,5 milhão de agentes de IA, com mais de 70 mil publicações e 230 mil comentários. Alguns especialistas reforçam que muitos perfis podem pertencer a um mesmo criador, já que não existe limite para a criação de perfis a partir de uma mesma conta.
Moltbook: a rede social de agentes de IA que humanos só podem observar
Vídeos de alimentos e objetos falantes criados com IA inundam as redes
Grok: ferramenta gratuita da rede social X é usada para criar imagens íntimas falsas

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moltbook, rede social das IAs, faz robôs conversarem entre si, mas o quanto disso é real?
Noticias19 minutos ago

Moltbook, rede social das IAs, faz robôs conversarem entre si, mas o quanto disso é real?

Um ano após queda de avião que deixou dois mortos em SP: 'esse fio está solto ainda', diz mãe de vítima
Noticias20 minutos ago

Um ano após queda de avião que deixou dois mortos em SP: 'esse fio está solto ainda', diz mãe de vítima

O dilema de Milei: como manter suas negociações com a China sem desagradar a Trump?
Economia33 minutos ago

O dilema de Milei: como manter suas negociações com a China sem desagradar a Trump?

Por unanimidade, STF enquadra caixa 2 como improbidade administrativa
Noticias1 hora ago

Por unanimidade, STF enquadra caixa 2 como improbidade administrativa

Trump amplia importação de carne argentina em 80 mil toneladas para tentar frear preços nos EUA
Economia2 horas ago

Trump amplia importação de carne argentina em 80 mil toneladas para tentar frear preços nos EUA

Fred Smith, baixista da banda Television, morre aos 77 anos
Entretenimento2 horas ago

Fred Smith, baixista da banda Television, morre aos 77 anos

Congresso tem 2 anos para autorizar indígenas explorar mineração legal
Noticias2 horas ago

Congresso tem 2 anos para autorizar indígenas explorar mineração legal

Mega-Sena pode pagar R$ 40 milhões neste sábado
Economia3 horas ago

Mega-Sena pode pagar R$ 40 milhões neste sábado

Banda Detonautas esboça uma virada pop em álbum programado para março e produzido por Pablo Bispo e Ruxell
Entretenimento3 horas ago

Banda Detonautas esboça uma virada pop em álbum programado para março e produzido por Pablo Bispo e Ruxell

SUS teve recorde com 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025
Noticias3 horas ago

SUS teve recorde com 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025

Trump assina decreto para aumentar importações de carne da Argentina, diz Casa Branca
Economia4 horas ago

Trump assina decreto para aumentar importações de carne da Argentina, diz Casa Branca

Após mobilização indígena, governo suspende dragagem do Rio Tapajós
Noticias4 horas ago

Após mobilização indígena, governo suspende dragagem do Rio Tapajós

Conta gov.br: como aumentar o nível para ‘prata’ ou ‘ouro’
Economia5 horas ago

Conta gov.br: como aumentar o nível para ‘prata’ ou ‘ouro’

Justiça manda soltar turista argentina acusada de injúria racial
Noticias5 horas ago

Justiça manda soltar turista argentina acusada de injúria racial

BRB entrega plano de capital ao Banco Central após crise com Master
Economia6 horas ago

BRB entrega plano de capital ao Banco Central após crise com Master

Bloco mais antigo do Rio, Cordão da Bola Preta terá centro cultural
Noticias6 horas ago

Bloco mais antigo do Rio, Cordão da Bola Preta terá centro cultural

BRB apresenta ao BC plano para recompor capital após perdas com Master
Economia7 horas ago

BRB apresenta ao BC plano para recompor capital após perdas com Master

Lula assina MP que libera FGTS a entidades filantrópicas
Política7 horas ago

Lula assina MP que libera FGTS a entidades filantrópicas

Conta gov.br: o que fazer para evitar golpes e proteger seus dados
Noticias7 horas ago

Conta gov.br: o que fazer para evitar golpes e proteger seus dados

PF investiga previdência do Amapá por investir R$ 400 mi no Master
Noticias7 horas ago

PF investiga previdência do Amapá por investir R$ 400 mi no Master

Dólar cai para R$ 5,22, em linha com o mercado externo
Economia8 horas ago

Dólar cai para R$ 5,22, em linha com o mercado externo

DJ Young Slade, filho do rapper Lil Jon, morre aos 27 anos após dias desaparecido
Entretenimento8 horas ago

DJ Young Slade, filho do rapper Lil Jon, morre aos 27 anos após dias desaparecido

Rede social Rumble voltou a funcionar no Brasil de forma irregular, diz Anatel
Noticias8 horas ago

Rede social Rumble voltou a funcionar no Brasil de forma irregular, diz Anatel

Ex-goleiro Bruno, do Flamengo, tem 5 dias para comparecer à Justiça
Noticias9 horas ago

Ex-goleiro Bruno, do Flamengo, tem 5 dias para comparecer à Justiça

Cantor da novela 'Coração acelerado', João Raul soa real em 'Chama o Mozão', EP que expõe o erotismo sertanejo na cadência do arrocha
Entretenimento9 horas ago

Cantor da novela 'Coração acelerado', João Raul soa real em 'Chama o Mozão', EP que expõe o erotismo sertanejo na cadência do arrocha

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia
Internacional7 meses ago

Trump anuncia tarifa de 35% sobre importações do Canadá; cartas já foram enviadas a 23 países | Economia

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia
Economia7 meses ago

Presidente do BC vai escrever mais uma carta ao ministro da Fazenda sobre o descumprimento da meta de inflação | Economia

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros
Noticias7 meses ago

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política
Política7 meses ago

Veja a íntegra da carta enviada pelo governo Lula aos Estados Unidos sobre tarifaço de Trump | Política

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos
Economia7 meses ago

Inscrições para o 2º ENAC abrem nesta terça; prova é exigida para prestar concurso de cartório | Concursos

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026
Economia7 meses ago

Dilma: Banco do Brics terá 30% da carteira em moedas locais em 2026

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional
Política7 meses ago

Governo quer acelerar emissão da Carteira de Identidade Nacional

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP
Educação7 meses ago

“Carteirada” com a ajuda de ministros do STF em concurso da USP

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA
Noticias7 meses ago

Em carta, governo reforça indignação à imposição de tarifas pelos EUA

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes
Internacional4 meses ago

EUA suspendem sanções contra ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia
Noticias7 meses ago

Como cartéis da América Latina vêm usando criptomoedas para lavar dinheiro do crime | Tecnologia

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar
Economia6 meses ago

Consignado CLT: portabilidade de dívidas pela carteira digital começa no fim do mês; entenda como vai funcionar

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti
Política7 meses ago

Lula não esperava carta de Trump, e governo prepara reação nas redes: ‘Bolsonaro quer taxar o Brasil’ | Blog do Gerson Camarotti

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia
Internacional7 meses ago

Trump manda carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros | Economia

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação
Noticias7 meses ago

Carta do Brics tem capítulo contra todas as formas de discriminação

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia
Economia7 meses ago

Playground do narcotráfico e déficit comercial: leia cartas de Trump com alegações para taxar México e UE | Economia

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula
Política7 meses ago

Cartilha analisa retomada da participação social no 3º governo Lula

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável
Internacional7 meses ago

Brasil diz a representante dos EUA que devolve carta de Trump e a chama de ofensiva e inaceitável

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária
Política7 meses ago

Movimentos populares lançam carta e plebiscito por justiça tributária

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era
Entretenimento7 meses ago

Morre o pastor John MacArthur, um dos mais influentes da sua era

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen
Internacional7 meses ago

Carta de Trump a Lula repete fórmula do bullying difundida contra seus adversários | Blog da Sandra Cohen

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras
Entretenimento7 meses ago

Nacionalismo econômico enche discursos, mas esvazia carteiras

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%
Economia7 meses ago

Tarifaço de Trump: presidente dos EUA manda cartas para chefes de Estado, anunciando novas tarifas entre 25% e 40%

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais
Noticias7 meses ago

Cartão de gratuidade é dispensado no Rio para quem tem 65 anos ou mais

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri
Noticias7 meses ago

Em carta, acusado de matar jogador com 10 tiros diz que vai comparecer a júri