Published
3 minutos agoon
By

É #FAKE vídeo que mostra Robert De Niro queimando bandeira dos EUA; cenas foram geradas por IA
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo mostrando o ator americano Robert De Niro, de 82 anos, com isqueiro na mão e prestes a queimar uma bandeira dos Estados Unidos. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é o vídeo falso?
O vídeo, que viralizou neste início de fevereiro no X, no Facebook e no Instagram, simula o que seria um “protesto” do astro de Hollywood contra a política anti-imigração do presidente Donald Trump.
Um post publicado nesta segunda-feira (2) no X, onde o registro teve mais de 280 mil visualizações, diz: “Parece que Robert De Niro já deu o que tinha que dar com os Estados Unidos. O ator lendário diz que está cansado da América sob Trump, critica duramente o ICE [Serviço de Imigração e Alfândega americano] e cogita se mudar para a Europa […]”.
Mas, na verdade, a cena foi fabricada com inteligência artificial (IA), como apontam duas ferramentas que detectam esse tipo de conteúdo. Além disso, o escritório que representa o ator desmentiu o material (leia detalhes abaixo nesta reportagem).
No registro, a versão fake de Robert De Niro acende um isqueiro com a mão direita e, com a esquerda, segura uma pequena bandeira americana (na qual se lê “bye bye”). Tudo se passa em um ambiente fechado e escuro, similar a um gabinete. Em uma das paredes, há uma foto que alude à ex-vice-presidente Kamala Harris, derrotada por Donald na eleição presidencial de 2024.
⚠️ Por que o vídeo é mentiroso?
O Fato ou Fake submeteu o vídeo a dois detectores de conteúdos criados com IA, e ambos apontaram uso desse recurso. Veja o resultado das análises (e os infográficos ao término no texto):
Hive Moderation – 99% de probabilidade de material ser sintético.
SynthID Detector – A ferramenta do Google identifica conteúdo gerados com a IA da própria companhia. Resultado: “Feito com a IA do Google. Synth ID identificado em todo ou parte do conteúdo carregado”. Essa tecnologia aplica uma marca d’água (diretamente em vídeos, imagens, áudios ou textos) imperceptível para humanos, mas rastreável pelo sistema.
O Fato ou Fake também procurou o escritório de relações públicas Rosenfield Media Group (RMG), que representa De Niro, e questionou se o vídeo era verdadeiro. A resposta, por e-mail, diz: “100% falso”.
Ao contrário do que sugere o post fake, o ator tem mostrado disposição de resistir a Trump, sem se mudar dos Estados Unidos. Em uma entrevista publicada em outubro de 2025 pelo jornal britânico “The Guardian”, o artista afirmou: “Você tem que lutar. Não há outra maneira de enfrentar um valentão”.
Dias antes, ele havia apoiado os protestos No Kings, que mobilizaram manifestantes em mais de 2,6 mil cidades americanas para criticar as políticas de imigração, educação e segurança de Trump.
Em janeiro, o Fato ou Fake publicou outra checagem envolvendo De Niro:
É #FAKE que Robert De Niro disse ‘Fuck Trump’ no palco do Globo de Ouro
O Fato ou Fake submeteu o vídeo ao detector Hive Moderation, que aponta 99% de probabilidade de material conter inteligência artificial.
Reprodução
O SynthID detectou que todo ou parte do conteúdo enviado foi gerado por IA”
Reprodução
É #FAKE vídeo que mostra Robert De Niro queimando bandeira dos EUA; cenas foram geradas por IA
Reprodução
Veja também
EUA não foram ‘donos’ da Groenlândia durante a 2ª Guerra Mundial e , por isso, não ‘devolveram’ a ilha à Dinamarca após o fim do conflito
É #FAKE que EUA foram ‘donos’ da Groenlândia durante a 2ª Guerra e ‘devolveram’ a ilha
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)