Published
9 minutos agoon
By

Após 10 horas, tamanduá é resgatado na região central de Piracicaba
Uma grande operação mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, polícias Militar e Ambiental, Defesa Civil, além de protetores, técnicos, veterinários e voluntários para o resgate de um tamanduá-bandeira em Piracicaba (SP). A ocorrência começou na madrugada deste sábado (10) e terminou após quase 10 horas de trabalho.
O animal foi localizado em um matagal de uma praça na Rua Campos Salles, na região central da cidade. Para tentar chegar até o tamanduá, os bombeiros precisaram cortar parte da vegetação. Além do porte do animal, outro fator que dificultou o resgate foi a presença de um grande enxame de abelhas próximo ao local onde ele estava.
Siga o g1 Piracicaba no Instagram
Com a movimentação do tamanduá durante as tentativas de contenção, o enxame foi agitado e as abelhas atacaram as equipes que atuavam no resgate. Diante da situação, os profissionais precisaram se abrigar até que o ambiente ficasse mais seguro para retomar a ação.
Equipes durante resgate de tamanduá-bandeira em região central de Piracicaba (SP)
André Luís Rosa/EPTV
Como o tamanduá veio parar no centro de Piracicaba?
Segundo Cristina Harumi Adania, coordenadora de fauna Associação Mata Ciliar, o animal provavelmente seguiu o curso do rio Piracicaba e acabou se perdendo ao subir para o centro e não conseguir voltar apara o rio. Segundo Cristina, ele foi observado por moradores há alguns dias.
VÍDEO: tamanduá-bandeira é flagrado andando por rua de Piracicaba na madrugada
Vai e vem do tamanduá
O tamanduá-bandeira havia sido visto inicialmente por volta das 2h30 na Rua Voluntários da Pátria, na madrugada deste sábado. Moradores ficaram surpresos com a presença do animal em plena área urbana e acionaram o Corpo de Bombeiros. Segundo a corporação, ele foi localizado por volta das 4h30 e levado para um ambiente considerado mais seguro, mas voltou a circular pela região central.
Força-tarefa de resgate
Veterinários especializados em animais silvestres foram acionados e orientaram a condução do animal para uma área segura. Profissionais do Instituto Mata Ciliar também participaram da ocorrência e aplicaram tranquilizantes para possibilitar a captura.
Foram necessárias três doses iniciais, mas o tamanduá continuou bastante agitado, em parte pela dificuldade de estimar com precisão o peso e o tamanho do animal para aplicar a dose correta de tranquilizante. Em um dos momentos, quando a situação parecia controlada, ele conseguiu escapar novamente. Após novas tentativas e com o reforço de redes, o resgate foi concluído com sucesso.
Viagem para Jundiaí
O tamanduá-bandeira foi colocado em uma caixa de transporte e encaminhado para a Associação Mata Ciliar, em Jundiaí, onde passará por avaliação médica.
Após os exames, ele deverá ser devolvido a um local adequado e protegido, afirmou a coordenadora da Associação Mata Ciliar.
Morador de Piracicaba (SP) registrou passagem de tamanduá-bandeira por rua da região central na madrugada deste sábado (10)
Gledson Carmo
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Piracicaba